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Duvida acerca de maior poupança.

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    Duvida acerca de maior poupança.

    Boas malta, desde que me registei neste fórum tenho aprendido bastante e cada vez tenho mais perguntas acerca de carros em geral (sofro de línguas de perguntador crónicas)...

    Cá em casa temos 3 carros:

    Toyota Yaris 1.0 Linea Terra de 2001 (da minha mãe)
    Opel Zafira 1.6 de 2003 (do meu pai)
    Renault Clio 1.9D Manager de 1993 (meu)

    E os meus pais estão a considerar em trocar a Opel por causa dos seus consumos excessivos, em consumo misto anda a fazer entre 10 e 12l aos 100km

    Pesquisei pelo forum e pelo que li, o gás é a melhor solução neste momento.

    E as minhas duvidas são:
    Aconselham a troca ser feita por um já adaptado a gás ou a ser feita a adaptação posterior?
    O Renault já tem os seus 20 anos, e a pintura está boa mas em alguns rebordos já se nota a idade (já "saltou" alguma), acham que vale a pena mandar re-pintar ou não?

    E visto que o meu pai faz 12000km anuais, eu tenho a sorte de trabalhar pertinho de casa (nem deve ser a 1km), compensa eu ficar com o carro a gás para mim (que ando pouco) e dar o meu Renault ao meu pai?

    Se não for pedir muito, qual é a forma mais eficaz/certa de se fazerem as contas das diferenças de custos dos carros, combustíveis e a partir de quando é que compensa ser a gasóleo ou a gasolina?

    Muito obrigado e desculpem qualquer coisa!
    Editado pela última vez por Johnny25; 09 March 2014, 21:22.

    #2
    Falando concretamente nos casos:

    O teu Pai se faz 10/12 em misto com a Zafira, há aí "gato". Ou tem o pé pesado, ou a monovolume tem algum problema. Não é um carro económico, mas esse consumo é exagerado. Tentaria resolver esta questão antes de pensar em trocar a Zafira, que para além de ser o vosso melhor carro, só faz 12 mil kms por ano.

    O teu caso, obviamente que não faz qualquer sentido em usar um carro a gás.

    Comentário


      #3
      Um clip 1.9 d a fazer 10 litros? Algo está muito errado com esse carro

      Comentário


        #4
        1 KM e precisas de carro? Eu actualmente faço isso a pé. Demoro menos tempo do que de carro, poupo combustivel, desgaste do carro e ainda faço exercicio.

        Quanto a Zafira, o teu pai que faça uma revisao, porque esses consumos nao sao normais., e como disse e bem o Ecoflex, a Zafira é o "melhor" carro que existe ai por casa

        Os carros nao sao eternos e de vez em quando necessitam de ir ao médico tal e qual como nos.

        Mesmo que esse motor esteja em condiçoes para levar GPL, vao precisar de alguns anos para amortizar esse investimento com 12mil kms anuais.

        Comentário


          #5
          Ao fim de 1 km é possível que o sistema ainda não tenha comutado da gasolina para o gás, portanto serão 1.500€ mal investidos, na minha opinião.

          A Zafira sempre gastou 11 ou começou há pouco tempo? Como já disseram, é capaz de estar com algum probleminha e precisar de visitar o médico.

          Comentário


            #6
            Sempre tive a ideia de a zafira não ser um bom carro, tenho o Toyota como o melhor carro: até hoje não deu quaisquer problemas.
            Daí a querer-mos trocar, o meu pai não tem o pé pesado. Ainda no outro dia eu usei-a e andei com o pé imensamente levezinho no acelerador e mesmo assim após 20km o ponteiro desceu consideravelmente para a distancia feita...

            O Clio tem consumos muito bons, tendo em conta que se não se esticarem as mudanças mesmo o carro tendo a caixa curta , faz consumos entre os 6/8l por 100km.

            O carro a gás era mais para as minhas voltitas, ginásio e passear com a namorada... Ir para o trabalho vou muito bem a pé, não vale a pena estragar combustível
            Eu sei perfeitamente que os carros não duram uma vida, era bom se durassem!

            Mas como a monovolume está com estes consumos exagerados e ainda a estamos a pagar, não valerá a pena troca-la por um carro mais económico?
            Sempre poupavamos 30 ou 40€ por mês, e para a levar ao medico o arranjo/afinacao não será nada barato e com estes cortes todos a vida está complicada...

            Estou a ver que o gás é um negocio que tem que ser bem ponderado.

            Ela já anda assim há mais de 1 ou 2 anos... Poderá ser da centralina?
            Editado pela última vez por Johnny25; 10 March 2014, 09:17.

            Comentário


              #7
              E essas revisões na Zafira, é com o óleo recomendado? Filtros ar?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post

                Mas como a monovolume está com estes consumos exagerados e ainda a estamos a pagar, não valerá a pena troca-la por um carro mais económico?
                Sempre poupavamos 30 ou 40€ por mês, e para a levar ao medico o arranjo/afinacao não será nada barato e com estes cortes todos a vida está complicada...
                Passas a Zafira a gás, pagas 1500€ de instalação e passas a poupar 40€/mês ........ a partir de Maio de 2017.

                1500€/40€ = 37,5 meses.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post
                  Ela já anda assim há mais de 1 ou 2 anos... Poderá ser da centralina?

                  Até pode ser da centralina, mas antes de chegar a esse ponto há tantas hipóteses a explorar e testar... essa deveria ficar para a última...

                  Não há carros baratos toda a vida... uns custam mais quando se tornam velhos e sobretudo com manutenção mais desleixada, outros são caros logo de início quando se compram novos, outros são caros porque são extremamente velhos e raros e chamam-lhes de clássicos...

                  Quando descobrires um carro barato e bom, diz-me que eu estou sempre interessado em bons negócios!

                  (Esperta foi a tua mãe... )

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    Falando concretamente nos casos:

                    O teu Pai se faz 10/12 em misto com a Zafira, há aí "gato". Ou tem o pé pesado, ou a monovolume tem algum problema.

                    Se estivermos a falar de um 1.6 a gasolina montado num carro pesado e percurso desfavorável, não me surpreendem os consumos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                      Se estivermos a falar de um 1.6 a gasolina montado num carro pesado e percurso desfavorável, não me surpreendem os consumos.
                      Óbvio que sim. Aliás, o carro nem é económico. Por acaso passou um pela familia que fazia médias de 10/11, mas era só e apenas, percursos ultra urbanos (tipo 2kms, pára, mais 2kms e pára e no dia a seguir a mesma coisa). Depois nas férias, o trajecto era AE a médias de 160 kms/h, logo consumos...

                      A questão é que 12 mil kms, por norma não são feitos em trajectos de 2 kms, mas pode acontecer, daí ter dito que pode estar com algum problema, que até pode ser precisar de uma revisão geral, com troca de todos os filtros e velas, p.e. Acho prematuro estar a entregar o carro assim, ainda para mais, que agora se soube que não está totalmente pago.

                      Comentário


                        #12
                        Porque é que esperta foi a minha mãe?

                        Carros baratos e bons até se arranjam, é preciso é ter calma e procurar (o meu foi assim)

                        Sim, a Zafira é 1.6 a Gasolina...

                        O problema da revisão/arranjo é se irá mesmo compensar.
                        Visto que a verdade é que ainda a estamos a pagar, mas se esta fosse trocada por um carro mais económico iríamos poupar no que ela consome + o custo da reparação (se tivesse que ser feita alguma) e assim poderíamos acabar de a pagar com mais facilidade.

                        Não sei se conseguem dizer algo através disto: mas quando se está com o pé no acelerador muito leve, vamos dizer "no mínimo de aceleração possível", seja em 1ª, 2ª ou 3ª o carro tem uma espécie de soluços, parece que o combustível não chega ao motor em condições.

                        Comentário


                          #13
                          Faz uma revisão á Zafira.
                          Quando foram mudados os filtros de ar e combustível? Este ultimo costuma ser esquecido por muita gente e influencia bem no consumo e desempenho do motor.
                          Verifica também o estado das velas e restante sistema de ignição.

                          Comentário


                            #14
                            Troca de carro com o teu pai e nao convertas pois não te compensa

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post
                              Não sei se conseguem dizer algo através disto: mas quando se está com o pé no acelerador muito leve, vamos dizer "no mínimo de aceleração possível", seja em 1ª, 2ª ou 3ª o carro tem uma espécie de soluços, parece que o combustível não chega ao motor em condições.
                              Penso ser completamente normal

                              Comentário


                                #16
                                3 Perguntas:
                                - Vives na Serra ou montanha?
                                - A pressão dos pneus do Zafira é adequada?
                                - O percurso tipico da Zafira é 1km e pára?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  Óbvio que sim. Aliás, o carro nem é económico. Por acaso passou um pela familia que fazia médias de 10/11, mas era só e apenas, percursos ultra urbanos (tipo 2kms, pára, mais 2kms e pára e no dia a seguir a mesma coisa). Depois nas férias, o trajecto era AE a médias de 160 kms/h, logo consumos...

                                  A questão é que 12 mil kms, por norma não são feitos em trajectos de 2 kms, mas pode acontecer, daí ter dito que pode estar com algum problema, que até pode ser precisar de uma revisão geral, com troca de todos os filtros e velas, p.e. Acho prematuro estar a entregar o carro assim, ainda para mais, que agora se soube que não está totalmente pago.
                                  Percursos de 2km com carro no dia a dia? Vocês não têm amor ao dinheiro

                                  Comentário


                                    #18
                                    Os filtros foram todos mudados quando foi à inspeção.

                                    Como se sabe que as velas não estão em bom estado? É só se ligar-mos lá um busca pólos e ele dar ou não sinal? Ou há outra maneira?

                                    Não vivo na montanha.
                                    A pressão dos pneus está conforme o fabricante.
                                    Não, a safira faz 20 km seguidos, de vez em quando apanha as filas do "para arranca", e volta a fazer os 20km.
                                    Editado pela última vez por Johnny25; 11 March 2014, 15:41.

                                    Comentário


                                      #19
                                      As velas tens de as tirar fora para observar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        E quais são as aparências das em bom estado e mau?

                                        Eu pergunto porque no meu, quando fiz o teste foi com o busca pólos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          A fazer alguma coisa seria uma revisão a sério na Zafira porque são consumos altos.

                                          E sendo a Zafira a gasolina, ESSE SIM é um ótimo carro para colocar a gás.

                                          O Clio deixa-te andar com ele. Melhor carro para as voltinhas não tens. Bomba injetor mecânica, pouca eletrónica. Se tens problema com a pintura, podendo dá-lhe um brilho e não uma pintura integral.

                                          Comentário


                                            #22
                                            - A Zafira tem algum problema.
                                            - Bicicleta podia substituir o Clio no dia-a-dia.
                                            - Se mesmo depois de resolvidos os problemas da Zafira os consumos continuarem a não agradar, equacionar GPL.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                              A fazer alguma coisa seria uma revisão a sério na Zafira porque são consumos altos.

                                              E sendo a Zafira a gasolina, ESSE SIM é um ótimo carro para colocar a gás.

                                              O Clio deixa-te andar com ele. Melhor carro para as voltinhas não tens. Bomba injetor mecânica, pouca eletrónica. Se tens problema com a pintura, podendo dá-lhe um brilho e não uma pintura integral.

                                              O problema é que não há €€€ suficiente para arranjar a carrinha e pô-la a gás...

                                              Sim, o Clio não o troco por nada... Seja pelo que ele bebe e pelo que ele me custou,adoro o carrito.
                                              Vai levar uma pintura integral DIY da mesma cor.


                                              As pernas já substituem o Clio :D
                                              Editado pela última vez por Johnny25; 11 March 2014, 17:07.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                Percursos de 2km com carro no dia a dia? Vocês não têm amor ao dinheiro
                                                O exemplo dado não é meu, mas de um familiar.

                                                Por acaso cá por casa acontece o mesmo, actualmente. São situações indesejáveis, mas que são incontornáveis. Ir levar os putos à escola e ao colégio respectivamente, seguido de ir para o trabalho que também é perto, dá neste tipo de utilização. No regresso, ao final da tarde é o inverso. O que fazer? Um hibrido seria uma hipótese, se a Maria gostasse...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  No regresso, ao final da tarde é o inverso. O que fazer? Um hibrido seria uma hipótese, se a Maria gostasse...
                                                  Honestamente, acho que o problema acaba até por ser mais a temperaturatura do motor e do oleo. Aí motores a gasolina aquecem mais depressa que o diesel.

                                                  Uma coisa que, na teoria funciona para o carro durar mais, é usar os sistemas de aquecimento de motor (usam em países com temperaturas negativas), mas todo o ano, para o oleo e o motor chegarem mais depressa a temperatura desejada.

                                                  Motor e a frio é o que causa danos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Poupar !? ai, ai ....

                                                    Para percursos de 1 km (10 min. a pé) podes perfeitamente caminhar.

                                                    Sugiro vender o Opel, encaixar 3 ou 4 mil euros e fazer do Yaris carro familiar. O Clio passa para o teu pai e tu compras uns bons sapatos.

                                                    Poupança

                                                    - Encaixe de 3 ou 4 mil euros do Opel
                                                    - Deixam de pagar seguro, IUC, manutenções e combustivel para o Opel
                                                    - O CLio vai andar mais mas é mais barato

                                                    Gastos

                                                    - Sapatos com mais regularidade
                                                    - Um pouco mais de comida, caminhar dá fome

                                                    Balanço

                                                    - Menos uns 100/150 euros/mês

                                                    P.S.: Já agora podias dizer quantos km por ano faz cada carro

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Poupar !? ai, ai ....

                                                      Para percursos de 1 km (10 min. a pé) podes perfeitamente caminhar.

                                                      Sugiro vender o Opel, encaixar 3 ou 4 mil euros e fazer do Yaris carro familiar. O Clio passa para o teu pai e tu compras uns bons sapatos.

                                                      Poupança

                                                      - Encaixe de 3 ou 4 mil euros do Opel
                                                      - Deixam de pagar seguro, IUC, manutenções e combustivel para o Opel
                                                      - O CLio vai andar mais mas é mais barato

                                                      Gastos

                                                      - Sapatos com mais regularidade
                                                      - Um pouco mais de comida, caminhar dá fome

                                                      Balanço

                                                      - Menos uns 100/150 euros/mês

                                                      P.S.: Já agora podias dizer quantos km por ano faz cada carro
                                                      Ainda poupa em ginásio!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                        Poupar !? ai, ai ....

                                                        Para percursos de 1 km (10 min. a pé) podes perfeitamente caminhar.

                                                        Sugiro vender o Opel, encaixar 3 ou 4 mil euros e fazer do Yaris carro familiar. O Clio passa para o teu pai e tu compras uns bons sapatos.

                                                        Poupança

                                                        - Encaixe de 3 ou 4 mil euros do Opel
                                                        - Deixam de pagar seguro, IUC, manutenções e combustivel para o Opel
                                                        - O CLio vai andar mais mas é mais barato

                                                        Gastos

                                                        - Sapatos com mais regularidade
                                                        - Um pouco mais de comida, caminhar dá fome

                                                        Balanço

                                                        - Menos uns 100/150 euros/mês

                                                        P.S.: Já agora podias dizer quantos km por ano faz cada carro
                                                        Mas eu já disse acima que o caminho para o trabalho é feito a pé, ou de bicicleta... Não vale a pena gastar gasóleo desnecessário.
                                                        O carro é só mesmo para passear com a namorada e ir ao ginásio. Porque ambos os outros estão a ser utilizados.

                                                        Não sugeres que se troque o Opel por um carro do estilo do Clio?

                                                        Tanto o Yaris como o Opel fazem 12500km anuais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                          Honestamente, acho que o problema acaba até por ser mais a temperaturatura do motor e do oleo. Aí motores a gasolina aquecem mais depressa que o diesel.

                                                          Uma coisa que, na teoria funciona para o carro durar mais, é usar os sistemas de aquecimento de motor (usam em países com temperaturas negativas), mas todo o ano, para o oleo e o motor chegarem mais depressa a temperatura desejada.

                                                          Motor e a frio é o que causa danos.
                                                          Claro que sim, mas acaba por ser um problema sempre, em qualquer motor (uns mais que outros). Quando falei em híbrido, era mais na questão da poupança de combustível, já que andaria muito em modo eléctrico.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Johnny25 Ver Post
                                                            Não sugeres que se troque o Opel por um carro do estilo do Clio?
                                                            Mas afinal queres reduzir a frota ou trocar um dos carros?

                                                            Comentário

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