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Audi a3 1.6 vs 1.9 tdi

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    [Comparativo] Audi a3 1.6 vs 1.9 tdi

    Ora boas, esclareçam-me cá esta duvida: Um Audi a3 modelo de 98/99 motor 1.6 de 100 cv a gasolina ou um 1.9 tdi 110cv gasoleo

    falem me de consumos, fiabilidades, problemas, e performance.

    #2
    Falando do 1.6, que conheço bem, diria que fazes em misto 8-9 dependendo do trajecto e do estilo de condução.

    O meu sempre foi fiável, nunca consumiu óleo (algo que o 1.4 do grupo VAG gostava), mas mesmo assim há quem diga que os 1.6 também bebem óleo.

    Há um problema crónico que é a borboleta electrónica que controla o ralenti (custa uns bons 500 € na marca, ou mais), em que faz descontrolar o regime de ralenti, por norma para baixo, fazendo o motor desligar-se numa redução a baixa velocidade. Noutros casos aumenta o ralenti. Numa sucata consegues esta peça por menos de 100 €, mas sendo desse ano, arrisco-me a dizer que já teve o problema ou então já nem o vai ter, mas...o meu tinha um ralenti instável (estabilizava com com AC ligado), e às vezes estava sempre certinho. Dependia de qualquer coisa que nunca cheguei a perceber...chegou-se a desligar 2 vezes, mas depois de limpa a admissão e de ter feito o reset à borboleta, nunca mais o fez. Não cheguei a mudar essa peça e ainda foram 12 anos e 232 mil kms.

    Performance é o normal para um carro com uns 1200 kg e 100 cv, não compromete (na maioria das vezes), mas também não é um canhão. É bom em baixas para um motor a gasolina, e acima das 3500 rpms é que começa a dar algum gozo de condução.

    Foi dos motores mais fiáveis que tive em casa, e manutenção é acessível.

    Comentário


      #3
      O TDI é mais económico, e estará com mais uso.. em principio.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Falando do 1.6, que conheço bem, diria que fazes em misto 8-9 dependendo do trajecto e do estilo de condução.

        O meu sempre foi fiável, nunca consumiu óleo (algo que o 1.4 do grupo VAG gostava), mas mesmo assim há quem diga que os 1.6 também bebem óleo.

        Há um problema crónico que é a borboleta electrónica que controla o ralenti (custa uns bons 500 € na marca, ou mais), em que faz descontrolar o regime de ralenti, por norma para baixo, fazendo o motor desligar-se numa redução a baixa velocidade. Noutros casos aumenta o ralenti. Numa sucata consegues esta peça por menos de 100 €, mas sendo desse ano, arrisco-me a dizer que já teve o problema ou então já nem o vai ter, mas...o meu tinha um ralenti instável (estabilizava com com AC ligado), e às vezes estava sempre certinho. Dependia de qualquer coisa que nunca cheguei a perceber...chegou-se a desligar 2 vezes, mas depois de limpa a admissão e de ter feito o reset à borboleta, nunca mais o fez. Não cheguei a mudar essa peça e ainda foram 12 anos e 232 mil kms.

        Performance é o normal para um carro com uns 1200 kg e 100 cv, não compromete (na maioria das vezes), mas também não é um canhão. É bom em baixas para um motor a gasolina, e acima das 3500 rpms é que começa a dar algum gozo de condução.

        Foi dos motores mais fiáveis que tive em casa, e manutenção é acessível.
        É mesmo isso que procuro, assim um carro com médias relativamente boas em cidade e quando apanha assim umas retas de vez em quando para tirar o pó ao escape
        sériamente penso em adquirir um 1.6 penso que será entao boa compra.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RubenOliveira Ver Post
          É mesmo isso que procuro, assim um carro com médias relativamente boas em cidade e quando apanha assim umas retas de vez em quando para tirar o pó ao escape
          sériamente penso em adquirir um 1.6 penso que será entao boa compra.
          Depende da cidade e da condução, mas dificilmente fazes menos de 9.

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            #6
            Depende mesmo da condução, eu ando a fazer abaixo dos 7. Mas sim, é relativamente fácil obter médias em torno dos 8/9 litros.

            De resto acho que o Ecoflex já disse tudo.

            Ter em conta que são carros com 15 anos, por muito fiaveis que fossem em novos, inveitavelmente os problemas tendem a aparecer...


            Cump.

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              #7
              É, fiquei esclarecido, obrigado pela vossa atenção

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                #8
                Acho que me esqueci dos famosos vidros eléctricos. Pelos menos é a ideia que tenho das outras marcas do grupo Vag. Presumo que nos Audis seja igual...

                Os motores de arranque também costumam pregar algumas partidas, mas é mais raro.

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                  #9
                  Vidros eletricos acontece em todos... Motores de arranque tambem pode acontecer em qualquer um, o da sharan ca de casa por acaso levou um prato de escovas ha pouco tempo, nao sei quanto ficou ao certo mas foi barato...

                  Sao carros que ja nao sao novos, podem dar problemas em muitos sitios, levar material de desgaste a longo prazo (rotulas, casquilhos, etc), nao vale a pena andar a fugir para outras marcas que vai dar praticamente ao mesmo... Desde que os modelos sejam considerados fiaveis tudo bem. (Neste caso sao os 2)...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RubenOliveira Ver Post
                    Ora boas, esclareçam-me cá esta duvida: Um Audi a3 modelo de 98/99 motor 1.6 de 100 cv a gasolina ou um 1.9 tdi 110cv gasoleo

                    falem me de consumos, fiabilidades, problemas, e performance.
                    Eu tenho um 1.6 de 99 e desde que o meti a gpl adoro ainda mais o carro .. Faço médias de 10 andar a vontade . E tão económico ou mais do que o tdi ( a gpl claro ) em termos de performance para o de 110 cv vai perder sempre mas se gostares de atmosféricos e puxares por ele da gosto de conduzir . É um motor robusto e gosto bastante da condução do carro o meu tem pneus 205/55 r16 e espacadores (não sei seda estabilidade ) e em curva e mt bom .

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por marinho4 Ver Post
                      Eu tenho um 1.6 de 99 e desde que o meti a gpl adoro ainda mais o carro .. Faço médias de 10 andar a vontade . E tão económico ou mais do que o tdi ( a gpl claro ) em termos de performance para o de 110 cv vai perder sempre mas se gostares de atmosféricos e puxares por ele da gosto de conduzir . É um motor robusto e gosto bastante da condução do carro o meu tem pneus 205/55 r16 e espacadores (não sei seda estabilidade ) e em curva e mt bom .



                      Já agora e aquando da tua dúvida...


                      http://forum.autohoje.com/forum-gera...o-potente.html

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                        #12
                        O A3 com o VP110 é sempre uma boa solução, se estiver estimado é um carro potente q.b, poupado, seguro, bem equipado.

                        Condução despreocupada e mesmo assim fazer médias de 5L mesmo com AC ligado é sempre um ponto a favor, e o motor AFN é bastante fiável.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por PCaB Ver Post
                          Vidros eletricos acontece em todos... Motores de arranque tambem pode acontecer em qualquer um, o da sharan ca de casa por acaso levou um prato de escovas ha pouco tempo, nao sei quanto ficou ao certo mas foi barato...

                          Sao carros que ja nao sao novos, podem dar problemas em muitos sitios, levar material de desgaste a longo prazo (rotulas, casquilhos, etc), nao vale a pena andar a fugir para outras marcas que vai dar praticamente ao mesmo... Desde que os modelos sejam considerados fiaveis tudo bem. (Neste caso sao os 2)...
                          Claro que sim, mas há modelos e marcas mais propensas a este tipo de problemas.

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