Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Entradas auto-estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Entradas auto-estrada

    Boas,

    Venho perguntar como agem nestes casos... Eu sei que é uma dúvida estúpida mas nunca passei por situações do género nas minhas aulas de condução e como tal sei o que ditam as regras (tenho prioridade) mas na prática pode ser bem perigoso seguir as regras...

    Supoham que são o veículo A, que o veículo B vai a uma velocidade mais baixa que a do A mas não baixa o suficiente para parar se o A avançar em frente, para além disso já ligeiramente na vossa faixa.
    Não podem mudar para a faixa da esquerda pois está ocupada... Se abrandarem têm um carro por trás e correm o risco de vos bater na traseira, se seguirem a mesma velocidade correm o risco de o B vos bater...

    Noutro dia passei por uma situação semelhante e fui obrigado a abrandar (não parei, apenas abrandei) de modo a o veículo entrar totalmente, no entanto fui presenciado com uma valente buzinadela do veículo de trás...

    PS: não sei se se pode considerar auto-estrada, nete caso era a IC19 com bastante transito.

    Cumps


    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por dm222; 17 March 2014, 22:42.

    #2
    Isto é tudo muito relativo. Falando em teoria, o veículo A tem prioridade e o veículo B teria sempre que ter sempre uma velocidade inferior ao A, apesar de estar a ganhar velocidade (pois é uma via de aceleração). Em casos práticos muitas vezes isso não acontece, isso é certo: ou o veículo A trava para deixar entrar o veículo B, ou o B mete-se à socapa, ou então o veículo A muda para a faixa da esquerda para facilitar (é o que eu costumo fazer, se não houver tráfego na via da esquerda ou não estiver a ser ultrapassado). Mas, normalmente, quando chego a alguma entrada abrando sempre já para essas possíveis hipóteses, pelo que a situação que descreves é o extremo, no qual se houvesse assim tanto trânsito as pessoas iriam mais devagar. Ou então também é certo que nessas alturas vêem-se manobras de risco, pois as pessoas não têm o bom-senso de ajustar a velocidade às circunstâncias...

    Comentário


      #3
      Nestes casos abrando para o veiculo b entrar.
      o veiculo que vem atras de mim, se estiver com a distancia de segurança tem tempo de abrandar.
      se tiver mal disposto, aperto o veiculo b e buzino até o pulso me doer e digo todas as asneiras que me vierem à cabeça.

      Comentário


        #4
        Quem esteve mal foi o veículo B. Ele devia ir com velocidade suficientemente baixa para parar se não conseguisse entrar logo. Se vocês batessem a culpa seria dele e não tua.

        No entanto, a meu ver, estiveste bem em abrandar mas o gajo que apitou também tem a sua razão de queixa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
          Ou então também é certo que nessas alturas vêem-se manobras de risco, pois as pessoas não têm o bom-senso de ajustar a velocidade às circunstâncias...
          As velocidades nem eram elevadas, a questão do transito neste caso apenas influencia o facto de não poderes mudar para a faixa da esquerda, que é o menos arriscado de fazer nestes casos, do meu ponto de vista...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
            As velocidades nem eram elevadas, a questão do transito neste caso apenas influencia o facto de não poderes mudar para a faixa da esquerda, que é o menos arriscado de fazer nestes casos, do meu ponto de vista...
            O veículo B é o único "culpado" nesta situação, teria sempre que ter velocidade menor para que os veículos já a circular dentro da AE passassem...

            Comentário


              #7
              O IC19 é uma AE (A37).

              O condutor do veículo B tem a obrigação de optar por uma destas duas: ou ganha velocidade para entrar à frente do veículo A sem o colocar em perigo (que é normalmente a minha primeira opção, é para isso que serve a via de aceleração), ou não ganha velocidade suficiente e espera que o veículo A passe.

              Estando no papel do A, se puder também passo para a esquerda.

              Comentário


                #8
                Basicamente é isto: as manobras que tu fazes não devem interferir com nenhum dos outros veículos.
                Depois tens duas opções: ou andas sempre atento a possíveis situações de perigo e afastas-te delas antes de acontecerem ou então andarás sempre a dar buzinadelas ou a recebe-las.
                Conforme a densidade do trânsito isto é mais ou menos difícil de conseguir.
                Resumindo olho bem aberto, engolir uns sapos e também o orgulho... melhor que conduzir é conduzir sem acidentes.
                Sei que às vezes (muitas) é frustrante ver a "descontracção" e desrespeito dos condutores uns em relação aos outros mas faz parte da condução. Calma, olho aberto e capacidade de reacção deverão estar bem dominados para evitar males maiores. Antecipar sempre o perigo!

                Comentário


                  #9
                  O TerranoII tem razão no que diz. Mas comigo a partir do momento que não ganham velocidade para entrar no ic19 ficam logo entalados comigo, da para ver à distância. Caso não tenha hipótese de os entalar apanham um valente cagaço. Escusado será dizer que raramente me acontece, a faixa da direita no ic19 é um stress, ando sempre na esquerda a ultrapassar todos, testem e verão. Nas AE é diferente tem de haver calma.

                  Comentário


                    #10
                    Eu nessa situação, tentando sempre antecipar as situações, claro que via que o veículo B queria entrar. Mantinha a velocidade igual. Se o veiculo B se metesse com tempo, lá teria que abrandar, pois desde que o faça com tempo, sinalizando a marcha, e cumprindo o limite mínimo (caso haja) para a estrada em questão, tudo pacífico.

                    Se ele se mantivesse na direita, nao resolvesse acelerar e meter-se para a faixa onde circulo, ou resolvesse faze-lo quando eu já estivesse muito próximo dele, levava buzinadela e mais alguns insultos.

                    De todas as formas, essa situação seria apenas extrema, uma vez que devemos facilitar. Se a diferença de velocidades fosse enorme, então claro que não iria estar a travar a fundo, parar no meio da via para lhe facilitar (ou a contar) com a entrada dele na minha faixa (e eventualmente do carro C e D), se fosse até uns 10-15 km/h, porque não travar ligeiramente e deixa-lo entrar? E se o gajo de trás buzinar, um dedo médio bem esticado resolve o problema

                    Comentário


                      #11
                      Bom senso. É tudo o que é preciso para evitar problemas.

                      Ainda ontem passei diversas vezes por essa situação. Numas levantei o pé do acelerador e o outro entrou, noutras apenas mudei de faixa (não possível nesse esquema) e o outro entrou, noutras não fiz nada e o outro teve que travar porque é a regra da prioridade nas entradas nas AE...

                      Em casos extremos temos nós que travar para evitar o acidente ou então optar por não o evitar...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                        Bom senso. É tudo o que é preciso para evitar problemas.

                        Ainda ontem passei diversas vezes por essa situação. Numas levantei o pé do acelerador e o outro entrou, noutras apenas mudei de faixa (não possível nesse esquema) e o outro entrou, noutras não fiz nada e o outro teve que travar porque é a regra da prioridade nas entradas nas AE...

                        Em casos extremos temos nós que travar para evitar o acidente ou então optar por não o evitar...
                        Se não tiveres amor ao carro e tiveres um bom mata vacas à frente...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                          Se não tiveres amor ao carro e tiveres um bom mata vacas à frente...
                          Nem sempre dá para evitar...

                          Comentário


                            #14
                            A minha mãe foi enfermeira na Carris e costumava contar a seguinte história:

                            Um dia um motorista da Carris foi premiado por nunca ter tido um acidente em todos os seus anos de carreira. Quando lhe perguntaram durante a cerimónia como conseguiu tal feito, a sua resposta deixou muita gente gelada: "Porque não seguia o código da estrada"

                            No meio do silêncio que se fez, ele lá acrescentou: "muitas vezes dava prioridade a quem não a tinha".

                            Tem razão quem diz que, apesar do código da estrada, tem que imperar também o bom senso.

                            Comentário


                              #15
                              Já pisei várias vezes a linha continua à esquerda para facilitar a entrada na AE a terceiros e não ter de baixar demasiado a velocidade.

                              Comentário


                                #16
                                Vais muito devagar pá, se fores mais depressa e encostado ao carro da frente o B já não tinha essas veleidades.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não é preciso passar por uma situação destas na aula de código para se saber a resposta.

                                  A sinalização está lá, e mesmo se não estiver, quem muda de faixa perde prioridade.

                                  Facilitar não custa, mas regras são regras apesar da maioria achar que não.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                    Não é preciso passar por uma situação destas na aula de código para se saber a resposta.

                                    A sinalização está lá, e mesmo se não estiver, quem muda de faixa perde prioridade.

                                    Facilitar não custa, mas regras são regras apesar da maioria achar que não.
                                    Tens toda a razão o problema é que a cumprir as regras a 100%, há situações onde quem vai a entrar na autoestrada, nunca o conseguiria fazer e a faixa de entrada ficaria bloqueada. Falo de Situações em que o transito na via principal é continuo, se ninguém facilitar, como é que se entra na autoestrada?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Aqui se reflecte a idiotice de nome que dão a essa porcaria de faixa.
                                      Tens o triângulo de cedência de passagem, ou seja, tens de abrandar ou parar se necessário, mas no entanto dão-lhe o nome de faixa de aceleração.
                                      E por isso é que muita vezes vens 60/80 km/h e o gajo que vai a entrar em vez de abrandar, acelera ao teu lado. Nem passas tu, nem passa ele.
                                      Eu nunca abrando ou travo, ou mudo de faixa à ultima da hora (salvo raras excepções) sei lá se o gajo que vem trás vem a dormir ou não, é que mesmo tendo a culpa ninguém me livra de um acidente ou de sair disparado para outr faixa e ir desta para melhor, e o que vai a entrar ou mama a bucha e pára/abranda, ou continua o caminho pela borda da estrada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BackToBlack Ver Post
                                        Aqui se reflecte a idiotice de nome que dão a essa porcaria de faixa.
                                        Tens o triângulo de cedência de passagem, ou seja, tens de abrandar ou parar se necessário, mas no entanto dão-lhe o nome de faixa de aceleração.
                                        E por isso é que muita vezes vens 60/80 km/h e o gajo que vai a entrar em vez de abrandar, acelera ao teu lado. Nem passas tu, nem passa ele.
                                        Eu nunca abrando ou travo, ou mudo de faixa à ultima da hora (salvo raras excepções) sei lá se o gajo que vem trás vem a dormir ou não, é que mesmo tendo a culpa ninguém me livra de um acidente ou de sair disparado para outr faixa e ir desta para melhor, e o que vai a entrar ou mama a bucha e pára/abranda, ou continua o caminho pela borda da estrada.
                                        Se tiveres outra ideia melhor, que facilite a entrada nas autoestradas, deves partilhá-la para poder ser implementada e melhorar a segurança rodoviária.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Legalmente o B tem que ceder e parar mesmo se for preciso. Se bater paga.

                                          Na prática qualquer condutor minimamente atento e civilizado prevê a mudança de faixa e ou ajusta a sua velocidade ou muda para a faixa à esquerda.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CrAb Ver Post
                                            Quem esteve mal foi o veículo B. Ele devia ir com velocidade suficientemente baixa para parar se não conseguisse entrar logo. Se vocês batessem a culpa seria dele e não tua.

                                            No entanto, a meu ver, estiveste bem em abrandar mas o gajo que apitou também tem a sua razão de queixa.
                                            Distância de segurança é um termo que te diz alguma coisa?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quem entra na A2 na Marateca com direcção a Lisboa/Setúbal e vai sair na saída N378-Sesimbra como é que paga a portagem (sem ter via verde, etc)?

                                              Pelo street view do google maps na entrada da Marateca tem lá uma faixa para viaverde e duas com indicação para tirar o bilhete.

                                              Mas seguindo pelo street view sai-se para a N378-Sesimbra (saída 2) e entra-se na estrada nacional sem encontrar nada onde pagar.

                                              Ou já não há o sistema de bilhetes com as cabines dos portageiros? (aparece no street view mas será que está desactivado?)

                                              Caso seja tudo "automático" (as câmeras filmarem a matrícula) sendo a A2 da Brisa depois paga-se onde? Nos CTT?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                                Quem entra na A2 na Marateca com direcção a Lisboa/Setúbal e vai sair na saída N378-Sesimbra como é que paga a portagem (sem ter via verde, etc)?

                                                Pelo street view do google maps na entrada da Marateca tem lá uma faixa para viaverde e duas com indicação para tirar o bilhete.

                                                Mas seguindo pelo street view sai-se para a N378-Sesimbra (saída 2) e entra-se na estrada nacional sem encontrar nada onde pagar.

                                                Ou já não há o sistema de bilhetes com as cabines dos portageiros? (aparece no street view mas será que está desactivado?)

                                                Caso seja tudo "automático" (as câmeras filmarem a matrícula) sendo a A2 da Brisa depois paga-se onde? Nos CTT?

                                                pagas nas portagens de Coina

                                                https://www.google.com/maps/place/Po...4!4d-9.0133408

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nukaa Ver Post
                                                  Obrigado pela rápida resposta.

                                                  E depois daí para a frente até à saída para "N-378 Sesimbra (saída 2)" é automático?

                                                  É só passar, filmam a matrícula e depois paga-se mais tarde? Se for este o caso depois paga-se onde esse troço?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                                    Obrigado pela rápida resposta.

                                                    E depois daí para a frente até à saída para "N-378 Sesimbra (saída 2)" é automático?

                                                    É só passar, filmam a matrícula e depois paga-se mais tarde? Se for este o caso depois paga-se onde esse troço?
                                                    Não tens mais nada a pagar. Até à saída para Almada não pagas mais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Alface Ver Post
                                                      Não tens mais nada a pagar. Até à saída para Almada não pagas mais.


                                                      Será então um dos muitos casos... em que pórtico está "antes" do fim da própria via que se está a pagar.

                                                      Sendo que e no caso... está a pagar-se então o que já se percorreu e o que ainda se irá percorrer até sair.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                        Será então um dos muitos casos... em que pórtico está "antes" do fim da própria via que se está a pagar.

                                                        Sendo que e no caso... está a pagar-se então o que já se percorreu e o que ainda se irá percorrer até sair.
                                                        É isso mesmo, no sentido inverso, Lisboa-Marateca por exemplo, até à saída para Sesimbra não pagas nada, a partir daí entras no troço a pagar mas só encontras as portagens de Coina bem mais adiante.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                          Distância de segurança é um termo que te diz alguma coisa?
                                                          Isso existe?

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X