Bem sei que a crise está aí e está para durar mas tenho saudades. Tenho mesmo muitas saudades das conversas de outrora no café. Tudo era em redor do feeling, do power do carro, da velocidade e aqui ou ali do que gastava. Tenho saudades de ser normal consumir 10 litros ao 100. Tenho saudades das picardias do meu anda mais que o teu. Hoje já não é tanto assim. Hoje é mais chato, muito mais chato. Hoje olha-se para um híbrido com um Deus salvador da poluição mundial. Hoje olha-se para um papel onde diz, consumo médio de 4,5 com a mesma ''tesão'' que se olhava para um papel onde dizia 250cvs. Hoje no café fala-se em maneiras de poupar no uso do carro, hoje vangloriamo-nos quando apresentamos a última média do depósito e está mais baixa que a anterior. Hoje tenho a sensação estranha de participar numa conversa da qual quero sair. Quero falar de dar 240 km/h mas olham-me de lado e apresentam-me a última média do Smart. E fico ali num canto a pensar na próxima vez que irei para a estrada...
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Outros tempos - Consumos vs Prazer
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Não considero uma evolução. Estou a falar na paixão que eu e tanta gente nutre por automóveis. Consumos não é para mim uma evolução que apimente a minha paixão. E há que separar vertente económica da vertente paixão.
Hoje em dia tudo gira à volta da poupança e muito pouco em volta do prazer.
A evolução que falas considero-a uma evolução a que as pessoas foram obrigadas. E para mim castra muito o que de realmente importa num carro, sensações.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Drifter Ver PostConselho: muda de café
O meu caso é o oposto, quando é o dia do café que aparece o pessoal todo, aquilo até da gosto de ver o estacionamento da rua: 350Z, Boxster S, por vezes aparece la um M6 modelo anterior, Leons e Ibzas do açu, para alem dos tipos Punto GT, Cup, Civic's
Epá agrada-me esse ''teu'' café. É em que bandas?
Chateia-me um pouco a frase :
'' O meu está-me a gastar X ''. Epá...
Sabe bem quando vou à bomba e não foi só uma, com o Is foram 2 e com o A3 já foi uma. Um gajo da bomba a perguntar : '' É a gasolina não é?''. Não me recordo de dizer um '' Sim, é'' com tanta satisfação.
Não é critica a veículos poupados ou por serem a diesel, nada disso. Epá mas esses mesmo podem dizer epá este depósito fiz 7, andei na esgalha pa caraças. Ninguém fala nestes ''moldes'', a não ser que sejam do açu! ahahah
Comentário
-
Originalmente Colocado por warmthboy Ver PostBem sei que a crise está aí e está para durar mas tenho saudades. Tenho mesmo muitas saudades das conversas de outrora no café. Tudo era em redor do feeling, do power do carro, da velocidade e aqui ou ali do que gastava. Tenho saudades de ser normal consumir 10 litros ao 100. Tenho saudades das picardias do meu anda mais que o teu. Hoje já não é tanto assim. Hoje é mais chato, muito mais chato. Hoje olha-se para um híbrido com um Deus salvador da poluição mundial. Hoje olha-se para um papel onde diz, consumo médio de 4,5 com a mesma ''tesão'' que se olhava para um papel onde dizia 250cvs. Hoje no café fala-se em maneiras de poupar no uso do carro, hoje vangloriamo-nos quando apresentamos a última média do depósito e está mais baixa que a anterior. Hoje tenho a sensação estranha de participar numa conversa da qual quero sair. Quero falar de dar 240 km/h mas olham-me de lado e apresentam-me a última média do Smart. E fico ali num canto a pensar na próxima vez que irei para a estrada...
É como se pedisses que voltasse mas agora é só senhores a vangloriarem o speed das machines com excelentes médias de consumos.
Comentário
-
Eu não chamo a poupança evolução, mas sim uma escolha ou alternativa. Nem todos temos que andar a trabalhar para a media! principalmente que faz 500kms por mês! infelizmente aqui em casa, de Agosto ate agora, só num dos carros já se fizeram mais de 22000kms e ninguém trabalha como distribuidor ou algo do género. Também não me venham falar em prazer de condução quando se anda num Golf da moda com o 1.6tdi de 105cv! esses para mim são para trabalhar para a media....
Quem tiver disponibilidade financeira, e gostar compra um carro potente a gasolina e ai sim tem emoção...Agora a crise...
Assim como cada vez se produzem carros mais económicos, também se produzem maquinas muito mais rápidas. E parabéns à seat pelo record no novo Leon Cupra!!!!
Comentário
-
É certo que nos ultimos anos se assiste à palhaçada dos consumos , toda a gente consegue fazer 3 litros a 150 km/h, etc etc bla bla bla
Mas verdade seja dita que mesmo nos anos 80 e 90 recordo-me facilmente de gente que teve que vender carros precisamente por causa dos consumos astronómicos que tinham.
Hoje em dia qualquer carro tem 90, 100cv, e com cuidado até se fazem boas médias mesmo a gasolina.
Antigamente era mais dificil.
Pegar num Golf III 1.4 60cv, Astra F 1.4 60cv, Laguna 1.8 95cv e carregá-los e ir para férias no algarve, sem autoestrada, e com AC, era estoirar dinheiro em gasolina....a pouca potência muitas vezes tinha de ser totalmente espremida no trãnsito das nacionais ou em cidade.
Consumos de 9, 10, 11 L eram quase normais mesmo em carros de pouca potencia.
O que me entristece hoje em dia não é tanto as paranoias dos consumos e respectivas aldrabices ( passa-me ao lado, sinceramente ) mas sim o facto de muita gente defender com unhas e dentes que não vale a pena meter pneus novos porque pneus usados são mais baratos, ou não vale a pena fazer revisão todos os anos, piscas nas rotundas, conduzir à direita, enfim tudo isso.
Comentário
-
Sinceramente também vejo um pouco assim. Inveja talvez seja uma palavra muito forte mas há um certo desdem quando falo em gasolina. É muito normal a expressão : " F*d*-se !" quando digo que é a gasolina.
Os consumos toldaram um pouco o raciocínio lógico das pessoas. Quando se está à procura de carro há uma necessidade quase genética de se procurar a diesel. Se em novo há casos gritantes de " injustificação" na compra diesel, quando se procura usado bem aí...
Apesar de cada um ter a sua opinião e o seu gosto, eu retiro mais prazer na condução de um otto. O som, a rotação alta, a não turbo dependência,etc.
No fundo já não se liga muito ao que de prazeroso se retira de um carro apenas e só se olha para custos mesmo quando nem há necessidade.
Comentário
-
Originalmente Colocado por warmthboy Ver PostBem sei que a crise está aí e está para durar mas tenho saudades. Tenho mesmo muitas saudades das conversas de outrora no café. Tudo era em redor do feeling, do power do carro, da velocidade e aqui ou ali do que gastava. Tenho saudades de ser normal consumir 10 litros ao 100. Tenho saudades das picardias do meu anda mais que o teu. Hoje já não é tanto assim. Hoje é mais chato, muito mais chato. Hoje olha-se para um híbrido com um Deus salvador da poluição mundial. Hoje olha-se para um papel onde diz, consumo médio de 4,5 com a mesma ''tesão'' que se olhava para um papel onde dizia 250cvs. Hoje no café fala-se em maneiras de poupar no uso do carro, hoje vangloriamo-nos quando apresentamos a última média do depósito e está mais baixa que a anterior. Hoje tenho a sensação estranha de participar numa conversa da qual quero sair. Quero falar de dar 240 km/h mas olham-me de lado e apresentam-me a última média do Smart. E fico ali num canto a pensar na próxima vez que irei para a estrada...
Oh rapaz como eu te compreendo , este teu post foi o que eu disse sempre aqui !
Hoje em dia o pessoal é quase todo Fanatico pelos consumos , é melhor aquele que compra um carro a diesel e muita gente vem dizer que gastou x litros em x kms todos contentes e felizes da vida e depois dizem "grande maquina" . Ou seja grande maquina actualmente é aquele que bebe menos e nao aquele que tem mais potencia ou que anda muito ...
Quando dantes se dava muito valor á sonoridade e á propria manete das velocidades hoje em dia é imprescindível e dá-se muito mais valor ao carro com CB ! E como se nao bastasse olhar sempre para o CB a marcar medias maravilhosas quando dantes se olhava era um pouco mais ao lado esquerdo onde mostrava marcas como " 200,220,240 etc " e " 6000 , 7000 , 8000 rpm "
E para mim evoluir tambem nunca será em termos de conumos fanaticos nem diesel sequer .
Os jovens actuais para eles prazer de conduzir é ver o CB e o preço na bomba e sentir o turbo mais nada
Comentário
-
Recentemente mais um amigo se rendeu ao rebanho , porque diesel é que é bom e no olho das pessoas é a melhor escolha possivel !
Passou de um punto 1.2 de 2006 com menos de 120 mil km e foi para um 206 SW 1.4 hdi com pouco mais de 200 mil kms , ontem já deixou dinheiro para uma embraiagem e já anda contente a ver os consumos
Outro exemplo sigh :
Eish tens um corsa ?? é o 1.5 TD isuzo ou o 1.7 TD ?? ( Todo excitado) ..... Nao é um Gsi , ah ta bem , isso deve beber muito nao ?? ...
Numas bombas um rapaz jurava a pes juntos que depois de fazer a repro no seu todo poderoso ibiza 6k GT tdi bebia 2 litros aos 100 a andar na boa .
O mundo automovel se resume a isto mesmo .... consumos apenas . Prazer de conduçao ? deixa se de lado
Comentário
-
Originalmente Colocado por Sigh Ver PostQuando falei em inveja, é neste sentido: Ah, compraste um Scirocco? É o gtd? Não, é o 2.0 tsi. Ui quanto é que isso gasta? Hmm, uns 9/10 litros aos cem...
Ou seja, o carro é reduzido apenas ao que gasta, e não ao que é, e que oferece. Só se focam no ponto "negativo"
Eu adorava trocar o meu HDi por um Otto, mas estando ainda a pagar o carro é complicado, ate porque neste momento faz 800/900km mês, coisa que na altura de compra eram 1500/1800 mês.
Comentário
-
Então também troquei um dci por um otto,tudo bem podem dizer é um 1.1 60cv psa(106),não gasta que um 1.4 160 gasta,mas sempre gasta mais um bocadinho que o dci 80..
Claro que na altura que fui adquirir o 1.1 não poderia/nem posso meter em créditos,queria era despachar o dci pelos streses dados.
Se tivesse alguma margem de manobra a nivel financeiro,também poderia em alargar os "horizontes" em termos de escolhas para um 1.4/1.6 otto mais recente e com mais uns pozinhos acima.
O que é certo é que com 20€ no dci dava-me para 200 e poucos kms de autonomia,agora 20€ de 95 deverá rondar na volta dos 150kms de autonomia,mas se estou arrependido,nesta altura não estou arrependido.
Quando tiver mais idade na volta dos 30 anos e tenha algum emprego "fixo" que me garanta obter um carro para futuro,o otto poderá ser a minha escolha.
Até porque como disse,se tivesse alguma margem de manobra a nivel financeiro,os carros de eleição eram o Evo X ou o STI
PS:Nesta altura faço 40 kms diários para trabalhar(casa-trabalho-casa)
Comentário
-
Quando comprei um carro a gasolina para a esposa ouvi varios comentarios. O mais engracado foi o seguinte:" carro a gasolina e para ricos". A minha mulher, que nada percebe de carros, respondeu inteligentemente:" Ja viste o preco do mesmo carro a diesel? Com os 8000 kms que faco por ano nem em 10 anos pago a diferenca!". Tudo isto para dizer que ha uma parvoice instalada no que toca ao diesel. Honestamente nao entendo a maioria dos casos. Noutros justifica se perfeitamente. No que diz respeito ao prazer... Bem no meu caso nao tiro grande prazer do 1,4 a gasolina mas tambem nao tiraria de um 1,4 a gasoil. Pode ser que um dia tenha um 2,0 a gasolina. Tenho um amigo com um 330i e realmente e outro mundo. Qual diesel qual que...
Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2
Comentário
-
O café onde vou é só pessoal com charutos a gasoleo a gabarem-se das coisas mais ridiculas. Até me aborrece, o problema é que eu já lá ia muito antes deste pessoal aparecer.
Sobre a questão dos consumos andava lá um "mén" com um Ibiza velho todo mexidão que segundo ele gastava um absurdo do tipo 30 paus para fazer 100km, de gasóleo!!!
Comentário
-
Seja a gasóleo seja a gasolina, sempre houve a tendência para deturpar os consumos reais, e tudo isto para ficarmos uns pontos acima dos nossos parceiros. Como eu não alinho nisso, e gosto da verdade, assumo que tenho um carro que gasta o for preciso, tanto pode fazer médias de 8, como de 16, depende das situações.
Comentário
-
As opiniões das pessoas vão se adaptando à realidade em que vivem. Estando nós, já há alguns, numa sociedade que tanto se refere ao gasóleo como o combustível milagroso, é normal que a maioria das pessoas ache que todos os carros sejam a gasóleo.
As pessoas acreditam naquilo que querem, seja qual for o assunto.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário