Repara, estás a perguntar se vale a pena investir em GPL, presumo eu do ponto de vista económico.
Mas se não nos dás o número de kms que fazes por ano é difícil responder-te, assim não se pode calcular se tes o retorno daqui a um ano ou 10 anos.
Acabei de comprar um desses com 200 mil marcados no quadrante, e a GPL há 65 mil Kms. O antigo dono, diz que faz 10 L a GPL, mas também só faz cidade. Eu ainda não tenho qualquer registo de consumo para te dar...
O motor aguenta esses 150/200 mil kms, desde que nas condições normais de manutenção.
Quanto a compensar ou não, depende de muita coisa. Mas se conseguires ficar com ele mais 6 anos tudo bem, mas tiveres algum azar e tiveres que trocar daqui a pouco tempo, é dinheiro que não deves recuperar.
Era mais para saber se acham se um carro desta idade aguenta mais uns 150/200 mil...
Em média, entre 8 a 12 mil km/ano
Ao preço actual do GPL, e para essa quilometragem, acho que fica um bocado dificil compensar em poucos anos.
Também depende dos preços de GPL e gasolina que consegues obter na tua zona.
Diz aí qual é o preço a que costumas abastecer gasolina, o consumo a gasolina, e qual o preço de GPL que tens aonde estás a pensar abastecer.
Com esses kms por ano, só vais amortizar o investimento ao fim de 1/2 dúzia de anos ou mais, isto dependendo dos valores dos combustiveis na tua zona.
Para ganhares 1.500, vais ter que conservar o carro outra 1/2 dúzia de anos, ou seja, precisas de ter o carro mais uma dúzia de anos para ganhar 1500€. Se achas que vale a pena... força.
Com esses kms por ano, só vais amortizar o investimento ao fim de 1/2 dúzia de anos ou mais, isto dependendo dos valores dos combustiveis na tua zona.
Para ganhares 1.500, vais ter que conservar o carro outra 1/2 dúzia de anos, ou seja, precisas de ter o carro mais uma dúzia de anos para ganhar 1500€. Se achas que vale a pena... força.
Não deve ser assim tanto tempo, uma vez fiz contas para o carro do meu pai que faz 10 mil por ano, considerando o rendimento do GPL, ao fim de 2 anos tinha pago o investimento. 6 ou 7 anos seria entre gasolina e gasóleo que tem 15 a 20 cêntimos de diferença. O GPL está a metade do preço da gasolina
Não deve ser assim tanto tempo, uma vez fiz contas para o carro do meu pai que faz 10 mil por ano, considerando o rendimento do GPL, ao fim de 2 anos tinha pago o investimento. 6 ou 7 anos seria entre gasolina e gasóleo que tem 15 a 20 cêntimos de diferença. O GPL está a metade do preço da gasolina
que sorte. na minha zona arranjo gasolina (nao de marca branca) a 1.509 e gpl a 0.899
Não deve ser assim tanto tempo, uma vez fiz contas para o carro do meu pai que faz 10 mil por ano, considerando o rendimento do GPL, ao fim de 2 anos tinha pago o investimento. 6 ou 7 anos seria entre gasolina e gasóleo que tem 15 a 20 cêntimos de diferença. O GPL está a metade do preço da gasolina
Essas contas têm algo de muito errado. Em 20.000km, amortizar 1500€ é completamente impossível.
Há por aí umas contas com algum rigor noutros tópicos e os kms necessários para amortizar o investimento, variam entre os 50.000 e os 100.000kms, dependendo do preço a que se consegue comprar o GPL e a gasolina. Isso varia muito de região para região. No meu caso com GPL a 0.85€ e gasolina a 1.45, infelizmente tive de pôr a opção a GPL de parte, com muita pena minha.
Não deve ser assim tanto tempo, uma vez fiz contas para o carro do meu pai que faz 10 mil por ano, considerando o rendimento do GPL, ao fim de 2 anos tinha pago o investimento. 6 ou 7 anos seria entre gasolina e gasóleo que tem 15 a 20 cêntimos de diferença. O GPL está a metade do preço da gasolina
Mas nas contas deves contabilizar um aumento do consumo a GPL de 30% e não esquecer que o carro continua a consumir gasolina, coisa que quase todos esquecem na altura de fazer contas. E se levar lubrificante das válvulas é mais uma despesa, assim como a manutenção do circuito a GPL.
Nesse caso, ao fim de 47 mil km é que compensava certo?
Como em quase todos os cálculos de GPL, há ali uma parcela esquecida. Um carro a GPL continua a consumir gasolina e se fizeres as contas a 1L/100km, a diferença por km passa de 3 centimos para 1.5cts e, assim, o GPL só compensa ao fim de 100.000km. Para além de que um aumento de apenas 20% no consumo a GPL, como se vê na tabela, parece-me demasiado otimista.
O que tenho visto é que com o carro a GPL o pessoal acaba por fazer mais quilómetros e ganhar outra "liberdade" pelo facto de o carro gastar menos € por km.
Compensar aos 100.000kms? Já li exageros, mas esse rebentou a escala.... Eu pra fazer 300km a gasolina, gasto em média 35 a 40euros, a GPL gasto 20, contando que meto 10 a 15euros de gasolina por mês (faço cerca de 1200kms/mês) é fazer as contas... Portanto para 1200kms gasto 80euros de gás + 15 de gasolina, 95euros no total, pra mim compensa.
Agora o compensar é relativo para cada caso, até pode compensar mais um diesel, depende dos kms que se faça e do tempo que se vai usufruir do carro.
O que tenho visto é que com o carro a GPL o pessoal acaba por fazer mais quilómetros e ganhar outra "liberdade" pelo facto de o carro gastar menos € por km.
Tal e qual, eu passei de 10.000kms para 20.000 assim que lhe meti a GPL. Gastei o mesmo em combustível durante o ano mas gosei mais.
Tendo o carro a gasolina compensa sempre por a GPL, são 1500€ para transformar o carro num 'diesel'. Tendo em conta que se conhece o carro e se sabe o historial dele, é sempre melhor do que comprar um carro a diesel, desconhecido e onde se vai gastar mais dinheiro na compra.
Compensar aos 100.000kms? Já li exageros, mas esse rebentou a escala.... Eu pra fazer 300km a gasolina, gasto em média 35 a 40euros, a GPL gasto 20, contando que meto 10 a 15euros de gasolina por mês (faço cerca de 1200kms/mês) é fazer as contas... Portanto para 1200kms gasto 80euros de gás + 15 de gasolina, 95euros no total, pra mim compensa.
Agora o compensar é relativo para cada caso, até pode compensar mais um diesel, depende dos kms que se faça e do tempo que se vai usufruir do carro.
Tal e qual, eu passei de 10.000kms para 20.000 assim que lhe meti a GPL. Gastei o mesmo em combustível durante o ano mas gosei mais.
Não vejo porquê, apenas usei os dados da tabela e acrescentei o consumo de gasolina 1.5 cts/km. Tu dizes que gastas 15€/1200km que é 1.25cts/km. Vou aceitar esse valor e refazer as contas da tabela.
A tabela refere uma poupança de 3.15cts/km. se subtrair os 1.25cts que referes, ficamos com 1.9 cts/km de ganho a GPL
1.500,00€/.019cts dá 79.000 km. Não está aqui incluida despesa com manutenção de circuito GPL nem lubrificação das válvulas se necessário.
Se estiver errado, corrige-me por favor, mas com contas.
Ainda te digo mais, pelas tuas contas gastas 8cts/km, eu, a gasolina, faço 9.4cts/km. Claro que são carros e utilizadores diferentes, mas, o GPL não é solução para todos os casos e, em muitos, os 100.000kms serão a barreira da rentabilidade.
Mais uma vez corrige-me se estiver errado, mas com contas.
Eu andei muito tempo com a febre do GPL, fartei-me de fazer contas e cheguei à conclusão que no meu caso, não compensava.
Editado pela última vez por M101; 18 March 2014, 14:59.
Compensar aos 100.000kms? Já li exageros, mas esse rebentou a escala.... Eu pra fazer 300km a gasolina, gasto em média 35 a 40euros, a GPL gasto 20, contando que meto 10 a 15euros de gasolina por mês (faço cerca de 1200kms/mês) é fazer as contas... Portanto para 1200kms gasto 80euros de gás + 15 de gasolina, 95euros no total, pra mim compensa.
Agora o compensar é relativo para cada caso, até pode compensar mais um diesel, depende dos kms que se faça e do tempo que se vai usufruir do carro.
Tal e qual, eu passei de 10.000kms para 20.000 assim que lhe meti a GPL. Gastei o mesmo em combustível durante o ano mas gosei mais.
Pelas tuas contas, se passaste a fazer o dobro dos kms, olha que não gastaste o mesmo em combustivel. Para não falar que as despesas de um carro não são só combustivel.
PS: Passar a fazer mais kms para "compensar" a poupança a GPL, para mim tem todos os nomes menos poupança. Mas isto sou eu que tenho a mania das contas.
Editado pela última vez por M101; 18 March 2014, 15:02.
M101, tal como referi, e tu também, cada caso é um caso, eu não fiz contas nas tabelas, limitei-me e deixar as minhas contas, e como já referi cá mais que uma vez, o 'investimento' no GPL tal como a compra de um diesel é algo que tem que ser bem estacionado pois pode nem sempre compensar. Pra mim compensou que já foi mais que pago o kit e continua a compensar.
E tal como o Tommy refere, tendo um carro a gasolina fica sempre mais barato que trocar por um diesel.
Em relação a despesas, o meu usa lubrificante de válvulas, são 20e a cada 10.000kms, a manutenção do GPL é 25e a cada 15.000kms, a manutenção em carro felizmente é óleo e filtro basicamente
M101, tal como referi, e tu também, cada caso é um caso, eu não fiz contas nas tabelas, limitei-me e deixar as minhas contas, e como já referi cá mais que uma vez, o 'investimento' no GPL tal como a compra de um diesel é algo que tem que ser bem estacionado pois pode nem sempre compensar. Pra mim compensou que já foi mais que pago o kit e continua a compensar.
E tal como o Tommy refere, tendo um carro a gasolina fica sempre mais barato que trocar por um diesel.
Em relação a despesas, o meu usa lubrificante de válvulas, são 20e a cada 10.000kms, a manutenção do GPL é 25e a cada 15.000kms, a manutenção em carro felizmente é óleo e filtro basicamente
Como estás a ver pelos dados que aqui forneces, temos que a despesa da gasolina (1.25 cts/km) + lubrificante (0.2cts/km) + manutenção (2 cts/km) dá um total de 1.65 cts/km a subtrair ao valor de 3.15 cts/km da tabela.
Ficamos então com uma poupança de 1.5 cts/km
1.500€/.015= 100.000km
Parece que o valor que eu considerei, não tinha exagero nenhum.
Este valor dos 100.000km até pode pecar por defeito porque há carros em que o aumento de consumo a GPL pode ir aos 30% em vez dos 20% considerados. Por outro lado, se houver postos de abastecimento com GPL mais barato (caso das grandes cidades) a kilometragem a fazer para amortizar o investimento pode ser substancialmente inferior. Por tudo isto, é preciso fazer as contas com muito cuidado para ver se compensa ou não. No meu caso, com GPL a 0,85€ e gasolina a 1.45€, é para esquecer.
Já agora, fazendo as contas para o meu caso teria o seguinte:
Gasolina----------------------------------------------6.5*1.45=9.4 cts/km
GPL(consumo adicional de 20%)-------------6.5*1.2*.85 + 1.65=8.3 cts/km (amortiza em 136.000km) (o valor de 1.65ct/km refere-se a gasolina+lubrificante + manutenção do GPL segundo dados do 3pelos)
GPL(consumo adicional de 30%)-------------6.5*1.3*.85 + 1.65=8.8 cts/km (amortiza em 250.000km)
Por isso é que no meu caso não dá. Como não sei quanto vai aumentar o consumo, por prudência, tenho de considerar o aumento de 30%. Esperar 250.000km pela amortização, está fora de questão. Para quem tem acesso a GPL mais barato, aí a conversa é outra.
Tas a misturar dados reais com virtuais, não sei até que ponto as contas estarão a bater certo... Pela informação do Sprintmonitor tou com uma média de 9.2 (gasolina + GPL) o que cerca de 6.5euros/100kms, isto são dados reais dos abastecimentos, a estas contas falta colocar a manutenção GPL + lubrificante.
Nunca usei essa tabela, nas algo deverá estar errado para dar 250.000kms para compensar o investimento.
É certo que na altura que converti o meu (2010) ainda metia GPL a .69, hoje meto a .77 aproveitando os descontos de fim de semana e cartão.
Editado pela última vez por 3pelos; 18 March 2014, 17:21.
Tas a misturar dados reais com virtuais, não sei até que ponto as contas estarão a bater certo... Pela informação do Sprintmonitor tou com uma média de 9.2 (gasolina + GPL) o que cerca de 6.5euros/100kms, isto são dados reais dos abastecimentos, a estas contas falta colocar a manutenção GPL + lubrificante.
Nunca usei essa tabela, nas algo deverá estar errado para dar 250.000kms para compensar o investimento.
É certo que na altura que converti o meu (2010) ainda metia GPL a .69, hoje meto a .77 aproveitando os descontos de fim de semana e cartão.
Repara que no meu caso não usei a tabela, apenas simulei os custos considerando um aumento de 20 e de 30% no consumo a GPL.
O que acontece é que tenho GPL caro e Gasolina "barata". E há regiões onde o GPL ainda é mais caro. Se metesses o Gpl ao meu preço o teu custo aumentava logo par 8cts/km. Não é brincadeira.
Editado pela última vez por M101; 18 March 2014, 17:30.
Nesse caso, ao fim de 47 mil km é que compensava certo?
Provavelmente mais. Ainda falta considerar o consumo de gasolina e as revisões a GPL. Para o que tu andas, vai levar uns anos valentes a compensar.
Eu só convertia se estivesse a pensar ficar com esse carro muitos anos.
Repara que no meu caso não usei a tabela, apenas simulei os custos considerando um aumento de 20 e de 30% no consumo a GPL.
O que acontece é que tenho GPL caro e Gasolina "barata". E há regiões onde o GPL ainda é mais caro. Se metesses o Gpl ao meu preço o teu custo aumentava logo par 8cts/km. Não é brincadeira.
Mesmo a .89 tou a achar muito km (a achar só, não fiz contas.), o preço em GPL aqui em Lisboa é .89 eu é que meto sempre ao fim de semana para poupar, faço o mesmo com a gasolina, tenho perfeita noção que o retorno é mais demorado com os preços praticados atualmente, mas 250.000 é muito mesmo.
Em relação a esse aumento de consumo, é algo a ter em conta mas também é muito relativo, o meu a gasolina faz 7.5 e a GPL muita vez lhe fiz 8.2 como vez à diferença não é muita, mas depende da afinação do carro e dos trajetos, basta eu fazer muito para-arranca para a média subir para os 9, o que sinceramente nem acho muito pra um motor japonês dos anos 90
Editado pela última vez por 3pelos; 18 March 2014, 17:56.
Mesmo a .89 tou a achar muito km (a achar só, não fiz contas.), o preço em GPL aqui em Lisboa é .89 eu é que meto sempre ao fim de semana para poupar, faço o mesmo com a gasolina, tenho perfeita noção que o retorno é mais demorado com os preços praticados atualmente, mas 250.000 é muito mesmo.
Em relação a esse aumento de consumo, é algo a ter em conta mas também é muito relativo, o meu a gasolina faz 7.5 e a GPL muita vez lhe fiz 8.2 como vez à diferença não é muita, mas depende da afinação do carro e dos trajetos, basta eu fazer muito para-arranca para a média subir para os 9, o que sinceramente nem acho muito pra um motor japonês dos anos 90
Provavelmente havia algum problema com a afinação do teu carro para gasolina.
Uma simples consulta a dois sites, Dacia e Fiat, permite ver estas diferenças no consumo de GPL para gasolina. Dacia Sandero: Gasolina 7.7 L/100 GPL 9.8L/100. Aumento de consumo de 27% Fiat 500: Gasolina 5.1 L/100 GPL 6.6 L/100. Aumento de consumo de 29% Fiat Panda: Gasolina 5.2 L/100 GPL 6.6 L/100. Aumento de consumo de 27% Fiat Punto:Gasolina 5.7 L/100 GPL 7.0L/100. Aumento de consumo de 23%
Como se vê, mesmo com instalações de "origem", os consumos podem aumentar até 30%.
repara que com 30% em cima dos 89cts que pagas, o preço equivalente do GPL passa para 1.16 cts/litro se a isso acrescentarmos as outras despesas, fica muito pouco de diferença.
Vendo o exemplo do Fiat 500 temos: gasolina 5.1*1.45=7.4 cts/km GPL 6.6*.89+1.5(gasolina)=7.4cts/km. Mesmo que não gastasse gasolina dava 5.9 cts/km. Poupava 1.5 cts/km. o que é manifestamente pouco face ao acréscimo de preço das versões GPL.
Perdoem-me a ignorância, mas um carro a GPL não gasta gasolina, apenas no arranque (digamos ao ligar e mais uns 30 segundos)? Estou a ler consumos de 1L/100 kms, algo que nunca tinha lido antes.
Perdoem-me a ignorância, mas um carro a GPL não gasta gasolina, apenas no arranque (digamos ao ligar e mais uns 30 segundos)? Estou a ler consumos de 1L/100 kms, algo que nunca tinha lido antes.
Depende da afinação, da temperatura e do tipo de percurso. Para quem só faz viagens longas tem pouco significado, para quem só faz percurso urbano tem muito peso. Em média pode-se considerar 1 l/100, nuns casos será mais, noutros menos.
O problema nas contas é que há quem diga: o GPL custa metade da gasolina (falso) por isso um carro a GPL passa a gastar metade (falso) e esquecem-se de fazer umas contas rigorosas. Aliás fico espantado com a publicidade "criativa" do site da FIAT, verifica-se que o que eles anunciam é "muito imaginativo".
PS: Editada a parte a negrito para não ferir suscetibilidades.
Editado pela última vez por M101; 18 March 2014, 23:13.
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