Anúncio

Collapse
No announcement yet.

“É desta que eu compro um carro a gasolina”!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] “É desta que eu compro um carro a gasolina”!

    O desabafo não é meu, mas de um colega com quem almocei hoje e tenho que admitir que me sinto tentado a concordar com ele!

    O homem faz muitos km’s por ano, mas a maior parte do tempo são pequenos trajetos urbanos, alternando com viagens longas, sobretudo para Espanha…

    Neste momento tem uma carrinha do segmento D asiática (de uma marca tida como muito fiável) e já teve problemas com o FAP! Antes teve uma alemã da marca das argolas e a situação não foi melhor: turbo, egr entupida, bomba injetora…

    A mulher tem um carro espanho/alemão e já teve que ir várias vezes à marca para fazer regenerações forçadas (e mudar o óleo).

    O filho tem um carro também diesel, mas francês e já teve que trocar o FAP, literalmente falando pois o homem preferiu não o remover e pagou uma pipa de massa.

    Está passado e diz que só lhe apetece comprar um carro a gasolina, embora esta tenha apenas 2 anos e a oferta gasolina ser mais reduzida! Eu sugeri-lhe mesmo a mudança e depois pensar num kit a GPL, embora só mesmo após a garantia terminar para não ter problemas, mas ele faz pelo menos 40.000 ano…

    Isto é mesmo assim tão mau nos diesel mais recentes ou é o homem que teve azar e a respetiva família idem? Será que andamos a ser enganados? Afinal de contas o diesel continua a valer mais de dois terços das vendas em Portugal e mesmo os importados usados são praticamente todos diesel!

    Isto não é para ser mais um episódio da guerra diesel vs gasolina/gpl, mas dá que pensar e muito! Irão mudar as mentalidades e vamos ver mais carros a gasolina no mercado? Estará a conhecida fiabilidade diesel a cair a pique? E como será a dos gasolina com o aumento da complexidade, incluindo turbos, injeções diretas e afins?

    #2
    O que acho curioso é que as idas a Espanha não sejam suficientes para regenerar...
    De qualquer forma, tendo tido tais problemas com FAPs e afins, eu trocaria por GPL.

    Comentário


      #3
      A mim não dá que pensar. Não tenho problemas com isso.

      Comentário


        #4
        Basta ter um pouco de cuidado e atenção, nada mais.

        Comentário


          #5
          A fiabilidade parece que "foi chão que já deu uvas".
          A crescente incorporação de tecnologia nos automoveis, muitas vezes só porque sim, fez com que os ganhos de fiabilidade conseguidos nos anos 90, tenham vindo por aí abaixo.
          Apesar da fiabilidade dos diesel estar em queda, a dos otto irá seguir o mesmo caminho. A recente incorporação de tecnologia nos otto, não augura nada de bom no que à fiabilidade diz respeito. A injeção direta é mais uma "bomba-relógio" nos otto, assim como os pequenos turbos a girarem a velocidades incriveis.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Mustaine Ver Post
            Basta ter um pouco de cuidado e atenção, nada mais.
            Como é que se tem atenção a um FAP?

            Comentário


              #7
              Moral da história, deixem-me continuar com o meu 206 a otto de 98.

              Comentário


                #8
                Comparando realidades diferentes dificilmente se consegue chegar a alguma conclusão.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                  Como é que se tem atenção a um FAP?
                  Eu também não sou daquele que ficam à espera que o FAP acabe de regenerar, ou que vá dar uma volta. Quando aquilo der problemas, "saco" fora.

                  Comentário


                    #10
                    Para mim tudo o que é menos de 2007 e excelente.. :D essas coisas de baixa CC com muitos cavalos, e FAP, e Camone railes. Etc.... Não gosto nada...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                      O desabafo não é meu, mas de um colega com quem almocei hoje e tenho que admitir que me sinto tentado a concordar com ele!

                      O homem faz muitos km’s por ano, mas a maior parte do tempo são pequenos trajetos urbanos, alternando com viagens longas, sobretudo para Espanha…

                      Neste momento tem uma carrinha do segmento D asiática (de uma marca tida como muito fiável) e já teve problemas com o FAP! Antes teve uma alemã da marca das argolas e a situação não foi melhor: turbo, egr entupida, bomba injetora…

                      A mulher tem um carro espanho/alemão e já teve que ir várias vezes à marca para fazer regenerações forçadas (e mudar o óleo).

                      O filho tem um carro também diesel, mas francês e já teve que trocar o FAP, literalmente falando pois o homem preferiu não o remover e pagou uma pipa de massa.

                      Está passado e diz que só lhe apetece comprar um carro a gasolina, embora esta tenha apenas 2 anos e a oferta gasolina ser mais reduzida! Eu sugeri-lhe mesmo a mudança e depois pensar num kit a GPL, embora só mesmo após a garantia terminar para não ter problemas, mas ele faz pelo menos 40.000 ano…

                      Isto é mesmo assim tão mau nos diesel mais recentes ou é o homem que teve azar e a respetiva família idem? Será que andamos a ser enganados? Afinal de contas o diesel continua a valer mais de dois terços das vendas em Portugal e mesmo os importados usados são praticamente todos diesel!

                      Isto não é para ser mais um episódio da guerra diesel vs gasolina/gpl, mas dá que pensar e muito! Irão mudar as mentalidades e vamos ver mais carros a gasolina no mercado? Estará a conhecida fiabilidade diesel a cair a pique? E como será a dos gasolina com o aumento da complexidade, incluindo turbos, injeções diretas e afins?

                      Olha, diz-lhe que um Honda 1.6 a gasolina faz 8,0L/100km, e um 320d faz 4,9L/100km com o mesmo tipo de condução.
                      Basicamente, um deposito do primeiro de 55 euros faz 430 km, o do 320d faz mais de 700km.... pode ser que mude de ideias.

                      Cada vez que vou à bomba até me dá uma coisa má.

                      Comentário


                        #12
                        Azar do homem!

                        Comentário


                          #13
                          Antes de mais, há que ter a noção que um FAP é um elemento de desgaste que implica a sua substituição/manutenção a determinada quilometragem. Dessa forma deve ser tido em conta nos custos associados à compra dum carro a gasóleo actual.

                          Infelizmente os fabricantes por via dos seus representantes e vendedores não informam devidamente os seus clientes acerca deste tipo de custos que podem ser bastante elevados e fazer perder um bocado da vantagem em termos de economia quando comparado com um carro a gasolina. Por outro lado, os clientes (vulgo nós todos) só nos lembramos do FAP quando dá chatices e custos.

                          A outra questão prende-se com a fiabilidade dos vários sistemas FAP que podem dar problemas extra manutenção como a sua colmatação prematura e necessidade de regenerações forçadas, substituição de óleos de motor contaminados com regularidade, entradas em safe-mode etc etc etc... que também podem ter consequências na própria durabilidade dos vários componentes do motor.

                          Não esquecer que as normas Euro VI estão aí e vão ser introduzidos em todos os diesel que irão sair novos complementos ao FAP como o Adblue que irá ser mais um incremento no custo de manutenção e mais um sistema propenso a questões de fiabilidade.

                          Eu neste momento tenho 1 diesel com FAP francês e estou alertado para os custos de manutenção associados ao FAP que vou incorrer nos próximos tempos, mas até agora tem sido um sistema 100% fiável.

                          Comentário


                            #14
                            Por estas e por outras é que eu continuo fiel a gasolina. O meu "323", já vai com 120 mil Km e sem problemas e sem preocupações com essas "mariquices" dos diesel, é só fazer uma revisão anual (antes da inspecção), meter gasosa e dar á chave.

                            Comentário


                              #15
                              É trocar a petroleira de origem asiática por um Giulietta GPl de origem.
                              Eu entendo a inquietação,mas para quem faz mais de 15k não compensa de forma alguma um carro a gasolina.

                              Comentário


                                #16
                                Pois, isto é como tudo. Apesar de reconhecer o esforço do Petrus em descrever o historial, sabemos muito pouco sobre um conjunto de situações que poderiam explicar esta falta de fiabilidade em todos os carros da familia em causa. E dito isto, é dificil estar a opiniar seja o que for. Posso deixar os relatos (meus) dos últimos carros que passaram por casa para comparação.

                                Corsa B 1.0 12v - 9 anos, 105 mil kms, percurso citadino, sensor da cambota, MAF.
                                Toledo 1.6 sr - 12 anos, 232mil kms, percurso misto, sem registo de avarias mecânicas.
                                Corsa C 1.2 16v - 9 anos 108 mil Kms, percurso citadino, sem registo de avarias mecânicas.
                                Astra H Caravan 1.7 CDTI ecoflex, actualmente com 222 mil kms e quase 5 anos, percurso maioritariamente estradista, tem FAP e o resto dos componentes sensiveis, sem registo de avarias mecânicas.
                                BMW 116i LCI, actualmente com 54 mil Kms e quase 6 anos, percurso citadino, bobines de ignição e bomba de água eléctrica (as 2 reparações juntas totalizaram quase 1000 €, fora da marca, mas com os componentes originais).

                                Acho que tenho tido sorte com tantos carro e tantos kms, mas o único diesel que passou por casa tem sido um poço de fiabilidade. Assim continue. Já o BMW a gasolina tem deixado a desejar, nesse capitulo.

                                Comentário


                                  #17
                                  O que retrataste é a pura verdade, algo que os portugueses parecem ter muita dificuldade a perceber. E não me parece, de todo, que a "mania do Diesel" cá pela Tugalândia venha a passar, pelo menos a curto/médio prazo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por cmp6 Ver Post
                                    Antes de mais, há que ter a noção que um FAP é um elemento de desgaste que implica a sua substituição/manutenção a determinada quilometragem. Dessa forma deve ser tido em conta nos custos associados à compra dum carro a gasóleo actual.

                                    Infelizmente os fabricantes por via dos seus representantes e vendedores não informam devidamente os seus clientes acerca deste tipo de custos que podem ser bastante elevados e fazer perder um bocado da vantagem em termos de economia quando comparado com um carro a gasolina. Por outro lado, os clientes (vulgo nós todos) só nos lembramos do FAP quando dá chatices e custos.

                                    A outra questão prende-se com a fiabilidade dos vários sistemas FAP que podem dar problemas extra manutenção como a sua colmatação prematura e necessidade de regenerações forçadas, substituição de óleos de motor contaminados com regularidade, entradas em safe-mode etc etc etc... que também podem ter consequências na própria durabilidade dos vários componentes do motor.

                                    Não esquecer que as normas Euro VI estão aí e vão ser introduzidos em todos os diesel que irão sair novos complementos ao FAP como o Adblue que irá ser mais um incremento no custo de manutenção e mais um sistema propenso a questões de fiabilidade.

                                    Eu neste momento tenho 1 diesel com FAP francês e estou alertado para os custos de manutenção associados ao FAP que vou incorrer nos próximos tempos, mas até agora tem sido um sistema 100% fiável.
                                    Esta torrente de contínuas "evoluções" na industria automóvel, sinceramente não me agrada já desde à muito tempo.
                                    Apenas e só pelo motivo de que, cada vez mais, ter um automóvel se vai tornando um verdadeiro privilégio.

                                    "Ai é a bem da evolução, é a bem do meio ambiente e da vida no planeta terra, anti-poluição para um futuro melhor e tal."
                                    (Eu sou totalmente a favor de termos um planeta saudável, agora o que vejo é que isso serve de desculpa para muita coisa.)

                                    Cada vez mais as marcas / empresas / governos / grupos económicos, estão a transformar o automóvel numa porcaria comercial, num electrodoméstico, num artigo consumível, com o objectivo principal de lhes encher os bolsos.

                                    Então mas esses aldrabões fabricam um carro, ou fabricam um tamagochi, que tem que se lhe dar bolachinhas de hora a hora ??

                                    Comentário


                                      #19
                                      Enquanto o gasóleo for mais barato, os portugueses irão sempre preferir diesel.

                                      Se fosse a gasolina mais barata, invertia-se o pensamento.

                                      Comentário


                                        #20
                                        3 carros na mesma familia....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                          Eu também não sou daquele que ficam à espera que o FAP acabe de regenerar, ou que vá dar uma volta. Quando aquilo der problemas, "saco" fora.
                                          Quando o pulmão der problemas, depois também sacas fora...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Cão que ladra não morde!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já há muito tempo que decidi que o meu proximo carro, seja ele qual for, vai ser a gasolina. Não é por causa de fap´s ou outra coisa do genero mas simplesmente porque actualmente, e tendo em conta a diferença de preços entre gasolina e gasoleo, não faço kms suficientes para compensar o valor que um veiculo diesel custa a mais comparado com o otto equivalente...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Request Ver Post
                                                Já há muito tempo que decidi que o meu proximo carro, seja ele qual for, vai ser a gasolina. Não é por causa de fap´s ou outra coisa do genero mas simplesmente porque actualmente, e tendo em conta a diferença de preços entre gasolina e gasoleo, não faço kms suficientes para compensar o valor que um veiculo diesel custa a mais comparado com o otto equivalente...
                                                Concordo que é um argumento partilhado por muitos e totalmente racional sim sr.

                                                Mas e se for aquele modelo específico que gostasses bastante, ao comprar a diesel não ficarias com um carro que te duraria mais anos que o equivalente a gasolina?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                  Concordo que é um argumento partilhado por muitos e totalmente racional sim sr.

                                                  Mas e se for aquele modelo específico que gostasses bastante, ao comprar a diesel não ficarias com um carro que te duraria mais anos que o equivalente a gasolina?
                                                  Pode durar mais anos ou não!
                                                  Com o preço que algumas avarias diesel podem custar mete um motor novo a gasolina.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                    Concordo que é um argumento partilhado por muitos e totalmente racional sim sr.

                                                    Mas e se for aquele modelo específico que gostasses bastante, ao comprar a diesel não ficarias com um carro que te duraria mais anos que o equivalente a gasolina?
                                                    Bem estimado qualquer carro a gasolina (problemáticos crónicos aparte) te duram muitos e longos anos. Muitos mais do que aqueles que os meus carros costumam ficar nas minhas mãos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                      Concordo que é um argumento partilhado por muitos e totalmente racional sim sr.

                                                      Mas e se for aquele modelo específico que gostasses bastante, ao comprar a diesel não ficarias com um carro que te duraria mais anos que o equivalente a gasolina?
                                                      Porque é que dizes isso?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                        Concordo que é um argumento partilhado por muitos e totalmente racional sim sr.

                                                        Mas e se for aquele modelo específico que gostasses bastante, ao comprar a diesel não ficarias com um carro que te duraria mais anos que o equivalente a gasolina?
                                                        Diesel agora é sinonimo de durabilidade infinita e otto é sinonimo de problemas constantes?? Nao sabia!

                                                        Pela minha mao ja passaram 3 carros Diesel e este ultimo é Otto.

                                                        Qualquer um dos diesel me deu bastante despesa. Nao so de manutençao como de reparaçao. Fazia na altura cerca de 35/40 mil kms anuais. O que pensava que poupava no combustivel, acabava sempre por deixar a mais na oficina. mesmo fazendo as reparaçoes no amigo

                                                        Ja para nao falar no dinheiro que dava a mais na altura da compra....


                                                        O meu pai, sempre teve carros Otto, fazia metade dos kms que eu fazia e a unica despesa que tinha com o carro era as mudas de oleo normais. Tinha sempre carros melhores que os meus e os gastos em combustivel eram de longe menores aos meus.

                                                        Ele sempre me dizia para nao comprar carros a diesel, e eu estupidamente nunca lhe dei ouvidos. Hoje, nao so dou preferencia a carros a gasolina, como ainda poupo muito dinheiro com isso.

                                                        Nem sempre ir a bomba e deixar la 50€ em vez de 70, sai mais barato no final do ano.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E eu a pensar que era a ansiedade e a convicção de voltar a ter um carro com um motor decente

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            E se ao otto juntarmos os beneficios de um kit GPL, temos carro a durar mais que um diesel e a dar bastante menos despesa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X