Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vinheta da inspecção deixa de ser obrigatória

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vinheta da inspecção deixa de ser obrigatória

    Andava a deambular pelo facebook quando me deparei com esta notícia. Ao que parece, deixou de ser obrigatório colocar a vinheta da inspecção no vidro, bastando apresentar a ficha para comprovação da mesma.

    Link -> Não é obrigatória afixação da vinheta da inspeção periódica do veículo

    Alguém confirma a veracidade disto? É que se for mesmo verdade vou já ali ao carro arrancar aquela porcaria.

    #2
    É mais fácil para ti e para as autoridades confirmar a IPO através da vinheta no para brisas do que ires à procura do papel.

    Comentário


      #3
      Agora fiquei curioso tambem gostava de saber.

      Por um lado a vinheta facilita a verificação a policia, por outro podia ser uma 'ajuda' extra para aqueles que têm a inspecção irregular ou em atraso, ou seja não estando lá a vinheta a policia só vai conseguir verificar se tiver um computador/viatura ao pé do agente ou o condutor junto da viatura... um agente a pé que esteja a caça a multa nao vai conseguir verificar.
      Editado pela última vez por zane90; 08 March 2014, 13:55.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
        Andava a deambular pelo facebook quando me deparei com esta notícia. Ao que parece, deixou de ser obrigatório colocar a vinheta da inspecção no vidro, bastando apresentar a ficha para comprovação da mesma.

        Link -> Não é obrigatória afixação da vinheta da inspeção periódica do veículo

        Alguém confirma a veracidade disto? É que se for mesmo verdade vou já ali ao carro arrancar aquela porcaria.


        Sim, já não é obrigatório desde há quase dois anos.

        Até já por cá foi referido recentemente, num tópico.

        Aqui fica o mesmo:


        http://forum.autohoje.com/road-book/...do-seguro.html

        Comentário


          #5
          Para que vinheta no vidro se eles pedem sempre a folha de inspeçao ?

          Gosto muito , para um vidro mais limpo

          Comentário


            #6
            Não reparei na existência desse tópico.

            Quanto à questão do ser mais fácil para a polícia, entendo que o seja, mas pessoalmente considero isso um falso problema, pois devemos ser dos poucos, ou único país da UE a usar vinhetas para seguro e inspecção. Dou o exemplo espanhol, em que os carros lá têm o vidro completamente "limpo", ou seja, não há vinhetas nenhumas, e não há-de ser por aí que as polícias de lá não têm acesso à informação.

            Quer dizer, já que a sociedade nos empurra para os computadores e para as informáticas e essa treta toda, é no mínimo estranho ainda se recorrer a um método arcaico para aferir a validade do seguro e da inspecção. Já que é assim, ao menos que se usem os computadores da polícia para estas situações, e não para servir de apoio aos radares escondidos. Até ouvi dizer que a PSP ou a GNR já conseguem aceder imediatamente a estas informações só com a matrícula, mesmo estando em circulação. Mais uma vez, aqui as vinhetas perdem efeito.

            Confirmando-se a não obrigatoriedade, à primeira oportunidade tiro. Odeio as vinhetas no vidro.

            Comentário


              #7
              Também não sei para que continua a vir o papelinho destacável na folha de inspecção, nesse caso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Também não sei para que continua a vir o papelinho destacável na folha de inspecção, nesse caso.
                Completamente de acordo. As pessoas colam pois julgam que o têm de fazer, contra mim falo.

                Deve ser muito caro reformular a folha...

                Comentário


                  #9
                  Os geninhos olham para a vinheta e nunca me pediram o certificado. Vou continuar a usar.

                  Comentário


                    #10
                    Ou então estão naquela de ir usando o stock de folhas "antigas" até acabar e serem trocadas por um modelo novo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                      Ou então estão naquela de ir usando o stock de folhas "antigas" até acabar e serem trocadas por um modelo novo.
                      Desde há 2 anos?

                      Comentário


                        #12
                        meus amigos! quanto á vinheta no vidro voltouu a ser obrigatório!!!!! com essas novas normas dos "direitos das bicicletas " e essas novas renovaçoes no codigo é obrigatorio outra vez o "selo" no vidrinho e apresentar a folha "verde" caso sejam fiscalizado na estrada!!!!!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por wsilva Ver Post
                          meus amigos! quanto á vinheta no vidro voltouu a ser obrigatório!!!!! com essas novas normas dos "direitos das bicicletas " e essas novas renovaçoes no codigo é obrigatorio outra vez o "selo" no vidrinho e apresentar a folha "verde" caso sejam fiscalizado na estrada!!!!!!

                          O novo codigo da estrada não vem alterar nada às inspecções, e se for ver o diploma que regulamenta as inspecções periódicas é outro diploma sem ser o CE, logo as novas alterações introduzidas a partir do dia 01 Janeiro de 2014 só aplica ao CE.

                          Em relação à vinheta, não é obrigatória estar no para brisas, ao colocar acho que só vai ajudar os agentes das autoridades a fiscalizar, mas só mete quem quer.

                          Agora em relação à vinheta do seguro essa já e obrigatoria, e dá uma multa de 250 ou 125 se for colocada no momento.

                          Se estiver errado que fundamentem com legislação, pois dizer por dizer não vai a lado nenhum e gostamos de ter a certeza das coisas que afirmamos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por wsilva Ver Post
                            meus amigos! quanto á vinheta no vidro voltouu a ser obrigatório!!!!! com essas novas normas dos "direitos das bicicletas " e essas novas renovaçoes no codigo é obrigatorio outra vez o "selo" no vidrinho e apresentar a folha "verde" caso sejam fiscalizado na estrada!!!!!!

                            Com base em quê ?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                              Com base em quê ?
                              amanha respondo-t !!nao o sei de cor !!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por wsilva Ver Post
                                amanha respondo-t !!nao o sei de cor !!!
                                Fui ler novo código estrada (Lei 72/2013) e este decreto-lei (144/2012) e de facto, a única obrigatoriedade de comprovar a realização de inspecção é através da ficha de inspecção. Já não há qualquer referência à vinheta.

                                O que para mim são boa notícias. Menos uma coisa para colar no vidro. Quando tiver de lá ir, já não há vinheta pra vidro.

                                Só acho estranho e como leitor assíduo da revista autohoje e outras revistas nacionais, nunca ter visto referência nem em artigos próprios nem notícias.

                                A vinheta facilita trabalho das autoridades e como têm de confirmar vinheta do seguro é mais fácil e rápido confirmar se IPO está válida se lá tambem estiver uma vinheta da IPO. Se calhar por isso os centros continuam a imprimir ficha com vinheta destacável.

                                Mas se alguém tiver mais dados sobre assunto, partilhem por cá.
                                Editado pela última vez por dtv; 09 March 2014, 11:27.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já perguntei a 2 agentes diferentes, embora ambos PSP, e ambos disseram que agora não é obrigatório lá termos o selo. Eu tirei o meu, se tiver problemas logo venho cá dizer alguma coisa

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já há alguns meses que não uso, e até me tenho divertido à custa disso, quando colegas/amigos meus teimam em dizer que é obrigatório e no fim da discussão levam a bicicleta com eles...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se for assim, também vou tira-la, porque me tapa a a visibilidade aos carros que me aparecem pela direita, (não resisti)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem, depois destes comentários e de também eu ter confirmado junto de um PSP, já tirei a vinheta da inspecção.

                                        Não com o intuito de dificultar acções de fiscalização, mas por questões meramente estéticas, pois como disse uns posts acima, odeio ter vinhetas coladas no vidro, e se a polícia quiser multar por falta de inspecção, arranjará sempre maneira de o fazer, com ou sem vinhetas.

                                        Só fio pena não ter sabido disto mais cedo, pois nesse caso há muito tempo que a tinha tirado, mas enfim. Só falta a do seguro também deixar de ser obrigatória e aí, sim, vou gostar de olhar para o vidro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          bem ! realmente peço desculpa !!!!!! afinal nao ha nada que diga que é obrigatorio a vinheta no vidro do carro!!!!! confundi com o artigo que agora voltou a ser obrigatorio ter inspecçao valido com o veiculo estacionado num local/estacionamento publico!!!! antigamente podias estar estacionado estacionado na via publica ( nos locais proprios para estacionamento ) e nao necessitavas de ter inspecçao em dia !!! agora voltou ao que era ou seja . mesmo com o carro estacionado tens que ter inspecçao !!! -----
                                          PODE ACONTERCER POR EXEMPLO : ter o carro estacionado á frente da tua casa ( na rua) e se um carro ter bater mesmo o teu estando parado/estacionado levas com a bika - antigamente so precisavas de seguro agora tens que ter ipo tb !!! pço desculpa novamente por ter "assustado" alguns . lololo fiquem bem !
                                          Ja agora tb vou tirar a vinheta do meu vidro!!!! fica mai lindo o vidrinho da frente lolo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Por acaso disse isso a minha namorada no dia deste post, ela ontem foi a inspecção e perguntou se ainda se devia por a vinheta no vidro, e o "inspector" disse que sim senão levava multa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por zane90 Ver Post
                                              Por acaso disse isso a minha namorada no dia deste post, ela ontem foi a inspecção e perguntou se ainda se devia por a vinheta no vidro, e o "inspector" disse que sim senão levava multa.
                                              !!! deve ser o inspector gadjet ahahaha!!!
                                              eu tenho um amigo gnr e ele deu-m a certeza que nao ha punição ( multa) por nao ter vinheta da inpecçao no vidro do carro!!!!
                                              quando eu disse ( o outro dia) que a vinheta tinha voltado a ser obrigatorio tava a pensar na cena de ser obrigatorio ter inspecçao estadno estacionado na via publica , que ha bem pouco tempo na era assim !!!! os manda-chuvas la em lisboa nao se decidem fo*** !!! fica bem !

                                              Comentário


                                                #24
                                                Em que ficamos afinal?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por NightWalker Ver Post
                                                  Em que ficamos afinal?
                                                  Nightwalker ---- simples !!! no vidro so precisas vinheta do seguro obrigatorio!!!! em papeis para fiscalização da gnr / psp etc. . necessitas sempre ! documento do veiculo , seguro ( carta verde) inspecção ( carta verde se o carro ja tiver que ir á inspecçao claro) e depois claro ! carta de conduçao e agora nao te esquacas de NIF !! se tiveres cartao do cidadao tasse bem porque vem la o teu NIF se ainda nao tiveres cartao de cidadao mas siim BI. tens que ter algo a comprovar o teu NIF ( cartao de contribuinte serve! lolo ) axo que disse tudo bem lolol

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Até o Papa pode dizer que é obrigatório, só tem que o provar mostrando onde isso é mencionado na lei...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ainda bem que me dizem, em breve vou fazer a primeira inspecção ao Mito... assim já não preciso de pôr

                                                      FAHO, serviço público ao mais alto nível!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Também não vou usar a vinheta da IPO no carro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ainda há dias fiz a inspecção e como sempre deram-me o tócolante para meter no vidro e a folhinha com o picotado.
                                                          Agora que já está no vidro, vai ficar por lá pelo menos mais um ano!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não fazia a mínima ideia!!

                                                            Como é que a AH ou um qualquer telejornal não informou desta nova realidade?!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X