Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Devolver um carro usado!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Devolver um carro usado!

    Boa noite,

    Sou nova aqui no fórum e tenho uma dúvida que pelos tópicos que li, não consegui esclarecer.

    Eu dia 27 de Fevereiro vendi o meu carro (um smart a diesel de 2002). Foi vendido a um particular, que viu o carro, andou no carro, viu o motor e espreitou os pontos do seu interesse tendo sido deixado completamente à vontade para o experimentar e levar onde quisesse.

    No dia seguinte, dirigimo-nos à loja do cidadão e procedemos à troca do nome nos documentos e o dinheiro foi-me entregue em mão.
    O carro raramente deu problemas comigo, e os que deu fui resolvendo. Pensava eu que o carro estava bom... (Só o vendi porque queria um carro mais recente, e tinha em vista um negócio que entretanto concretizei.)

    O sr. que o comprou, na passada 5f começa uma troca de emails comigo bastante desagradado com a situação a dizer que o levou ao mecanico e que lhe disseram que o carro tinha uma carrada de problemas (injectores, rolamentos, etc etc...) e que queria impugnar o contrato.

    A minha questão é: Como devo proceder nesta situação? O carro nunca parou comigo, sempre lhe fiz as revisões e inspecções direitinhas, não quero o outro carro de volta, porque como é obvio utilizei o dinheiro para investir no que comprei, mas também não sei o que fazer, pois o sr. incomoda-me diariamente sempre a dizer que descobriu novos problemas e que o carro não tinha tapetes (ele esteve dentro do carro, viu tudo o que quis...) etc.

    É possivel ele impugnar o contrato? O que me sugerem que faça? O carro quando saiu das minhas mãos pensava eu que estivesse em perfeitas condições. Obrigada, Isabel.

    #2
    Acho que não pode devolver o carro pois não o comprou novo.

    Comentário


      #3
      Pelo que conheço é uma compra/venda entre particulares, logo, não existe garantia. Ele viu o carro e quis comprar, logo agora tem de ficar com ele. Se ele começar a ser desagradável ou com ameaças o mais certo será entregar o caso as autoridads..... Digo eu que pouco sei disso.....

      Comentário


        #4
        Melhor solução para isso,deixar de responder a emails do Sr,no máximo manda-los directamente para spam,quanto a telefonemas é não atender ou barra-los.


        Olha que esta,compram o carro e passado não sei quanto tempo é que se "lembram" de reclamar.

        E compra/venda de particulares não existe garantia,não se pode é omitir(que a maior parte omite)os problemas,mas se não souber-mos,também não vamos adivinhar.
        Editado pela última vez por andrepinto; 09 March 2014, 21:35.

        Comentário


          #5
          O problema é que o vendi numa 5f e na 3f a seguir começou logo a reclamar, eu tentei explicar-lhe que não sabia os problemas, até porque, a verdade é que percebo pouco ou nada de carros, cumpria os kms de revisão e desde que ele andasse eu estava descansada da vida... mas esta situação apanhou-me de surpresa... Se ele o quisesse ter levado ao mecânico antes eu teria ido sem qualquer problema. Não me devo preocupar?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por IsabelDCF Ver Post
            O problema é que o vendi numa 5f e na 3f a seguir começou logo a reclamar, eu tentei explicar-lhe que não sabia os problemas, até porque, a verdade é que percebo pouco ou nada de carros, cumpria os kms de revisão e desde que ele andasse eu estava descansada da vida... mas esta situação apanhou-me de surpresa... Se ele o quisesse ter levado ao mecânico antes eu teria ido sem qualquer problema. Não me devo preocupar?

            Resposta tão simples para o tal senhor


            "O seu mecânico quer ganhar dinheiro á sua custa,mude de mecânico"

            Comentário


              #7
              Ele antes de comprar devia ter visto tudo e ter levado a um mecanico conhecido, do seu lado não tem que aceitar a devolução do carro, entre particulares não é obrigado dar garantia, se ele se tornar chato tem comunicar as autoridades.
              Cumps

              Comentário


                #8
                Eu acho que o gajo se arrependeu da compra e agora quer desfazer o negocio ... comigo tinha pouca sorte.

                Comentário


                  #9
                  Não devolvas nada.
                  O carro é um carro usado, nada garante que no dia a seguir à compra ele pare, mesmo que esteja tudo certinho e feito a tempo e horas.
                  Diz-lhe que secalhar ele até trocou algumas peças do carro por outras velhas e agora quer devolver o carro ficando ele a ganhar com isso. É uma tese que também pode ser possível, nao é? Se ele desconfia de ti, porque é que tu não podes desconfiar dele? E também pode ser como já disseram, o mecânico a querer ganhar dinheiro...
                  Contudo, se ninguém está a enganar ninguém é uma situação chata.

                  Comentário


                    #10
                    Escondeste alguma coisa ao homem ? Não ? Não tens que te preocupar.

                    Afinal de contas, ele, como dizes, viu o que lhe interessava ver e a ti não te pediu mais nada. Logo, o erro é dele.

                    Quando muito, pode tentar levar-te a tribunal com base de que escondeste algum problema grave aquando da venda. Mas daí a provar que tu o enganaste, vais uma grande diferença.

                    Relaxa e sê paciente.

                    Comentário


                      #11
                      Pois mas o sr. é bem capaz de me colocar em problemas, mas de facto eu não sabia de nada, porque para mim, desde que o carro andasse estava tudo bem... Enfim, pode ser que ele desista...

                      Comentário


                        #12
                        Nada como uma declaracao de venda mesmo escrita à mao e assinada por ambos agora nao resolve se

                        Bastava dizer que o carro foi experimentado, visto pelo comprador, foi avisado que o carro é sem garantia e no estado actual pelo preço X.

                        Vivendo e aprendendo

                        Agora aguenta te.

                        Comentário


                          #13
                          Mas aguento-me como? Em que sentido?

                          O que é que ele pode fazer? O carro foi passado para o seu nome, deu-me o dinheiro em mão, depois de experimentar 2 vezes o carro. Agora tenho de arcar com consequências?

                          Comentário


                            #14
                            Cuidado, ela pode sim estar ''tramada'' legal, porque, pela lei, defeitos que o carro tenha aquando da venda, nao podem ser ocultados, e dificilmente ela vai conseguir provar que nao tinha de facto conhecimento dos mesmos, ja o comprador facilmente consegue provar os problemas.

                            Ler Artigo 2, alinhea a): http://www.centroarbitragemlisboa.pt...le/DL67-03.pdf

                            Nao sei ate que ponto ele nao a pode acusar de burla...


                            Isabel, fazia o oposto que o Andre Pinto sugeriu, se nao tinha mesmo conhecimento do problema, tenta apelar ao bom senso e garantia que o comprador nao fica sem resposta tua, se ele ja esta descontente, deixares de falar com ele, pior vai ser.

                            Tenta uma coisa: pede-lhe para levar o carro a uma oficina imparcial dos 2, fazer ao carro uma avaliaçao para veres realmente quais os problemas que o carro tem e que ele se queixa. Depois disso, chegares a um acordo, participares uma parte na reparaçao, suportares a reparaçao total... algo que nao faça com que ele va para a tribunais e coisas do genero, ja que nao isso nao te coloca numa posiçao confortavel.

                            Comentário


                              #15
                              Aguenta te no sentido de ele te andar a chatear.

                              Comentário


                                #16
                                Bem, já começo a preocupar-me, então legalmente ele pode insinuar que eu sabia dos problemas... eu garanto que não sabia... e agora? como resolvemos isto?

                                PS: eu já vendi o carro a um preço razoável, não o teria vendido se agora tiver que dar o valor da reparação uma vez que nunca me compensaria... estamos a falar de 2800€ pelo carro.
                                Editado pela última vez por IsabelDCF; 09 March 2014, 22:54.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tem calma, cá para mim tens aí um chico esperto à perna.

                                  Não tens nada a esconder, portanto ele se quiser que gaste dinheiro no local certo e aí é preciso provar o que diz..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não é mecânica, tem o livro de revisões recomendadas em dia, vende barato.... Vão acusar de burla com? Ninguém é presumido culpado antes de prova, mas sim inocente! Se não existe prova de burla....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só um pormenor... então e se o senhor tiver usado o carro para transgredir a lei nos dias em que já era o "dono"? Nada garante que não o tenha usado num assalto. Como não se sabe o rumo desta situação, isto era uma coisa que eu tinha em conta...
                                      Conforme disseram, a melhor coisa a fazer era levar a uma oficina imparcial, não fosse o mecânico do senhor estar a querer ganhar dinheiro, mas devias precaver-te para o caso disto estar a acontecer. Assinarem algum tipo de documento que dissesse quem pagava esse diagnóstico na oficina imparcial...quer dizer, alguém vai ter que o pagar, mas não tens que ser tu (caso o mecânico do sr esteja a aproveitar-se).

                                      Esse artigo mencionado pelo Drifter tem uma lacuna a meu ver...
                                      O homem comprou o carro, tudo bem, mas como é que prova que não o comprou para peças??? Não tem que especificar aquando da venda...e se teve liberdade para o inspeccionar, como é que me provam que ele não viu as "avarias" e comprou na mesma???

                                      Comentário


                                        #20
                                        Cá para mim o comprador está é a aproveitar-se da tua boa vontade.
                                        Se ele testou o carro e comprou o carro agora tem que é que ficar com ele, se não fosse assim havia de ser bonito, passava-se a vida a anular negócios, é que os carros estão sempre a avariar. Eu não me preocupava nadinha.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sou da mm opinião da maioria: não me preocupava muito com isso.

                                          Apenas responde cordialmente o que já nos disseste e que caso continue este "folclore", que terás todo o gosto de resolver o caso por via judicial.

                                          Entretanto informa-te com alguém (juridicamente) sobre a situação... just in case...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                            Cuidado, ela pode sim estar ''tramada'' legal, porque, pela lei, defeitos que o carro tenha aquando da venda, nao podem ser ocultados, e dificilmente ela vai conseguir provar que nao tinha de facto conhecimento dos mesmos, ja o comprador facilmente consegue provar os problemas.

                                            Ler Artigo 2, alinhea a): http://www.centroarbitragemlisboa.pt...le/DL67-03.pdf

                                            Nao sei ate que ponto ele nao a pode acusar de burla...


                                            Isabel, fazia o oposto que o Andre Pinto sugeriu, se nao tinha mesmo conhecimento do problema, tenta apelar ao bom senso e garantia que o comprador nao fica sem resposta tua, se ele ja esta descontente, deixares de falar com ele, pior vai ser.

                                            Tenta uma coisa: pede-lhe para levar o carro a uma oficina imparcial dos 2, fazer ao carro uma avaliaçao para veres realmente quais os problemas que o carro tem e que ele se queixa. Depois disso, chegares a um acordo, participares uma parte na reparaçao, suportares a reparaçao total... algo que nao faça com que ele va para a tribunais e coisas do genero, ja que nao isso nao te coloca numa posiçao confortavel.
                                            Isso é para vendas por parte de empresas, não se aplica a particulares. Estávamos bem fdd se tivéssemos de dar garantias de 5 anos na venda de um telemóvel usado...
                                            Editado pela última vez por cuica; 10 March 2014, 00:45.

                                            Comentário


                                              #23
                                              tu tambem podes alegar que vendeste o carro abaixo do valor de mercado para ele ter algum orçamento para fazer as reparacoes que achasse necessárias

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jlandrade Ver Post
                                                tu tambem podes alegar que vendeste o carro abaixo do valor de mercado para ele ter algum orçamento para fazer as reparacoes que achasse necessárias
                                                Isso era admitir que tinha conhecimento das ditas avarias..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Batista87 Ver Post
                                                  Isso era admitir que tinha conhecimento das ditas avarias..
                                                  Para a vendedora:

                                                  O comprador experimentou, gostou comprou. Que o tivesse levado à oficina antes da compra, agora paciência.

                                                  Se o gajo se armar em esperto, apresenta queixa na Gnr, dizes que te anda a ameaçar que a tosse passa-lhe logo.

                                                  Legalmente não pode fazer nada, é muitooooo difícil provar má fé em tribunal e o custo do processo é superior ao valor do carro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O negocio foi feito está feito, o vendedor não uso de má fé e o comprador pode examinar o bem como quis.
                                                    Não há aqui lugar a qualquer tipo de garantia, são 2 particulares. PONTO.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                      Isso é para vendas por parte de empresas, não se aplica a particulares. Estávamos bem fdd se tivéssemos de dar garantias de 5 anos na venda de um telemóvel usado...
                                                      O partícular não tem de dar garantia, mas não pode omitir problemas que o carro tenha na altura da venda, que é o que se passa aqui.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por IsabelDCF Ver Post
                                                        O carro raramente deu problemas comigo, e os que deu fui resolvendo. Pensava eu que o carro estava bom... (Só o vendi porque queria um carro mais recente, e tinha em vista um negócio que entretanto concretizei.)
                                                        A ser exactamente como dizes, não tens de te preocupar. O problema seria se tivesses conhecimento de defeitos graves e não os tivesses informado ao comprador.
                                                        Mantém uma postura serena e mostra-te irredutível em relação à recusa em aceitar a devolução. Lamentas, mas não podes assumir a culpa por um encargo que não é da tua responsabilidade. Não deixes de responder ao tipo e não sejas desagradável. Sabe-se lá do que algumas pessoas são capazes... Com o tempo ele acabará por perceber que não há nada a fazer.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se ele recorrer a um advogado, podes ser legalmente obrigada a reparar os problemas, a indemnizá-lo ou a devolveres-lhe o valor pago pelo carro (e recebes o carro de volta, claro).

                                                          Just my 2 cents.

                                                          Boa sorte.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                                            Se ele recorrer a um advogado, podes ser legalmente obrigada a reparar os problemas, a indemnizá-lo ou a devolveres-lhe o valor pago pelo carro (e recebes o carro de volta, claro).

                                                            Just my 2 cents.

                                                            Boa sorte.
                                                            Mas anda tudo doente ??? é claro que ela não vai retomar o carro nem devolver o valor pago pelo comprador. Tamos em Portugal. wtf...

                                                            Tenho um amigo meu, que é Gnr, que infelizmente caiu no azar de comprar um carro a um Stand no porto, sem livro de revisões com aprx. 90 000km. Passados uns dias descobriu que o carro tinha mais de 200.000.

                                                            alguem adivinha quem ficou a arder?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X