Seguro automovel em nome do mediador?? isto é legal

A mostrar resultados 1 para 14 de 14

Título: Seguro automovel em nome do mediador?? isto é legal

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito Seguro automovel em nome do mediador?? isto é legal

Boas.
    Recentemente fiz um seguro automovel via um mediador da fidelidade. Mas na carta verde o nome do tomador do seguro vem o nome do mediador (Entenda-se em nome da empresa mediadora)!!!!

Isto é legal? é que o carro esta em meu nome e não me faz sentido o tomador do seguro ser o mediador/empresa. Poderá isto ser algum esquema para depois de me anularem o seguro sem eu saber?

Obrigado
    Última edição por joaogarcia : 01-03-14 às 01:07:13

Banido fazendohistoria's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2013

Por Defeito

Não te sei explicar nada,mas que não é nada normal isso é certinho.

Piloto de Kart lfvneto's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Isso nao é possivel...
    Só dá em relação de pais/filhos ou marido/mulher.
    Imagina que queres mudar de mediador? Como não és tomador de seguro não podes assinar nada...
    Ainda anteontem fui parado pela psp e como o meu carro esta em nome da minha mulher e o seguro em meu nome...o agente perguntou logo...
    Imagina se o tomador fosse o gajo do seguro...
    Última edição por lfvneto : 01-03-14 às 14:10:44

Piloto de Rallye Movyk's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Wtf...

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Estes mediadores/agentes manhosos, deviam ser punidos severamente por este tipo de "erros"....

Banido
    Data de Registo
    Jun 2013

Por Defeito

O que tiro daí é que provavelmente o mediador não é mediador e como tal teve de criar o seguro em nome dele...
    Ou então cancela o seguro e recebe o dinheir...
    Última edição por dm222 : 01-03-14 às 14:50:41

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2011

Por Defeito

Cuidado...

Porque é que não questionou o mediador ou empresa mediadora, sobre este facto?
    Já agora, possuía histórico de seguro anterior?
    Possui a apólice de seguro com as coberturas? Quem está indicado como condutor habitual?

Cumprimentos,
    Rui Portilho

Piloto de Kart PeterCV's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por joaogarcia Ver Post
    Boas.
    Recentemente fiz um seguro automovel via um mediador da fidelidade. Mas na carta verde o nome do tomador do seguro vem o nome do mediador (Entenda-se em nome da empresa mediadora)!!!!

Isto é legal? é que o carro esta em meu nome e não me faz sentido o tomador do seguro ser o mediador/empresa. Poderá isto ser algum esquema para depois de me anularem o seguro sem eu saber?

Obrigado
    Já emiti vários milhares de seguros porque trabalhei vários anos como operador de call-center ( acesso só para mediadores) e nunca vi tal coisa, nem nunca emiti nenhum seguro assim.

- O tomador do seguro só pode ser o proprietário da viatura (privado ou empresa) tal como consta no livrete ou documento único, dado que o tomador é a pessoa que vai ser indemnizada em caso de sinistro.
    - Se o prioprietário for casado/a com comunhão de bens a esposa/esposo também pode ser tomador/a dado que legalmente o veiculo é sempre propriedade dos dois.
    - se houver um leasing fica uma cláusula adicional com indicação da empresa de crédito/leasing sendo que num processo de sinistro esta entidade é parte interessada numa eventual indemnização.
    - O condutor habitual pode ser o tomador ou outra pessoa a designar, em caso de sinistro o bónus/histórico do condutor habitual é que fica afectado à apólice.

Não vejo razão nem fundamento para o tomador da apólice ser o mediador.

Não acho que haja aqui nenhuma fraude , o mais provável é ser erro de emissão da apólice.

- Sugiro que o mais rapidamente possível questione o mediador ou de preferência a própria seguradora porque alguma coisa não está bem e pode ter problemas graves para activar o seguro em caso de sinistro ou com as autoridades. Eu diria mais : não recomendo que circule com o carro até ter isso bem esclarecido.

nto
    nto está online
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PeterCV Ver Post
    Já emiti vários milhares de seguros porque trabalhei vários anos como operador de call-center ( acesso só para mediadores) e nunca vi tal coisa, nem nunca emiti nenhum seguro assim.

- O tomador do seguro só pode ser o proprietário da viatura (privado ou empresa) tal como consta no livrete ou documento único, dado que o tomador é a pessoa que vai ser indemnizada em caso de sinistro.
    - Se o prioprietário for casado/a com comunhão de bens a esposa/esposo também pode ser tomador/a dado que legalmente o veiculo é sempre propriedade dos dois.
    - se houver um leasing fica uma cláusula adicional com indicação da empresa de crédito/leasing sendo que num processo de sinistro esta entidade é parte interessada numa eventual indemnização.
    - O condutor habitual pode ser o tomador ou outra pessoa a designar, em caso de sinistro o bónus/histórico do condutor habitual é que fica afectado à apólice.

Não vejo razão nem fundamento para o tomador da apólice ser o mediador.

Não acho que haja aqui nenhuma fraude , o mais provável é ser erro de emissão da apólice.

- Sugiro que o mais rapidamente possível questione o mediador ou de preferência a própria seguradora porque alguma coisa não está bem e pode ter problemas graves para activar o seguro em caso de sinistro ou com as autoridades. Eu diria mais : não recomendo que circule com o carro até ter isso bem esclarecido.

O tomador do seguro não tem de ser necessariamente o proprietario da viatura.

O que é certo, é que muitas companhias de seguros preferem que assim seja, mas juridicamente não tem de o ser.

Data de Registo
    Oct 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    O tomador do seguro não tem de ser necessariamente o proprietario da viatura.

O que é certo, é que muitas companhias de seguros preferem que assim seja, mas juridicamente não tem de o ser.

Juridicamente , o "segurado" pode não ser o "tomador", mas isso não é regra geral.
    Última edição por PeterCV : 03-03-14 às 19:07:44

nto
    nto está online
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PeterCV Ver Post
    Juridicamente , o "segurado" pode não ser o "tomador", mas isso não é regra geral.

Nada na lei obriga que o tomador de seguro seja o proprietário da viatura.

Em todo o caso e como referi, em muitos dos casos e em certas companhias de seguros, estas preferem que os dois sujeitos sejam o mesmo, daí passar inclusive informação, de que tem de o ser.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2011

Por Defeito

Tomador, Segurado e Condutor Habitual, podem ser sujeitos distintos...

Piloto Lendário MetalKing's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Isso é muito estranho.

Quando assinou o contrato, o que constava no tomador? Ficou com cópia?

Ou foi erro na emissão da Carta Verde, ou o mediador fê-lo inadvertidamente ou fê-lo com outro propósito.

Data de Registo
    Oct 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Portilho Ver Post
    Tomador, Segurado e Condutor Habitual, podem ser sujeitos distintos...
    Sim é verdade, mas a questão aqui é porque é que o mediador se colocou a si próprio como tomador, porque isto não é de todo um procedimento normal e o segurado tem razão em mostrar estranheza.
    Mesmo nas situações em que o pagamento é feito directamente ao mediador (em vez p.ex de transferência) não é normal ele constar como tomador da apólice. A única coisa que me ocorre (para além de um eventual erro) é que a empresa que consta como tomador pode não ter efectivamente a mediação na companhia em causa mas sim trabalhar com um outro mediador autorizado para emitir o seguro. Seja como for a pessoa devia ser esclarecida por quem lhe fez o seguro e ver com atenção os documentos da apólice (deve ter uma cópia das condições gerais com a identificação das entidades).

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •