Anúncio

Collapse
No announcement yet.

72h com um Audi A3 Limousine 2.0Tdi

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Test-drive] 72h com um Audi A3 Limousine 2.0Tdi

    Tive a oportunidade de ficar com um Audi A3 Limousine 2.0Tdi de 150cv por 72h.
    É um modelo "raro" nas nossas estradas, mas que tem um apelo estético muito grande, desde que foi lançado que fiquei positivamente agradado com o design.

    O primeiro contacto é que o carro funciona melhor ao vivo que em fotos. Também não será de estranhar, não fosse a versão apresentada o modelo com kit S-Line e muito, muito equipamento. Apesar da cor típica nacional... As jantes de 19'' (outra mania nacional) fazem o carro destacar-se. Tanto visualmente como no conforto, já que estas jantes aliadas ao pack s-line tornam o carro um pouco duro, digo "um pouco" porque eu estou habituado a carros bastante duros, porque para quem não esteja acredito que afinal seja muito duro!
    Voltando ao aspecto exterior, o tecto panorâmico e os faróis full led acabam por trazer alguma chama ao carro, é claramente mais um modelo que obriga a que tenha pelo menos os faróis de xénon, já que as alterações na ópticas são positivas em relação às ópticas normais de halogéneo.





    No interior reina alguma "desportividade", com os bancos desportivos em pele e Alcântara, que sendo desportivos são duros, mas estranhamente com pouco apoio lateral! Se bem que há ainda uns bancos mais desportivos. E o volante em pele de base cortada. Com pega excelente, bastante mais grosso que os modelos anteriores.
    O interior maioritariamente em preto dá uma sensação de conforto, mas há alguns pormenores menos conseguidos. O já conhecido "buraco negro" na base da consola, que não serve para nada a não ser ter o isqueiro. E os materiais das portas e tablier que desceram de qualidade quando confrontado com a versão anterior do mesmo modelo. Com a noção que o GPS retráctil iria avariar a audi arranjou uma maneira pouco glamourosa para resolver a manutenção... uma tampa de plástico duro. Feio...
    As aplicações dos frisos em alumínio "riscado" são diferentes e bastante engraçadas.
    Pode-se dizer que em termos de arrumação, este novo A3 é péssimo, na consola central não há nem um local para colacar a carteira, o apoio de braço é mínimo e as bolsas das portas ainda mais pequenas. Já a mala é boa, mas com um acesso péssimo, uma mala maior já terá algumas dificuldades a entrar e sair.



    Em termos de condução, o matraquear diesel do 2.0tdi continua presente, se bem que talvez mais dissimulado, apenas a frio se torna algo incomodativo. A direcção e todos os comandos são bastante leves e fáceis de actuar, a caixa é precisa. O start/stop é suave a desligar e menos suave a ligar, mas de longe MUITO superior ao que estava habituado no bmw.
    Apesar de tanta dureza no conforto, há ainda assim algum adornar da carroçaria e uma sensação de demasiada leveza em estradas nacionais. Não há uma ligação directa do condutor à estrada, é tudo demasiado filtrado, apesar de ser incisivo e seguro em curva.
    Em termos de motor é o tradicional diesel (que já n estou habituado), caixa muito muito longa, a 6ª é pedida só depois dos 100km/h e apesar de algum nervosismo em baixas, assim que se puxa por ele espero sempre por mais progressão que nunca chega, sendo que depois das 3.500rpm de 3ª para cima, já não sobe com vigor quase nenhum, então depois das 4.000 é para esquecer.
    Já não estava habituado a ter de fazer tantas trocas de caixa em EN, e em ter de trocar de mudança a meio de uma ultrapassagem, pq aquela já não dá mais.
    Mas é um carro bem despachado, mas muito mais suave que os antigos PD130 (que conheço bem) e com Muito menos folgo que o 123d (que tb conheço bem!)
    Consumos variaram entre os 6.7 l/100 da AE a 135km/h (achei um pouco demais!).
    Aos 5.9 l/100 da estrada nacional.
    Em cidade a rolar com calma e sem transito faz-se 6 baixos.

    Já em relação aos gadjets (que esta unidade estava cheia), alguns dão jeito, outros nem por isso. O Gps com google Maps torna-se um pouco confuso e está sempre a pedir se pode usar os dados do cartão de telemóvel e que isso pode incorrer em gastos com a operadora. Mas a qualidade do ecrã é boa, os mapas estão bem actualizados e o mmi toutch é muito bom para introdução de destinos. Apenas os menus precisam de alguma habituação, há muita informação a aprender.
    O Cruise-Control é que tem um funcionamento mais estranho. Assim que activado, acende a escala toda do velocímetro até aos 150 com setas de 10 em 10, ficando a velocidade seleccionada com a seta mais "forte". O problema é que os acertos na manete apenas funcionam de 10 em 10km/h o que é parvo se for a 108km/h e carregar no + ele passa para 110 e depois 120 etc etc. Se for a 111km/h passa logo para os 120. (Talvez seja configurável!). Mas é estranho e o sistema das setas no velocímetro tb é confuso.
    Depois esta versão tinha o sistema de radar, e o cruise control adaptativo. Não encontrei como desligar, mas mesmo no mínimo intrusivo possível, trava demasiado o carro e demasiado cedo. Ok que é ainda um descanso maior já que se torna quase impossível bater no carro da frente, mas a verdade é que é chato, se for um carro à frente, fazemos pisca e ele trava o carro e já n conseguimos ultrapassar....

    Também havia um sistema pré-safe que avisa em caso de acidente, mas baralhou.-se várias vezes. Uma vez ao cruzar com outro carro numa EN, apitou com aviso de colisão eminente! E em algumas ultrapassagens com a aproximação ao carro da frente acendia logo uma luz vermelha no tablier. Mas este sistema encontrei onde desligar.
    Conduzi pouco de noite pelo que não tirei partido dos faróis full led.

    Em números:

    8h19 de condução
    588.5km
    71Km/h de velocidade média
    6,2 l/100

    PVP por alto do carro +50.000€
    Editado pela última vez por SilverArrow; 21 January 2014, 09:30.

    #2




    Comentário


      #3
      Excelente explicação.

      Eu gosto também do desenho do carro. Mas nunca na vida daria do carro testado. Preferia de longe outros modelos.

      O A3 sedan fica bem configurado numa base 1.6TDI e com versões mais viradas para o conforto, dado o caráter mais familiar deste modelo.

      Comentário


        #4
        Hoje vi um e estéticamente o carro está muito bem conseguido. Tem a proporção certa.

        Gostava é de saber como é que se consegue ficar com o carro tanto tempo para fazer um testdrive...

        Comentário


          #5
          E o meu "Mãe-tecto"?

          private joke

          Comentário


            #6
            Gosto bastante deste carro, pena o preço...

            Comentário


              #7
              Boa descrição

              Por acaso, depois de andar num 5portas fiquei com a impressão que a qualidade tinha regredido, ainda que não desiluda. Mas como era a versão mais baixa, (aquela que nem a tecido nas quartelas das portas tem direito) pensei que estivesse a ser levado em erro...


              Cump.

              Comentário


                #8
                Já me tinha perguntado o porquê de não se ver mais carros deste na estrada.
                Qualidade á parte este interior não cativa nada sinceramente, já o exterior está naquilo que se quer de um Audi passando em grande parte para o comum mortal como um A4 valorizando quem o comprou. Contudo e à imagem da AMG, R.designs e afins existem pormenores que não servem para nada. Demasiados gadgets. Agora esse sedan com o CR150 e mais umas "mixuruquices" básicas era capaz de me cair no goto, pena um Golf GTD cilindrar em todos os aspetos este A3 com equipamento idêntico ou melhor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  Tive a oportunidade de ficar com um Audi A3 Limousine 2.0Tdi de 150cv por 72h.
                  É um modelo "raro" nas nossas estradas, mas que tem um apelo estético muito grande, desde que foi lançado que fiquei positivamente agradado com o design.

                  O primeiro contacto é que o carro funciona melhor ao vivo que em fotos. Também não será de estranhar, não fosse a versão apresentada o modelo com kit S-Line e muito, muito equipamento. Apesar da cor típica nacional... As jantes de 19'' (outra mania nacional) fazem o carro destacar-se. Tanto visualmente como no conforto, já que estas jantes aliadas ao pack s-line tornam o carro um pouco duro, digo "um pouco" porque eu estou habituado a carros bastante duros, porque para quem não esteja acredito que afinal seja muito duro!
                  Voltando ao aspecto exterior, o tecto panorâmico e os faróis full led acabam por trazer alguma chama ao carro, é claramente mais um modelo que obriga a que tenha pelo menos os faróis de xénon, já que as alterações na ópticas são positivas em relação às ópticas normais de halogéneo.





                  No interior reina alguma "desportividade", com os bancos desportivos em pele e Alcântara, que sendo desportivos são duros, mas estranhamente com pouco apoio lateral! Se bem que há ainda uns bancos mais desportivos. E o volante em pele de base cortada. Com pega excelente, bastante mais grosso que os modelos anteriores.
                  O interior maioritariamente em preto dá uma sensação de conforto, mas há alguns pormenores menos conseguidos. O já conhecido "buraco negro" na base da consola, que não serve para nada a não ser ter o isqueiro. E os materiais das portas e tablier que desceram de qualidade quando confrontado com a versão anterior do mesmo modelo. Com a noção que o GPS retráctil iria avariar a audi arranjou uma maneira pouco glamourosa para resolver a manutenção... uma tampa de plástico duro. Feio...
                  As aplicações dos frisos em alumínio "riscado" são diferentes e bastante engraçadas.
                  Pode-se dizer que em termos de arrumação, este novo A3 é péssimo, na consola central não há nem um local para colacar a carteira, o apoio de braço é mínimo e as bolsas das portas ainda mais pequenas. Já a mala é boa, mas com um acesso péssimo, uma mala maior já terá algumas dificuldades a entrar e sair.



                  Em termos de condução, o matraquear diesel do 2.0tdi continua presente, se bem que talvez mais dissimulado, apenas a frio se torna algo incomodativo. A direcção e todos os comandos são bastante leves e fáceis de actuar, a caixa é precisa. O start/stop é suave a desligar e menos suave a ligar, mas de longe MUITO superior ao que estava habituado no bmw.
                  Apesar de tanta dureza no conforto, há ainda assim algum adornar da carroçaria e uma sensação de demasiada leveza em estradas nacionais. Não há uma ligação directa do condutor à estrada, é tudo demasiado filtrado, apesar de ser incisivo e seguro em curva.
                  Em termos de motor é o tradicional diesel (que já n estou habituado), caixa muito muito longa, a 6ª é pedida só depois dos 100km/h e apesar de algum nervosismo em baixas, assim que se puxa por ele espero sempre por mais progressão que nunca chega, sendo que depois das 3.500rpm de 3ª para cima, já não sobe com vigor quase nenhum, então depois das 4.000 é para esquecer.
                  Já não estava habituado a ter de fazer tantas trocas de caixa em EN, e em ter de trocar de mudança a meio de uma ultrapassagem, pq aquela já não dá mais.
                  Mas é um carro bem despachado, mas muito mais suave que os antigos PD130 (que conheço bem) e com Muito menos folgo que o 123d (que tb conheço bem!)
                  Consumos variaram entre os 6.7 l/100 da AE a 135km/h (achei um pouco demais!).
                  Aos 5.9 l/100 da estrada nacional.
                  Em cidade a rolar com calma e sem transito faz-se 6 baixos.

                  Já em relação aos gadjets (que esta unidade estava cheia), alguns dão jeito, outros nem por isso. O Gps com google Maps torna-se um pouco confuso e está sempre a pedir se pode usar os dados do cartão de telemóvel e que isso pode incorrer em gastos com a operadora. Mas a qualidade do ecrã é boa, os mapas estão bem actualizados e o mmi toutch é muito bom para introdução de destinos. Apenas os menus precisam de alguma habituação, há muita informação a aprender.
                  O Cruise-Control é que tem um funcionamento mais estranho. Assim que activado, acende a escala toda do velocímetro até aos 150 com setas de 10 em 10, ficando a velocidade seleccionada com a seta mais "forte". O problema é que os acertos na manete apenas funcionam de 10 em 10km/h o que é parvo se for a 108km/h e carregar no + ele passa para 110 e depois 120 etc etc. Se for a 111km/h passa logo para os 120. (Talvez seja configurável!). Mas é estranho e o sistema das setas no velocímetro tb é confuso.
                  Depois esta versão tinha o sistema de radar, e o cruise control adaptativo. Não encontrei como desligar, mas mesmo no mínimo intrusivo possível, trava demasiado o carro e demasiado cedo. Ok que é ainda um descanso maior já que se torna quase impossível bater no carro da frente, mas a verdade é que é chato, se for um carro à frente, fazemos pisca e ele trava o carro e já n conseguimos ultrapassar....

                  Também havia um sistema pré-safe que avisa em caso de acidente, mas baralhou.-se várias vezes. Uma vez ao cruzar com outro carro numa EN, apitou com aviso de colisão eminente! E em algumas ultrapassagens com a aproximação ao carro da frente acendia logo uma luz vermelha no tablier. Mas este sistema encontrei onde desligar.
                  Conduzi pouco de noite pelo que não tirei partido dos faróis full led.

                  Em números:

                  8h19 de condução
                  588.5km
                  71Km/h de velocidade média
                  6,2 l/100

                  PVP por alto do carro +50.000€


                  Eu acho que 50 000 € por um A3 é um absurdo. Por esse valor já se compra uma A4 relativamente bem equipada, ou um Mondeo, Insgnia, Avensis, Laguna praticamente full-extras!
                  O carro pode ser o melhor do Mundo e vir fenomenalmente bem equipado, mas na minha opinião e apesar de gostar do A3 acho é demasiado caro para o que oferece.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                    Boa descrição

                    Por acaso, depois de andar num 5portas fiquei com a impressão que a qualidade tinha regredido, ainda que não desiluda. Mas como era a versão mais baixa, (aquela que nem a tecido nas quartelas das portas tem direito) pensei que estivesse a ser levado em erro...


                    Cump.
                    A qualidade não é má, mas sinceramente acho pior que a versão anterior do A3, principalidade na parte de cima do tablier. E este bem equipado disfarça isso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                      E o meu "Mãe-tecto"?

                      private joke
                      Eu pedi, mas eles não ligaram nenhuma!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                        Já me tinha perguntado o porquê de não se ver mais carros deste na estrada.
                        Qualidade á parte este interior não cativa nada sinceramente, já o exterior está naquilo que se quer de um Audi passando em grande parte para o comum mortal como um A4 valorizando quem o comprou. Contudo e à imagem da AMG, R.designs e afins existem pormenores que não servem para nada. Demasiados gadgets. Agora esse sedan com o CR150 e mais umas "mixuruquices" básicas era capaz de me cair no goto, pena um Golf GTD cilindrar em todos os aspetos este A3 com equipamento idêntico ou melhor.
                        Penso que não vês mais na estrada, porque a maioria das pessoa prefere o SportBack.

                        Eu que gosto do carro fiquei a olhar para a mala e fiquei confuso, o acesso é mesmo muito estreito.

                        Comentário


                          #13
                          Acho que este modelo está muito bem conseguido em termos de design, mas depois o preço estraga tudo

                          Dizes que a maioria das pessoas prefere o Sportback, eu acho que preferem o A4 pelo mesmo preço...

                          É um caso em tudo idêntico ao VW Jetta, que também está bem conseguido estéticamente, é um produto muito equilibrado, mas depois consegue-se comprar o Passat por valores quase idênticos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            Penso que não vês mais na estrada, porque a maioria das pessoa prefere o SportBack.
                            Eu que gosto do carro fiquei a olhar para a mala e fiquei confuso, o acesso é mesmo muito estreito.
                            Pessoalmente gosto bastante deste 3 volumes, já o sportback e digo sem qualquer preconceito ou desfavorecimento de quem até gosta de uma maneira em geral de todas as marcas, que fiquei com sérias dúvidas quando passei por um preto. Não fosse as luzes traseiras e dificilmente diria que era uma viatura recente...algo parecido com o novo Golf.
                            O acesso da mala não deve ser pior que a primeira geração do S60

                            Comentário


                              #15
                              Não vou dizer que não gosto do carro ( porque está muito bem conseguido esteticamente até) mas gosto seguramente mais do dinheiro no bolso.
                              Não dava 50000€ por um carro desse segmento acho um desperdício de dinheiro...

                              Comentário


                                #16
                                É quase o preço de um CLA....
                                ....e entre esse e um CLA, acho que não pensava muito.

                                Mas está giro o carro.

                                Comentário


                                  #17
                                  50k por esse carro é demasiado dinheiro por esse preço já penso em segmentos E.

                                  Não acho que 6.7L/100km seja muito a velocidades de 135km/h, parece-me normal.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Fantástica review. O carro é lindo mas quando vemos o preço.. Nessa gama de valores acho que optaria pelo CLA.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Excelente descrição.

                                      O principal mérito do carro é fazer os compradores de um A4 hesitar: um A3 recheado ou um A4 despido?

                                      Também tenho que concordar que o preço é absurdamente elevado, mesmo sendo um produto bastante equilibrado...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                        Excelente descrição.

                                        O principal mérito do carro é fazer os compradores de um A4 hesitar: um A3 recheado ou um A4 despido?

                                        Também tenho que concordar que o preço é absurdamente elevado, mesmo sendo um produto bastante equilibrado...
                                        eu iria directamente para o a3.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já todos disseram e realmente 50k é elevado demais para um mero A3, ontem por acaso vi um em preto, certamente mais "básico" em extras mas visualmente até é bem engraçado, e só se distingue do A4 por ser mais pequeno.

                                          Muitos disseram também que iriam para carros maiores pelo mesmo preço, em parte concordo mas a lógica deste carro é o ser pequeno e repleto de luxo e quem o comprará será porque tem dinheiro, mas não quer um carro grande

                                          Já agora para finalizar, nota bastante negativa para esse interior, esses ventiladores são horríveis em redondo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                            Excelente descrição.

                                            O principal mérito do carro é fazer os compradores de um A4 hesitar: um A3 recheado ou um A4 despido?

                                            Também tenho que concordar que o preço é absurdamente elevado, mesmo sendo um produto bastante equilibrado...
                                            Sim, temos de ter em conta que este carro tinha equipamento muito caro.

                                            Pack S-Line - 4.000€ (que abuso....)
                                            Jantes 19'' - 1.400€
                                            GPS xpto - 2.350€
                                            Farois LED - 2.000€
                                            Tecto Panoramico - 1.100€
                                            Sensores Estacionamento Frente/Trás : 910€ (como é possível este preço....)
                                            Cruise Control Adaptativo - 650€

                                            Entre muitos outros extras.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              A qualidade não é má, mas sinceramente acho pior que a versão anterior do A3, principalidade na parte de cima do tablier. E este bem equipado disfarça isso.

                                              Curiosamente dizem exactamente o contrário, que os materiais até são "mais nobres". O passar dos anos dirá. Partilho da opinião de muitos outros users daqui que o bicho é demasiado caro para aquilo que oferece. Vi um numa configuração semelhante no ano passado no Cascais Shopping, mas numa cor mais gira - Cinza Daytona - e a price tag com o 2.0TDI também rondava os 50k€ o que é completamente irrealista dado a nossa conjuntura actual e porque o aproxima de outras opções mais "acima" e igualmente bem equipadas. Ainda assim, daquilo que já experimentei a Audi tem uma coisa que nos outros costuma falhar, a ergonomia dos bancos e comandos. Pessoalmente gosto muito do carro, mas numa versão mais terra-a-terra que não passe os 30k.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu prefiro este ao CLA e prefiro o Sportback a este.

                                                Os 50 mil euros não me surpreendem nada, há quase 9 anos eu dei 38 mil por um A3 Sportback Sport 2,0 tdi com 1 extra (custava 40 mil, mas fizeram-me 2 mil de desconto).

                                                Ora este aparentemente recheado de extras custar mais 10 mil, tanto tempo depois, parece-me normal.

                                                Gosto muito dos interiores, apesar de não serem muito grandes/espaçosos e de toda a solidez do conjunto, que creio é a melhor do segmento.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Porque é que eu eu haveria de comprar um A3 limousine em vez de um A4? (a serio, é uma pergunta sem sarcasmo)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                                    Porque é que eu eu haveria de comprar um A3 limousine em vez de um A4? (a serio, é uma pergunta sem sarcasmo)
                                                    Faço a mesma questão. Assim como fiz a questão este fim de semana a um gajo que comprou um CLA. Se bem que acho o Mercedes mais bem segmentado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                                      Porque é que eu eu haveria de comprar um A3 limousine em vez de um A4? (a serio, é uma pergunta sem sarcasmo)
                                                      Pela estética e pelo preço . O A4 custa mais 5.000€.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                                        Porque é que eu eu haveria de comprar um A3 limousine em vez de um A4? (a serio, é uma pergunta sem sarcasmo)
                                                        Porque preferes um carro um pouco mais pequeno.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          Porque preferes um carro um pouco mais pequeno.
                                                          É um nicho bem particular este... Honestamente não acho que tenha muita lógica no nosso mercado.
                                                          Talvez na Alemanha... Aqui não.

                                                          Só um gajo muito estranho ( para não ofender) compra um carro destes novo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                            Excelente descrição.

                                                            O principal mérito do carro é fazer os compradores de um A4 hesitar: um A3 recheado ou um A4 despido?

                                                            Também tenho que concordar que o preço é absurdamente elevado, mesmo sendo um produto bastante equilibrado...
                                                            Eu acho que por 50k já se consegue um A4 sem estar despido. Digo eu sem ir investigar...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X