Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reparo o Clio ou troco?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reparo o Clio ou troco?

    Sábado andei de volta do Clio II e ando a matutar se devo manter o carro ou "despachá-lo".
    De notor que o Clio serve apenas como carro de recurso (nos últimos 2 anos fez apenas 2500km/ano), mas mesmo assim gostava de manter 2 carros na família, sendo que o 2º carro tem obrigatoriamente de ser um "electrodoméstico" económico no uso...

    A favor de manter:
    - 1) É meu desde "quase novo" (comprado em 1999 com apenas um ano de idade);
    - 2) Sei o tratamento que levou (cuidadoso);
    - 3) Motor impecável, certinho, não bebe óleo;
    - 4) Manutenção em geral simples, com peças baratas;
    - 5) Tem "apenas" 185.000km (em 16 anos de vida, é pouco);
    - 6) Ainda este inverno levou bateria nova e um par de pneus novos;
    - 7) Valor de mercado irrisório (600€, talvez);
    - 8) Qualquer carro que comprasse seria certamente mais novo, com mais custos;

    Contra manter:
    - 9) Barulhos de correias estranhos, provavelmente distribuição (ainda não sei);
    - 10) Água a desaparecer muuuuuuuuuito lentamente (poderá estar relacionado com o anterior caso seja uma bomba de água a verter, ou então é mais um problema a somar);
    - 11) Torre do amortecedor esquerdo dianteiro deslocada do sítio (não sei o que possa ser, mas o batente de borracha do topo do amortecedor não está na sua sede!);
    - 12) Água a entrar na mala;
    - 13) Pintura em mau estado;
    - 14) A aproximar-se a inspecção periódica obrigatória (tenho pouco mais de um mês para a fazer);
    - 15) A aproximar-se revisão normal (óleo e filtros, queria fazer isso antes da inspecção);
    - 16) A aproximar-se pagamento do IUC.



    Ora, eu quero ter o carro em boas condições de segurança e funcionamento, bem como legal. Isso significa tratar pelo menos das alíneas 9), 10), 11), 12), 14) 15) e 16). Isto significa meter uma pipa de massa num carro que não deixa de ser um chasso com 16 anos e a qualquer momento pode estar a pedir mais dinheiro. Por outro lado, se soubesse que ficava com os problemas resolvidos e sem chatisses durante mais uns anos...

    O que fariam?

    #2
    Eu mantinha e reparava no tempo livre as pequenas coisas como a infiltração e fazia uma revisão completa com correias num mecânico em conta.

    Para que queres um carro como reserva se tens um perfeito para isso já?

    Comentário


      #3
      Uma boa revisão e mante-lo.

      Gosto do Clio II, como 2º carro é bom e escusas de comprar um "novo". Ainda por cima é um carro confortavel.

      Comentário


        #4
        Eu procurava um bom mecânico e algumas das peças (se possível) comprava usadas e substituía-as.

        Ando a procura de um Clio II (fase 2) para mim e o objectivo é manter, são bons carros.

        Comentário


          #5
          Eu mantinha-o...
          É um carro honesto e sabes todo o historial dele.
          Se comprares outro carro vais gastar mais $$ na compra do que arranjar o teu clio e ainda podes ter o bónus de vir com mais avarias do que o teu carro actual

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Contra manter:
            - 9) Barulhos de correias estranhos, provavelmente distribuição (ainda não sei);
            - 10) Água a desaparecer muuuuuuuuuito lentamente (poderá estar relacionado com o anterior caso seja uma bomba de água a verter, ou então é mais um problema a somar);
            Se calhar, com uma troca da distribuição isto ficaria resolvido. Troca essa que deveria ter incluída a bomba de água e todos os tensores, alternador incluído.

            Podes no entanto verificar se há mais alguma pequena fuga.



            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            - 11) Torre do amortecedor esquerdo dianteiro deslocada do sítio (não sei o que possa ser, mas o batente de borracha do topo do amortecedor não está na sua sede!);
            Ao contrário do que se pensa, essa zona é dinâmica, ou seja, mexe-se.

            Notas algum defeito a nível de alinhamento de rodas e/ou dos amortecedores ?


            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            - 12) Água a entrar na mala;
            O da minha mãe tem o mesmo problema. Verifica antes do mais, a estanquidade das borrachas dos farolins traseiros e a sua limpeza.

            Se não fôr dali, aponta para as charneiras da tampa da mala ou a borracha desta.


            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            - 13) Pintura em mau estado;
            Se não tem ferrugem perfurante, não tens que te preocupar. A não ser que te sintas mal ou tenhas vergonha de andar com um carro desbotado.


            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            - 14) A aproximar-se a inspecção periódica obrigatória (tenho pouco mais de um mês para a fazer);
            - 15) A aproximar-se revisão normal (óleo e filtros, queria fazer isso antes da inspecção);
            - 16) A aproximar-se pagamento do IUC.
            Eu tive o mesmo problema que tu.

            Em Fevereiro fiz a IPO ao carro que é de Maio, em Maio pretendo pagar o IUC e a muda de óleo deverá ocorrer ou em Abril ou em Junho. Assim, não deixo acumular nada para o mês de matrícula do carro.

            Se fosse a ti, fazia já a IPO, mesmo sem fazer revisão. Dessa forma, se aparecer mais alguma anomalia, já sabes que é mais uma coisa para mudares e se fôr grave ou bastante dispendiosa, aí poderás equacionar em mudar de carro.

            A revisão, se quiseres, fazes tu. Mudar as velas, o filtro de ar e de habitáculo é simples nesse carro. Mudar óleo e o respectivo é que já requer que existam um pouco mais de condições mas hoje em dia qualquer oficina te muda isso por menos de 40 €, com um óleo bom, o filtro e muito importante, a MO incluída.

            O IUC podes pagar no último dia do mês da matrícula sem agravamento ou penalização.



            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Ora, eu quero ter o carro em boas condições de segurança e funcionamento, bem como legal. Isso significa tratar pelo menos das alíneas 9), 10), 11), 12), 14) 15) e 16). Isto significa meter uma pipa de massa num carro que não deixa de ser um chasso com 16 anos e a qualquer momento pode estar a pedir mais dinheiro. Por outro lado, se soubesse que ficava com os problemas resolvidos e sem chatisses durante mais uns anos...

            O que fariam?
            Por 600 € ou menos, arriscas-te a comprar um carro que apresente mais despesa que aquela que terás com o teu actual. E a despesa e perda de tempo que isso acarreta. Só com o custo do registo de propriedade tu consegues pagar o IUC e a IPO.

            E ainda, por 600 € arriscas-te seriamente a ter de escolher um carro menos bom que o Clio II em todos os sentidos. Por isso, deixa-te estar quieto e vai aguentando o marmanjo !

            Comentário


              #7
              Acho que compensa o arranjo, e ficas com o carro operacional por muito mais tempo.

              Comentário


                #8
                Se o segundo carro é para ser um electrodoméstico mais vale o que conheças, mesmo juntando o dinheiro da venda com o hipotetico dinheiro das reparaçoes mais alguns trocos que queiras meter (aqui ias tar a investir do teu bolso logo prejuizo) duvido que comprasses algum muito melhor (la esta dependendo do que quisesses investir) mas como é pra ir de A-B duvido que fosses investir muito, e sem saberes historial de uso/manutençao, ias para a corda bamba portanto.

                Alem disso depois tinhas de mudar o nick

                Comentário


                  #9
                  Parece-me que o user está com apetite é de mudar de ares

                  Comentário


                    #10
                    Deixa-o estar. Muda o que for preciso mudar de mais urgente, depois leva-o à inspeçao e 1 ou 2 meses depois muda-lhe o óleo e os filtros da gasolina e óleo. Depois daqui a meio ano se surgir alguma avaria já ficas mais descansado e não tens que largar tantos euros.

                    Comentário


                      #11
                      Vá lá. Confessa! Estás farto de ver sempre a mesma "paisagem" e apetece-te mudar de ares

                      Comentário


                        #12
                        Já que o Clio tem sido tão bom, merece que seja mantido até não poder mais, morrer. Merece ser mantido, mas será que é viável esse manutenção? Tudo depende dos preços vs o valor sentimental que se tem por ele. A maioria das vezes, o valor sentimental pesa mais e o dinheiro que se iria gastar para a troca por outro, serviria para fazer a manutenção do que ainda gostamos. Até pode ser que se gaste menos na manutenção.
                        Felicidades e boa escolha.

                        Comentário


                          #13
                          Mais um que mantinha o clio

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                            Eu procurava um bom mecânico e algumas das peças (se possível) comprava usadas e substituía-as.

                            Ando a procura de um Clio II (fase 2) para mim e o objectivo é manter, são bons carros.
                            Correias, amortecedores e bombas de água não são coisas que se metam usadas...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ShakesBeer Ver Post
                              Parece-me que o user está com apetite é de mudar de ares
                              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                              Vá lá. Confessa! Estás farto de ver sempre a mesma "paisagem" e apetece-te mudar de ares

                              Não, é mesmo uma questão económica.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MontanelasTDI Ver Post

                                Alem disso depois tinhas de mudar o nick

                                Pois, esse é que é o problema! Ou o fórum fecha, ou nunca mais troco de carro!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  Deixa-o estar. Muda o que for preciso mudar de mais urgente, depois leva-o à inspeçao e 1 ou 2 meses depois muda-lhe o óleo e os filtros da gasolina e óleo. Depois daqui a meio ano se surgir alguma avaria já ficas mais descansado e não tens que largar tantos euros.
                                  O problema não é estar curto de massas para fazer o que é preciso, felizmente. É mesmo ponderar se vale a pena gastar dinheiro num carro que pode a qualquer momento ir pedindo outras coisas e será sempre um carro velho...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Respostas a azul:

                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                    Se calhar, com uma troca da distribuição isto ficaria resolvido. Troca essa que deveria ter incluída a bomba de água e todos os tensores, alternador incluído.

                                    Podes no entanto verificar se há mais alguma pequena fuga.


                                    O problema é mesmo o "se calhar" e o "se há mais alguma pequena fuga" (por exemplo, uma reparaçãozinha à junta, faceamento da cabeça e bloco e 350€ a somar à conta).


                                    Ao contrário do que se pensa, essa zona é dinâmica, ou seja, mexe-se.

                                    Notas algum defeito a nível de alinhamento de rodas e/ou dos amortecedores ?

                                    Não noto diferença na condução nem o carro cambado, mas vou pôr uma foto para se perceber melhor.

                                    [ATTACH]121322[/ATTACH]



                                    Estou a falar da zona assinalada com uma circunferência vermelha. A borracha no topo do amortecedor está fora do sítio, deixando parcialmente à vista o buraco da chapa onde a borracha deveria assentar.

                                    O da minha mãe tem o mesmo problema. Verifica antes do mais, a estanquidade das borrachas dos farolins traseiros e a sua limpeza.

                                    Se não fôr dali, aponta para as charneiras da tampa da mala ou a borracha desta.

                                    Já andei de volta disso, mas sem sorte. Hei-de olhar outra vez!


                                    Se não tem ferrugem perfurante, não tens que te preocupar. A não ser que te sintas mal ou tenhas vergonha de andar com um carro desbotado.

                                    O carro fica com um ar um bocado desmazelado, infelizmente, mas tenho deixado andar. Ferrugem perfurante não tem. Dá ideia de ter um podre por debaixo de uma borracha de um vidro traseiro, mas tenho deixado andar.

                                    [...]

                                    Por 600 € ou menos, arriscas-te a comprar um carro que apresente mais despesa que aquela que terás com o teu actual. E a despesa e perda de tempo que isso acarreta. Só com o custo do registo de propriedade tu consegues pagar o IUC e a IPO.

                                    E ainda, por 600 € arriscas-te seriamente a ter de escolher um carro menos bom que o Clio II em todos os sentidos. Por isso, deixa-te estar quieto e vai aguentando o marmanjo !


                                    Qualquer carro que comprasse seria uma lata melhor para durar mais uns valentes anos (até uns 4000 ou 5000€), não iria nunca comprar uma lata de 600€. Para isso tenho este!


                                    Já agora, obrigado no outro dia por ensinares a desforrar a porta traseira do Clio. Sábado passado lá pus o fecho a funcionar.
                                    Ficheiros anexados

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Já agora, obrigado no outro dia por ensinares a desforrar a porta traseira do Clio. Sábado passado lá pus o fecho a funcionar.
                                      Bastou lubrificar ?



                                      Quanto aos 4 a 5.000 €. Guarda o dinheiro para uma coisa melhor que a porcaria de um carro !

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Bastou lubrificar ?
                                        ]
                                        Até ver, sim. Raisparta o engenheiro franciú que engendrou um sistema de fixação de tirantes que não lembra a ninguém no sítio de pior acesso possível!!!

                                        O problema manifesta-se mais com dias de inverno, julgo, logo agora não dá para concluir. Não sei se o problema não virá mesmo do interior das pistolas, e não vejo como as abrir. É ir andando e vendo.


                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Quanto aos 4 a 5.000 €. Guarda o dinheiro para uma coisa melhor que a porcaria de um carro !
                                        Eu sei, gosto muito de carros e gosto muito pouco de gastar dinheiro neles! Mas nada é eterno...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Até ver, sim. Raisparta o engenheiro franciú que engendrou um sistema de fixação de tirantes que não lembra a ninguém no sítio de pior acesso possível!!!
                                          Uma vez que lhe apanhes o jeito, é muito fácil.

                                          E é assim com outros carros, Saxo e Punto são exactamente iguais.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                            Correias, amortecedores e bombas de água não são coisas que se metam usadas...
                                            Claro, ai não há hipótese, mas tudo o que possas substituir por material usado que não seja essencial vale bem a pena

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              O problema não é estar curto de massas para fazer o que é preciso, felizmente. É mesmo ponderar se vale a pena gastar dinheiro num carro que pode a qualquer momento ir pedindo outras coisas e será sempre um carro velho...
                                              Eu estou pior do que tu, curto de massas e com um carro com praticamente 22 anos. Em 2 anos nao me deu despesas, a nao ser umas relas e aquilo nem ficou bem. Mas de resto continua a andar sem se queixar, mas vai precisar de peças brevemente.

                                              O teu caso é algo similar, no entanto. Trocar pelo quê com esse dinheiro? E vai valer a pena? Se fosse por um carro de 2006 e ainda assim sao já 8 anos, mas sempre podes ter uma surpresa má passados uns tempos. Arranja-o nem que seja aos poucos e o que for essencial e depois daqui a mais 1 ou 2 anos mudas de nick e acrescentas-lhe um `pauzinho` ao II.

                                              Comentário


                                                #24
                                                --------======== UPDATE ========--------


                                                O Clio lá foi hoje ao IPO, e trouxe de lá uma folha verdinha, mas diga-se de passagem que para isso precisei de alguma bonomia do inspector.

                                                Há uma roda traseira que está a travar um pouco menos devido a uma fuga no bombito (mas ainda assim passou). Já é para aí a porr@ da terceira vez que mudo bombitos neste carro! Irra que é crónico! Mais uma despesa...

                                                Há também uma ligeira baba de óleo no motor, deu anotação mas nada de grave.

                                                Outra coisa que também se está sempre a estragar neste carro são os manípulos de abertura das portas pelo interior. Na passada sexta feira uma sobrinha minha lá acabou de partir um, que por acaso eu já sabia que estava nas últimas. Coitada da miúda, ficou toda atrapalhada. Lá foram mais 25€ na Renault para um puxador...


                                                Agora é mandar o Clio para a oficina para fazer a revisão normal e mais umas "coisitas" que todas somadas lá vão dar grande tombo...

                                                - Óleo e filtros;
                                                - Verificar velas;
                                                - Verificar Barulhos de correias estranhos, provavelmente distribuição (ainda não sei);
                                                - Água a desaparecer muuuuuuuuuito lentamente (poderá estar relacionado com o anterior caso seja uma bomba de água a verter, ou então é mais um problema a somar);
                                                - IUC.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Faz contas comigo:

                                                  O carro "vale" uns teóricos 600 euros.
                                                  Uma "geral" (ao carro entenda-se), incluindo correias, amortecedores, óleos, filtros, bombitos, mais uma ou outra coisa que aparece facilmente chega a esse valor. Se quiseres dar-lhe uma banho num pintor a coisa facilmente sobe para 1.000 Euros.

                                                  Resumindo, para ficares com o carro "razoável" facilmente gastas 1000 Euros. Agora falta saber o que preferes: gastar até 1000 euros no carrito ou tentares vender nem que seja por 500, comprares um de 1000 e sobrarem outros quinhentos para corrigir alguma coisa.

                                                  É uma situação de lotaria. Eu apenas pensava em mudar se estivesse fartinho do carro. Caso contrário faz-se um esforço. É tipo casamento em que a malta geralmente muda e depois é para pior!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                    Faz contas comigo:

                                                    O carro "vale" uns teóricos 600 euros.
                                                    Uma "geral" (ao carro entenda-se), incluindo correias, amortecedores, óleos, filtros, bombitos, mais uma ou outra coisa que aparece facilmente chega a esse valor. Se quiseres dar-lhe uma banho num pintor a coisa facilmente sobe para 1.000 Euros.

                                                    Resumindo, para ficares com o carro "razoável" facilmente gastas 1000 Euros. Agora falta saber o que preferes: gastar até 1000 euros no carrito ou tentares vender nem que seja por 500, comprares um de 1000 e sobrarem outros quinhentos para corrigir alguma coisa.

                                                    É uma situação de lotaria. Eu apenas pensava em mudar se estivesse fartinho do carro. Caso contrário faz-se um esforço. É tipo casamento em que a malta geralmente muda e depois é para pior!

                                                    Essencialmente o teu raciocínio é aquele que tenho feito. Manter o que está e saber o que tenho em mãos, ou arriscar e ter o azar de calhar uma batata podre. Ou então despachar a lata e comprar uma coisa em condições, porque "está na idade" de começar a pedir isto e aquilo, e por mais que se repare será sempre um carro velho.

                                                    Para já vou manter. Não me apetece gastar dinheiro num carro novo, para mais porque este já só cá está "para as voltinhas" (anda mesmo muito pouco por ano, a maior parte das vezes é o Venga que rola a menos que nesse dia sejam precisos dois carros).

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X