Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroen C4 1.6HDI - Boa opção?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Citroen C4 1.6HDI - Boa opção?

    Boa noite,

    Tenho andado a pesquisar alguns carros para comprar em segunda mão, e surgiu-me um negócio para compra de um C4 1.6HDI, com cerca de 220.000kms. Em termos de aspecto o carro parece estar bom, mas de facto tenho algum receio de comprar um carro com tantos km's, mesmo apesar de saber que estes motores são dos melhores que andam por aí.

    Posto isto, gostaria que me ajudassem a perceber quais são os problemas que poderei encontrar no futuro, caso decida avançar com o negócio. Que tipo de avarias poderão surgir com esta quilometragem? que tipo de reparações são normais nesta altura? Sei que a correia de distribuição já foi mudada, pouco mais sei neste momento. A ideia seria perceber o que posso contar de um carro destes que tenha uma utilização e manutenção "normais", sabendo de antemão que nunca poderei ter a certeza que o anterior dono era perfeito...ou não


    Agradeço desde já todas as dicas, abraço

    #2
    Estes motores, se bem mantidos, em bons mecanicos que os conheçam bem, duram imenso e fazem o dobro desses km com um ''pé atras das costas''.

    Mas tambem, se fores descorados na manutençao... pode dar despesas altas.

    Das principais coisas que matam este motor é o uso de oleo incorrecto, matam o motor porque matam o turbo e com o turbo pode vir atras um motor para a sucata. Ter atençao se quando aceleras ouves algum silvo mais alto do turbo, estes motores nao se ouve muito o turbo mesmo no exterior, portanto algum barulho excessivo do turbo pode ser sinal de despesas.

    Ter atençao as correias, vê la se notas algum raspar ou grilhar vindo das correias, se notares leva a marca porque: tanto pode ser da polie da cambota que costuma dar problemas, como pode ser mesmo barulho da correia de acessorios e ser ''normal'' (sim, estes motores podem grilhar e a propria Citroen diz que é normal, que provem da correia de acessorios e bem podes gastar 10€ + MO para a mudar, que o barulho ira continuar).

    Ter tambem atençao ao volante do motor, que tambem da raia (mais culpa do fornecedor que outra coisa), se sentires em manobras de estacionamento algum tremer ou mesmo a arrancar com o carro, tambem pode ser sinal de despesa. Claro que nao falo em largar a embraiagem sem aceleraçao e sentires o carro a tremer, isso é normal, falo com aceleraçao as 1500-2000rpm e o carro tremer em excesso.

    Ver se o caro tem FAP (se for de 2007 ou + é certo que deve ter), se tiver atençao que o mesmo é revisto (e se for caso, mudado) a cada 120.000km. O liquido do FAP (eolys) é revisto e se for caso, mudado, a cada 60.000km.


    De resto... la esta, se for bem tratado e saberem onde da raia, é um motor bastante fiavel.

    Comentário


      #3
      Realmente o motor desse carro é razoável, mas se fosse para mim não queria o carro por ter tantos quilometros, 220 mil km é muita coisa!!!
      Compra um carro com menos quilometros !!!!!

      Comentário


        #4
        Um carro não é só motor!

        Comentário


          #5
          Obrigado pelas dicas, de facto era o que queria saber

          De qualquer forma não irei fazer nada sem o mostrar a um mecanico de confiança, não evita nada mas pelo menos dá algum descanso de mente...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por shadowlord2 Ver Post
            Um carro não é só motor!
            Claro que não é só motor, e ainda por cima um carro destes... mas pelo que consegui ver o carro parece estar bastante estimado, de qualquer forma tem algumas sugestões em relação ao que possa ter de verificar?

            Obrigado

            Comentário


              #7
              Esse motor, para alem da correia de distribuição, tem tambem uma corrente na cabeça do motor em que por vezes o tensor dá o berro. Atenta, por tanto, a ruido vindo do lado esquerdo do motor. Tiras a tampa do motor, e dá uma vista de olhos de volta do injectores para verificar se está húmido proveniente de alguma fuga de gasóleo pelas anilhas. (Muito comum nestes 1.6 HDi)
              De resto, com 220kkm já deve ter algumas coisas para mudar... Amortecedores, sinoblocos, tirantes de suspensão e direçao, rótulas...tudo material que mesmo com boa utilizaçao acaba por se desgastar. Depois todo o feeling dos comandos de um carro com 220kkm se sentem algo gastos, como por exemplo o manipulo das mudanças com folgas, ruídos parasitas que se acumulam com os quilómetros.

              Comentário


                #8
                Resta saber a idade do carro pois pode ser um carro rodado em boas condições ( auto-estrada) e aí se tiver fap pode não ser tão problemático assim.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Militaogtc Ver Post
                  Resta saber a idade do carro pois pode ser um carro rodado em boas condições ( auto-estrada) e aí se tiver fap pode não ser tão problemático assim.
                  O carro é de 12/2004, e já soube que não tem FAP.

                  Hoje conduzi-o com um mecânico e a primeira coisa que notámos foi um barulho bastante alto ao acelerar, imaginem um saco plástico pendurado no retrovisor

                  Comentário


                    #10
                    É necessario diesel ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                      É necessario diesel ?
                      Desculpe, não entendi a pergunta...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por walterfontes Ver Post
                        O carro é de 12/2004, e já soube que não tem FAP.

                        Hoje conduzi-o com um mecânico e a primeira coisa que notámos foi um barulho bastante alto ao acelerar, imaginem um saco plástico pendurado no retrovisor
                        Já me cheira a algo nada bom, pela descrição que fazes. Eu quando era mais novo não percebia nada do assunto e também estava com pressa para ter carro e acabei por ser enganada, por sorte meio ano depois acabei por me despachar dele e ainda ganhando dinheiro. Antes de comprar procura e vê bem, porque se não vais ter dores de cabeça.
                        Editado pela última vez por MFN; 15 March 2014, 16:02.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por walterfontes Ver Post
                          Desculpe, não entendi a pergunta...
                          No fundo é: Quantos kms fazes, se compensa um diesel ou não.

                          Quanto ao carro, tenta um com jante 16, ganhas no conforto, já que com jante 17 os irmão psa tornam-se algo desconfortáveis.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                            No fundo é: Quantos kms fazes, se compensa um diesel ou não.

                            Quanto ao carro, tenta um com jante 16, ganhas no conforto, já que com jante 17 os irmão psa tornam-se algo desconfortáveis.
                            De facto neste momento não sei se irei necessitar de um carro a gasóleo ou não, estou entre empregos... mas gasolina apenas se me aparecer um excelente negócio

                            Em relação ao conforto, já conduzi o carro com a jante 17" e não me assustou o desconforto... Quem for atrás que se queixe lol

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X