Clio IV, Diesel ou não?! - Página 2

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12
A mostrar resultados 31 para 54 de 54
Like Tree11Likes

Título: Clio IV, Diesel ou não?!

Piloto de Rallye petrus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Eu percebi que era por isso. Repara, em novo há uma diferença de tabela de 3500 €. Com 10/12 anos, falamos de 1000/1500€, talvez. A diferença diminui e muito.

Tens toda a razão. O "problema" é que durante esses anos ele já fez poupanças significativas em termos de consumos e do diesel entr 15 e 20 cts menos caro, pelo menos na atualidade.

De qualquer modo, penso que a escolha pelo TCE foi acertada e duvido muito que aguente o carro 10 anos! Quase todas as pessoas que conheço que dizem isso (eu incluido) trocam de carro bem antes! Basta a vida melhorar ou o carro dar chatices ou ficar apaixonado por outro ou...

Piloto Lendário Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    Tens toda a razão. O "problema" é que durante esses anos ele já fez poupanças significativas em termos de consumos e do diesel entr 15 e 20 cts menos caro, pelo menos na atualidade.
    O preço dos combustiveis é algo dificil de discutir dada a imprevisibilidade destas coisas. Como tal, cinjo-me à actualidade para fazer qualquer tipo de abordagem.

Em relação à diferença de consumos entre estes 2 modelos não é muito grande, pelo que é preciso muitos kms para compensar nessa medida. Ma aqui a questão toda são mesmo os 7 kms de cada vez...se fossem 30km, a fazer os kms anuais que diz que faz, poucos aconselhariam o Tce.
    petrus gosta disto.

Piloto de Rallye petrus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    O preço dos combustiveis é algo dificil de discutir dada a imprevisibilidade destas coisas. Como tal, cinjo-me à actualidade para fazer qualquer tipo de abordagem.

Em relação à diferença de consumos entre estes 2 modelos não é muito grande, pelo que é preciso muitos kms para compensar nessa medida. Ma aqui a questão toda são mesmo os 7 kms de cada vez...se fossem 30km, a fazer os kms anuais que diz que faz, poucos aconselhariam o Tce.
    Claro que sim, mas eu tive por base a realidade dos últimos anos, além de que os consumos serão sempre diferentes! Naturalmente que só mesmo a Maia ou o Prof. karamba podem prever o preço do gasóleo e da gasolina daqui a 5 ou 10 anos!!!
    Ecoflex gosta disto.

Piloto de Testes AntonioRibeiro's Avatar
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Segundo sei do Clio IV tce é um carro económico. O dci é um pouco mais económico.

Para quem faz preferencialmente cidade, e atendendo ao preço das duas versões, é preferível o tce. Se for muita estrada e distâncias grandes, então o dci deve ser a escolha.

Como fazes preferencialmente cidade em distâncias curtas é preferível, de longe, o tce. Se fores para o dci tens o problema do FAP que te pode vir a dar dores de cabeça, ou então tens que o ir passear de vez em quando à AE, fazendo, pelo menos 100 km sempre acima das 2000 rpm. (uma vez por semana, pelo menos)

Boa escolha e felicidades.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
    Segundo sei do Clio IV tce é um carro económico. O dci é um pouco mais económico.

Para quem faz preferencialmente cidade, e atendendo ao preço das duas versões, é preferível o tce. Se for muita estrada e distâncias grandes, então o dci deve ser a escolha.

Como fazes preferencialmente cidade em distâncias curtas é preferível, de longe, o tce. Se fores para o dci tens o problema do FAP que te pode vir a dar dores de cabeça, ou então tens que o ir passear de vez em quando à AE, fazendo, pelo menos 100 km sempre acima das 2000 rpm. (uma vez por semana, pelo menos)

Boa escolha e felicidades.
    100 km?
    Parece-me exagerado, 20 ou 30 já serão suficientes...

Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por RodrigoFernandes Ver Post
    100 km?
    Parece-me exagerado, 20 ou 30 já serão suficientes...
    Se só for uma vez por semana, é preferível, à cautela (também depende do quanto ele andar em cidade). Se forem mais vezes basta distâncias menores. Quanto mais vezes menor a distância... mas nunca menos de 30 minutos a mais de 2000 rpm para um filtro bastante cheio.

100 km em AE faz-se num instanteIndo a + de 2000 rpm, isto é a mais de 120 km/h (120/140). E fica com o filtro limpinho
    Última edição por AntonioRibeiro : 07-02-14 às 10:34:23

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

O pessoal exagera como o raio com a história do FAP... o meu diesel faz percursos citadinos, e em alguns fins de semana lá faz mais alguns kms.
    Se alguma vez o apanho a fazer a regeneração, e nessa altura tiver tempo e me der jeito, lá faço mais uma meia dúzia de kms em menos de 10mins para o deixar terminar. Se não me der jeito, azar, faz a regeneração depois. Nunca tive de ir para a AE fazer kms de propósito só porque sim. (aliás, era o que mais faltava um gajo ter de fazer aos 100kms de cada vez, em AE, só para manter o FAP satisfeito)

Em todo o caso, se realmente não pretendes fazer muitos kms, o TCe parece a escolha acertada. Já tem outra agradabilidade de condução que falta a um atmosférico de baixa cilindrada, e que por vezes leva o pessoal a preferir os diesel. Mas conta sempre que irá gastar um pouco mais que o dCi. (mas também o que poupas na compra dá para compensar)
    Última edição por joaopmsantos : 07-02-14 às 10:40:34

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    Claro que sim, mas eu tive por base a realidade dos últimos anos, além de que os consumos serão sempre diferentes! Naturalmente que só mesmo a Maia ou o Prof. karamba podem prever o preço do gasóleo e da gasolina daqui a 5 ou 10 anos!!!
    Tens a certeza disto?
    petrus gosta disto.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
    O pessoal exagera como o raio com a história do FAP... o meu diesel faz percursos citadinos, e em alguns fins de semana lá faz mais alguns kms.
    Se alguma vez o apanho a fazer a regeneração, e nessa altura tiver tempo e me der jeito, lá faço mais uma meia dúzia de kms em menos de 10mins para o deixar terminar. Se não me der jeito, azar, faz a regeneração depois. Nunca tive de ir para a AE fazer kms de propósito só porque sim. (aliás, era o que mais faltava um gajo ter de fazer aos 100kms de cada vez, em AE, só para manter o FAP satisfeito)

Em todo o caso, se realmente não pretendes fazer muitos kms, o TCe parece a escolha acertada. Já tem outra agradabilidade de condução que falta a um atmosférico de baixa cilindrada, e que por vezes leva o pessoal a preferir os diesel. Mas conta sempre que irá gastar um pouco mais que o dCi. (mas também o que poupas na compra dá para compensar)
    Olha que às vezes há exagero, mas noutras não. O teu caso é porreiro, já que te apercebes da regeneração, mas a maioria dos condutores não se apercebe nem tão pouco é fácil de o fazer. E nestes casos é que a porca torce o rabo. Começa-se a abortar regenerações atrás de regenerações e o FAP não se limpa, levando a complicações.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Pois, isso é verdade, passa muito por as pessoas não saberem nem terem forma óbvia de se aperceberem do decorrer do processo. Até eu mesmo por vezes não tenho a certeza e acredito que ao fim de muitas regenerações abortadas o problema comece a pesar.
    Mas também não acho que a melhor forma seja desincentivar e criar um bicho de sete cabeças da coisa. O melhor passa por informar e ajudar as pessoas a conhecer e a saber como lidar com estes mecanismos.
    Ecoflex gosta disto.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Pois, isso é verdade, passa muito por as pessoas não saberem nem terem forma óbvia de se aperceberem do decorrer do processo. Até eu mesmo por vezes não tenho a certeza e acredito que ao fim de muitas regenerações abortadas o problema comece a pesar.
    Mas também não acho que a melhor forma seja desincentivar e criar um bicho de sete cabeças da coisa. O melhor passa por informar e ajudar as pessoas a conhecer e a saber como lidar com estes mecanismos.
    Verdade, verdadinha

Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Tenho que fazer um reparo. Como ando exclusivamente em estrada, nunca tive problemas com o FAP. O carro acaba por fazer, quase sempre, regenerações passivas, que são as mais recomendadas, por serem 'transparentes' neste processo, aproveitando o calor que sai dos cilindros acima de determinada rotação do motor. A regeneração activa já passa por uma injecção extra de combustível no cilindro na fase de exaustão ou escape para aquecer devidamente a mistura. Nalguns carros isto pode ser um problema, pois se a regeneração activa é cortada´desligando o motor, o gasóleo condensa-se ainda dentro do cilindro e escorre para o carter. Isto sucede em alguns carros. É mau, porque vai deteriorar o óleo do carter e fazer subir o nível, podendo o motor desarvorar e ficar destruído.

Também há carros (Ford, penso) que tem um injector extra no FAP para a regeneração activa, evitando a contaminação eventual do óleo.

Por isso é que eu digo que para quem só faz cidade e poucos quilómetros de cada vez, é melhor fazer uma pequena estirada em AE, os tais 100 km (50 para lá e 50 para cá) uma vez por semana, aproveitando a regeneração passiva e evitando mais problemas. Nunca se deve deixar acender a luz avisadora do FAP, pois aí já vai a caminho de ficar obstruído. Se acender uma vez, temos que ver mais ou menos ao fim de quantos quilómetros ela acendeu e tomar os devidos cuidados. Aqui já se tem que acelerar um pouco mais no 'passeio' forçado, até ela apagar. Mas quando apaga, o filtro ainda não está completamente limpo. Devia haver um medidor de partículas no filtro que indicasse a percentagem destas, para tomarmos a tempo as devidas precauções.

Também há quem opte por resolver este problema de maneira radical, retirando o filtro. Mas há que ter o cuidado de o saber desactivar electronicamente, senão é outra dor de cabeça. Eu nunca faria isto. Sou a favor da existência do filtro.

E também digo, se andasse quase exclusivamente em cidade, comprava um carro a gasolina.
    Última edição por AntonioRibeiro : 07-02-14 às 17:16:56

Banido Drifter's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

É normal, sendo a mudança de um FAP algo envolve 3 dígitos na factura, o pessoal exagera porque nao é de todo bom deixar chegar a um ponto que so mudando o FAP é que se resolve problemas.

Para alem dos problemas que podem surgir ao proprio motor com uma má utilizaçao de um Diesel com FAP (contaminaçao do oleo por exemplo).

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
    É normal, sendo a mudança de um FAP algo envolve 3 dígitos na factura, o pessoal exagera porque nao é de todo bom deixar chegar a um ponto que so mudando o FAP é que se resolve problemas.

Para alem dos problemas que podem surgir ao proprio motor com uma má utilizaçao de um Diesel com FAP (contaminaçao do oleo por exemplo).
    3 digitos na melhor das hipoteses...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2013

Por Defeito

Piloto de Kart b3t0's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

boas

A minha grande duvida nao é a regeneração do FAP mas sim como sentir que ele esta a regenerar, existe algum truque?

Acho que o maior problema sem ser o valor de algum problema vindo da FAP é sim saber quando o esta a fazer e deixar o estar a fazer

será que alguem me sabe explicar?

Cumps
    Luis

Banido Drifter's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
    Exacto, a maioria envolve 4 digitos.

Citação Originalmente Colocado por b3t0 Ver Post
    boas

A minha grande duvida nao é a regeneração do FAP mas sim como sentir que ele esta a regenerar, existe algum truque?

Acho que o maior problema sem ser o valor de algum problema vindo da FAP é sim saber quando o esta a fazer e deixar o estar a fazer

Cumps
    Luis
    Depende dos carros.

Nos PSA da para ver porque o desembaciador dos vidros fica ligado, e ha pessoal com isso que consegue lidar um circuito que quando o FAP regenera e liga o desembaciador, o circuito emite uma luz para avisar que o carro esta a regenerar.

Noutros carros, pode-se notar na ventoinha do motor no maximo, o barulho do motor diferente, soluços em baixos regimes, ver-se fumo algo cinzento a sair do escape, etc.

Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por b3t0 Ver Post
    boas

Cumps
    Luis
    Nos VAG, nota-se o motor a trepidar um pouco e ao ralenti as rotações fixam-se em 1000 rpm. Neste caso, é melhor dar uma volta pequena para acabar mais rapidamente a regeneração. Se não for possível é deixar estar ao ralenti, até as rotações baixarem para as 800 rpm, sensivelmente. Não desligar nunca, para não haver o perigo da contaminação do óleo.

Piloto de Rallye REDLINER's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Para esses kilometros anuais, e tipo de utilização, fizeste bem em escolher o TCe

E isto dito por quem 2 carros Diesel DPF! Mesmo eu que faço largos milhares de KM´s anuais, estou a ponderar largar esta moda diesel a médio prazo (2-3 anos).
    Última edição por REDLINER : 07-02-14 às 22:04:25
    A4B5 gosta disto.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Depende dos carros.

Nos PSA da para ver porque o desembaciador dos vidros fica ligado, e ha pessoal com isso que consegue lidar um circuito que quando o FAP regenera e liga o desembaciador, o circuito emite uma luz para avisar que o carro esta a regenerar.

Noutros carros, pode-se notar na ventoinha do motor no maximo, o barulho do motor diferente, soluços em baixos regimes, ver-se fumo algo cinzento a sair do escape, etc.
    Na Astra além disto, também os espelhos laterais aquecem, mas não tenho nenhuma indicação na consola. Só consigo notar mesmo (em andamento) pelo aumento de consumo. Ao ralenti ouve-se bem as ventoinhas, e sente-se no carro.

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Bem ainda bem que vim a este fórum, fiquei a perceber o que é o "Fap" e os problemas que pode dar, tenho um colega de trabalho que comprou um opel corsa á um par de meses a diesel para fazer uma media de 800kl por mês e está a ter problemas com isso, ele nem sabia o que era...Já pus a opção do diesel completamente de parte agora estou a tentar negociar os valores. Alguém me sabe dizer o que pode ser um bom valor para um clio Dynamic S com 0 Klm + jantes especiais,pneu sobresselente, faróis de nevoeiro e volante em couro?Estou a tentar fazer o melhor negócio possível, neste momento está por 13.930 a dar um carro velho para abate...

Piloto de Kart PeterCV's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por filiphdan Ver Post
    Bem ainda bem que vim a este fórum, fiquei a perceber o que é o "Fap" e os problemas que pode dar, tenho um colega de trabalho que comprou um opel corsa á um par de meses a diesel para fazer uma media de 800kl por mês e está a ter problemas com isso, ele nem sabia o que era...Já pus a opção do diesel completamente de parte agora estou a tentar negociar os valores. Alguém me sabe dizer o que pode ser um bom valor para um clio Dynamic S com 0 Klm + jantes especiais,pneu sobresselente, faróis de nevoeiro e volante em couro?Estou a tentar fazer o melhor negócio possível, neste momento está por 13.930 a dar um carro velho para abate...
    Esse valor está bastante razoável, tendo em conta o equipamento. Se esse valor for o "real" já com as despesas todas está alinhado ou talvez um pouco abaixo com os melhores preços que consegui negociar quando comprei a Sportourer (praticamente nas mesmas condições, extras e na entrega de veiculo para abate), embora a versão carrinha seja obviamente um pouco mais cara.
    Última edição por PeterCV : 11-02-14 às 22:40:44

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Pois, também penso que o preço está bom (é o valor real), estou a ponderar escolher a cor branca com as jantes pretas e poupar 400€ ficando ainda mais barato, eu dpois posto ai umas fotos quando a maq. chegar

Piloto de Kart PeterCV's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por filiphdan Ver Post
    Pois, também penso que o preço está bom (é o valor real), estou a ponderar escolher a cor branca com as jantes pretas e poupar 400€ ficando ainda mais barato, eu dpois posto ai umas fotos quando a maq. chegar
    Escolheste bem os os extras. A tua configuração de extras é quase igual à minha só que eu ainda pedi pintura metalizada e os sensores de estacionamento porque a visibilidade atrás na ST não é das melhores. Já vi um clio IV branco com jantes pretas e ficam bem porreiros. Boa sorte com a aquisição e vai dando noticias.

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •