Sábado andei de volta do Clio II e ando a matutar se devo manter o carro ou "despachá-lo".
De notor que o Clio serve apenas como carro de recurso (nos últimos 2 anos fez apenas 2500km/ano), mas mesmo assim gostava de manter 2 carros na família, sendo que o 2º carro tem obrigatoriamente de ser um "electrodoméstico" económico no uso...
A favor de manter:
- 1) É meu desde "quase novo" (comprado em 1999 com apenas um ano de idade);
- 2) Sei o tratamento que levou (cuidadoso);
- 3) Motor impecável, certinho, não bebe óleo;
- 4) Manutenção em geral simples, com peças baratas;
- 5) Tem "apenas" 185.000km (em 16 anos de vida, é pouco);
- 6) Ainda este inverno levou bateria nova e um par de pneus novos;
- 7) Valor de mercado irrisório (600€, talvez);
- 8) Qualquer carro que comprasse seria certamente mais novo, com mais custos;
Contra manter:
- 9) Barulhos de correias estranhos, provavelmente distribuição (ainda não sei);
- 10) Água a desaparecer muuuuuuuuuito lentamente (poderá estar relacionado com o anterior caso seja uma bomba de água a verter, ou então é mais um problema a somar);
- 11) Torre do amortecedor esquerdo dianteiro deslocada do sítio (não sei o que possa ser, mas o batente de borracha do topo do amortecedor não está na sua sede!);
- 12) Água a entrar na mala;
- 13) Pintura em mau estado;
- 14) A aproximar-se a inspecção periódica obrigatória (tenho pouco mais de um mês para a fazer);
- 15) A aproximar-se revisão normal (óleo e filtros, queria fazer isso antes da inspecção);
- 16) A aproximar-se pagamento do IUC.
Ora, eu quero ter o carro em boas condições de segurança e funcionamento, bem como legal. Isso significa tratar pelo menos das alíneas 9), 10), 11), 12), 14) 15) e 16). Isto significa meter uma pipa de massa num carro que não deixa de ser um chasso com 16 anos e a qualquer momento pode estar a pedir mais dinheiro. Por outro lado, se soubesse que ficava com os problemas resolvidos e sem chatisses durante mais uns anos...
O que fariam?
De notor que o Clio serve apenas como carro de recurso (nos últimos 2 anos fez apenas 2500km/ano), mas mesmo assim gostava de manter 2 carros na família, sendo que o 2º carro tem obrigatoriamente de ser um "electrodoméstico" económico no uso...
A favor de manter:
- 1) É meu desde "quase novo" (comprado em 1999 com apenas um ano de idade);
- 2) Sei o tratamento que levou (cuidadoso);
- 3) Motor impecável, certinho, não bebe óleo;
- 4) Manutenção em geral simples, com peças baratas;
- 5) Tem "apenas" 185.000km (em 16 anos de vida, é pouco);
- 6) Ainda este inverno levou bateria nova e um par de pneus novos;
- 7) Valor de mercado irrisório (600€, talvez);
- 8) Qualquer carro que comprasse seria certamente mais novo, com mais custos;
Contra manter:
- 9) Barulhos de correias estranhos, provavelmente distribuição (ainda não sei);
- 10) Água a desaparecer muuuuuuuuuito lentamente (poderá estar relacionado com o anterior caso seja uma bomba de água a verter, ou então é mais um problema a somar);
- 11) Torre do amortecedor esquerdo dianteiro deslocada do sítio (não sei o que possa ser, mas o batente de borracha do topo do amortecedor não está na sua sede!);
- 12) Água a entrar na mala;
- 13) Pintura em mau estado;
- 14) A aproximar-se a inspecção periódica obrigatória (tenho pouco mais de um mês para a fazer);
- 15) A aproximar-se revisão normal (óleo e filtros, queria fazer isso antes da inspecção);
- 16) A aproximar-se pagamento do IUC.
Ora, eu quero ter o carro em boas condições de segurança e funcionamento, bem como legal. Isso significa tratar pelo menos das alíneas 9), 10), 11), 12), 14) 15) e 16). Isto significa meter uma pipa de massa num carro que não deixa de ser um chasso com 16 anos e a qualquer momento pode estar a pedir mais dinheiro. Por outro lado, se soubesse que ficava com os problemas resolvidos e sem chatisses durante mais uns anos...
O que fariam?
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