Deixo aqui um topico que explica de onde este motor deriva:
http://forum.autohoje.com/forum-gera...-1-5-tdci.html
E como nesse topico, confundi com o 1.6 TDCi de 95cv que de onde este motor realmente deriva.
Nao encontraste?
E sim, é para substituir o 1.4 na Ford.Ford added the 1.5-litre, closely derived from the 1.6-litre engine
(...)
- The 1.4 L DLD-414 is generally non-intercooled
- The 1.5 L derived from the 1.6 L
- The 1.6 L DLD-416 is always intercooled
Ford DLD engine - Wikipedia, the free encyclopedia
![]()
Vamos lá ver uma coisa primeiro: pessoalmente gosto de ter uma opinião própria. Até a formular tento obter informação, analiso-a, faço perguntas, investigo e no final formulo a minha opinião.
Não será porque me dizem que um motor deriva de outro, que eu posso aceitar essa situação. Tal até pode ser verdade, agora os elementos que temos (neste momento) não me permitem ter essa opinião. Diz-se que deriva, e está feito? Desculpa, mas eu não aceito isso.
Os casos mais reconhecidos de derivações de motores, são aqueles em que há uma base alargada de elementos em comum. Exemplos há de alterações meramente dos diâmetros dos êmbolos, por forma a se obterem motores maiores (o 2.2 DCI da Renault derivou nestas circunstâncias do 1.9 DCI, por exemplo). Há outros casos. Depois há aquelas situações de "partir" os motores, por exemplo o 1.4 TDI derivou do 1.9 TDI, por foi retirado 1 cilindro ao maior. Novamente também existem mais casos destas situações. Em relação aos cursos dos êmbolos também se podem verificar essas situações.
Este 1.5 até pode ter elementos em comum com o 1.6, eu não estou a dizer que não. Agora para aceitar que deriva, deste ou daquele, tenho que saber quais são esses elementos.
De tudo o que li é que ele substitui o 1.4 TDCI.
NOTA: As marcas têm muito o hábito de nos moldarem a imagem que fazemos das coisas. Até parece mais apelativo mostrar que um motor inferior deriva de um motor superior. No fundo eles bem sabem que o 1.6 foi claramente um melhor motor do que o 1.4. Porque até se analisarmos bem as coisas, o 1.6 até "derivou" do 1.4 na sua génese. Portanto, em última análise este 1.5 até se pode dizer que "deriva" do 1.4.
Última edição por nebuchadnezzar : 02-03-14 às 10:02:32