Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peugeot 107 | Aviso sonoro desconhecido

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peugeot 107 | Aviso sonoro desconhecido

    Boa tarde, espero não estar a quebrar nenhuma regra deste espaço, mas gostaria de esclarecer uma dúvida.

    Em finais de Novembro/Dezembro, aproveitei um pacote da Peugeot que oferecia Revisão+Inspecção a um determinado preço.

    Devido a ter limitações físicas, a minha viatura é de mudanças automáticas e dois pedais (acelerador no lugar habitualmente da embreagem para poder utilizar com o pé esquerdo) e como tal não estou habilitado a conduzir outra viatura.

    É costume entregar o carro na revisão e só me entregarem no dia a seguir. Não percebo porquê, inventam sempre uma série de desculpas, mas a realidade é essa. E desta vez não foi excepção, pois entreguei a viatura às 9h de uma segunda feira e só pude levantar às 17h de terça, com a desculpa que tiveram que alinhar não sei bem o quê à última da hora (sou um perfeito ignorante no que toca a viaturas), mas que estava tudo bem.

    A primeira sensação que tive é que o carro estava um pouco mais "pesado" do que o habitual, mas achei que pudesse ser fruto de terem mexido em alguma coisa e naturalmente notar diferença. Não liguei muito, mas efectivamente pareceu-me que se perdeu alguma potência, mas nada de relevante.

    Estava a conduzir uma vez e de repente comecei a ouvir um aviso sonoro estranho (repetido), não aparecendo qualquer sinal luminoso a acompanhar. A primeira reacção foi desligar o rádio para perceber melhor o barulho e estranhamente este desapareceu. Mais tarde repetiu-se, voltei a desligar o rádio e voltou a terminar.

    Achei estranho e suspeitei que fosse alguma coisa do rádio, apesar de PARECER que o sinal vem do lado esquerdo do volante, mas a verdade é que este voltou a aparecer mesmo com o rádio desligado.

    Ultimamente o sinal aparece mais vezes e deu para perceber melhor quando ocorre: em subidas, nomeadamente quando tenho que carregar no acelerador para ganhar velocidade.

    O sinal aparece e geralmente só desaparece se por acaso aliviar o pedal do acelerador, o que é chato visto obrigar-me a perder velocidade em subidas. Em termos de velocidades, ocorre em qualquer uma, seja a 50 ou mais.

    Será algum problema de embreagem/caixa automática? O carro não soluça nem faz nada de relevo, apenas e só aparece esse aviso sonoro. Bateria? Apesar de não perceber muito do assunto, se fosse esse o problema deveria se calhar ocorrer ao ligar o carro, o que não é o caso.

    Obrigado desde já por qualquer tipo de ajuda que me possam facultar, apesar de acreditar que seja complicado sem dados concretos.

    #2
    A minha irmã andou com um problema semelhante na 307 dela. Ouvi o tal som, mas nada de avisos no CB ou luzes a indicar o que quer que fosse. O mecânico viu aquilo e disse que era o tapete muito para frente, debaixo das zonas dos pedais. E não é que era mesmo Até hoje nunca mais voltou a fazer esse som.

    Eu não sei se é o mesmo problema, mas só pela simplicidade, vale a pena despistar, puxando o tapete para ti.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
      A minha irmã andou com um problema semelhante na 307 dela. Ouvi o tal som, mas nada de avisos no CB ou luzes a indicar o que quer que fosse. O mecânico viu aquilo e disse que era o tapete muito para frente, debaixo das zonas dos pedais. E não é que era mesmo Até hoje nunca mais voltou a fazer esse som.

      Eu não sei se é o mesmo problema, mas só pela simplicidade, vale a pena despistar, puxando o tapete para ti.
      E isto até pode ser a causa do carro parecer menos potente, por o pedal não ir ao fundo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SrChambino Ver Post
        E isto até pode ser a causa do carro parecer menos potente, por o pedal não ir ao fundo.
        Pois também pode ser. A explicação do mecânico é que com o tapete naquele sitio, havia qualquer coisa de metálico a roçar e fazer esse ruido. Aquilo foi de tal forma, que demorou 5 segundos a dar este palpite e, aparentemente, certeiro.

        Comentário


          #5
          Hoje já não tenho oportunidade, mas amanhã poderei ir testar.

          Apenas uma nota, não se trata de ruído mas sim um aviso que o próprio carro faz ;) Se for esse o problema, seria perfeito

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            A minha irmã andou com um problema semelhante na 307 dela. Ouvi o tal som, mas nada de avisos no CB ou luzes a indicar o que quer que fosse. O mecânico viu aquilo e disse que era o tapete muito para frente, debaixo das zonas dos pedais. E não é que era mesmo Até hoje nunca mais voltou a fazer esse som.

            Eu não sei se é o mesmo problema, mas só pela simplicidade, vale a pena despistar, puxando o tapete para ti.
            Originalmente Colocado por Broadway Ver Post
            Hoje já não tenho oportunidade, mas amanhã poderei ir testar.

            Apenas uma nota, não se trata de ruído mas sim um aviso que o próprio carro faz ;) Se for esse o problema, seria perfeito
            Mas a Peugeot já coloca sensores nos tapetes???

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
              Mas a Peugeot já coloca sensores nos tapetes???
              Não foi isso que eu disse.

              Comentário


                #8
                Vê no manual se nao é a indicaçao da embriagem gasta ou com problemas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Não foi isso que eu disse.
                  Estou a brincar, mas parece que o problema do user está relacionado com um sinal avisador do carro que ele não sabe de onde e porque vem. Se calhar a melhor solução será mesmo ler o manual do carro.

                  Comentário


                    #10
                    A viatura é de 2007 e tem pouco mais de 50 mil quilómetros, a embreagem gasta-se assim tão rápido? Mesmo sendo leigo no assunto, se for esse o problema já estou a ver que vai-me sair duro do bolso... alguma estimativa? Existe alguma forma de fazer um teste rápido de forma a perceber se é da embreagem?

                    Já li e reli o manual dezenas de vezes e também já procurei pela net, mas não consigo encontrar qualquer tipo de informação relativamente a este problema

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                      Estou a brincar, mas parece que o problema do user está relacionado com um sinal avisador do carro que ele não sabe de onde e porque vem. Se calhar a melhor solução será mesmo ler o manual do carro.
                      O problema é que se for o mesmo que aconteceu com a 307, parece um sinal sonoro de aviso, mas não é. O facto do tapete estar metido lá no fundo, provoca que haja um roçar metálico (não faço ideia do quê nem como, mas logicamente que não é com o tapete, mas sim provocado pelo tapete) e depois de colocar o dito no sítio, deixou de fazer. Um sinal sonoro de aviso sem qualquer indicação no cb, não é normal nos carros da actualidade.

                      Portanto, não tem nada a ver com sensores de qualquer tipo. Refiro-me ao caso que conheço. Este vamos ver se é igual.

                      Comentário


                        #12
                        Broadway, só para teres uma ideia: tenho uma amiga com um 107 automático. Já teve de trocar a embraiagem aqui há 1 ano e meio/2 anos, e quando a foi trocar tinha pouco mais que esses 50 000 km's.

                        Não quero estar a assustar ninguém, mas como falaram por aqui da embraiagem, lembrei-me deste caso e, a confirmar-se, prepara umas quantas notas.

                        Comentário


                          #13
                          Tens uma ideia de valores? ;)

                          O que eu acho estranho foi ter reparado nisso logo após sair da revisão/inspecção. Tendo sido na marca, será que eles não veriam logo isso?
                          Editado pela última vez por Broadway; 18 February 2014, 16:07.

                          Comentário


                            #14
                            Eles ver até vêem, o que acontece é que não dizem nada na esperança que o cliente lá volte e "ah, depois de ter saído daqui apareceu este barulho e tal" e eles "volte a entrar que vê-se já isso", e toma lá duas reparações.

                            Valores, tenho ideia em que andou qualquer coisa entre os 800 e os 1000. Posso estar a exagerar, mas é a vaga ideia que tenho, porque devido à caixa automática dá mais trabalho trocar a embraiagem.

                            Comentário


                              #15
                              Mas já viste a cena do tapete?

                              Comentário


                                #16
                                Não me digas esses valores nem a brincar... É que estaria completamente fora de questão, ainda para mais com acontecimentos recentes que não posso adiar. Já estou mal disposto e ainda nem sei sequer sei é esse o problema

                                Ecoflex os tapetes não são, acabei ontem por ir confirmar e os mesmos encontravam-se afastados.

                                Hoje não registei o aviso sonoro, mas também não necessitei de grandes ganhos de velocidades em subidas. Outra coisa que me lembrei, seria se não estará relacionado com o airbag. É que o som aparenta vir do lado esquerdo do volante, quiçá um pouco mais abaixo, local onde curiosamente existe a opção de desligar/ligar o airbag (estará com toda a certeza ligado, até porque nunca mexi nele). Será uma possibilidade?

                                Entretanto comuniquei com a Peugeot, expus a situação da revisão/atrasados e os problemas que verifiquei e responderam que iriam averiguar pedindo a minha matrícula e o número do quadro. Não tenho qualquer esperança, mas por curiosidade aguardo para ver o que respondem.

                                Vou tentar falar com um mecânico amigo, com conhecimentos de mecatrónica.
                                Editado pela última vez por Broadway; 19 February 2014, 00:34.

                                Comentário


                                  #17
                                  Com um Aygo tive uma cliente que apareceu a dizer que apitava mas não informava mais nada, fomos ver e tinha pouco óleo, mesmo pouco, vê como esta o teu nível de óleo pois é muito habitual que metam menos que o devido.

                                  No da cliente não sei se fez novamente depois de meter a nível mas ela aparece volta e meia por la e não se queixou mais.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Por exemplo o Corsa D tem uma opção para o carro apitar sempre que, se ultrapassa determinada velocidade. Na Peugeot não terão ativado nenhuma opção semelhante, isto é, no caso do carro a ter?

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X