Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mégane I ou Clio II?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mégane I ou Clio II?

    Boas. Finalmente terça feira vou a exame de condução e espero passar e comprar logo um carro. Já tinha perguntado aqui opiniões e na altura decidi um Clio II, no entanto, tenho analisado e a verdade é que um Mégane I compro pelo mesmo preço de um Clio mas já com melhor equipamento e menos Km. Eu gostava de perguntar a vossa opinião, já li aqui muita gente a dizer que são muito fiáveis, o que me importa, visto que é um primeiro carro, é que faça muito bons consumos e que seja fiável, ou seja que gaste o mínimo possível em manutenção.
    Obrigado a todos!

    Ps: Qualquer um dos dois será a gasolina... :S

    #2
    Estamos a falar de que motores em particular?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
      Estamos a falar de que motores em particular?
      Bem, eu não percebo nada disso, como disse só quero um carro que gaste pouco, posso optar por qualquer motor que sugiram, desde que não seja muito caro...obrigado!

      Comentário


        #4
        As versões de entrada são Clio 1.2 e Megane 1.4. Os consumos deverão ser semelhantes. Em igual estado de conservação, o Megane é no geral um carro melhor, mas tb deverá ser mais caro.

        Comentário


          #5
          o que encontrares em melhor estado.
          um amigo meu decidiu comprar um carro cujo plafond nao seria mais que 2000eur.

          Inicialmente estava inclinado para o Clio II algures de 2000 a 2002 (1.2). Viu alguns mas tinham algumas mazelas. Acabou por comprar o Megane 1 de 1999 (2000eur) com o 1.4 (ambos teêm 75cv creio) e está satisfeito.
          É mais carro apesar de um projecto mais antigo por isso repito: o que encontrares em melhor estado.

          Comentário


            #6
            Mégane I, até Fevereiro de 1999, só é bastante recomendável com o 1.6 de 90 cv (gasta o mesmo que o 1.4 e tem um andamento melhor).

            Após esta data, o 1.4 16v com 95 cv chega para a esmagadora maioria das situações. E às vezes, já se encontra o 1.6 com uns saudáveis 110 cv pelo mesmo preço !

            Outra coisa, apartir de meado de 1998, o Mégane I tem mais equipamento de série, incluindo o de segurança passiva.

            Mais... O Mégane I do mesmo ano, consegue-se comprar ao mesmo ou mesmo mais barato que o Clio II.

            O Mégane I é mais espaçoso e confortável, igualmente fiável e contido em despesas de manutenção. Tal como o Clio.

            Por isso, onde está a dúvida ?

            Comentário


              #7
              Tenho uma mégane break I e um clio II os dois com o 1.4 16v de abril de 2000, e o clio já tem 250.000km e tanto um como outro nunca tiveram problemas, nem das famosas bobines, ainda são de origem. eu faço todos os dias o ic19 com a mégane e sem apanhar transito o consumo anda aí pelos 5,5l até aos 6.5l indo a 100km/h mais ou menos, para acelarar mais é óbvio que não é dos motores mais económicos. Pela minha experiência são óptimos motores em fiabilidade

              Comentário


                #8
                Obrigado a todos. Já agora, será que há algum carro por volta do preço destes que gaste menos combustível? Tenho mesmo medo que um motor a gasolina faça grandes consumos!

                Comentário


                  #9
                  Por acaso, já tive um R19, que é idêntico ao Megane, e ainda tenho um Clio II. É daqueles casos em que ser de um segmento superior não significa ser melhor automóvel. O Megane I é bastante menos evoluído que o Clio II, principalmente se este for um fase 2. O Megane só ganha no espaço e no conforto.

                  A dinâmica é muito inferior, é menos sólido, tem um ergonomia péssima e o Clio até tem mais equipamento.

                  Em relação aos motores, o 1.4 Energy é mais fiável que o 1.4 95/98 cv, mas é muito mais lento e gasta mais 1,5l/100 km, em média.

                  O Clio 1.2 16v gasta bem menos que o 1.4 16v, principalmente em cidade.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                    A dinâmica é muito inferior, é menos sólido, tem um ergonomia péssima e o Clio até tem mais equipamento.
                    Clio II não tem mais equipamento que o Mégane I, seja em que fase for. Até porque o Mégane trouxe equipamento de série apartir de 1998 e depois reforçado em 1999 que o Clio II só o viu chegar em 2000 e 2001...

                    Em termos de qualidade, os Mégane I de 1995 a 1999 equivalem-se aos Clio II de 1998 a 2001, da mesma forma que os Mégane de 1999 a 2002 são idênticos aos Clio de 2001 em diante.

                    Ambos os carros partilham muita coisa, mais do que aquela que se vê. E em dinâmica, por muito bom que o Clio seja, o Mégane é (ainda que ligeiramente) melhor. Os maiores defeitos do Mégane I passam pela insonorização e ergonomia. E eventualmente uma posição de condução menos conseguida. Mas os Clio II até 2001 também não eram grande coisa nestes campos !

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      Clio II não tem mais equipamento que o Mégane I, seja em que fase for. Até porque o Mégane trouxe equipamento de série apartir de 1998 e depois reforçado em 1999 que o Clio II só o viu chegar em 2000 e 2001...

                      Em termos de qualidade, os Mégane I de 1995 a 1999 equivalem-se aos Clio II de 1998 a 2001, da mesma forma que os Mégane de 1999 a 2002 são idênticos aos Clio de 2001 em diante.

                      Ambos os carros partilham muita coisa, mais do que aquela que se vê. E em dinâmica, por muito bom que o Clio seja, o Mégane é (ainda que ligeiramente) melhor. Os maiores defeitos do Mégane I passam pela insonorização e ergonomia. E eventualmente uma posição de condução menos conseguida. Mas os Clio II até 2001 também não eram grande coisa nestes campos !

                      Não tem mais equipamento? O meu Clio II tem logo duas coisas que não estavam disponíveis, nem como opção: faróis de xenon e AC auto. O Clio ainda podia ter sensores de luz e chuva, que também não estavam disponíveis no Megane. O Clio podia ter GPS Carminat, que também não havia no Megane.

                      Havia Clio Initiale, mas não havia Megane.

                      O Megane fase 2 ganhou a película no Tablier, mas continuou sempre a parecer um Renault 19. Plásticos duros em quase todo o lado é, acima de tudo, mal montados. O Clio tem revestimentos muito mais cuidados, uma montagem muito melhor e alguns pormenores que não existiam no Megane.

                      Nem sei como é que podes dizer que a dinâmica do Megane é melhor que a do Clio. O Megane é, por larga margen, menos preciso, ágil e acutilante do que o Clio. Estamos a comparar a referência do segmento com um carro apenas normal.

                      O Megane era um carro já ultrapassado naquela época, tanto que a diferença para a segunda geração é abissal. O Clio, por outro lado, até estava algo à frente do seu tempo. Basta, nos dias de hoje, compará-lo com a concorrência da altura.

                      Comentário


                        #12
                        A minha mégane foi a primeira carrinha com o nome mégane, antes só havia o carro. Como é de 2000, já tem o facelift logo é fase II e os interiores têm algumas diferenças em relação ao mégane fase I, mas penso que só em estética não em equipamento. A minha mégane e o clio são os dois de 2000 sendo o clio fase I e o equipamento é igualzinho. Têm cb, a.c, retrovisores eléctricos, a mégane tem todos os vidros eléctricos e o clio só tem à frente(única diferença). São interiores muito simples, na altura já era bonzinho. O volante da mégane é em pele e o tablier é de um material mole como os carros novos têm agora e o do clio é plástico duro e já está todo estragado do sol. Em termos de condução além da diferença de espaço por dentro não acho assim muitas diferenças, não prefiro o clio à mégane. O clio sendo mais pequeno que a carrinha as médias são idênticas, era de esperar um bocadinho menos. E tanto em um como noutro se não quiser ouvir rádio ouço cassete, os rádios ainda são de origem

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nuno42 Ver Post
                          A minha mégane foi a primeira carrinha com o nome mégane, antes só havia o carro. Como é de 2000, já tem o facelift logo é fase II e os interiores têm algumas diferenças em relação ao mégane fase I, mas penso que só em estética não em equipamento. A minha mégane e o clio são os dois de 2000 sendo o clio fase I e o equipamento é igualzinho. Têm cb, a.c, retrovisores eléctricos, a mégane tem todos os vidros eléctricos e o clio só tem à frente(única diferença). São interiores muito simples, na altura já era bonzinho. O volante da mégane é em pele e o tablier é de um material mole como os carros novos têm agora e o do clio é plástico duro e já está todo estragado do sol. Em termos de condução além da diferença de espaço por dentro não acho assim muitas diferenças, não prefiro o clio à mégane. O clio sendo mais pequeno que a carrinha as médias são idênticas, era de esperar um bocadinho menos. E tanto em um como noutro se não quiser ouvir rádio ouço cassete, os rádios ainda são de origem
                          Obrigado pelas informações, e já agora, a nível de consumos, qual gasta menos? E já agora, sabes que tipo de motor têm? obrigado!

                          Comentário


                            #14
                            Os dois têm o 1.4 16v RXE e foram comprados os dois na mesma altura, a mégane nova e o clio com 20mil km, a mégane para mim e o clio para a minha maria nenhum deu problemas graves, só material de desgaste e outras coisitas,nem as fasmosas bobines avariaram ainda, portanto em termos de fiabilidade na minha opiniºao são óptimos. Em cidade o clio gasta um bocadinho menos, mas é só um bocadinho não é grande diferença, e é menos cansativo e mais rápido porque a mégane como é grande e pesada demora mais a arrancar e é preciso esticar um bocadinho mais as mudanças senão morre, o clio é muito mais despachado e ágil logo gasta menos. Agora em AE a mégane gasta menos, depois de meteres a 5a e atingires a velocidade de cruzeiro é muito boa, é muito confortável. Faço muitas viagens ao alentejo, tanto num como noutro e como são rectas a perder de vista e sempre planas no fim da viagem a mégane tem média inferior ao clio. O clio sendo pequeno e mais leve não embala tanto, é mais difícil manter uma velocidade sempre igual sem dar acertos de acelerador
                            Editado pela última vez por nuno42; 08 March 2014, 08:36.

                            Comentário


                              #15
                              hum, estava inclinado para um destes :
                              Renault Mégane 1.4 RT, € 1.300 - Standvirtual
                              Renault Mégane 1.4, € 1.500 - Standvirtual

                              Mas de motor dizem apenas que são 1.4 (um deles RT). Isto fará bons consumos? Obrigado.

                              (E já agora, todos os méganes têm computador de bordo, não? Eu só queria poder ver o consumo médio e assim...)
                              Editado pela última vez por iWillF; 08 March 2014, 08:39.

                              Comentário


                                #16
                                O cinzento é o fase I e outro é fase II. O motor 1.4 rt tem 75cv e gasta mais que o meu e é mais lento. O 1.4 16v rxe que eu tenho é de 95cv

                                Comentário


                                  #17
                                  Renault Mégane 1.4 16V - à venda Ligeiros Passageiros, Setúbal - CustoJusto.pt
                                  Na minha opinião eu comprava um destes

                                  Comentário


                                    #18
                                    O RT arranjas mais barato, depende do orçamento

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esse...só é pena ser de Setubal...eu não me importo que ande menos, é o primeiro carro por isso também não penso acelerar muito, mas o facto de gastar mais...isso sim já me deixa de pé atrás.
                                      (Mesmo o de segunda fase gasta mais que o teu? )

                                      Comentário


                                        #20
                                        Atenção a uma coisa, nem todos os Meganes 1 têm quatro estrelas no Euroncap!!

                                        Renault Megane | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating
                                        Year of publication1998


                                        Renault Megane | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

                                        Year of publication1999
                                        VIN from which rating appliesStandard side airbags from VINs VF1BA0VM5, VF1BA0W05 or VF1BA0405

                                        Antes do Euroncap testar o Megane I e num crash test realizado pela ADAC, penso que a 54 km/h contra uma barreira deformavel o Megane I, teve algumas dificuladas em passar no teste




                                        Mas no teste da Auto Motor Und Sport-crash test a 50 km/h contra uma barreira indeformavel, passou com distinção



                                        Comentário


                                          #21
                                          Penso que sim..sendo 1.4 de 75cv é a mesma coisa. Se é para primeiro carro tenta um clio, mesmo com o 1.4 16v são sempre um bocadinho mais baratos que o mégane. És de onde?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nuno42 Ver Post
                                            Penso que sim..sendo 1.4 de 75cv é a mesma coisa. Se é para primeiro carro tenta um clio, mesmo com o 1.4 16v são sempre um bocadinho mais baratos que o mégane. És de onde?
                                            Penafiel, Porto. Eu prefiro o Clio porque gosto de carros compactos, no entanto, o mégane também me parece uma ótima solução. Por mim é mesmo o que estiver em melhor estado e, principalmente, o que gastar menos!
                                            Editado pela última vez por iWillF; 08 March 2014, 10:33.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Muito obrigado pelas informações, GTTDI, segurança é muito importante e eu não estou a dar-lhe a importância que devia!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Este coupe está impecável e para a idade tem poucos km, agora depende de quanto podes gastar
                                                Renault Mégane Coupe 1.4. 16V - à venda Ligeiros Passageiros, Porto - CustoJusto.pt

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nuno42 Ver Post
                                                  Este coupe está impecável e para a idade tem poucos km, agora depende de quanto podes gastar
                                                  Renault Mégane Coupe 1.4. 16V - à venda Ligeiros Passageiros, Porto - CustoJusto.pt
                                                  Hum, parece-me bem, já mandei mensagem a perguntar se o valor é negociável...eu não percebo nada, mas será que isto não é uma boa alternativa?
                                                  http://viseucity.olx.pt/renault-mega...-iid-450878163

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    De GPL peço desculpa mas não sei nada, não sei se vale a pena ou não..quanto ao resto é o rt de 75cv.
                                                    1.4 16v
                                                    imag0001wd7.jpg
                                                    1.4 RT
                                                    1725634762-renault-megane-1-4-rt.jpg
                                                    Assim pelas fotos já vês quem é quem

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Será que por favor alguém me pode explicar o que é isto???
                                                      Renault Mégane 1.9 DTI RNA VAN - Fornova Matosinhos
                                                      Um carro com 5 portas e 2 lugares?? Se calhar sou muito ignorante, mas nunca tinha visto, mas a verdade é que está um ótimo preço e é a diesel...Se o comprasse será que podia...meter uns bancos atrás e andar legalmente com 5 pessoas?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Um diesel de 1996 com 80 mil km? Isso cheira-me a esquema. Deve ter esses km em cada roda

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por iWillF Ver Post
                                                          Será que por favor alguém me pode explicar o que é isto???
                                                          Renault Mégane 1.9 DTI RNA VAN - Fornova Matosinhos
                                                          Um carro com 5 portas e 2 lugares?? Se calhar sou muito ignorante, mas nunca tinha visto, mas a verdade é que está um ótimo preço e é a diesel...Se o comprasse será que podia...meter uns bancos atrás e andar legalmente com 5 pessoas?
                                                          Não podes, terás de pagar o imposto remanescente e alterar o DUA. Nesta altura o comercial derivava do 5 portas porque o 3 portas era o coupe... mais pequeno e com menos volume de carga

                                                          Um conselho: se optares pelo Megane vai para os 16v já com o restyling, são mais modernos, gastam menos e são mais seguros.

                                                          Se optares pelo clio, eu escolhia o de 98-00 1.2 de 8v. São motores super-super fiaveis, tenho um na familia, tenho vários conhecidos com carros desses. Um deles conta com mais de 300 mil km. Têm uma mnutenção muito economica, para teres ideia o kit de distribuição mais bomba de água fica em menos de 250 euros já montado em qualquer oficina generalista. É um motor simples qualquer Roady o Norauto te faz isso sem problemas. O problema das bobines não tem porque usa cabos de velas e bobine unica e bem fiavel. O que tenho na familia até hoje só deu problemas de um ou outro sensor, tudo pelos 20 euros de arranjo e já conta com muito km. Obviamente que sendo de 8v não desenvolve como o 1.4 16v, apartir dos 110-120 km/h começa a engonhar um pouco. Se não for para usar muito em auto-estrada, se for mais em cidade e nacionais é do melhor.

                                                          Qualquer um desses (clio 1.2 8v ou megane 1.4 16v) são bem recomendáveis para quem tem um orçamento curto.

                                                          Boa sorte!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                            Não tem mais equipamento? O meu Clio II tem logo duas coisas que não estavam disponíveis, nem como opção: faróis de xenon e AC auto. O Clio ainda podia ter sensores de luz e chuva, que também não estavam disponíveis no Megane. O Clio podia ter GPS Carminat, que também não havia no Megane.
                                                            AC auto havia no Mégane. O resto dos equipamentos só chegaram ao Clio II em Maio de 2001.


                                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                            Havia Clio Initiale, mas não havia Megane.
                                                            Houve e foi descontinuado. Tal como houve R19 Baccara.



                                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                            O Megane fase 2 ganhou a película no Tablier, mas continuou sempre a parecer um Renault 19. Plásticos duros em quase todo o lado é, acima de tudo, mal montados. O Clio tem revestimentos muito mais cuidados, uma montagem muito melhor e alguns pormenores que não existiam no Megane.
                                                            A qualidade dos plásticos é a mesma, tanto num como noutro. Se achas que o Clio II tem bons revestimos e mais cuidados, tens de olhar mais atentamente para as soleiras e debaixo dos bancos e vais ver pormenores da alcatifa que não é agradável. Mesmo na fase B de 2001 em diante.

                                                            Plásticos duros, há em ambos e em abundância q.b.. E convenhamos que o desenho do painel de bordo do Mégane I, mais tortuoso e ambiguo (ora é recto ou cheio de curvas) não ajuda na percepção de qualidade, mais parecendo que é quase um remendo. Aqui, até o R19 era mais consistente.


                                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                            Nem sei como é que podes dizer que a dinâmica do Megane é melhor que a do Clio. O Megane é, por larga margen, menos preciso, ágil e acutilante do que o Clio. Estamos a comparar a referência do segmento com um carro apenas normal.

                                                            O Megane era um carro já ultrapassado naquela época, tanto que a diferença para a segunda geração é abissal. O Clio, por outro lado, até estava algo à frente do seu tempo. Basta, nos dias de hoje, compará-lo com a concorrência da altura.
                                                            O Mégane I podia ser ultrapassado em muita coisa, comportamento e conforto não. Como qualquer Renault, não entusiasma nem deslumbra mas pauta-se por ser rigoroso e são nas suas reacções. É um carro que perdoa muito erro a quem o conduz. Coisa que o Clio também o é. E não te esqueças que o chassis do Clio II foi bastante reforçado aquando da fase B (2001), o que melhorou ainda mais as capacidades de um chassis já de si são. Mas perdeu um pouco de refinamento na moleza.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X