Óleo em volta do tubo do turbo, Megane (2009 1.5 DCI 105CV)

A mostrar resultados 1 para 13 de 13
Like Tree2Likes
  • 1 Post By SalazaR6
  • 1 Post By petrus

Título: Óleo em volta do tubo do turbo, Megane (2009 1.5 DCI 105CV)

  1. #1
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2012
    Posts
    180

    Por Defeito Óleo em volta do tubo do turbo, Megane (2009 1.5 DCI 105CV)

    Boa Noite a todos !

    Hoje durante a tarde enquanto andava a repor o liquido do limpa para brisas, reparo que em volta do tubo do turbo, no carro referido no titulo do tópico tinha uma baba de oleo, não muito acentuada mas notavasse bem que era óleo, poderei estar perante um problema grave no turbo? Ou pode ser um aviso que ve aí problemas?


  2. #2
    Banido MarcoSPinto's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2013
    Localização
    V.N.Gaia
    Posts
    2,787

    Por Defeito

    É normal. É o tubo do intercooler que liga ao turbo. Tem sempre um pouco de óleo e resíduos.

  3. #3
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2009
    Posts
    11,719

    Por Defeito

    Uma baba de oleo no turbo normal ?

  4. #4
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2012
    Posts
    180

    Por Defeito

    Não é uma baba muito acentuada, mas não tenho notado nada de estranho com o funcionamento do turbo, tenho é receio que venha aí problema a longo/médio prazo, e como sabemos uma avaria no turbo não é das melhores coisas !

  5. #5
    Piloto de Troféu tiagomaia's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006
    Localização
    Bairrada
    Posts
    7,444

    Por Defeito

    quase todos os turbos se babam, porque são lubrificados por vapor de óleo. Todos os carros têm essa zona cheia dessa "humidade". Normal.


  6. #6
    Piloto Lendário TerranoII's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005
    Posts
    31,859

    Por Defeito

    É normal passa à frente

  7. #7
    Piloto de Kart SalazaR6's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2014
    Localização
    Vimaranes
    Posts
    193

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
    quase todos os turbos se babam, porque são lubrificados por vapor de óleo. Todos os carros têm essa zona cheia dessa "humidade". Normal.
    Lubrificados por vapor de óleo? Esses resíduos são devidos ao CCV (Crankcase ventilation system - Wikipedia, the free encyclopedia), ou seja, sai um tubo na cabeça do motor (para deixar aquilo respirar, senão aumentava a pressão e arrebentava a cabeça) que leva os vapores de óleo e mesmo pingas de oleo (dependendo do desgaste do motor) de novo para a admissão que leva ao turbo e por ai fora.
    Resultado - A parte da admissão, turbo, ic e tubagens ficam com resíduos de oleo que juntamente com a EGR mais cedo ou mais tarde tens o colector de admissão cheio de goma...
    tiagomaia gosta disto.

  8. #8
    Banido MarcoSPinto's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2013
    Localização
    V.N.Gaia
    Posts
    2,787

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Uma baba de oleo no turbo normal ?
    Como já se disse, sim é normal.

    Nos otto turbo é muito menos acentuado mas nos turbo diesel é comum a quase todos (senão todos mesmo).

  9. #9
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009
    Localização
    Coimbra
    Posts
    2,570

    Por Defeito

    Tem quantos KM o motor?

    Se o consumo de óleo está normal não é razão para alarme. Resíduos de óleo ou mesmo um pouco no estado líquido junto às tubagens do intercooler e do turbo é normal.

    Por acaso tenho um DCI 80 e há uns meses o motor perdeu potência. Ao ver essas marcas de óleo junto ao turbo comecei logo a pensar o pior, afinal era só um sensor marado.

  10. #10
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2012
    Posts
    180

    Por Defeito

    O carro tem 96000 km's , o consumo de óleo está dentro do normal, mas perante aquilo pensei "bem se calhar é melhor ver o que é isto antes que venha algum problema mais sério " . Mas mesmo em termos de potencia não notei nada de anormal, o carro "desenvolve" bem. Mas quando um gajo vê uma baba de oleo no motor fica sempre a pensar o pior !

  11. #11
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2012
    Posts
    180

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por SalazaR6 Ver Post
    Lubrificados por vapor de óleo? Esses resíduos são devidos ao CCV (Crankcase ventilation system - Wikipedia, the free encyclopedia), ou seja, sai um tubo na cabeça do motor (para deixar aquilo respirar, senão aumentava a pressão e arrebentava a cabeça) que leva os vapores de óleo e mesmo pingas de oleo (dependendo do desgaste do motor) de novo para a admissão que leva ao turbo e por ai fora.
    Resultado - A parte da admissão, turbo, ic e tubagens ficam com resíduos de oleo que juntamente com a EGR mais cedo ou mais tarde tens o colector de admissão cheio de goma...
    Trocado por miudos quer dizer que vou ter problemas ?

  12. #12
    Piloto de Rallye petrus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005
    Localização
    Cabecinha.
    Posts
    10,565

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Megane96 Ver Post
    Trocado por miudos quer dizer que vou ter problemas ?
    Não necessariamente. De qualquer modo, para ficares mais descansado, podes ir a uma oficina de confiança para fazerem uma lavagem decente ao motor e verificar os apertos das tubagens, mas com essa quilometragem eu não ficava demasiado preocupado porque esse "respiro" existe e acaba sempre por sair alguma coisa por lá...
    SalazaR6 gosta disto.

  13. #13
    Piloto de Kart SalazaR6's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2014
    Localização
    Vimaranes
    Posts
    193

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Megane96 Ver Post
    Trocado por miudos quer dizer que vou ter problemas ?
    Todos os carros a diesel, mais cedo ou tarde, têm que levar uma limpeza do sistema de admissão (EGR, colector de admissão), por causa dos detritos que se lá vão acumulando devido ao ccv e egr estrangulando a passagem de ar. Como já disseram esse óleo é normal, quando não seja em excesso e apenas vestigios... Fica aqui uma imagem para teres uma ideia de como fica uma admissão..
    images.jpg

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •