No manual do meu carro vem consumo médio de 4,9l/100km.
Em 28273km vou com uma média de 4,87l/100km reais, contas feitas a mão.
Astra Caravan 1.3cdti de 2006 com 193k km.
No meu caso os consumos médios batem certo com o estimado pela marca.
Eles tentaram, adiando para 2021 o cumprimentos das 95g.
Mas chegou-se a acordo com eles e agora é definitivo.
Existem uma série de atenuantes, para ser possível uma transição mais suave, como por exemplo, a venda de 1 carro elétrico contar por 2 no cálculo das emissões no primeiro ano de implementação destas regras.
Na realidade, com todas as atenuantes, só lá para 2023/24 é que deveremos ter verdadeiramente números de emissões médios a cumprir as 95g estipuladas.
Quanto aos novos testes de homologação de consumo, seria uma oportunidade excelente para alinhar agulhas com os EUA e o Japão, que grande parte do mundo automaticamente seguiria.
Faltam standards a vários niveis na indústria automóvel, que acarreta custos desnecessários e permite aos construtores venderem produtos qualitativamente díspares dependendo do mercado.
Confesso q faço uma condução tipo Miss Daisy loll, EN não passo dos 90km/h, AE não passo dos 120km/h, não faço arranques bruscos, etc, tenho uma condução virada para os consumos.
Mas o meu percurso diário é capaz de ser o pior q existe, todos os dias faço 60km na segunda circular e IC19, casa trabalho, aos fds normalmente 30km de AE mais 30km de EN, cerca de 120km aos fds.
Portanto a vida deste carro durante a semana é mesmo cidade.
Bom, eu entro as 9h e saiu normalmente as 18:30h. Tenho de fazer cidade para chegar a 2º circular, e ando bastante em cidade, expo, marques de pombal, etc.
Acreditem que apanho os pasteis todos!!
O que me compensa nos consumos são os fds em que faço EN e AE a pastar como referi em cima. Ai os consumos descem.
Pois é.
O problema neste carro é que, quando dou conta e olho para o velocímetro, já vou a 130 ou mais...
O truque para baixar o consumo é fácil, meter a 6a o mais rápido possível e evitar reduzir, ao mesmo tempo que mantenho a velocidade estabilizada.
No Verão vou até Algeciras/Gibraltar, terei oportunidade de tentar novo recorde pessoal de consumo.
Eu sou o contario da maioria
Nao tenho grande paciencia para trabalhar para os consumos, nem ninguem ca em casa, pelo que a media da Focus (1.6 TDCi) anda acima dos 7, o Xsara (1.4i) acima dos 9L e a C5 (1.6 HDI) a roçar os 8L. Todos a fazer maioritariamente cidade, but still...
Acho que o minimo que fiz com a Focus foi 5.5 em nacionais numa viagem e ja estava com aborrecido![]()
O pessoal anda todo fanatico com os consumos e nem tiram sequer o prazer de carregar a fundo e sentir o andamento da coisa bahhh
Aqui quase ninguem deve passar das 3000 rpm![]()
é normal , os motores evoluem , tornando-se mais eficientes e económicos ( e ainda bem ) há 50 anos a tras os carros tinham 35 cv , 2500 cc , pesavam 2 toneladas e consumiam 21L/100 , a tecnologia esta sempre a inovar.
Isto sim, representa a realidade da maior parte dos condutores.Nao tenho grande paciencia para trabalhar para os consumos, nem ninguem ca em casa, pelo que a media da Focus (1.6 TDCi) anda acima dos 7, o Xsara (1.4i) acima dos 9L e a C5 (1.6 HDI) a roçar os 8L. Todos a fazer maioritariamente cidade, but still...
Sim, porque dizes a verdade...![]()
Este assunto é mais debatido pelos que gostam e tentam fazer consumos baixos, muita gente nem sabe que consumos faz.
Eu ando de acordo com o que me apetece a cada momento, mais ou menos 2 ou 3 litros de média, não é coisa que me preocupe.
Eu tenho variações de quase 6 litros/100km nos consumos...
Mas como faço poucos kms também é algo que não me preocupa.
Agora se os 3,3l desse volvo derem para cumprir usando o CC em Lisboa-Porto, ainda vai fazer concorrência à CP e Ryanair...![]()
pneus de qualquer um deles... e outros componentes também.
eu já cheguei a conseguir consumos de 5.3 no C durante 3 semanas seguidas, a marca anuncia 5.3 reais (seriam 5,1l no CB) mas a 90km/h em via rápida e pouquíssimo trânsito no resto do percurso fora AE. mas cansa. agora com trajetos de 15kms com algum trânsito faz 6.2l.