Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Imposto Único de Circulação sobre carro de 2006 registado em Portugal em 2014.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Imposto Único de Circulação sobre carro de 2006 registado em Portugal em 2014.

    Boa noite,

    Sou residente na Suíça e estarei de regresso a Portugal em Abril deste ano. Gostaria de colocar a seguinte questão: Tenho uma Skoda Octavia 1.9 TDI de 2006, se a levar para Portugal, uma vez que sou proprietário há mais de ano estou isento de Imposto Sobre Veículos (ISV), no entanto, receio que o Imposto Único de Circulação (IUC) seja calculado de acordo com o ano de registo do veículo em território nacional e não de acordo com o ano do carro. Ou seja, mesmo sendo um carro de 2006, o imposto a pagar será de acordo com a emissão da matrícula em 2014. Segundo os meus cálculos (corrijam-me se estiver errado), este carro deveria pagar um imposto de 35,06€ (2006), mas neste caso, se a matrícula for de 2014, passa para os 225,43€. Esta questão faz-me ponderar vender o veículo na Suíça em vez de o levar para Portugal.

    Abro este tópico na esperança que alguém me possa confirmar se de facto, caso registe o carro em Portugal, terei o IUC calculado com base no ano de 2006 ou 2014. Até à data toda a informação que vou obtendo é pouco clara e contraditória, espero encontrar resposta aqui.

    Desde já, agradeço a vossa atenção.

    Atentamente,
    Pedro Jesus

    #2
    É calculado com base na data da matrícula em Portugal, portanto, será o IUC de 2014. Antes de o venderes na Suíça, pensa que vais ter que comprar um carro cá e, se comprares novo, vais ter IUC 2014. Se comprares usado, para teres IUC antigo, tens que comprar um carro com pelo menos 7 anos (anterior a 07/2007). Entre manteres o teu, que sabes em que estado está, conheces o histórico, etc. e comprares um que não conheces, se calhar convém ponderares bem os prós e contras.

    Comentário


      #3
      Infelizmente o IUC é calculado de acordo com as regras de quando é matriculado em Portugal.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
        É calculado com base na data da matrícula em Portugal, portanto, será o IUC de 2014. Antes de o venderes na Suíça, pensa que vais ter que comprar um carro cá e, se comprares novo, vais ter IUC 2014. Se comprares usado, para teres IUC antigo, tens que comprar um carro com pelo menos 7 anos (anterior a 07/2007). Entre manteres o teu, que sabes em que estado está, conheces o histórico, etc. e comprares um que não conheces, se calhar convém ponderares bem os prós e contras.
        gostei do que li na tua opiniao, acho que esta tudo dito. Eu inclusive passarei por isto mais tarde ou mais cedo.

        Já agora, para não teres que pagar o ISV o carro tem que ter no teu nome á 2 anos e não apenas por 1 ano, não tenho certeza absoluta mas sempre ouvi/li isto.

        Comentário


          #5
          É estupido mas é a data de matrícula em Portugal que conta e não a data da 1ª matrícula...

          Comentário


            #6
            É só 1 ano:

            https://www.portaldocidadao.pt/PORTA...erceiro+pa.htm

            Comentário


              #7
              Boa noite,

              Agradeço as respostas.

              LuisMiguel, faz sentido o que dizes. No entanto neste momento da minha vida quero mais cash e menos chapa, ter mais de 2000€ em carro já é uma exorbitância. Neste momento a questão prende-se entre vender o carro na Suíça ou Portugal.

              Aproveito para pedir opinião. Tenho uma carrinha Skoda Octavia 1.9 TDI de 2006 com 215.000km, aqui na Suíça dão-me no máximo 4500€. Quanto será que vale em Portugal? Pela pesquisa que fiz, mesmo tendo em conta o detalhe do IUC que irá representar um custo extra ao proprietário, parece-me que 7000€ não seria um valor completamente descabido.
              Devo referir que a carrinha tem zero extras, nem vidros eléctricos à frente/atrás, apenas AC e leitor de CD mp3.

              6qkRra_Y3UOmvhsiSUxwug_2.jpg

              Obrigado!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por novulus Ver Post
                obrigado, vou ver se so posso legalizar 1 ou 2 porque tenho 2 carros.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Metallising Ver Post
                  Boa noite,

                  Agradeço as respostas.

                  LuisMiguel, faz sentido o que dizes. No entanto neste momento da minha vida quero mais cash e menos chapa, ter mais de 2000€ em carro já é uma exorbitância. Neste momento a questão prende-se entre vender o carro na Suíça ou Portugal.

                  Aproveito para pedir opinião. Tenho uma carrinha Skoda Octavia 1.9 TDI de 2006 com 215.000km, aqui na Suíça dão-me no máximo 4500€. Quanto será que vale em Portugal? Pela pesquisa que fiz, mesmo tendo em conta o detalhe do IUC que irá representar um custo extra ao proprietário, parece-me que 7000€ não seria um valor completamente descabido.
                  Devo referir que a carrinha tem zero extras, nem vidros eléctricos à frente/atrás, apenas AC e leitor de CD mp3.

                  [ATTACH]120738[/ATTACH]

                  Obrigado!
                  Acho que em Portugal vai ser difícil de vender devido a ter pouco equipamento, tens um equipamento como eu tenho mas num Renault Twingo e já vi que não é simples de o vender em portugal. No entanto como não penso vender, levarei o carro comigo e fica para as voltinhas. Pensa nisso mesmo para ti.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                    obrigado, vou ver se so posso legalizar 1 ou 2 porque tenho 2 carros.


                    Só pode ser registado uma viatura, por cada pessoa física.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      Só pode ser registado uma viatura, por cada pessoa física.
                      já li entretanto e não respondi, de facto é mesmo assim. Pena, um fica por ca!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                        já li entretanto e não respondi, de facto é mesmo assim. Pena, um fica por ca!


                        Sem esquecer ainda, que caso a pessoa que usufrua do regime de matricula de ex-emigrante, no caso de vender a viatura entretanto e antes de fazer 5 anos sobre o registo, poderá ter que pagar o imposto devido à data.

                        Comentário


                          #13
                          Essa parte não vi, muito importante! Obrigado. De facto não penso em me desfazer do meu visto que por maior que seja a familia ha sempre lugar a um pequeno carro de cidade na familia, sendo que o comprei novo e nem á ano....

                          Comentário


                            #14
                            Trazer para vender é um disparate, pois vais ter de pagar os impostos para legalização em Portugal e perdes a vantagem em vender cá...

                            Comentário


                              #15
                              Já agora aproveito para outra questão, eu como português levo o meu carro e ta resolvido e a minha companheira que é alemã? Tem o carro também á mais de 1 ano...tem direito a isenção de isv ou não? Ainda não vi nada que me diga que não nem que sim de forma directa!

                              Penso que esta isenção se aplica a todos, português que regresse ou estrangeiro que chegue ai ou não?

                              Comentário


                                #16
                                Tem isenção de ISV uma vez que tenha cartão de residência em Portugal.

                                Aqui tens um tópico com a explicação do processo e custos associados, através de um forum direcionado para estrangeiros residentes em Portugal:
                                Expats Portugal • View topic - Importing a Car into Portugal

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Metallising Ver Post
                                  Tem isenção de ISV uma vez que tenha cartão de residência em Portugal.

                                  Aqui tens um tópico com a explicação do processo e custos associados, através de um forum direcionado para estrangeiros residentes em Portugal:
                                  Expats Portugal • View topic - Importing a Car into Portugal
                                  muito obrigado!

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X