Diria que grande parte dos interessados do mundo automóvel aqui do forum sempre viveu na época dos chips. Como tal preparar um motor mais antigo está naquela parte obscura do cérebro que ninguém (tirando pessoal da velha guarda) tem bem ideia como se faz, que tipos de resultados se obtém e o que está envolvido. Falo obviamente, de mudar árvores de cames, carburadores, toques em bombas injetoras e adição de novos elementos ao motor para poder-se tirar melhor rendimento do mesmo. Hoje passa quase tudo pelo chip e por uma ou outra linha de escape alterada e nalguns casos turbos diferentes mas diria que a verdadeira essência para o normal adepto de automóveis está nas máquinas de antigamente e naquilo que se consegue obter das mesmas. Como tal desafio os mais conhecedores a deixarem aqui alguma informação sobre este tema o qual me é particularmente ... cinzento.
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Preparar motores à moda antiga
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É uma arte cada vez mais extinta infelizmente ... onde ainda se continua a ver muito é nos trofeus de classicos ... aqueles pequenos 1.3 a carburados sao levados ao limite , desde Cames , carburadores , sedes , touches , Volantes de motor levados ao minimo de peso , caixas de dentes a direito ... uma loucura
Fazer 11 mil Rpm's num carro destes é como ir de mota
Conheço quem trabalhe estes motores muito bem ... mas especializou-se mais em Toyotas ... motores de jipe essencialmente.
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Longe vão os tempos em que se pegava num motor 50cc,e se mandava rectificar para meter a 80cc ou 124cc e ainda se rebaixava a culaça e colocava-se velas com mil pólos que ate furavam pistões,mas as motas andavam que se fartavam.
Isto tudo feito numa garagem de uns amigos,em que todos mandavam uns bitaites e todos eram engenheiros mecânicos com 14 anos.
Bons tempos....
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Tirando os carburadores e bombas injectoras, tudo o resto continua-se a fazer nos motores actuais.
Só se faz é numa fase mais avançada, porque como primeiro passo não compensa. Uma árvore de cames custa 4x mais que uma repro, dá 1/3 dos ganhos em altas e ainda se perde em baixas.
Para ser sincero sempre achei um bocado perda de tempo e dinheiro o pessoal que enterra milhares de euros em motores de 4 cilindros antigos para ter ali uns 100-200 cavalitos todos esmifrados, um motor atmosférico tão fraco na primeira metade do conta-rotações que parece ter turbo lag (às vezes nem aguentam o relanti de tanto cruzamento de válvulas), bebe que nem um desalmado e passa tanto tempo aberto como a correr. Pessoalmente metia logo lá um motor grande e estava feito, o dobro do ganho por metade do preço e trabalho.Editado pela última vez por SRLA; 18 March 2014, 16:44.
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Originalmente Colocado por RicardoAlmeida Ver PostLonge vão os tempos em que se pegava num motor 50cc,e se mandava rectificar para meter a 80cc ou 124cc e ainda se rebaixava a culaça e colocava-se velas com mil pólos que ate furavam pistões,mas as motas andavam que se fartavam.
Isto tudo feito numa garagem de uns amigos,em que todos mandavam uns bitaites e todos eram engenheiros mecânicos com 14 anos.
Bons tempos....
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Originalmente Colocado por RicardoAlmeida Ver PostLonge vão os tempos em que se pegava num motor 50cc,e se mandava rectificar para meter a 80cc ou 124cc e ainda se rebaixava a culaça e colocava-se velas com mil pólos que ate furavam pistões,mas as motas andavam que se fartavam.
Isto tudo feito numa garagem de uns amigos,em que todos mandavam uns bitaites e todos eram engenheiros mecânicos com 14 anos.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
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Agora é tudo chip porque.........................................a esmagadora maioria dos motores e sobretudo os diesel vêm turbinados já de fábrica e só temos de ir ao mapa dizer para dar mais débito e soprar mais ar.
Num motor da velha guarda atmosférico já não é assim, é preciso trocar muito material para se atingirem potências interessantes. No entanto não há volta a dar: para meter mais ar e combustível lá dentro e produzir mais potência, só com turbo.
Eu ainda sou do tempo de ver um AX Sport 1.3 turbo com 4 carburadores, o que dá aproximadamente 180cv. Aquilo sim, comia alcatrão que até metia medo. Uma pessoa entrando lá para dentro era agarrar-se ao que puder!
É preciso ver que isto em 1995 ou 1996 deve ter ficado mais de 3000 mil contos! Sim, era preciso dinheiro para brincar a sério. Agora é mais fácil, 80% já vem feito de fábrica.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostTirando os carburadores e bombas injectoras, tudo o resto continua-se a fazer nos motores actuais.
Só se faz é numa fase mais avançada, porque como primeiro passo não compensa. Uma árvore de cames custa 4x mais que uma repro, dá 1/3 dos ganhos em altas e ainda se perde em baixas.
Para ser sincero sempre achei um bocado perda de tempo e dinheiro o pessoal que enterra milhares de euros em motores de 4 cilindros antigos para ter ali uns 100-200 cavalitos todos esmifrados, um motor atmosférico tão fraco na primeira metade do conta-rotações que parece ter turbo lag (às vezes nem aguentam o relanti de tanto cruzamento de válvulas), bebe que nem um desalmado e passa tanto tempo aberto como a correr. Pessoalmente metia logo lá um motor grande e estava feito, o dobro do ganho por metade do preço e trabalho.
Basta ver que hoje em Portugal os 1200 da frente andam todos bem mais que o 1200 de fabrica! Ou sejam somos todos melhores preparadores que os Engenheiros da Nissan.
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Originalmente Colocado por Rodal Ver PostO que dizes infelizmente é o que se passa nos clássicos com por exemplo Datsun1200 a terem muito mais cilindrada, mas os regulamentos e a escassez de dinheiro das organizações faz com que ninguém queira ver!
Basta ver que hoje em Portugal os 1200 da frente andam todos bem mais que o 1200 de fabrica! Ou sejam somos todos melhores preparadores que os Engenheiros da Nissan.
Porque nao haveriam de andar ?
Existem parametros que podem ser alterados é natural que os carros andem mais mesmo sem alterações de motor ... a começar pelo peso !
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Abrir janelas nos cilindros e nos pistons das motas a uns anos atras era mato.
AX GT's e Corsa's GT a comerem alcatrao era o prato do dia. Carburadores duplos ou maiores e todos mexidos.... xiiiiiiiiiii o que te foste lembrar
O meu hobbie era ajudar os amigos a "kitar" as motoretas e coisas manhosas no carros para aquilo andar mais e de preferencia com pouco dinheiro ou nenhum.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostQualquer carro actual, se tiver mais de 200 likes na página de Facebook que o dono criou para ele, fica tão feliz que aumenta logo a potência nuns 50 CV. E fica a gastar menos...
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Originalmente Colocado por CL Ver PostComo já disseram antes e muito bem.... mexer há muita gente que o faça bem, haja guito para o mandar fazer!
É que esses Escorts talvez tenham lá mais guito investido do que aquele que o nosso governo nos quer oferecer nos "carros de luxo - topo de gama" das faturas da sorte!
Estes 4 cilindros mandam um som....
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Originalmente Colocado por Dashskullsasq Ver PostOra aí está, recordações desse menino todo aberto Aquela membrana preta custou-me os olhos da cara há uns tempos atrás! Já foi vendido, deixa saudades
30 libras agora... também me parece que as comprei bem mais baratas... e nunca comprei as agulhas AEK originais mas já não me lembro qual era o modelo que eu mandava vir da Burlen, mas era tudo tão em conta nesses tempos (há uns 6-8 anos atrás...)
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