Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clio IV, Diesel ou não?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Clio IV, Diesel ou não?!

    Boas!
    Acabei de me registar neste fórum para pedir a opinião de pessoal que perceba mais do que eu, eu vou trocar o meu clio de 2002 e comprar um novo (de serviço) a minha grande duvida é qual deles escolher se o TCe 90 ou Dci 90, a diferença de preço ronda os 3000/3500€ o que é bastante tendo em conta que no max. eu faço 16000/18000 kl ano.Normalmente faço 30 a 40 kl por dia, 7kl de cada vez (percurso pequeno).
    As minhas maiores duvidas são o consumo do Tce 90, vejo reviews em que falam maravilhas e outras em que nem por isso...Será que consome demasiado em auto-estrada numa media de 130/140 kl/hora?(Apenas irei utilizar o veiculo em auto-estrada um par de vezes por mês)
    O motor tem um bom desempenho em relação ao Dci?
    Já agora aproveito também para perguntar se vale a pena escolher uma cor metalizada ou se o branco(não metalizado) tem a mesma qualidade e durabilidade das outras?(poupa-se 400€!).
    Agradeço desde já a ajuda nesta escolha que não está a ser fácil

    #2
    Renault Clio dCi 90 Vs. TCe 90. Comparativa de consumos en distintos recorridos | Renault Clio. Prueba de 120.000 kilómetros

    Basicamente em espanha em que a diferença da versao diesel para gasolina sao 1650eur, e com gasolina a 1,414 euros e diesel a 1,358 na opiniao deles so compensa diesel a partir de 60.000km.

    Comentário


      #3
      Estás naquela "fronteira" em que a indecisão na escolha do diesel ou do gasolina começa a ser maior.

      Conheço ambos os motores, mas no Clio IV não andei o suficiente com nenhum deles para ter uma ideia mais concreta, nomeadamente em termos de consumo.

      Naturalmente que o gasolina gasta mais um bocado (talvez em média cerca de 1,5 ou 2 litros), mas também vibra menos e é menos ruidoso, além de ter uns bons médios regimes, nomeadamente onde o dci já começa a morrer.

      O dci será melhor aceite um dia mais tarde a vender e dói menos na bomba a abastecer, mas cerca de 3,500 aéreos é muito dinheiro e tem o famigerado filtro de partículas que nem costuma ser problemático no dci, mas...

      Quanto à pintura, se toleras a cor de frigorífico, sempre poupas algo mais e a pintura durará o mesmo, embora seja mais tristonha...

      Se fosse para mim, que faço mais km's, seria o dci de caras. para ti é mais complicado, mas se tens planos para ficar com o carro muitos anos sugiro o diesel... caso contrário avança para o gasolina "sem medos"...

      Comentário


        #4
        Eu tenho um carro com o motor Tce 0.9 cc. Em estrada gasta-me cerca de 4.x-5 l/100 km. Só em cidade é mais e depende muito do trânsito, mas vai lá para os 7.x e mesmo 8.0 l/100 km, segundo os percursos que faço e são muito movimentados e com trânsito lento, por vezes. O dci gasta menos, é verdade, mas tudo depende do que andares e se compensa a diferença de preço.
        Qualquer que escolhas é boa escolha. Felicidades.
        Editado pela última vez por Andrade; 04 February 2014, 15:18.

        Comentário


          #5
          Obrigado pela ajuda a todos, ainda não sei bem o que fazer, o carro vai ser para durar uns 10/12 anos por isso fazendo as contas a longo prazo acaba por compensar , mas vai demorar até chegar lá!Vou tentar ver qual o melhor preço que consigo para o Dci numa tentativa de encurtar a diferença (talvez retirar um extra ou outro...) , a escolha não vai ser nada fácil

          Comentário


            #6
            Vai para o tce !

            Comentário


              #7
              Olá filiphdan, eu tenho uma carrinha clio IV SportTourer Tce 0.9 e até agora só posso dizer bem do motor.
              O meu perfil de utilização do carro é semelhante ao que descreves, e na altura em que adquiri o meu Tce nem sequer pensei no Dci porque fiz as contas e a diferença de preço não se justificava.

              Nunca experimentei um dci, mas pelas comparações que li, as performances são similares ás do Tce, embora cada um ganhe em alguns aspectos relativamente ao outro. A grande vantagem do Dci está nos consumos, mas tendo em conta os km/ano e a utilização predominante em percursos pequenos, acho que o Dci não compensa financeiramente.

              Na minha avaliação do Tce, as performances são bastante boas e motor chega bem para o carro (no meu caso é carrinha), ou seja tem potência suficiente, é bastante suave e , pese a subjectividade, é muito agradável de conduzir. Os consumos do Tce são bastante contidos em estrada sendo fácil conseguir, mesmo sem grandes preocupações, médias bem abaixo de 6L/100 km. Em cidade o consumo, obviamente, sobe mas fica dentro do razoável para um carro a gasolina. Os valores de consumo obtidos pelo Andrade no Dacia Tce (post #4) são parecidos com os meus.

              Em relação à cor, é uma coisa muito subjectiva, eu não escolheria o branco, mas já vi um clio IV branco e acho que fica muito bem.

              Comentário


                #8
                Acho que escolhia o Tce, mas já estás naquele ponto em que tinha de fazer bem as contas.

                Se for para usar na cidade então considerava mesmo melhor o Tce.

                Comentário


                  #9
                  Estas numa situaçao complicada, fazes uns km por ano que compensa Diesel, mas por outro lado dizes que esses km sao repartidos em viagens curtas.

                  Se por um lado, a gasolina vai-te fazer uns consumos maiores (e se falarmos em cidade, 7km de cada vez, nao iram ser nada baixos), por outro lado o Diesel nesses condiçoes o mais certo é teres problemas de FAP.

                  A melhor aposta para ti: GPL, combinas gastos mais baixos por cada 100km, aos menores problemas de um Otto usado em curtas distancias.

                  Salvo erro o Tce nao é de injecçao directa, a nao ser, era meter GPL nisso.

                  Comentário


                    #10
                    A pergunta do OP seria de resposta bem mais fácil se a Renault vendesse o 1.2 TCe em Portugal com uma caixa manual...

                    Contudo, nestas condições, eu arriscaria no 1.5 DCi.
                    Os quilómetros acabarão por se ir acumulando, especialmente ao longo dos 10/12 anos, pelo que, mesmo que haja problemas com a FAP, a economia talvez compense o gasto, e a Renault não é das mais caras no pós-venda.
                    O problema de turbo partido também se pode agora manifestar no 0.9.
                    Este bloco 1.5 tem sido refinado e melhorado ao longo de muitos anos, esta variante de 90cv é mesmo a mais recente e evoluída de todas, e o valor de binário assegura uma maior agradabilidade de condução e recuperações mais céleres.
                    Daqui a poucos anos um carro a gasolina de baixa cilindrada, especialmente de marca generalista, já perdeu imenso valor, ao contrário do diesel.

                    Conclusão, aconselho o 1.5 DCI.
                    Editado pela última vez por blastop; 04 February 2014, 18:40.

                    Comentário


                      #11
                      filiphdan, em ferramentas do tópico tens a opção Fazer Inquérito!
                      Usa-a!

                      Comentário


                        #12
                        3000/3500€ dá para quantos litros de gasolina? :P

                        Comentário


                          #13
                          Já conduzi um Clio IV tce. Gostei. Não posso dizer quanto gasta, pois não era o meu carro. Está bem concebido e o motor é despachado.

                          Comentário


                            #14
                            Ando com uma Kangoo dCi de 90, tem um motor engraçado e tal, mas depois das 3000RPM perde a pouca piada que tem.

                            Tem 45 mil km, ja deu problemas de injectores (cobertos pela garantia), faz trajectos 50% urbanos e 50% AE e de vez em quando la estou eu sentadinho dentro do carro aos 15 a 20 minutos a espera que ele faça o "xixizinho" dele ( regeneraçao FAP).

                            Ja fui forçado a interromper a regeneraçao por 3 a 4 vezes, ate agora nao se queixou, mas nota se que o barulho do carro ficou diferente depois da ultima regeneraçao interrompida

                            Apesar de dizerem que é das FAP menos problematicas, para quem faz pequenos trajectos e alguma cidade, nao aconselho um diesel com estas caracteristicas.

                            Se pensarmos no consumos e valores de retoma...... ai era preferivel o diesel....

                            Complicado a tua decisao. Pond€ra bem os gastos e os inventuais gastos se ele tiver problemas com a FAP e decide te por ai.



                            p.s. Para mim diesel, so justifica o investimento extra apartir dos 30mil kms anuais

                            Comentário


                              #15
                              É verdade. Tinha-me esquecido do filtro de partículas. Se é para a cidade, ou usar mais em cidade, escolha o tce, que até é mais barato.
                              Editado pela última vez por Riscado; 04 February 2014, 20:48.

                              Comentário


                                #16
                                Compra Diesel apesar de achar o carro caro gosto muito dele. Parece de um segmento acima!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                  filiphdan, em ferramentas do tópico tens a opção Fazer Inquérito!
                                  Usa-a!
                                  Não encontrei, acho que essa opção não me aparece aqui...
                                  Após mtas contas com a calculadora acabei por ver que só a partir dos 8 anos é que começava a tapar o buraco deixado pelos euros a mais na versão Dci dai que vou mesmo optar pelo Tce, acho que desta é de vez vou ver se dou o sinal para o clio assim não preciso de me enterrar financeiramente para comprar um carro novo, já fica bem mais dentro do orçamento!
                                  Agora só tenho de pensar nos extras, cor e afins
                                  Obrigado pessoal!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                    ....
                                    p.s. Para mim diesel, so justifica o investimento extra apartir dos 30mil kms anuais
                                    Cada caso é um caso, e deve ser analisado. Por exemplo se pensares num serie 1 entre o 114d e o 114i a diferença de preço é inferior a 1000 euros em 40 ou 50 mil km tá paga a diferença.

                                    Neste caso com a diferença nos 3000 ou 3500 euros, precisa de cerca de 250 kkm a pagar a diferença, pelo que acho que neste caso não faz muito sentido a não ser que ou não se goste da condução deste pequeno Tce ou que se pense vender o carro passado pouco tempo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                      Estas numa situaçao complicada, fazes uns km por ano que compensa Diesel, mas por outro lado dizes que esses km sao repartidos em viagens curtas.

                                      Se por um lado, a gasolina vai-te fazer uns consumos maiores (e se falarmos em cidade, 7km de cada vez, nao iram ser nada baixos), por outro lado o Diesel nesses condiçoes o mais certo é teres problemas de FAP.

                                      A melhor aposta para ti: GPL, combinas gastos mais baixos por cada 100km, aos menores problemas de um Otto usado em curtas distancias.

                                      Salvo erro o Tce nao é de injecçao directa, a nao ser, era meter GPL nisso.
                                      É um pouco isto. A 7 kms de cada vez, eu nunca me metia num diesel com FAP. Ou a gasolina, ou a gasolina/GPL ou hibrido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Gasolina.
                                        A meu ver primeiro porque fazes poucos Km's por ano, depois são percursos curtos um carro a gasolina aquece muito mais rápido e exige muito menos da bateria logo aqui estas a poupar a longo prazo o motor, depois esse motor faz (dizem) excelentes consumos a diferença do Diesel para a Gasolina anda nos 20 centimos e a tendencia vai ser para se equilibrarem...
                                        Na tua situação acho que o Diesel só ia compensar numa futura venda da viatura, onde naturalmente iria valer ligeiramente mais do que se fosse a gasolina.
                                        Eu compraria a gasolina.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se o carro é para manter por vários anos acho que o DCI é uma escolha mais sensata. Sei de vários casos em que os TCe derem problemas, injecção principalmente,

                                          E prepara-te pois já vi muitos Clios IV a levarem travões com menos de 10.000km.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Na minha opinião e apesar da diferencça de preço, se for possível, vai para o Diesel mesmo que não andes muito.

                                            Se de vez em quando fizeres um passeio em auto-estrada, já não tens problemas com a FAP.

                                            Acabas por gastar sempre menos dinheiro em combustível durante o tempo que o tens.

                                            E mais: A uma coisa que as pessoas não se lembram: É mais caro na hora de comprar mas na hora de vender sempre vale mais alguma coisa do que o mesmo carro na versão a gasolina. E digo ainda que se na hora de o vender ele estiver estimado acabam sempre por valoriza-lo um pouco mais. Falo por experiência própria .

                                            Cumprimentos,
                                            Editado pela última vez por opelmira; 05 February 2014, 10:03.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                              Se o carro é para manter por vários anos acho que o DCI é uma escolha mais sensata. Sei de vários casos em que os TCe derem problemas, injecção principalmente,

                                              E prepara-te pois já vi muitos Clios IV a levarem travões com menos de 10.000km.
                                              Originalmente Colocado por opelmira Ver Post
                                              Na minha opinião e apesar da diferencça de preço, se for possível, vai para o Diesel mesmo que não andes muito.

                                              Se de vez em quando fizeres um passeio em auto-estrada, já não tens problemas com a FAP.

                                              Acabas por gastar sempre menos dinheiro em combustível durante o tempo que o tens.

                                              E mais: A uma coisa que as pessoas não se lembram: É mais caro na hora de comprar mas na hora de vender sempre vale mais alguma coisa do que o mesmo carro na versão a gasolina. E digo ainda que se na hora de o vender ele estiver estimado acabam sempre por valoriza-lo um pouco mais. Falo por experiência própria .

                                              Cumprimentos,
                                              O valor de retoma não será muito diferente ao fim de 10/12 anos. Além do mais 7 kms de cada vez estraga qualquer motor. O diesel é mais oneroso de reparar em caso de avaria. Eu nem hesitava e a única certeza que teria era que diesel estaria fora de questão. Não se ponham a olhar só para a hora de abastecer...

                                              P.S. Os problemas de juventude podem e devem ser resolvidos em garantia. É chato, mas é um mal menor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por filiphdan Ver Post
                                                Não encontrei, acho que essa opção não me aparece aqui...
                                                Após mtas contas com a calculadora acabei por ver que só a partir dos 8 anos é que começava a tapar o buraco deixado pelos euros a mais na versão Dci dai que vou mesmo optar pelo Tce, acho que desta é de vez vou ver se dou o sinal para o clio assim não preciso de me enterrar financeiramente para comprar um carro novo, já fica bem mais dentro do orçamento!
                                                Agora só tenho de pensar nos extras, cor e afins
                                                Obrigado pessoal!

                                                Do ponto de vista económico, julgo que essa é a decisão correcta. Para os km/ano referidos e predominância de percursos curtos o Tce faz mais sentido.

                                                Uma coisa que ainda não foi referida é que o Tce graças à baixa cilindrada/emissões fica no escalão mínimo do Imposto único de Circulação (IUC) ,enquanto os veículos diesel pagam mais IUC e andam na mira para continuar a ser agravados nos próximos anos... eu além do Tce também tenho um diesel cá em casa e este ano já senti no bolso a pancada.

                                                Se me permites um conselho , um dos extras que vale a pena no Clio IV (independentemente de ser o Tce ou Dci) e não é muito caro, é o volante em pele que é incomparavelmente melhor ao tacto, e deve aguentar melhor os anos que o volante "esponjoso" que vem de série.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acabaste por fazer a melhor escolha. Eu também hesitei entre o tce e o dci, mas depois de fazer as contas, e tendo em conta os percursos, decidi pelo tce. Antes tinha um clio diesel, mas andava muito mais que hoje.
                                                  Não te esqueças de postar o DB. Felicidades.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PeterCV Ver Post
                                                    Do ponto de vista económico, julgo que essa é a decisão correcta. Para os km/ano referidos e predominância de percursos curtos o Tce faz mais sentido.

                                                    Uma coisa que ainda não foi referida é que o Tce graças à baixa cilindrada/emissões fica no escalão mínimo do Imposto único de Circulação (IUC) ,enquanto os veículos diesel pagam mais IUC e andam na mira para continuar a ser agravados nos próximos anos... eu além do Tce também tenho um diesel cá em casa e este ano já senti no bolso a pancada.

                                                    Se me permites um conselho , um dos extras que vale a pena no Clio IV (independentemente de ser o Tce ou Dci) e não é muito caro, é o volante em pele que é incomparavelmente melhor ao tacto, e deve aguentar melhor os anos que o volante "esponjoso" que vem de série.
                                                    É verdade, o meu antigo Clio tinha um desses volantes de mousse ou esponja e estragou-se por completo, de preto passou a castanho claro e escamado.
                                                    O Dacia também tem o tal volante esponjoso de série. Quando o encomendei, o carro já estava fabricado e tinha que esperar 3 ou mais meses por um carro com opcionais e precisava do carro. Volante de pele no Dacia é uma opção que vem com a do cruise control. Foi pena, pois ainda pedi vários extras, mas já não podia ser. Vou ver se os posso adquirir com o tempo.
                                                    Editado pela última vez por Andrade; 05 February 2014, 16:59.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      O valor de retoma não será muito diferente ao fim de 10/12 anos. Além do mais 7 kms de cada vez estraga qualquer motor. O diesel é mais oneroso de reparar em caso de avaria. Eu nem hesitava e a única certeza que teria era que diesel estaria fora de questão. Não se ponham a olhar só para a hora de abastecer...

                                                      P.S. Os problemas de juventude podem e devem ser resolvidos em garantia. É chato, mas é um mal menor.
                                                      Concordo em parte. O valor de retoma, quer se queira quer não, será sempre mais favorável ao DCI, a menos que a mentalidade do português em relação ao diesel mude nos próximos anos - o que duvido muito!

                                                      Só não recomendei o TCe por achar que o DCI é mais durável a longo prazo, porque até nem gosto de carros a Diesel e muito menos gosto de os recomendar, excepto quando são reunidas as condições que justifiquem a sua aquisição. No caso dele, poderá nem ser a melhor opção ir para o DCI, tendo em conta os trajectos que serão praticados. Mas o que me deixa um pouco de pé atrás é a fiabilidade do TCe 90, que não me parece ser superior ao DCI.

                                                      De qualquer das formas e sendo que já conduzi ambos por diversas vezes, posso dizer que tanto o TCe como o DCI são carros agradáveis de conduzir e com boa resposta no pedal. Qualquer um dos dois, pelo menos em termos de potência não deverá desiludir.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                                        Concordo em parte. O valor de retoma, quer se queira quer não, será sempre mais favorável ao DCI, a menos que a mentalidade do português em relação ao diesel mude nos próximos anos - o que duvido muito!

                                                        Só não recomendei o TCe por achar que o DCI é mais durável a longo prazo, porque até nem gosto de carros a Diesel e muito menos gosto de os recomendar, excepto quando são reunidas as condições que justifiquem a sua aquisição. No caso dele, poderá nem ser a melhor opção ir para o DCI, tendo em conta os trajectos que serão praticados. Mas o que me deixa um pouco de pé atrás é a fiabilidade do TCe 90, que não me parece ser superior ao DCI.

                                                        De qualquer das formas e sendo que já conduzi ambos por diversas vezes, posso dizer que tanto o TCe como o DCI são carros agradáveis de conduzir e com boa resposta no pedal. Qualquer um dos dois, pelo menos em termos de potência não deverá desiludir.
                                                        Em relação ao "concordo em parte", acho que concordamos em tudo. Se reparares eu disse que a diferença fica esbatida ao fim de 10/12 anos. Esbatida em relação à diferença de preços inicial. Claro que o dci vai valer mais, se não mudar nada em Portugal.

                                                        Em relação à fiabilidade do Tce, ainda é cedo para dizer, é uma incógnita neste momento (o que é um desvantagem, é certo). Pode ser boa ou má e veremos daqui a uns anos.

                                                        De facto os 7 kms de cada vez é que me tiram completamente a ideia de comprar um diesel...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O "concordo em parte" foi mais pela referência que fizeste em que numa eventual retoma os valores não oscilariam muito um do outro, apenas isso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                                            O "concordo em parte" foi mais pela referência que fizeste em que numa eventual retoma os valores não oscilariam muito um do outro, apenas isso.
                                                            Eu percebi que era por isso. Repara, em novo há uma diferença de tabela de 3500 €. Com 10/12 anos, falamos de 1000/1500€, talvez. A diferença diminui e muito.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X