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    Novo IA - notícia do Expresso

    Boas! Alguém leu a notícia do Expresso desta semana sobre a aprovação ainda este ano do novo IA? Quais são os pormenores?

    in Expresso online:

    ECONOMIA
    Novo IA este ano

    O Governo vai apresentar em breve a reforma do Imposto Automóvel

    ATÉ ao final do ano, o Governo quer concluir e aprovar a reforma do Imposto Automóvel (IA), apurou o EXPRESSO junto de fonte do Ministério das Finanças. O grupo de trabalho, presidido por Luís Laço, director das alfândegas, está a trabalhar em contra-relógio. A proposta terá que estar pronta em breve para haver tempo de passar por vários crivos - secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Amaral Tomás, conselho de ministros e Assembleia da República.

    Cumprimentos.

    #2
    Só devem mudar as moscas...

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por cpmonteiro

      Só devem mudar as moscas...
      nao.. desta vez é mais profundo.. trocam o balde tambem..

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por polo_TDI

        Boas! Alguém leu a notícia do Expresso desta semana sobre a aprovação ainda este ano do novo IA? Quais são os pormenores?

        in Expresso:

        ECONOMIA
        Novo IA este ano

        O Governo vai apresentar em breve a reforma do Imposto Automóvel

        ATÉ ao final do ano, o Governo quer concluir e aprovar a reforma do Imposto Automóvel (IA), apurou o EXPRESSO junto de fonte do Ministério das Finanças. O grupo de trabalho, presidido por Luís Laço, director das alfândegas, está a trabalhar em contra-relógio. A proposta terá que estar pronta em breve para haver tempo de passar por vários crivos - secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Amaral Tomás, conselho de ministros e Assembleia da República.

        Cumprimentos.
        Estranho. Director das alfândegas !!!

        Será que vão taxar (ainda) mais os importados?

        Comentário


          #5
          Acredito que mude a formula de cálculo... e no fim acabemos a pagar mais claro

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            #6
            deleted

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              #7
              citação:Originalmente colocada por pc

              citação:Originalmente colocada por polo_TDI

              Boas! Alguém leu a notícia do Expresso desta semana sobre a aprovação ainda este ano do novo IA? Quais são os pormenores?

              in Expresso:

              ECONOMIA
              Novo IA este ano

              O Governo vai apresentar em breve a reforma do Imposto Automóvel

              ATÉ ao final do ano, o Governo quer concluir e aprovar a reforma do Imposto Automóvel (IA), apurou o EXPRESSO junto de fonte do Ministério das Finanças. O grupo de trabalho, presidido por Luís Laço, director das alfândegas, está a trabalhar em contra-relógio. A proposta terá que estar pronta em breve para haver tempo de passar por vários crivos - secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Amaral Tomás, conselho de ministros e Assembleia da República.

              Cumprimentos.
              Estranho. Director das alfândegas !!!

              Será que vão taxar (ainda) mais os importados?
              Deve ser p isso, de modo a se venderem mais carros nacionais e diminuir a enorme crise do sector...
              Enfim, cá esperamos para ver...

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Trqster

                citação:Originalmente colocada por pc

                citação:Originalmente colocada por polo_TDI

                Boas! Alguém leu a notícia do Expresso desta semana sobre a aprovação ainda este ano do novo IA? Quais são os pormenores?

                in Expresso:

                ECONOMIA
                Novo IA este ano

                O Governo vai apresentar em breve a reforma do Imposto Automóvel

                ATÉ ao final do ano, o Governo quer concluir e aprovar a reforma do Imposto Automóvel (IA), apurou o EXPRESSO junto de fonte do Ministério das Finanças. O grupo de trabalho, presidido por Luís Laço, director das alfândegas, está a trabalhar em contra-relógio. A proposta terá que estar pronta em breve para haver tempo de passar por vários crivos - secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Amaral Tomás, conselho de ministros e Assembleia da República.

                Cumprimentos.
                Estranho. Director das alfândegas !!!

                Será que vão taxar (ainda) mais os importados?
                Deve ser p isso, de modo a se venderem mais carros nacionais e diminuir a enorme crise do sector...
                Enfim, cá esperamos para ver...
                Se for assim, lá voltaremos todos para o segmento A e B... [8)]

                Comentário


                  #9
                  Já tive a oportunidade de ler a noticia completa no expresso.

                  Por um lado existe esse contra-relógio, por outro, dizem que até ao fim do ano o assunto vai ser debatido no parlamento europeu, que pretende que todos os estados membros adoptem a mesma carga de impostos nos automóveis.

                  Fiquei sem perceber, se o assunto vai ganhar uma relevância europeia, a necessidade desta comissão, e a necessidade de apresentar trabalho [8)]
                  Até porque se houver consenso a nível europeu, o trabalho desta comissão vai directo para o lixo, penso eu.

                  Comentário


                    #10
                    Socrates e o Governo já provaram ter coragem e vontade de introduzir grandes reformas na administração pública: o IA não pode escapar ileso! Espero que avance, mas sobretudo que seja feita uma reforma sensata!

                    Comentário


                      #11
                      MrAnderson,

                      Não são dados os traços gerais da reforma? Qual o tipo de imposto, p. ex. pagamento na compra + circulação?

                      Cumprimentos

                      Comentário


                        #12
                        o que está em análise pela comissão europeia é uma uniformização do modelo alemão: nenhum imposto especial (de matricula) no momento da compra, toda a carga fiscal no imposto de circulação (um automóvel de segmento D na alemanha paga perto de €2.000/ano de imposto de circulação).
                        só que o estado português tem-se marimbado para as recomendações da UE quanto à tributação automóvel, pelo que não admira que continue.

                        todavia, não duvido que vá introduzir-se uma reforma, também nesta questão do IA, mas é preciso levar em conta duas questões muito importantes:

                        1.o governo não vai abdicar de receita do IA, tanto mais que sobre ela incide receita de IVA. portanto, ninguem vai pagar menos coisa nenhuma. quando muito, paga em prestações, cada ano, no imposto de circulação.

                        2. é um quebra-cabeças passar de um sistema em que se paga o imposto todo na compra para um
                        sistema de "prestações anuais", sem perder receita nos primeiros anos.

                        Comentário


                          #13
                          Há uma coisa q acho q não tem qq lógica. É os usados importados pagaram uma percentagem menor de IA qto mais velhos forem. Não percebo onde está a lógica? Poluem menos. Desgastam menos as estradas? Estão em melhores condições de circulação q os novos? Enfim não percebo.

                          Por outro lado à um perigo nestas noticias. É o de diminuirem as vendas de forma significativa. Se transparecer q a carga fiscal vai diminuir há mta a gente a adiar a compra. Claro q o oposto tb pode acontecer!

                          Comentário


                            #14
                            isto devia de ser assim... cada 1 devia comprar o carro onde queria... n estamos num mercado de livre circulação de pessoas e bens? os carros não são 1 bem? tou-me borrifando pa economia nacional! quero é ter bom a um preço + baixo!

                            audi a4 2.0tdi 140cv:

                            alemanha:30.670,00
                            portugal:42.269,00
                            =12000€ de diferença! dá bem para pagar a estadia e combustiveis!


                            corolla 1.4d4d sol
                            alemanha:19.350,00
                            portugal:23.754,39
                            + de 4000€ de diferença! continua a compensar

                            vamos subir a fasquia dentro da toyota
                            avensis sw 2.2 180cv sol:
                            alemanha:29.400,00
                            portugal:42.150,00
                            quase 13000€ de diferença!

                            se podemos trazer caramelos de espanha, massas, chocolates... tudo de espanha ou de qualquer outro pais da UE pq é que n podemos trazer 1 simples carro? contrabando, n?

                            n trago 5000 carros! trago 1!

                            FDP do estado! n pensa...


                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por polo_TDI

                              MrAnderson,

                              Não são dados os traços gerais da reforma? Qual o tipo de imposto, p. ex. pagamento na compra + circulação?

                              Cumprimentos
                              Vê por ti próprio:

                              http://img156.imageshack.us/my.php?image=iafv0.jpg

                              ;)

                              Comentário


                                #16
                                enquanto ninguém lutar com o estado nos tribunais europeus, a palhaçada continua!!!

                                o problema é que com a revisão do IA, concerteza o estado vai querer ajustar o mesmo de modo a começar a compensar algumas perdas com o IA sobre usados importados de paises da UE, ou seja vai acabar a ultima chance dos portugueses terem acesso a bons carros a preços apeteciveis, voltando o sistema a ser dominado pela industria de comercio auto em portugal, que durante os seus tempos de dominio nada fez para o bem do consumidor, agindo como ditadores,ultimamente queixam-se do imposto transmitindo a imagem que o consumidor está a ser lesado, mas queixam-se apenas pq nao vendem nem conseguem a hegemonia que tinham na era pré-importação de usados!!!!

                                se realmente se verificar esse aumento vai-se assistir a uma compra desenfreada de veiculos na alemanha, seguindo-se os tradicionais estratagemas de registos em espanha para compra de carros nesse mesmo país, pois o portugues já se habituou ao AUDI, BMW e não vai querer voltar ao CLIO!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Espero bem é que com essas revisões, quem pagou o IA original não venha a paga-lo novamente como imposto de circulação.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por GJP
                                    se podemos trazer caramelos de espanha, massas, chocolates... tudo de espanha ou de qualquer outro pais da UE pq é que n podemos trazer 1 simples carro? contrabando, n?
                                    tu podes trazer carros de onde quiseres. mas para poderes andar com ele na estrada, precisas de matricula... e, consequentemente, de pagar IA para teres matrícula.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um ponto importante que li na noticia do expresso era que um dos requisitos para a nova formula do IA... é nada mais nada menos... que manter a receita inalterada. Portanto é tirar de um lado e por noutro, vamos lá ver quem é que se lixa desta vez, gasolina ou gasoleo, altas cc ou baixas cc ou se simplesmente fica tudo igual e em vez de tributarem o IVA duas vezes, simplesmente alteram a formula de calculo para dar o mesmo valor só com uma tributação de IVA.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não vão eles mexer e colocar um imposto como em Singapura: 175% (!!!) sobre o preço base da viatura para não incentivar à compra de automóvel pessoal.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Com este figurino fiscal, a entrar em vigor em 2007, a compra inicial do carro será mais barata. Mas não haja ilusões: a carga fiscal é para manter. Um grupo de trabalho, recentemente nomeado pelo ministro das Finanças para reformular o IA, já tem as directrizes de actuação financeiras descritas. Diz o despacho de nomeação que a comissão "terá de assegurar o nível de receitas fiscais actualmente geradas a partir do IA, da incidência do IVA sobre o IA, bem como o IMV". Isto significa que a carga fiscal ao longo da vida do automóvel aumentará.

                                          Em ciclo de crise orçamental, o Governo não pode abrir mão de receitas fiscais. Em 2005, a fiscalidade automóvel rendeu aos cofres fiscais 6,9 mil milhões de euros, 23% da receita tributária. Qualquer desagravamento no IA implicaria uma baixa na receita do IVA, também aplicado nas compras de carros novos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Socrates e o Governo já provaram ter coragem e vontade de introduzir grandes reformas na administração pública: o IA não pode escapar ileso! Espero que avance, mas sobretudo que seja feita uma reforma sensata!
                                            vontade e coragem não é sinonimo de mudanças...

                                            se só assim fosse, as despesa do esado não tinha aumnetado o que aumentou, entre outras coisas...

                                            como não acredito que o consumidor seja beneficiado...

                                            chego á conclusão de que vamos ser enrabu por uma piroka de outro aspecto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              e como ficam os combustiveis????

                                              Bolas, ia por o carro a GPL agora ja n sei se hei-de esperar

                                              Comentário


                                                #24
                                                Em minha opinião o imposto pago através de um imposto de circulação (bem) mais alto é muito perigoso num país como Portugal.

                                                Estou a ver muita gente a ir comprar grandes carros porque estão mais baratos e depois, quando vierem 2000 ou 3000 euros para pagar no fim do ano, não os têm para pagar.

                                                Julgo que os carros anteriores a isto irão pagam um IC normal pois já pagaram o IA.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas. Bem já estou a ver tudo, a receita é para manter, é só manobra para inglês ver, no fundo ainda somos é capaz de ficar pior.
                                                  Portugal ao melhor nivél como sempre, nas proximas eleições esquçam o meu voto, xulos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    quer dizer que agora os bancos não vão emprestar também o montante referente aos impostos?? e que nós depois pagamos em 150 prestações???

                                                    quer dizer que tenho de fazer um crédito pessoal por ano para pagar o imposto de circulação???

                                                    uaiiiii....eheheh

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por artium

                                                      quer dizer que agora os bancos não vão emprestar também o montante referente aos impostos?? e que nós depois pagamos em 150 prestações???

                                                      quer dizer que tenho de fazer um crédito pessoal por ano para pagar o imposto de circulação???

                                                      uaiiiii....eheheh

                                                      Se for como eles estão a dizer: SIM!
                                                      É que nós somos um dos povos mais consumistas da Europa e não dvido que se um série 3 passa-seacustar menos 10.000€ muita gente(sem dinheiro) o compraria e depois quando viesse a cartinha com os 2500€ anuais... ARGHHHHHH

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        esse modelo para mim também é uma estupidez. O principio do utilizador/pagador devia-se aplicar e os impostos passavam todos para os combustiveis. Não acho justo que o meu vizinho que só precisa do carro ao fds para passear os filhos e nas férias pague o mesmo que eu, que faço 30000kms/ano.

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                                                          #29
                                                          O Estado vai acabar por abolir o IA na compra e ir 100% para imposto de circulação quando for obrigado pelos alemães e franceses, que estão mortos por colocar os usados deles na subdesenvolvida Lusitânia. Nessa altura, basta a UE aprovar uma directiva a proibir a cobrança de imposto de matrícula nos usados que já foram matriculados noutro estado para não ser mais viável a cobrança de IA por aqui. Já faltou muito mais para esse dia chegar, mas até lá o governo vai tentar 1001 golpes para segurar a receita choruda do IA. Uma coisa é certa: o imposto na compra vai ser sempre a baixar. Por isso, oh: não deixes para hoje o que podes comprar amanhã...

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por gianni

                                                            Há uma coisa q acho q não tem qq lógica. É os usados importados pagaram uma percentagem menor de IA qto mais velhos forem. Não percebo onde está a lógica? Poluem menos. Desgastam menos as estradas? Estão em melhores condições de circulação q os novos? Enfim não percebo.

                                                            Por outro lado à um perigo nestas noticias. É o de diminuirem as vendas de forma significativa. Se transparecer q a carga fiscal vai diminuir há mta a gente a adiar a compra. Claro q o oposto tb pode acontecer!
                                                            Claro que tem lógica! Os usados têm uma esperança de vida útil inferior à dos novos. Ora, o IA é, no fundo, um imposto de circulação cobrado à cabeça, de uma só vez. E se o usado vai circular menos anos do que circularia um novo, é natural que pague menos imposto.

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