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Esclarecimento de dúvidas sobre possível troca de carro e\ou colocar GPL num A3

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    Esclarecimento de dúvidas sobre possível troca de carro e\ou colocar GPL num A3

    Boa noite a todos. Sendo este o meu primeiro post, aproveito para me apresentar (olá! lol) e esclarecer que não sei se estou a fazer esta pergunta no forum correcto. Se assim não for, peço desculpa e pedia que alguém me redireccionasse até ao tópico correcto.

    Gostaria portanto de obter a vossa ajuda nesta minha questão. Tenho um Audi A3 1.6 (gasolina) que me leva à falência constantemente. É um carro espectacular, muito ágil e seguro, com bons comportamentos na estrada. Comprei-o em segunda mão em 2010 com apenas 90 mil km sempre revisto na marca e nunca tive problemas de maior. Acontece que o carro bebe muito, sobretudo porque faço muita cidade. Mas só agora, que por motivos profissionais passei a usar o carro diariamente é que começo a reparar no bicho que aquilo é. Já o "apanhei" a fazer 14-17 aos 100. Ao preço da gasolina, dá para perceber que estes valores são incomportáveis. Já me disseram que ele deverá estar com um qualquer problema que o faz beber mais, mas seja como for, não tenho dinheiro para reparar um problema desses.

    Ando, portanto, a pensar em trocar de carro. Ando de olho num carro barato (por volta dos 2000 no máximo) que seja de baixa manutenção, económico e que também não seja propriamente um vira-latas. Comecei a pensar em bons carros para fazer muita cidade (e ocasionalmente alguma auto-estrada) e estudei os vários modelos que via mais por ai. Lembrei-me dos taxistas. Quem melhor do que eles para conhecerem um carro fiável barato e que gastasse pouco? Assim, ando com ideias em comprar um mercedes (um 190d) ou coisa parecida. Dizem-me que é uma aposta segura.

    No entanto, e porque gosto mesmo muito deste carro que agora tenho e porque já o conheço bem, também gostaria de tentar tirar outro proveito dele e não o vender, até porque não me vão dar grande coisa por ele agora. Pensei no GPL. Após alguma pesquisa, descobri que só os modelos anteriores ao meu (até 1999\2000) é que dão para transformar, e o meu modelo não. Gostaria de saber se isto é verdade. Que grande falta de sorte.
    Pronto. Basicamente este é o meu dilema. Meter GPL no meu A3 (se for possível) ou comprar um Merc mais antigo mas que dure "a vida toda". Qual a vossa opinião?

    Melhores cumprimentos a todos,

    Sérgio

    #2
    Sinceramente, acho que deves colocar o carro num mecânico que veja qual é o problema dele, que esse carro, mesmo em cidade, não gasta mais de 10 e já é preciso apanhar muito trânsito para atingir tal número.

    Depois disto, logo vês o que queres fazer. Pelo que sei, não há qualquer problema em colocar esse carro a GPL, sendo que esse motor até costuma dar-se bem com a transformação.

    Quanto ao 190D...esquece isso, tens um carro fixe. O que precisas é colocá-lo como deve de ser, que dura mais umas centenas de milhar de kms.

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      #3
      Obrigado pela tua resposta Ecoflex. Também ando espantado com estes números. Ele foi bebendo cada vez mais de há uns tempos para cá desde que começou a dar uns problemas num sensor da roda. A roda da frente direita travava do nada. Disseram-me que era do ESP. Fui com ele à garagem e descobrimos que o problema era do sensor, e nao da roda. O sensor "diz" à roda que está a derrapar (e daí travar) mas o sensor é que anda marado. Como me disseram que não valia a pena substituir pois ficava muito caro, não fiz nada. Ele depois começou a acender outra luz, a que indica problemas a nivel electrónico. O carro tremia todo e não passava dos 80km\h. Eu, casmurro como sou, também não fui com ele a lado nenhum e ele deve ter percebido que a birra não lhe ia servir de nada, porque acabou por arranjar-se sozinho lol. Depois de o esticar um bocado na AE nunca mais acendeu luz nenhuma, deixou de tremer e anda a beber um bocadinho menos, mas mesmo assim muito mais do que o normal. Não faço ideia do que seja realmente e tenho medo que o preço do arranjo dê para pagar outro e esquecer este, mas o que queria mesmo era ficar com este... Tens a certeza que este modelo dá para transformar? Quanto ficaria a beber em média, com o GPL?

      Obrigado.

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        #4
        O meu A3 é de 2001, caso seja importante referir.

        Comentário


          #5
          Nessa altura era de injecção multiponto que é completamente compatível com gpl.

          mete gás nisso.

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            #6
            O preço do kit depende do instalador, mas, regra geral, anda pelos 1400-1600€. Antes terás que arranjar o carro, como é óbvio...Consumos depende, mas é sensato pensar que possa gastar mais 2 L que a gasolina. Portanto pela normalidade, se gastasse 10, poderia vir a gastar 12 (falamos de percurso de cidade). Ora 12L a 0.80€ é bem mais agradável que 10L a 1.55€.

            Terás que ver se te compensa colocar a GPL. Quantos kms fazes por ano?

            Comentário


              #7
              O GPL está quase a passar a barreira dos 90 cêntimos agora. Será que compensa em relação a um carro diesel? Compensa sempre qualquer coisinha, mas se a tendência for de subidas como as últimas no GPL, quantos anos durará esta vantagem? (Eu sei que esta pergunta é um bocado abstracta mas eu é que não sei mesmo...) Com o preço de instalação + o preço de reparação destes problemas todos, não compensaria mais largar este e ir buscar outro de manutenção mais barata? Eu preferia ficar com este claro mas preciso de ser extremamente prático nesta situação porque na minha vida profissional, menos gastos com a viatura significa mais lucro no meu negócio ao final do mês.

              Faço poucos, mas sempre em cidade. Devo fazer uns 15 mil ou menos. Só nao faço mais porque anda a beber que se farta, portanto depreende-se que com um combustível mais barato, fosse fazer muitos mais...

              Não sei, estou confuso

              Comentário


                #8
                Como é que andas a fazer a media do carro? 14L é imenso para esse 1.6, em cidade 11L é andar a ca**r para os consumos, 14L é mesmo muito. Ve la como andas a fazer a media, a maneira mais fidigna de ver os consumos é atestar o deposito, deixar o carro chegar à reserva e veres quando km fizeste com o deposito.

                Quanto ao Gas, sim podes meter à vontade, nao tens nenhum problema nisso. Esse 1.6 que deve ser o SR de 8v, é muito amigo do GPL. Bom kit e boa instalaçao e tens carro uma data de anos e com gastos de combustivel interessantes.

                O 190d, nao te metas nisso, vais comprar um carro com bem mais km que o teu, pior em conforto, insonorizaçao, equipamento, segurança, performances, ruido do motor, enfim... pior em tudo basicamente. E mesmo os consumos nao sao nada do outro mundo, é um 2.0 atmosferico, em cidade manda-se para os 8L sem problemas.

                Comentário


                  #9
                  Drifter, eu não fiz a média bem assim. Deixei-o ir à reserva, meti 40 paus de gasolina e deixei-o ir à reserva novamente. Isto foi a semana passada ou assim. Na altura fiz as contas em relação aos km e deu-me 14L aos 100. É mesmo uma estupidez. Nem sequer tenho uma condução agressiva, não ligo o AC nem faço acelerações bruscas. Para te dar um valor mais recente, ontem fiz cerca de 100 km (80 deles em AE) e gastei 15 euros. Ele estar a fazer 10 lts\100 em AE não é muito? Não passei dos 100 km\h!

                  Comentário


                    #10
                    Um carro fazer 8L aos 100 a diesel (12 euros) é quase um sonho para mim. Eu faço 100 km com este carro em cidade e gasto quase 20 euros em combustível, garantido! Eu não percebo nada de carros. Será que é alguma válvula ou uma treta assim que ande a mandar mais gota do que o necessário para algum lado?

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                      #11
                      Se as contas estiverem bem feitas está de facto a consumir imenso, e está com algum problema...

                      Um altura com um escort 1.6 aconteceu-me a centralina variar da cabeça e o carro começar a beber por esses números mas notei logo porque o carro alem de beber não andava..

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                        #12
                        Ferrer, este anda e bem. Quando tinha lá a luz de erro ligada é que parecia um tractor e não passava dos 80 km\h. Se metesse uma quarta, parecia que morria. Só andava bem até à terceira. E depois, do dia para a noite, passou. Aqui há gato, com certeza..

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                          #13
                          O ideal é levares isso a fazer diagnostico a uma oficina, porque isso não é normal.

                          Há uns DB pelo forum de A3 a GPL, podes dar uma olhadela...
                          http://forum.autohoje.com/diario-de-...vidos-gpl.html

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                            #14
                            Bom tópico, obrigado. O meu A3 está rigorosamente igual ao dele, também nunca foi mexido, etc. Tudo de origem como deve ser. Só que anda ele a gastar 5 euros em gpl para fazer 100 km e eu a gastar 18 em gasolina Tenho mesmo de ir à garagem não há outra hipótese. Só tenho medo da resposta. Já sei que não vai sair dali boa coisa.

                            Comentário


                              #15
                              Podes recorrer a um bosh car service ou assim se não tiveres um mecânico de confiança..

                              Comentário


                                #16
                                Um preciosismo: o GPL na galp aqui da zona está a 0.79 cts. Onde é que viste perto dos 0.90 cts ?
                                Editado pela última vez por Ecoflex; 09 February 2014, 15:47.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mete GPL nesse...
                                  Mas fazias 14/17 em que percurso? Percurso tipo 1KM a frio? Isso o meu tb faz, ou até mais...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Raskolnikov Ver Post
                                    Drifter, eu não fiz a média bem assim. Deixei-o ir à reserva, meti 40 paus de gasolina e deixei-o ir à reserva novamente. Isto foi a semana passada ou assim. Na altura fiz as contas em relação aos km e deu-me 14L aos 100. É mesmo uma estupidez. Nem sequer tenho uma condução agressiva, não ligo o AC nem faço acelerações bruscas. Para te dar um valor mais recente, ontem fiz cerca de 100 km (80 deles em AE) e gastei 15 euros. Ele estar a fazer 10 lts\100 em AE não é muito? Não passei dos 100 km\h!
                                    Esse nao é o melhor metodo de ver os consumos, o melhor é mesmo atestando, deixar ir à reserva e ver quanto gastou.

                                    Mesmo assim, vai ver o que se passa com o carro, mesmo que ele nao esteja a fazer as medias que dizes, nao me parece que fazer 100km com 15€ sempre em AE algo normal, o meu Xsara (1.4i) que é um mamao e que consegue beber tanto quanto um 1.6, com 15€ sempre em AE consigo à volta dos 145km, que fazendo as contas da à volta dos 6.5.

                                    Ja em cidade... 15€ da-me para 110km ou menos dependendo dos percursos.

                                    Os consumos altos no teu caso ate pode ser algo simples, quantos km é que têm as velas? Umas velas em mau estado, podem causar bastante problemas num carro a gasolina, stress electronicos porque baralham a centralina, consumos altos, perca de performance e instabilidade no trabalhar do motor. Se calhar ate deve ser dai o teu problema.

                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Um preciosismo: o GPL na galo aqui da zona está a 0.79 cts. Onde é que viste perto dos 0.90 cts ?
                                    Varia de local, mas a BP de Mafra ate tem o GPL a 0.73. Depois na Repsol da CREL esta a 0.89€. Ja a media do GPL a 8 de Fevereiro em PT estava nos 0.79€.

                                    Info daqui: Preços de Combustíveis Online - Direcção-Geral de Energia e Geologia
                                    Editado pela última vez por Drifter; 09 February 2014, 02:23.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não tinha noção que o GPL variasse tanto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Do que adianta meter GPL num carro com uma "avaria"? Isso é tapar o sol com uma peneira!
                                        O carro para levar GPL, tem de estar bom a gasolina, e isso tens de garantir.

                                        Leva-o a quem perceba do assunto. Pode ser apenas um sensor ou alguma fuga.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                          Como é que andas a fazer a media do carro? 14L é imenso para esse 1.6, em cidade 11L é andar a ca**r para os consumos, 14L é mesmo muito. Ve la como andas a fazer a media, a maneira mais fidigna de ver os consumos é atestar o deposito, deixar o carro chegar à reserva e veres quando km fizeste com o deposito.

                                          Quanto ao Gas, sim podes meter à vontade, nao tens nenhum problema nisso. Esse 1.6 que deve ser o SR de 8v, é muito amigo do GPL. Bom kit e boa instalaçao e tens carro uma data de anos e com gastos de combustivel interessantes.

                                          O 190d, nao te metas nisso, vais comprar um carro com bem mais km que o teu, pior em conforto, insonorizaçao, equipamento, segurança, performances, ruido do motor, enfim... pior em tudo basicamente. E mesmo os consumos nao sao nada do outro mundo, é um 2.0 atmosferico, em cidade manda-se para os 8L sem problemas.

                                          Isso. O Audi A3 tem dois motores 1.6, o SR e o EA-111, ambos 8v a gasolina.

                                          O dele é 2001, é com motor SR. De 2002 em diante veio com motor EA-111 1.6

                                          O SR é um motor confiável e de fácil manutenção. É mais bruto que o EA-111, também confiável
                                          Editado pela última vez por adenilson707; 09 February 2014, 15:43.

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