Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pormenores Xsara 2.0 hdi 90 cv fase I

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pormenores Xsara 2.0 hdi 90 cv fase I

    Boa tarde a todos, avancei na aquisiçao de um Xsara 2.0 hdi 90cv fase I de 2000 com 121.000 km reais,nao é um carro que eu conheça a 100% mas as condiçoes do negocio e o estado irrepreensivel do carro nao me fizeram hesitar.
    Consta-me que o turbo é de geometria fixa,nao sei se tem EGR e estou na duvida se esta versao tras IC de serie.
    Decidi mandar fazer uma repro soft para 110cv - 114cv para ficar um pouco mais despachado e obter mais binario... Penso que desta forma nao irei por em causa os componentes do motor pois pretendo ficar-me por aqui,a menos que seja necessario sustituir ou reforçar alguma coisa,ilucidem-me.
    Quanto ao carro em si a nivel geral acho que é fiavel qb,economico e agradavel de conduzir.
    Dadas as condiçoes que apresento,com que é que posso contar a nivel geral sobre o comportramento do carro,fiabilidade e consumos e performances?
    Obrigado desde ja

    #2
    Acho que já começaste a inventar: Repro? Tu serás o principal orador quanto a performances e consumos antes e depois da mesma.
    Eu deixava ficar como estava. 90cv acho que chegam para esse carro que creio NAO TER TURBO DE GEOMETRIA FIXA OU INTERCOOLER. Daí os 90cv.

    Se tivesses instalado os mesmos e com fotos, seria um belo tópico!
    Editado pela última vez por maxpayne; 05 March 2014, 17:29.

    Comentário


      #3
      Conduzo diariamente um 206 2.0HDi de 90 cavalos comercial. O consumo anda nos 6.9l/100km.
      É despachado e extremamente fiável para já. Vai com 190mil km.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
        Acho que já começaste a inventar: Repro? Tu serás o principal orador quanto a performances e consumos antes e depois da mesma.
        Eu deixava ficar como estava. 90cv acho que chegam para esse carro que creio NAO TER TURBO DE GEOMETRIA FIXA OU INTERCOOLER. Daí os 90cv.
        Eu sou um pouco conservador em relaçao a reprogramaçoes etc,porem a falta de informaçao fazia-me olhar a isso do tipo reprogramar = desgastar/estragar. Mas é uma questao muito relativa na minha opiniao pois tudo depende do que se fizer,da maneira que se fizer e para que fim. No meu caso o objetivo é unica e exclusivamente ficar com o carro mais despachado e por isso optei por algo soft e minimo e em segurança e visto que é um 2.0 nao creio que mais 20 cv possam destruir a fiabilidade assim...

        Comentário


          #5
          O 2.0 HDI (90cv e 110cv), tinha TGF...

          Já agora e de outro tópico:



          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          O 2.0 HDI de 110cv (código motor DW10 ATED), tinha TGF e intercooler.

          O 2.0 HDI de 90cv (código motor DW10 TD), tinha TGF


          in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066039509

          Comentário


            #6
            Reprogramaçao desse genero, nao mata o motor, mas convem começares a fazer uma boa manutençao preventiva ao mesmo, bom oleo (o recomendado ou que cumpra a norma do motor) e ter atençao a componentes de desgaste tipo embraiagem. Se der para colocar um Intercooler, acho que nao vinha nenhum mal ao mundo.

            De resto, sem abusar pode-se colocar um Xsara um carro engraçado, algo deste genero:



            Colocar as jantes do VTS fase I, da sempre um ar mais composto e desportivo ao carro.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              Reprogramaçao desse genero, nao mata o motor, mas convem começares a fazer uma boa manutençao preventiva ao mesmo, bom oleo (o recomendado ou que cumpra a norma do motor) e ter atençao a componentes de desgaste tipo embraiagem. Se der para colocar um Intercooler, acho que nao vinha nenhum mal ao mundo.

              De resto, sem abusar pode-se colocar um Xsara um carro engraçado, algo deste genero:



              Colocar as jantes do VTS fase I, da sempre um ar mais composto e desportivo ao carro.
              Sim eu tambem nao brinco com as manutançoes e é meio caminho andado para a durabilidade e conservaçao dos componentes de um carro.
              Em termos performativos,em que difere um turbo de geometria fixa e variavel? qual o melhor e porque? Pergunto porque me constou que o meu xsara é de geometria fixa.
              Sim eu aos pouquinhos tambem quero por o meu mais apresentavel

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Cosmoln Ver Post
                Sim eu tambem nao brinco com as manutançoes e é meio caminho andado para a durabilidade e conservaçao dos componentes de um carro.
                Em termos performativos,em que difere um turbo de geometria fixa e variavel? qual o melhor e porque? Pergunto porque me constou que o meu xsara é de geometria fixa.
                Sim eu aos pouquinhos tambem quero por o meu mais apresentavel



                O teu turbo e como referi, é de geometria fixa... como também o é, na versão de 110cv.

                A vantagem de um turbo de geometria variável, é que o mesmo consegue preencher melhor, toda a faixa de resposta do motor, por ter as alhetas que vão variando (abrindo ou fechando).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  O teu turbo e como referi, é de geometria fixa... como também o é, na versão de 110cv.

                  A vantagem de um turbo de geometria variável, é que o mesmo consegue preencher melhor, toda a faixa de resposta do motor, por ter as alhetas que vão variando (abrindo ou fechando).
                  Isso significa que é mais rapido de saida em baixas,abre melhor e mais cedo?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cosmoln Ver Post
                    Isso significa que é mais rapido de saida em baixas,abre melhor e mais cedo?

                    Sim, o geometria variável será melhor que o de geometria fixa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      Sim, o geometria variável será melhor que o de geometria fixa.
                      Estou a perceber...dessa forma ser-me-ha impossivel melhorar a performance abaixo das 2000rpm´s...porque por exemplo nos TDI parece q se sente o binario logo apartir das 1500 sensivelmente...

                      Comentário


                        #12
                        Já agora, fica o seguinte que já coloquei em tempos no tópico dos "scans das revistas antigas"....



                        sadf
























                        Comentário


                          #13
                          Muito interessante,a unica diferença é que o meu é o fase I

                          Comentário


                            #14
                            Aproveito para deixar outra questao.. uma coisa que eu quero investir é em segurança e como eu frequento estradas com muitas curvas tenho a seguinte duvida,uma vez q a suspensao do xsara adorna muito em curva devido a ser um pouco alto o que seria mais seguro meter,kit regulavel ou apenas molas de rebaixamento para poder aproveitar a suspensao original que é boa?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                              Conduzo diariamente um 206 2.0HDi de 90 cavalos comercial. O consumo anda nos 6.9l/100km.
                              É despachado e extremamente fiável para já. Vai com 190mil km.
                              que saudades do meu 206 2.0hdi xs..comprei-o novo em 2002, vendi-o com 190.000km em 2010. se soubesse o que sei hoje...apesar de ter tido vários problemas, tinha ficado com ele.
                              Deixou saudades....muitas...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                Conduzo diariamente um 206 2.0HDi de 90 cavalos comercial. O consumo anda nos 6.9l/100km.
                                É despachado e extremamente fiável para já. Vai com 190mil km.
                                Não é nada bêbado esse 206... muita cidade?

                                Eu tenho o 2.0 Hdi 90cv no 306 comercial, e faço média de 5,2L/100km(nos últimos 20.000km)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Cosmoln Ver Post
                                  Aproveito para deixar outra questao.. uma coisa que eu quero investir é em segurança e como eu frequento estradas com muitas curvas tenho a seguinte duvida,uma vez q a suspensao do xsara adorna muito em curva devido a ser um pouco alto o que seria mais seguro meter,kit regulavel ou apenas molas de rebaixamento para poder aproveitar a suspensao original que é boa?
                                  Boas.
                                  Antes de mais, parabéns pela compra.
                                  Compraste um motor fiável e um chassis dos melhores da altura. Sim, dos MELHORES!
                                  Curvar com isso é um mimo, tal a facilidade e agilidade do mesmo. Claro que tem o reverso da medalha, pois se travares em apoio ou se tiveres que fechar a curva mais cedo podes assustar-te.
                                  Em relação ao rebaixamento, na minha opinião, podes fazer qualquer uma das hipóteses, mas eu sou adepto de equipamento em "conjunto", ou seja, adquirir algo que foi pensado para trabalhar como um todo.

                                  Volto ao comportamento: se fazes estradas com muitas curvas já deves ter dado pela facilidade em curvar.
                                  Se ainda não te assustaste em nenhuma curva aconselho-te a experimentares "um susto", para saberes as reacções do carro.
                                  Esse chassis é mesmo muito bom (eu adoro) mas é melhor conhecer as suas reacções (principalmente em chuva) de forma a poderes avaliar por ti próprio.

                                  Boa sorte com ele, tens aí carro para uns kms bons.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O meu 306 hdi, anda a assustar-me nas curvas para a esquerda, deve ser o maldito eixo traseiro(neste caso a roda direita) que me está a pregar partidas...

                                    E por acaso, acontece muito mais vezes em piso seco(mais velocidade) do que em molhado.

                                    Espero que o Xsara não tenho o mesmo problema crónico que os 306, do eixo traseiro... o meu tem 220.000km(comprei com 150.000 km) e parece que vai começar a dar despesas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                      Boas.
                                      Antes de mais, parabéns pela compra.
                                      Compraste um motor fiável e um chassis dos melhores da altura. Sim, dos MELHORES!
                                      Curvar com isso é um mimo, tal a facilidade e agilidade do mesmo. Claro que tem o reverso da medalha, pois se travares em apoio ou se tiveres que fechar a curva mais cedo podes assustar-te.
                                      Em relação ao rebaixamento, na minha opinião, podes fazer qualquer uma das hipóteses, mas eu sou adepto de equipamento em "conjunto", ou seja, adquirir algo que foi pensado para trabalhar como um todo.

                                      Volto ao comportamento: se fazes estradas com muitas curvas já deves ter dado pela facilidade em curvar.
                                      Se ainda não te assustaste em nenhuma curva aconselho-te a experimentares "um susto", para saberes as reacções do carro.
                                      Esse chassis é mesmo muito bom (eu adoro) mas é melhor conhecer as suas reacções (principalmente em chuva) de forma a poderes avaliar por ti próprio.

                                      Boa sorte com ele, tens aí carro para uns kms bons.

                                      Boas,obrigado,tambem espero ter motor e o resto para durar
                                      Sim tambem vou avaliar melhor o comportamento do meu xsara em situaçoes mais danger para poder tirar conclusoes melhores,mas eu estava com a ideia das molas apenas para aproveitar a suspensao de origem q a acho boa e nao sei ate q ponto a suspensao de uns coilovers sao melhores que a original,tenho que ver...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Cosmoln Ver Post
                                        Aproveito para deixar outra questao.. uma coisa que eu quero investir é em segurança e como eu frequento estradas com muitas curvas tenho a seguinte duvida,uma vez q a suspensao do xsara adorna muito em curva devido a ser um pouco alto o que seria mais seguro meter,kit regulavel ou apenas molas de rebaixamento para poder aproveitar a suspensao original que é boa?
                                        E vais estragar o que está bom de origem ?

                                        Adornar não significa que curva pior ou com menos segurança. No molhado até deves agradecer que o carro o faça.

                                        Adornar apenas transmite desconforto e uma sensação de insegurança, nada de mais. É uma questão de hábito.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          E vais estragar o que está bom de origem ?

                                          Adornar não significa que curva pior ou com menos segurança. No molhado até deves agradecer que o carro o faça.

                                          Adornar apenas transmite desconforto e uma sensação de insegurança, nada de mais. É uma questão de hábito.
                                          Com toda a certeza que nao vou estragar seja o que for,eu gosto de fazer as coisas bem feitas e nao «emendas».
                                          E nao concordo contigo em relaçao ao comportamento em curva do meu carro,nao o sinto a tratar as curvas por tu,ha ali qualquer coisa q nao o deixa a curvar a 100% (embora nao curve mal) e eu acho q tem a ver com a altura da suspençao que o faz bailar na curva e pretendo corrigir isso para q se torne mais rigido e saia da curva tipo lapa. É certo q venho habituado ao civic «nave espacial» que curva como um kart e daí eu estranhar,é possivel...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Antes do mais, começa ver o estado dos componentes da suspensão. Aproveita e vê o estado e que pneus tens montados. Se possível, muda para uns melhores.

                                            Carro Francês não é propriamente uma tábua, logo, adornar (seja qual for a altura) é típico e normal. Num Citroën então...

                                            Podes rebaixar e alterar a dureza da suspensão. Ganharás a falsa sensação de segurança e tornarás o carro menos linear nas suas reacções. E o Xsara tem um comportamento muito bom, bem acima de qualquer Civic da mesma altura.

                                            Comentário


                                              #23
                                              quanto muito metia-lhe uma barra anti aproximação se desse..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                Antes do mais, começa ver o estado dos componentes da suspensão. Aproveita e vê o estado e que pneus tens montados. Se possível, muda para uns melhores.

                                                Carro Francês não é propriamente uma tábua, logo, adornar (seja qual for a altura) é típico e normal. Num Citroën então...

                                                Podes rebaixar e alterar a dureza da suspensão. Ganharás a falsa sensação de segurança e tornarás o carro menos linear nas suas reacções. E o Xsara tem um comportamento muito bom, bem acima de qualquer Civic da mesma altura.
                                                Exato,so apos verificar tudo ao pormenor é que vejo...mas eu gosto do xsara,acho-o um carro bem interesante e prefiro fase I do que o II por questoes esteticas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ja agora aproveito o lanço para pedir aos entendidos que me esclareçam sobre se é efetivamente possivel aplicar molas na suspensao traseira,ja me disseram que sim e ja me disseram que é impossivel,este ultimo possui um xsara e diz que «nao ha nenhuma maneira de aplicar molas de rebaixamento ou seja do que for na suspensao traseira,exceptuando coilovers» dito por ele.. Tem razao ou da para aplicar?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                                    quanto muito metia-lhe uma barra anti aproximação se desse..
                                                    Quase decerteza que da e quem tem diz que nota boas diferenças

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TGSG Ver Post
                                                      Não é nada bêbado esse 206... muita cidade?

                                                      Eu tenho o 2.0 Hdi 90cv no 306 comercial, e faço média de 5,2L/100km(nos últimos 20.000km)
                                                      Falta de manutenção acho eu.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Cosmoln Ver Post
                                                        Ja agora aproveito o lanço para pedir aos entendidos que me esclareçam sobre se é efetivamente possivel aplicar molas na suspensao traseira,ja me disseram que sim e ja me disseram que é impossivel,este ultimo possui um xsara e diz que «nao ha nenhuma maneira de aplicar molas de rebaixamento ou seja do que for na suspensao traseira,exceptuando coilovers» dito por ele.. Tem razao ou da para aplicar?

                                                        O Xsara... bem como o 306, Saxo, 106... etc, não tem molas atrás.

                                                        Daí que e em alguns casos a dada altura a suspensão começa a fazer das suas.

                                                        Já agora, fica esquema que mostra a suspensão do Xsara e se vê perfeitamente a inexistência de mola.



                                                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                        Há muita gente, até no meio automobilistico, que confunde eixo de torção (ou semi-rigido) com eixo de barras de torção.
                                                        No caso dos ZX, 306, Xsaras, AX , Saxos etc.... as barras de torção transversais, são o mesmo que as molas helicoidais num outro tipo de eixo. Essas barras estão dentro de um cilindro oco que está fixo ao chassis. É de facto uma suspensão independente. As versões mais simples tinham uma barra por rodas mas podiam ser mais nas versões mais desportivas.
                                                        Quanto ao serem auto-direccionais, nos ZX, 306 e Xsaras era em todas as versões.




                                                        vs




                                                        in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066746337

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boas:

                                                          A nível de motor tens um carro fiavel. Tenho uma 306 hdi 99 edenpark com 265000km. Mexida ligeiramente a nivel de programação. Egr off.
                                                          Na minha opinião os turbos normais são mais fiaveis que os de geometria variavel, menos eficazes ok.
                                                          Tens que ter cuidado com o eixo traseiro (cancro) a minha já teve que ser reparada. Os rolamentos por falta de lubrificação vão á vida, e depois é o caos.

                                                          jbarbosa

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por joaobarbosajb Ver Post
                                                            Boas:

                                                            A nível de motor tens um carro fiavel. Tenho uma 306 hdi 99 edenpark com 265000km. Mexida ligeiramente a nivel de programação. Egr off.
                                                            Na minha opinião os turbos normais são mais fiaveis que os de geometria variavel, menos eficazes ok.
                                                            Tens que ter cuidado com o eixo traseiro (cancro) a minha já teve que ser reparada. Os rolamentos por falta de lubrificação vão á vida, e depois é o caos.

                                                            jbarbosa
                                                            Tenho sempre a hipotese de fazer duas furaçoes aplicando uns grassers para de longe a longe meter massa...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X