Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Via Verde por engano

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Via Verde por engano

    Precisava da vossa ajuda.

    Há cerca de duas semanas, tinha uma viagem marcada entrei na A8 na Marinha Grande em direcção a Lisboa.
    Acontece que por engano passei na faixa reservada à Via Verde...
    Ainda tentei fazer marcha-atrás quando me apercebi que estava errado, mas vi um carro não arrisquei.

    Uma vez que no troço Caldas Rainha-Óbidos não se paga portagem, tive que sair da A8 nas Caldas.
    Aí, entrei numa via com portageiro e expliquei à senhora a minha situação. Ela disse que tinha que pagar 25€ por um percurso que custa cerca de 4€!!!
    Eu disse-lhe que não podia ser assim, visto que eles têm câmeras e podem perfeitamente verificar onde eu entrei! Ela deixou-me passar, mas diz que iria receber uma carta em casa.

    Como regressei a Portugal na semana passada, queria saber se alguém já passou por situação semelhante e qual a melhor forma de resolver esta embrulhada....

    Obrigado!

    #2
    Originalmente Colocado por DiBi Ver Post
    Precisava da vossa ajuda.

    Há cerca de duas semanas, tinha uma viagem marcada entrei na A8 na Marinha Grande em direcção a Lisboa.
    Acontece que por engano passei na faixa reservada à Via Verde...
    Ainda tentei fazer marcha-atrás quando me apercebi que estava errado(...)
    Fiquei-me por aqui...

    Comentário


      #3
      Agora tens de pagar o referente a toda a autoestrada mais uma multa por passares onde não devias. Sinalização não falta.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
        Fiquei-me por aqui...
        e eu como tu ....

        sempre estou para ver se os arautos dos 120 km/h a isto não dizem nada.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DiBi Ver Post
          Ela disse que tinha que pagar 25€ por um percurso que custa cerca de 4€!!!
          (...) qual a melhor forma de resolver esta embrulhada....
          Pagar o valor que vier nessa carta e esquecer o assunto.

          Comentário


            #6
            @DiBi, se mora perto da zona onde passou indevidamente, tente ir à delegação da Via Verde mais perto e verificar como está o seu processo.
            Sempre pode esperar pela carta e depois fazer uma exposição à Via verde a explicar o sucedido e tentar pagar o valor justo.

            Só mais uma questão, o veículo onde circulava nunca teve Via Verde ou, por lapso, esqueceu-se de levar para a viagem?

            Comentário


              #7
              Parece-me que por agora é esperar a ver o que te calha na rifa (leia-se, carta).

              Comentário


                #8
                É só santos aqui.......................................

                O homem tentou fazer marcha atrás porque não vinha ninguém mas assim que se apercebeu de vir alguém não insistiu na manobra. Uau....enfim.

                Não sei como será mas com as câmaras parece-me que seria de facto justo pagar apenas os 4€ mas este tipo de empresas só as deve usar se for para o interesse deles.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DiBi Ver Post
                  Precisava da vossa ajuda.

                  Há cerca de duas semanas, tinha uma viagem marcada entrei na A8 na Marinha Grande em direcção a Lisboa.
                  Acontece que por engano passei na faixa reservada à Via Verde...
                  Ainda tentei fazer marcha-atrás quando me apercebi que estava errado, mas vi um carro não arrisquei.

                  Uma vez que no troço Caldas Rainha-Óbidos não se paga portagem, tive que sair da A8 nas Caldas.
                  Aí, entrei numa via com portageiro e expliquei à senhora a minha situação. Ela disse que tinha que pagar 25€ por um percurso que custa cerca de 4€!!!
                  Eu disse-lhe que não podia ser assim, visto que eles têm câmeras e podem perfeitamente verificar onde eu entrei! Ela deixou-me passar, mas diz que iria receber uma carta em casa.

                  Como regressei a Portugal na semana passada, queria saber se alguém já passou por situação semelhante e qual a melhor forma de resolver esta embrulhada....

                  Obrigado!
                  Tens que pensar positivo, 25€ é pouco.
                  É um extra pela infracção cometida, porque se eles fossem perder tempo a verificar nas câmeras seria pior.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                    Pagar o valor que vier nessa carta e esquecer o assunto.
                    Isto é, de longe, o mais sensato.

                    Aprende-se com os erros.



                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                    Não sei como será mas com as câmaras parece-me que seria de facto justo pagar apenas os 4€ mas este tipo de empresas só as deve usar se for para o interesse deles.
                    Caso não saibas, uma das condições do serviço de uma qualquer AE, implica que se valide a entrada na mesma, e posterior saída. Seja por Via Verde (nos veículos equipados com tal dispositivo), seja pelo ticket e seja por reconhecimento automático da matrícula (como acontece nas ex-SCUT).

                    A utilização de uma AE sem validação inicial, considera-se utilização da AE sem título de trânsito e é passível de punição.

                    Podem ler mais aqui:

                    Quando chegou à portagem não tinha título de trânsito?

                    Caso um cliente chegue a uma barreira de portagem manual sem título de trânsito, ou com o título de trânsito expirado (a validade do título é de 12 horas), segundo a lei, a taxa de portagem a aplicar corresponde à taxa máxima aplicável à barreira de portagem em questão, multiplicada por 2. A taxa máxima corresponde à taxa de portagem aplicável ao percurso mais longo que se pode fazer até chegar à barreira de portagem em questão.

                    Caso o cliente não tenha o título no momento da passagem mas o encontre posteriormente, terá oportunidade de comprovar a barreira de entrada que utilizou e pagar a taxa de portagem correspondente. Para esse efeito, deverá dirigir-se a uma loja Brisa/Via Verde ou enviar uma exposição para a Concessionária a que pertence a barreira de portagem de saída mencionada na factura ou recibo , anexando o título de trânsito original e explicando a situação.
                    in: Perguntas Frequentes - Brisa Website


                    Mas lá está, a Brisa é que é (mais uma vez) a má da fita...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                      É só santos aqui.......................................

                      O homem tentou fazer marcha atrás porque não vinha ninguém mas assim que se apercebeu de vir alguém não insistiu na manobra. Uau....enfim.

                      Não sei como será mas com as câmaras parece-me que seria de facto justo pagar apenas os 4€ mas este tipo de empresas só as deve usar se for para o interesse deles.
                      Mas isto está tudo maluquinho só pode...

                      Tentou fazer marcha-atrás porque não vinha ninguém? Porque não vinha ninguém?
                      Tu sabes quantos metros por segundo percorre um carro a 100? A 120? A 150? A 200?

                      Mas agora as leis existem para quê? Para cada um fazer a seu bel prazer? Se não compreendem os riscos associados às vossas acções descabidas, ao menos respeitem a lei.

                      Mas alguma vez se põe a possibilidade de fazer marcha-atrás numa AE? Carta fora imediatamente! Um atentado à segurança dele próprio e dos outros. Mas há pessoas que não têm mesmo a noção.

                      Faz lembrar os que fazem marcha-atrás porque deixaram passar a saída deles.

                      Comentário


                        #12
                        No meio disto tudo só me questiono porque razão foste parar de fazer marcha atrás...o que vinha atrás que esperasse!!

                        Comentário


                          #13
                          Vocês é que devem ser maluquinhos.

                          Alguém disse que andou a fazer marcha atrás na auto estrada? É a pressa de dizer mal.

                          O que o autor do tópico escreveu e é isso que eu deduzo pela forma como foi escrito que ia já na via reservada para a via verde e que apercebendo-se antes de passar na portagem que estava na via errada, parou e tentou recuar afim de passar para a via com portagem manual. Não havendo trânsito, não vejo grande mal passar para a via ao lado recuando 2 metros. No entanto apareceu um carro e ele optou (e bem) por prosseguir.

                          Já o tive de fazer por causa da porcaria das máquinas automáticas que não funcionavam. Isso sim, é para bater com a cabeça na parede.

                          Tenham calma.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                            É só santos aqui.......................................

                            O homem tentou fazer marcha atrás porque não vinha ninguém mas assim que se apercebeu de vir alguém não insistiu na manobra. Uau....enfim.

                            Não sei como será mas com as câmaras parece-me que seria de facto justo pagar apenas os 4€ mas este tipo de empresas só as deve usar se for para o interesse deles.
                            Há acções na condução tão superlativas que nem têm comentário possível e não passíveis de condescendência.

                            Este Natal ia correndo mal a uma familiar exactamente por uma situação semelhante (só que o engano foi na saída da AE).

                            Consequências dessa tentativa » depois de informados telefonicamente foi ordenada pelo resto da família para encostar e não mexer, mais no carro (fez-se 200kms para a ir buscar). Chave do carro ainda aqui está ao fim de mês e pouco. Foi encaminhada para avaliação e tratamento psiquiátrico por ser a causa de fundo de tal comportamento.

                            Aconselho então ao autor do tópico, para se preocupar em deixar a condução até descobrir como foi possível executar tal manobra. A VV é um assunto mais que secundário no cenário exposto aqui.

                            EDIT: Pelo posto seguinte já vi que mais valia ter poupado no teclado. Continuação de boa semana.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                              Vocês é que devem ser maluquinhos.

                              Alguém disse que andou a fazer marcha atrás na auto estrada? É a pressa de dizer mal.

                              O que o autor do tópico escreveu e é isso que eu deduzo pela forma como foi escrito que ia já na via reservada para a via verde e que apercebendo-se antes de passar na portagem que estava na via errada, parou e tentou recuar afim de passar para a via com portagem manual. Não havendo trânsito, não vejo grande mal passar para a via ao lado recuando 2 metros. No entanto apareceu um carro e ele optou (e bem) por prosseguir.

                              Já o tive de fazer por causa da porcaria das máquinas automáticas que não funcionavam. Isso sim, é para bater com a cabeça na parede.

                              Tenham calma.
                              É o que faz as pessoas interpretarem as coisas à maneira delas.
                              Eu apercebi-me que estava na faixa errada antes de passar o pórtico da VV! Abrandei e vi que não havia NENHUM carro atrás, e aí ponderei recuar 1 metro para conseguir entrar na faixa normal.
                              No momento em que, pelo espelho retrovisor, vi uma luz ao fundo, avancei mesmo pela Via Verde. O outro carro nem sequer teve tempo de se aproximar.

                              Enfim. É só anjinhos.

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado pela resposta e pela ajuda nlconcept.

                                Realmente o veículo em que circulava nunca teve Via Verde.... Estou habituado a conduzir outros carros que têm VV, e tive um momento de distração.

                                Comentário


                                  #17
                                  O meu pai há uns anos passou por engano numa VV num carro que não a tinha e pelo que me lembro foi só ir á brisa e pagar o valor normal da portagem do troço onde circulou, não teve qualquer penalização. Agora se as coisas mudaram não sei...

                                  Comentário


                                    #18
                                    LOL, então mas os carros vão a 200km/h passar na via verde, que saiba quando passas na via verde DEVES ir a 40! não estou a desculpar nada, mas acho um pouco ridículo estarem a embirrar com isso, ele não quer saber da vossa opinião para nada, quer e resolver o problema dele -.-'

                                    Bem amigo, acho que o melhor será mesmo esperares pela carta e pagares.. é uma lição de vida

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Fiquei-me por aqui...
                                      Eu acabei por ler tudo,mas confesso que essa parte ficou gravada na minha memória.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A minha situação é um pouco diferente da relatada no tópico inicial.
                                        Há uns anos(talvez 4 ou 5) entrei na portagem e tirei normalmente o ticket.
                                        Á saída,por engano,saí pela Via Verde.
                                        Liguei para a concessionária (salvo erro a AENOR) e disseram para aguardar a carta em casa.
                                        Acabei por pagar apenas o valor da portagem,sem qualquer multa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CondeMontanelas Ver Post
                                          A minha situação é um pouco diferente da relatada no tópico inicial.
                                          Há uns anos(talvez 4 ou 5) entrei na portagem e tirei normalmente o ticket.
                                          Á saída,por engano,saí pela Via Verde.
                                          Liguei para a concessionária (salvo erro a AENOR) e disseram para aguardar a carta em casa.
                                          Acabei por pagar apenas o valor da portagem,sem qualquer multa.
                                          Há uns anos havia que entrasse sempre pela via normal e saísse sempre pela VV, e pagava sempre o valor do trajecto mais pequeno!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                            Há uns anos havia que entrasse sempre pela via normal e saísse sempre pela VV, e pagava sempre o valor do trajecto mais pequeno!!
                                            Isso não faço a mínima ideia.
                                            A mim apenas aconteceu essa vez e paguei exactamente o valor do trajecto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              o problema foi que entraste na via verde e saíste na via manual em vez de teres saído pela via verde novamente.

                                              Assim o sistema electrónico não sabe onde saíste e o sistema manual não sabe onde entraste, logo pagaste o que deverias pagar (coima).
                                              Caso tivesses saído novamente na via verde, no mesmo dia ou dia seguinte, irias aos serviços via verde e com sorte pagavas apenas o troço em questão.

                                              Erraste e erraste 2x, mas estamos sempre a aprender.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nSan7os Ver Post
                                                LOL, então mas os carros vão a 200km/h passar na via verde, que saiba quando passas na via verde DEVES ir a 40! não estou a desculpar nada, mas acho um pouco ridículo estarem a embirrar com isso, ele não quer saber da vossa opinião para nada, quer e resolver o problema dele -.-'

                                                Bem amigo, acho que o melhor será mesmo esperares pela carta e pagares.. é uma lição de vida
                                                Por acaso o limite de velocidade é de 60 km/h.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                  Há acções na condução tão superlativas que nem têm comentário possível e não passíveis de condescendência.

                                                  Este Natal ia correndo mal a uma familiar exactamente por uma situação semelhante (só que o engano foi na saída da AE).

                                                  Consequências dessa tentativa » depois de informados telefonicamente foi ordenada pelo resto da família para encostar e não mexer, mais no carro (fez-se 200kms para a ir buscar). Chave do carro ainda aqui está ao fim de mês e pouco. Foi encaminhada para avaliação e tratamento psiquiátrico por ser a causa de fundo de tal comportamento.

                                                  Aconselho então ao autor do tópico, para se preocupar em deixar a condução até descobrir como foi possível executar tal manobra. A VV é um assunto mais que secundário no cenário exposto aqui.

                                                  EDIT: Pelo posto seguinte já vi que mais valia ter poupado no teclado. Continuação de boa semana.
                                                  É verdade que há pessoas que não deviam conduzir, mas isso devia de ser avaliado no exame de condução e lá por ser mau condutor não tem necessariamente problemas do foro psiquiátrico .

                                                  Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                                  o problema foi que entraste na via verde e saíste na via manual em vez de teres saído pela via verde novamente.

                                                  Assim o sistema electrónico não sabe onde saíste e o sistema manual não sabe onde entraste, logo pagaste o que deverias pagar (coima).
                                                  Caso tivesses saído novamente na via verde, no mesmo dia ou dia seguinte, irias aos serviços via verde e com sorte pagavas apenas o troço em questão.

                                                  Erraste e erraste 2x, mas estamos sempre a aprender.
                                                  Errado se sai-se na via verde pagava o máximo possível naquele local (porque não sabiam onde entras-te) 10 vezes .
                                                  Segundo a lei 25/2006, a transposição de uma portagem através do sistema Via Verde sem que o veículo tenha o equipamento necessário ou o tenha mal colocado ou fora de validade passa a constituir contra-ordenação - em vez contravenção ou transgressão.

                                                  Também passa a ser objecto de multa a passagem em via de barreira de portagem sem paragem para efectuar o pagamento, ou a recusa de pagar o dobro do valor máximo cobrável quando o utente se apresente sem o bilhete de trânsito válido para circular naquela via.

                                                  Segundo o artigo 7 da lei, o valor das multas tem um mínimo de 10 vezes o valor da respectiva taxa de portagem - mas nunca inferior a 25 euros -, e o máximo de 50 vezes o valor da referida taxa.
                                                  Editado pela última vez por vitorpaulo; 11 February 2014, 19:46.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                    Errado se sai-se na via verde pagava o máximo possível naquele local (porque não sabiam onde entras-te) 10 vezes .
                                                    Segundo a lei 25/2006, a transposição de uma portagem através do sistema Via Verde sem que o veículo tenha o equipamento necessário ou o tenha mal colocado ou fora de validade passa a constituir contra-ordenação - em vez contravenção ou transgressão.
                                                    Actualmente não sei como é, mas aconteceu-me o referido (passei na VV com o identificador no porta-luvas e depois saí já com identificador a acusar amarelo) em 2004 e paguei apenas o trajecto minimo, que por curiosidade, era mesmo esse o percorrido.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                      É verdade que há pessoas que não deviam conduzir, mas isso devia de ser avaliado no exame de condução e lá por ser mau condutor não tem necessariamente problemas do foro psiquiátrico .
                                                      Eu não disse que o autor do tópico tem um problema psiquiátrico, mas algum problema tem, para considerar tal manobra e parar à entrada de uma VV.

                                                      Repara que isto não tem nada a haver com aptidão para pegar num veículo ou conhecer ou não o CA. Trata-se de uma tomada de decisão que vai contra o mais básico senso comum de uma qualquer pessoa que não tenha carta nem tenha conduzido um veículo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                        Eu não disse que o autor do tópico tem um problema psiquiátrico, mas algum problema tem, para considerar tal manobra e parar à entrada de uma VV.

                                                        Repara que isto não tem nada a haver com aptidão para pegar num veículo ou conhecer ou não o CA. Trata-se de uma tomada de decisão que vai contra o mais básico senso comum de uma qualquer pessoa que não tenha carta nem tenha conduzido um veículo.
                                                        A ti é que uma avaliação psiquiàtrica não fazia mal para tomar um Xanax e ter um pouco mais de calma

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          202471.jpg
                                                          Editado pela última vez por nSan7os; 11 February 2014, 23:59.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                            A ti é que uma avaliação psiquiàtrica não fazia mal para tomar um Xanax e ter um pouco mais de calma
                                                            Não te sabia douto nesta área em particular

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X