Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Radio e coluna

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Radio e coluna

    Boas,
    Vou substituir o rádio do meu carro (Renault Clio) e as colunas ( não deve ser o termo exato ). Não queria gastar muito dinheiro ou seja vou comprar um radio com entrada usb da sony por 55€ e umas colunas por 25. Nem ia mudar as colunas mas uma de trás está estragada. A minha questão é mudando apenas as colunas de trás não irá criar problemas com as de frente que são as originais (suponho de menor qualidade visto que o carro tem mais de 10 anos)?
    E sabem me dizer quanto leva o mecanico aproximadamente para me por isso?

    Espero ter postado isso no sitio certo, senão peço que me reencaminham para o sitio apropriado.

    Cumps a todos

    #2
    Originalmente Colocado por drcspin Ver Post
    Boas,
    Vou substituir o rádio do meu carro (Renault Clio) e as colunas ( não deve ser o termo exato ). Não queria gastar muito dinheiro ou seja vou comprar um radio com entrada usb da sony por 55€ e umas colunas por 25. Nem ia mudar as colunas mas uma de trás está estragada. A minha questão é mudando apenas as colunas de trás não irá criar problemas com as de frente que são as originais (suponho de menor qualidade visto que o carro tem mais de 10 anos)?
    E sabem me dizer quanto leva o mecanico aproximadamente para me por isso?

    Espero ter postado isso no sitio certo, senão peço que me reencaminham para o sitio apropriado.

    Cumps a todos

    Eu fazia isso em casa, partindo do principio que a instalação deve ser standard, é apenas retirar o radio velho, desligá-lo da ficha e encaixar a ficha no novo radio, os sony custumam trazer várias fichas, é ver qual é igual á que tens na instalação do carro, quanto ás colunas, basta desligá-las e desaparafusar dos suportes e montar as novas, pelo processo inverso.
    Não tem nada que saber.

    Comentário


      #3
      nao ha problema nenhum em misturar as colunas. a questão é que vais reparar que 2 sao melhores que outras 2. Mete as 4 e ficas com um som melhor.
      no sitio onde as fores comprar muitas vezes instalam te isso a custo zero ou a um custo muito reduzido. Assim vais e vens com o serviço feito.

      Comentário


        #4
        Pois, instalar o rádio não deve ser muito difícil, o que me assusta mais são as colunas. Vou comprar na Media Markt e já me disseram que não havia possibilidade de me porem isso. Também não há de ser muito caro alguém por me isso digo eu.
        Mas sim se calhar vou me arrepdender de não comprar já as colunas da frente..

        Comentário


          #5
          se eles nao metem compra noutro lado. tipo norauto..
          eu nao tenho nenhum jeitinho de mãos e aquilo é quase plug and play. a unica coisa que pode nao dar é o radio e as fichas atras.. e se assim for há adptadores para cada marca à venda.

          Comentário


            #6
            Ok, obrigado! vou tentar então.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
              se eles nao metem compra noutro lado. tipo norauto..
              eu nao tenho nenhum jeitinho de mãos e aquilo é quase plug and play. a unica coisa que pode nao dar é o radio e as fichas atras.. e se assim for há adptadores para cada marca à venda.
              Os sony nesse aspeto são irrepreensiveis trazem a ficha.
              O que se passa ás vezes é a marca do carro nem ter investido numa ficha.
              Portanto especulando, quase aposto que se houver problema não vai ser da parte do rádio, mas sim da instalação original da renault, que pode não possuir a ficha adequada standard.
              Nesse caso é arranjar-se um adaptador ou cortar a ficha do carro metendo uma nova correspondente ao standard.

              Comentário


                #8
                Meter colunas de 25€... até tenho medo.

                Se calhar mais vale aguardares mais uns tempos e optares por umas colunas melhorzitas...

                Comentário


                  #9
                  1º - Nunca se deve entregar o serviço de montagem de audio a um mecânico. Os mecânicos entendem de mecânica e raros são os que entendem de sistemas audio... a não ser que se conheça bem algum mecânico que também entenda bem de electricidade e audio. Normalmente um mecânico que mexa no audio de um carro será um curioso e pode fazer asneira. O melhor é entregar o serviço a uma casa especializada em auto-áudio ou uma Norauto ou Roady para quem tem carteiras mais contidas.

                  2º - Muito cuidado com a escolha das colunas. Uma má decisão porque não se sabe o que se está a fazer pode muito bem sair asneira, ficando com pior som do que de origem ou gastar dinheiro em material superior e no final constatar que não surtiu qualquer tipo de melhoria de som. Quando falo em som melhor não é ser som mais alto. É ser um som mais puro, mais limpo e agradável de ouvir a volumes baixos e médios. Se tens uma coluna traseira danificada e só vais trocar as colunas traseiras por causa disso (sem querer aproveitar a deixa e trocar as colunas todas para melhor), a melhor solução é substituir a coluna danificada por uma igual. Se for para aproveitar para melhorar o som, o melhor é substituir não só a coluna traseira estragada por outras igual, como sobretudo investir num bom conjunto de colunas dianteiras! O melhor som e mais equilibrado deverá vir sempre das colunas da frente pois é para a frente que estamos virados e sobretudo tu que conduzes à frente (num qualquer sistema home 4.1, 5.1, 6.1, 7.1 as colunas traseiras tocam sempre mais baixo que as outras propositadamente)! Se fores trocar as colunas traseiras por outras melhores e deixar as da frente como estão, vais arriscar a desequilibrar o som todo! Não faças isso, porque vais ouvir mais e melhor som atrás abafando as da frente e não vais gostar nada! Não é preciso perceber da "poda" para notar que algo ficou mal/piorou. O ouvido dos leigos também não engana. Se é para melhorar, o melhor é trocar também as da frente por um kit de colunas de 2 vias separadas, ou seja, é um conjunto de colunas que cada uma tem o objectivo de reproduzir apenas uma gama de frequências/sons e que é um kit composto por um par de woofers (colunas grandes que reproduzem sons médios), um par de tweeters (colunas muito pequenas que reproduzem sons agudos) e um par de crossovers (aparelhos que fazem a distribuição das frequências a tocar pelas colunas referidas). Por exemplo, marcas como Focal, JBL, Hertz ou até mesmo Pioneer têm algo deste tipo (entrada de gama) minimamente jeitoso e a preços acessíveis (obedecendo sempre ao tamanho que cabe nos locais do carro, claro!). Vais ver que por pouco dinheiro transformas para muito melhor o som do carro (melhor não é mais alto). Na escolha de colunas nunca ligues à potência em Watts (W) porque isso é para inglês ver e chinês vender como pãezinhos quentes, liga mais à potência RMS (não te admires, mas o melhor é considerares potências de RMS baixas porque o amplificador do rádio não vai suportar e vai enviar distorção às colunas e com RMS mais baixos evita distorções de som) e muito mais importante escolhe o máximo de sensibilidade (db) possível. Acima dos 90db é bom, mas o melhor é superior a 92db e com menos RMS para teres um som mais fiel e evitar distorcer o som quando se eleva o volume (vai distorcer sempre a partir de um determinado nível, mas assim evita distorcer cedo demais e evita estoirar com as colunas). Quanto às colunas traseiras, são apenas um complemento de som que nunca devem superar ou sobreporem-se às da frente e por isso não vale a pena arriscar por outras melhores para não correr o risco de fazer asneira. Acho que o melhor a fazer é trocar apenas a coluna traseira danificada por outra igual de fábrica. Só com a adição de um rádio novo com amplificador melhor que o de origem vai fazer com que toquem melhor.

                  Este é um exemplo de um kit de colunas de 2 vias separadas, onde se vê tweeters, woofers e crossovers à parte:


                  Este é um exemplo de colunas de 2 vias, onde se vê os tweeters integrados no meio dos woofers (os crossovers não se vêm pois estão integrados):


                  3º - Os rádios Sony dão para o gasto (não sei qual o modelo que consideras), mas penso que dentro da mesma gama de preços há melhores... não vou muito "à bola" com a Sony em material para automóvel e os entendidos no assunto partilham a mesma opinião... para o que pretendes, ou seja, um auto-rádio com entrada USB bonzinho e barato, eu optaria por um destes da mesma gama de preços:

                  PIONEER MVH-160UI a 49,99€

                  JVC KD-X200E (desconheço o preço, mas não deve fugir muito dos outros)

                  KENWOOD KMM 257 a 49,99€

                  Para além disso, a título de informação, o standard de ligações/fichas são as ligações ISO (ver imagem abaixo). Todos ou quase todos os fabricantes de audio usam nos auto-rádios o standard ISO. O problema é que muitos fabricantes de automóveis fogem ao standard e quando se quer trocar de auto-rádio obriga-nos a montar uma ficha adaptadora/conversora para o standard ISO. Marcas como por exemplo a Ford e a Opel costumam fugir ao standard ISO e possuem fichas proprietárias da marca. Por exemplo, a Fiat usa o standard ISO. Tenho um Punto MK2 que usa fichas ISO e a minha mulher tem um Punto MK1 que usa também fichas ISO (ainda há 15 dias troquei o rádio que foi só ligar as 2 fichas ISO mais a da antena e enfiar o aparelho dentro do local... demorou pouco mais de 30 segundos!).



                  Espero ter ajudado...
                  Ficheiros anexados
                  Editado pela última vez por blindness2005; 04 February 2014, 10:58.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X