Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Condução Mazda mx-5

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Condução Mazda mx-5

    porque é que os mx-5 são carros que necessitam experiencia para conduzir ?

    Gostava de me explicassem de forma facil, porque nao percebo muito de carros

    obrigado

    #2
    Porque são RWD e não têm controlo de tracção, condução pura.

    Comentário


      #3
      Não acho que seja assim tanto... aliás, o Mx5 é dos carros RWD que melhor se conduz e brinca, é um carro extremamente bem equilibrado, atrevo-me a dizer que será dos poucos carros em que alguem com pouca experiência em RWD consegue começar a brincar com ele num curto espaço de tempo...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
        Não acho que seja assim tanto... aliás, o Mx5 é dos carros RWD que melhor se conduz e brinca, é um carro extremamente bem equilibrado, atrevo-me a dizer que será dos poucos carros em que alguem com pouca experiência em RWD consegue começar a brincar com ele num curto espaço de tempo...
        Acredito, espeta-se logo de seguida

        Comentário


          #5
          Quase todos os donos de MX-5 que conheço já passaram por situações que perderam o controlo do carro, com ou sem consequências. Não recomendo a pessoas sem experiência e principalmente... consciência.

          Comentário


            #6
            MX-5 não sei, nunca conduzi mas já tive um BMW Z3 28i sem controlo de tracção e era um bom brinquedo, mas com piso molhado nas curvas era perigoso para quem não tem tacto nos carros... A "Maria" pensava que era o Ypsilon dela e uma vez foi ao campo buscar o carro, basta dar acelerador no meio da curva e já eras...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
              Quase todos os donos de MX-5 que conheço já passaram por situações que perderam o controlo do carro, com ou sem consequências. Não recomendo a pessoas sem experiência e principalmente... consciência.
              a seco ou molhado?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ndo1995 Ver Post
                porque é que os mx-5 são carros que necessitam experiencia para conduzir ?

                Gostava de me explicassem de forma facil, porque nao percebo muito de carros

                obrigado
                Necessita experiência para tirar proveito das capacidades do carro, explorar limites em curva etc. Quem quer fazer dele um carro de ir às compras faz sem problemas, nos Estados Unidos o Mx5 era um carro que os papás ofereciam às filhas quando tiravam a carta aos 16 anos por ser "fofinho".

                Os carros ditos "normais" onde se incluem os familiares, utilitários e por aí fora estão afinados para ser subviradores, isto é, quando no limite da aderência são as rodas da frente que começam a ceder primeiro. E como são essas que estão ligadas ao volante sente-se logo que algo não está bem a reação mais institiva é desacelerar. Automáticamente o carro volta a ganhar aderência e acaba ali a brincadeira sem dramas.

                Carros como o Mx-5 são programados para criar envolvência com o condutor, seriam demasiado aborrecidos se tivessem as mesmas reações dos restantes. Neste caso a afinação a afinação do chassis procura um compromisso com maior agilidade, o carro continua a subvirar se conduzido com delicadeza mas também é passível de sair de traseira (sobrevirar), isto pode ser tanto um defeito para os mais incautos como uma "ferramenta" para quem sabe o que está a fazer, daí que se possa a dizer que "são carros que necessitam de experiência para conduzir".

                Mas como ninguém nasce ensinado e tendo em conta algumas caracteristicas do Mx-5 até é considerado um "carro escola", uma porta de entrada no mundo dos desportivos daí também a sua popularidade.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Acredito, espeta-se logo de seguida
                  Se for inconsciente e sem nenhuma experiência de condução é certinho. Eu comecei a ganhar o gosto nos RWD num Vauxhall Chevette e "aperfeiçoei" numa Hilux e Hiaces e nunca me espetei, como é óbvio não andava armado em pro...

                  Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                  Quase todos os donos de MX-5 que conheço já passaram por situações que perderam o controlo do carro, com ou sem consequências. Não recomendo a pessoas sem experiência e principalmente... consciência.
                  Já me aconteceu... "quem anda à chuva molha-se"... mas tambem aconteceu porque abusei, nunca me fugiu a andar normal, mas tambem sempre tive consciência que se se abusa ele não perdoa, apesar que como referi, é um carro que "avisa" que se vai atravessar, lógico que para se perceber o que ele tá a dizer tem-se que ter alguma experiência.
                  Já tive e oportunidade de andar com um AE86 (e estava em circuito fechado) e nem me atrevi a atravessá-lo, ele não admite erros ou tenrinhos no volante, se não tens unhas... já foste...

                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                  Mas como ninguém nasce ensinado e tendo em conta algumas caracteristicas do Mx-5 até é considerado um "carro escola", uma porta de entrada no mundo dos desportivos daí também a sua popularidade.
                  Tudo dito aqui
                  Editado pela última vez por 3pelos; 19 February 2014, 15:42.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                    Se for inconsciente e sem nenhuma experiência de condução é certinho. Eu comecei a ganhar o gosto nos RWD num Vauxhall Chevette e "aperfeiçoei" numa Hilux e Hiaces e nunca me espetei, como é óbvio não andava armado em pro...
                    Não acredito muito nesta relação...é sem dúvida uma faca de 2 "legumes", fazer uma análise deste tipo. Se por um lado alguém que não tem experiência deve conter-se na condução, evitando situações perigosas, por outro lado, se elas acontecerem por factores alheios à sua própria condução, não sabe reagir e manter o controlo do carro. Vendo o lado do condutor experimentado, que usa e abusa do carro, com confiança e conhecimento, não deixa de estar no fio da navalha e, também ele, está sujeito a perder o controlo.

                    Em suma, não é dos carros mais indicados para inexperientes.

                    P.S. Logicamente que o meu post anterior era em tom de brincadeira a aproveitar a tua deixa

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      Não acredito muito nesta relação...é sem dúvida uma faca de 2 "legumes", fazer uma análise deste tipo. Se por um lado alguém que não tem experiência deve conter-se na condução, evitando situações perigosas, por outro lado, se elas acontecerem por factores alheios à sua própria condução, não sabe reagir e manter o controlo do carro. Vendo o lado do condutor experimentado, que usa e abusa do carro, com confiança e conhecimento, não deixa de estar no fio da navalha e, também ele, está sujeito a perder o controlo.

                      Em suma, não é dos carros mais indicados para inexperientes.

                      P.S. Logicamente que o meu post anterior era em tom de brincadeira a aproveitar a tua deixa
                      Eu percebi, mas o certo é que em tom de brincadeira disseste algo verdadeiro

                      Eu conheci um caso de um tipo acabado de tirar a carta em que o primeiro carro foi um Mx5 e o resultado foi: teve o carro uns 3 dias, abusou, chegou à curva e unica coisa que fez foi benzer-se...

                      É muito facil perder o controlo num carro, muito mais num RWD, mesmo a fazer-se todos os dias o mesmo trajeto, é fácil naquele dia a coisa correr mal, por ex. uma mancha de oleo que não estava lá ou até um bocado de areia que caiu do camião 5mn atrás...

                      Pode ser o carro indicado para o mais inexperiente, eu aprendi a conduzir num RWD e nunca bati, mas claro, não me meti à estrada armado em pro japonês das serras desde que seja consciente e tenha a noção do que está a fazer e que antes de começar a "inventar" tem que conhecer o carro, tudo corre bem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                        Se for inconsciente e sem nenhuma experiência de condução é certinho. Eu comecei a ganhar o gosto nos RWD num Vauxhall Chevette e "aperfeiçoei" numa Hilux e Hiaces e nunca me espetei, como é óbvio não andava armado em pro...


                        Já me aconteceu... "quem anda à chuva molha-se"... mas tambem aconteceu porque abusei, nunca me fugiu a andar normal, mas tambem sempre tive consciência que se se abusa ele não perdoa, apesar que como referi, é um carro que "avisa" que se vai atravessar, lógico que para se perceber o que ele tá a dizer tem-se que ter alguma experiência.
                        Já tive e oportunidade de andar com um AE86 (e estava em circuito fechado) e nem me atrevi a atravessá-lo, ele não admite erros ou tenrinhos no volante, se não tens unhas... já foste...


                        Tudo dito aqui
                        Duvido do que escreveste do AE86 (ou querias dizer GT86)? De quallquer das formas, o que vou dizer serve para ambos. Nao confundir baixos limites de aderencia e afinacao sobreviradora com "nao admitir erros". Quer um quer outro sao considerados 2 dos carros mais faceis de conduzir de lado de traccao atras. E conseguem isto com suspensoes relativamente brandas e pneus mais finos. Logo entram em perda de aderencia a velocidades mais baixas do que carros equivalentes. Mas nao sao por isso mais dificeis de conduzir. Claro que com chuva e sem controlo traccao (ou se tiver e for desligado) tem de se ter mais cuidados e conduzir (bem) mais devagar..

                        Comentário


                          #13
                          Foi mesmo um AE, na altura nem havia GT86. Talvez senti-se isso por ser a 1ª vez que o conduzi, mas em comparação com o Mx5 não o achei nada comunicativo.

                          Comentário


                            #14
                            Sendo dos RWD mais equilibrados ... sao precisamente o contrario do referido ... há carros que mordem bastante mais. O MX5 é um brinquedo para qualquer um ... O mesmo nao se pode dizer de um S2K ou de um Z3M

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                              Sendo dos RWD mais equilibrados ... sao precisamente o contrario do referido ... há carros que mordem bastante mais. O MX5 é um brinquedo para qualquer um ... O mesmo nao se pode dizer de um S2K ou de um Z3M
                              Estás a comparar entre os RWD, e não é essa a questão. Um carro com tracção traseira, sem controlo de estabilidade, nas mãos de um inexperiente, nunca pode ser a melhor opção.

                              Comentário


                                #16
                                Apagar..

                                Comentário


                                  #17
                                  Ou seja.. é um carro perfeito para quem teve como 1º carro um Peugeot 206 comercial.. "a bailarina" então com chuva..
                                  (mas por acaso foi o carro onde aprendi a conduzir e a conseguir/tentar controlar..)
                                  Humm.. Mx5 por acaso sempre foi um carro que gostei bastante!
                                  Ohh Maria....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                    O mesmo nao se pode dizer de um S2K ou de um Z3M
                                    Nunca conduzi nenhum dos dois, mas é o que é dito por quem os tem.

                                    BTW, Z3M... anteontem estava um coupe no Eixo N-S na curva de Sete Rios virado em sentido contrário encostado aos rails

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      Estás a comparar entre os RWD, e não é essa a questão. Um carro com tracção traseira, sem controlo de estabilidade, nas mãos de um inexperiente, nunca pode ser a melhor opção.
                                      Eu nao disse que era a melhor opção ... eu disse que nao é preciso ser nenhum ás do volante para conduzir um MX5 , mesmo que seja em conduçao mais agressiva.

                                      É dos RWD mais equilibrados do mercado. Em seco é dificil ele descolar a traseira ... no molhado é bastante previsivel ... RWD mais facil de conduzir nos limites nao deve haver.

                                      É quase um clio Sport RWD ... de tão previsivel e equilibrado que é.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                        Eu nao disse que era a melhor opção ... eu disse que nao é preciso ser nenhum ás do volante para conduzir um MX5 , mesmo que seja em conduçao mais agressiva.

                                        É dos RWD mais equilibrados do mercado. Em seco é dificil ele descolar a traseira ... no molhado é bastante previsivel ... RWD mais facil de conduzir nos limites nao deve haver.

                                        É quase um clio Sport RWD ... de tão previsivel e equilibrado que é.
                                        Claro que sim, mas volto a dizer, é isso que se pergunta no tópico? Fala-se de experiência vs condução de MX-5, e tem que se ter algumas "mãozinhas", quanto muito não seja, em molhado.

                                        Não sei qual a intenção do user que iniciou o tópico, mas se é para alguém que não sabe controlar um carro, se calhar é melhor não se meter num carro RWD sem controlo de tracção. Para mim a questão é só e apenas esta.

                                        Dizes que não é preciso ser nenhum ás ao volante para se conduzir o MX-5 em condução agressiva, o que para mim é um pouco estranho. Primeiro porque uma coisa é ser ás ao volante, outra coisa é nem sequer se saber controlar um pequeno descuido da traseira e é só preciso uma vez para se ir "às couves".

                                        Acho que estamos todos para aqui a dizer a mesma coisa sobre diferentes prismas. Eu adoro o MX-5 e a sua condução (presumo que tu também), mas para quem não pesca muito da poda, pode dar-se mal. Há piores, claramente, e há melhores.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                          Foi mesmo um AE, na altura nem havia GT86. Talvez senti-se isso por ser a 1ª vez que o conduzi, mas em comparação com o Mx5 não o achei nada comunicativo.
                                          pois, talvez. o AE86 que conduziste também podia não estar no estado ideal em termos de pneus ou suspensão e amortecedores e essa percepção ser aumentada.

                                          eu nunca tive a sorte de conduzir nenhum dos 2, mas se há coisa que ouço dizer, é que em termos de comportamento de RWD e facilidade em andar de lado, há 2 carros que se destacam de todos os outros: o toyota AE86 e o BMW E30 M3.

                                          O toyota GT86 é o sucessor espiritual do AE86 e foi propositadamente desenhado de modo a ter menores níveis de aderência e ter um comportamento sobrevirador, mas com a facilidade em conduzir nos limites em mente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que todos nós seríamos melhores condutores se tirássemos a carta de condução ao volante de um Mazda mx5. E não, não estou a gozar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se o mazda mx-5 é difícil de controlar em piso molhado, então o mazda RX-8 é o que ? Impossível de controlar ??

                                              Claro que este tipo de carros, não podemos entrar, nem acelerar em curvas, como o carro de tracção nas rodas dianteiras

                                              Mas ninguém nasce ensinado, ao longo do tempo as pessoas vão conhecendo o carro e o seu feitio, não podem logo pegar num carro desses e pensar que são os melhores condutores do mundo....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Wannabe Ver Post
                                                Se o mazda mx-5 é difícil de controlar em piso molhado, então o mazda RX-8 é o que ? Impossível de controlar ??

                                                Claro que este tipo de carros, não podemos entrar, nem acelerar em curvas, como o carro de tracção nas rodas dianteiras

                                                Mas ninguém nasce ensinado, ao longo do tempo as pessoas vão conhecendo o carro e o seu feitio, não podem logo pegar num carro desses e pensar que são os melhores condutores do mundo....
                                                É exactamente isso que eu penso. A pensar aqui como alguns pensam, eu nunca teria experimentado e aprendido com as situações para estar hoje mais preparado. Valha-me deus falam de um mx-5 como se fosse um caixão sobre rodas! É claro que é preciso saber os basicos em condução dita desportiva, mas quem faz esse tipo de condução também certamente vai à net e procura aprender um pouco da teoria antes de passar à pratica. Aliás, para quem sabe inglês, deixo aqui um site dedico a ensinar os basicos da condução desportiva (se não for permitido pelo forum peço que me informem)

                                                The best free driving guide on the web | drivingfast.net

                                                Há pessoas que pensam que sabem tudo e que só elas podem conduzir miatas, mas a verdade é que nascemos todos sem saber andar e acabamos por conseguir, pelo menos, quase todos logo conduzir bem não pode ser assim tão diferente .. Acrescento ainda que ja estive ao lado de pessoas com 20 anos de carta, sem acidentes, que conduzem bem pior que eu e olha que não tenho a carta assim à tanto tempo .. Por isos é uma questão de procura de conhecimento, entrega e dedicação e o resto vem com o tempo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  Estás a comparar entre os RWD, e não é essa a questão. Um carro com tracção traseira, sem controlo de estabilidade, nas mãos de um inexperiente, nunca pode ser a melhor opção.
                                                  Eu já tenho visto velhotas com BMW's antigos e que eu saiba os mesmo são RWD e sem ESP e ainda estão bem vivas (para nosso grande problema pois são um perigo na estrada) .. Essa coisa do ESP e do ABS e por ai fora foram necessidades criadas, antigamente não se precisava dessas coisas.. Mas antigamente também não davam a carta a "senhoras" que entram em sentidos proibidos por isso

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Até parece que os MX-5 são uma armadilha mortal que só os mais experientes Fangios podem conduzir e usufruir.
                                                    Isso é falso.
                                                    Ser consciencioso na condução e ter bons pneus, travões e suspensão em bom estado, permite conduzir um destes Mazda sem problemas de maior.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Só precisas de ter atenção em piso molhado...Seco é sempre a abrir.

                                                      Eu tenho um Nb 1.8 e sei do que falo. Então com autoblocante ainda melhor ;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se um MX-5 é um carro que é preciso ter muita experiência para o conduzir, então o pessoal que anda de Toyota Hiace, Ford Transit e por aí adiante, com aqueles pneus e suspensões no casco são uns A's do volante

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DanielSantos360 Ver Post
                                                          Eu já tenho visto velhotas com BMW's antigos e que eu saiba os mesmo são RWD e sem ESP e ainda estão bem vivas (para nosso grande problema pois são um perigo na estrada) .. Essa coisa do ESP e do ABS e por ai fora foram necessidades criadas, antigamente não se precisava dessas coisas.. Mas antigamente também não davam a carta a "senhoras" que entram em sentidos proibidos por isso
                                                          Tens uma participação neste tópico tipica de alguma coisa que não vou dizer.

                                                          Se alguém aqui disse que o MX-5 é um caixão sobre rodas, ou que é o carro mais dificil de controlar, ou whatever, mostra-me, sff.

                                                          Não desvirtuem o que os outros dizem, nem se armem em gozões, que isto não tem piada nenhuma. O que o marelo disse faz todo o sentido, diria até, o melhor seria aprender num carro FWD e depois fazer umas aulas em RWD, sem electrónicas para se aprender.

                                                          Agora, para uma pessoa inexperiente não é o melhor carro, e é isso que o tópico trata. Caramba é preciso extrapolar isto para o que tu e outros estão a pregar? Até tu dizes isto e faço quote: "É claro que é preciso saber os basicos em condução dita desportiva". É basicamente por isto que não deve ser dado a um inexperiente.

                                                          E ainda dizes para aí umas coisas que precisavam de ser esmiuçadas, mas sinceramente não me vou dar a esse trabalho, dada a postura que tens tido neste tópico. Sabes tudo, conduzes muito bem, falas de "boca cheia", por isso parece-me que não vale a pena perder mais tempo com isto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Imagino que o C220 CDI do final dos anos 90 também seja um caixão sobre rodas só porque é RWD.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X