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GPL ou Diesel? Qual o motor de maior duração?

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    GPL ou Diesel? Qual o motor de maior duração?

    Bons dias caros colegas!

    A minha dúvida é simples, qual o motor que tem maior duração GPL ou Diesel?

    Isto claro que assumindo que o GPL tem o kit desde dos 0KM.

    Fala se mt das vantagens do GPL mas será que a duração do motor é equivalente á de um diesel?

    Quanto em média podera durar um motor a GPL?

    Desde já o meu obrigado.

    #2
    Teoricamente, seria diesel...Mas como hoje em dia os diesel não andam a "durar" tanto como antigamente, deve ficar ela por ela...

    Comentário


      #3
      eu acho que no conjunto será mais duradouro o motor otto, pois sempre é menos complexo que qualquer diesel atual, pois o motor até pode durar muito mas o resto.................

      Comentário


        #4
        Eu vou para o GPl, já tive um e digo-te que destroi em metade as propriedades do oleo que se estivesse a funcionar a gasolina.
        é bastante fiavel e a manutenção bastante barata, uma valvula injectora de GPl, não passa dos 130 €, com 20 € de montagem e normalmente estas valvulas duram em média mais de 200.000 mil.

        Comentário


          #5
          O GPL é um combustível que não deixa resíduos no motor, nas câmaras, válvulas, etc..

          Devido a esta situação as propiedades iniciais do óleo resistem mais tempo mantendo uma lubrificação com mais qualidade até à próxima mudança.

          Comentário


            #6
            Mas um motor não se resume ao óleo...

            Dependendo do motor a gasolina se pode fazer a comparação com um motor diesel equivalente.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por FLP

              Mas um motor não se resume ao óleo...

              Dependendo do motor a gasolina se pode fazer a comparação com um motor diesel equivalente.
              sim por exemplo um 1400cc a gasolina é de certeza mais fiavel que o mesmo a diesel, falando no conjunto motor+turbo+injectores+bombas...........

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Afcivic

                citação:Originalmente colocada por FLP

                Mas um motor não se resume ao óleo...

                Dependendo do motor a gasolina se pode fazer a comparação com um motor diesel equivalente.
                sim por exemplo um 1400cc a gasolina é de certeza mais fiavel que o mesmo a diesel, falando no conjunto motor+turbo+injectores+bombas...........
                Um atmosférico vai ser sempre mais fiavel que um turbo...

                Comparando por exemplo um 2.0 Turbo a gasolina e um da mesma cilindrada a diesel de ultima geração;)

                Comentário


                  #9
                  citação:Um atmosférico vai ser sempre mais fiavel que um turbo...
                  é obvio daí a perda de fiabilidade que era habitual nos diesel, pois actualmente existem muito poucos diesel atmosfericos.
                  mas mesmo comparando com turbos a gasolina por norma os diesel são bem mais esmifrados em termos de potência o que os turbinados a gasolina.;)

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Afcivic

                    citação:Um atmosférico vai ser sempre mais fiavel que um turbo...
                    é obvio daí a perda de fiabilidade que era habitual nos diesel, pois actualmente existem muito poucos diesel atmosfericos.
                    mas mesmo comparando com turbos a gasolina por norma os diesel são bem mais esmifrados em termos de potência o que os turbinados a gasolina.;)
                    Que queres dizer?

                    Que o pessoal que tem um 2.0 diesel anda mais no prego do que um que tenha 2.0 turbo a gasosa?

                    Comentário


                      #11
                      claro que não, estou apenas a dizer que pressões de trabalho são enomes nos diesel tanto no combustivel como nos turbos ou seja os diesel atualmente trabalham no limite do material, basta ver as rotações atingidas pelos turbos actuais.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Afcivic

                        claro que não, estou apenas a dizer que pressões de trabalho são enomes nos diesel tanto no combustivel como nos turbos ou seja os diesel atualmente trabalham no limite do material, basta ver as rotações atingidas pelos turbos actuais.
                        Concordo, um motor diesel faz mt mais "esforço" do que gasolina...

                        Agora o GPL não faz um motor a gasolina ter de fazer mais esforço tambem?

                        Pelo que li por aqui o GPL retira alguma potencia ao carro, logo o condutor tera que acelarar mais levando a desgastar mais o motor?

                        É uma teoria estúpida ou pode efectivamente verificar-se?

                        EDIT: Li tambem que o motor fica mais limpo de carvões e companhia, ora se limpa os carvões podera significar mais desgaste para os cilindros?

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Afcivic

                          claro que não, estou apenas a dizer que pressões de trabalho são enomes nos diesel tanto no combustivel como nos turbos ou seja os diesel atualmente trabalham no limite do material, basta ver as rotações atingidas pelos turbos actuais.
                          Concordo perfeitamente, além de que 4.000 rpm num a gasolina é metade da sua capacidade e num diesel e 90% dela.
                          mais o facto de os gasaoleos atuais não lubrificarem como lubrificavam os antigos,,, (menos enxofre)))
                          E mais umas quantas coisas, não é dificil ver um carro a gasoleo dos novos com 150.000 mil e ja todos babado de oleo devido as altas pressões que se fazem dentro do motor

                          Comentário


                            #14
                            qual dura mais?

                            é totalmente IMPOSSIVEL dar uma resposta a essa pergunta...

                            nos tempos que correm, tb é impossivel dizer que um turbo vai durar menos que um atmosferico.

                            dura mais o que for melhor tratado, simples e bem real.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                              qual dura mais?

                              é totalmente IMPOSSIVEL dar uma resposta a essa pergunta...

                              nos tempos que correm, tb é impossivel dizer que um turbo vai durar menos que um atmosferico.

                              dura mais o que for melhor tratado, simples e bem real.
                              ok, ok, teoricamente em condições de tratamento igual qual o que dura mais;)

                              Comentário


                                #16
                                Eu aposto sempre num diesel.

                                Comentário


                                  #17
                                  A potencia que o GPL tira ao carro é irrisória e o motor mais limpo não significa maior desgaste. O óleo mantém as propriedades mais tempo, portanto lubrifica melhor, desde que se use o óleo correcto para aquele motor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                    qual dura mais?

                                    é totalmente IMPOSSIVEL dar uma resposta a essa pergunta...

                                    nos tempos que correm, tb é impossivel dizer que um turbo vai durar menos que um atmosferico.

                                    dura mais o que for melhor tratado, simples e bem real.
                                    ok, ok, teoricamente em condições de tratamento igual qual o que dura mais;)
                                    depende de MUITOS factores. entre eles, depende da construçao. a construçao varia conforme os objectivos do contrutor para esse motor....

                                    ninguem com conhecimento de causa é capaz de te dar [u]uma</u> resposta para essa pergunta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A incorrecta ideia de TDI´s desportivos, por parte dos utilizadores (que utilizam mal o TDI - motor muito fiável e duradouro) veio causar alguns problemas na fiabilidade dos diesel. É óbvio se cumprirem as regras básicas de boa conservação (aplico a todos os carros que tenho e tive Otto e Diesel) normalmente não se tem grandes problemas.
                                      Normalmente os diesel duram mais, mas depende muito da utilização que se dá aos veículos.
                                      Cumps
                                      Invisible

                                      Comentário


                                        #20
                                        Depende da utilização que cada 1 dá ao carro.
                                        É óbvio que cá em PT utiliza-se o diesel para o comércio em geral,logo é mais comum verem-se carros a diesel uma quilometragem elevada.

                                        Uma coisa é certa,o carro com mais quilometragem do mundo é a gasolina...

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Strange

                                          Depende da utilização que cada 1 dá ao carro.
                                          É óbvio que cá em PT utiliza-se o diesel para o comércio em geral,logo é mais comum verem-se carros a diesel uma quilometragem elevada.

                                          Uma coisa é certa,o carro com mais quilometragem do mundo é a gasolina...
                                          È aquele volvo americano?

                                          Pensava que era um mercedes diesel...

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por FLP

                                            Mas um motor não se resume ao óleo...

                                            Dependendo do motor a gasolina se pode fazer a comparação com um motor diesel equivalente.
                                            Não devias fazer um comentário desses. O oleo é fundamental para a durabilidade de um motor pelo que a escolha de um bom oleo é importante. ;)

                                            Em relação ao GPL, para terem uma ideia as velas duram normalmente mais do dobro do que durariam com o motor a funcionar a gasolina. O oleo do motor também dura muito mais, e o desgaste interno dos componentes também é reduzido uma vez que se trata de um combustivel muito mais limpo que a gasolina.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por margalhau

                                              citação:Originalmente colocada por FLP

                                              Mas um motor não se resume ao óleo...

                                              Dependendo do motor a gasolina se pode fazer a comparação com um motor diesel equivalente.
                                              Não devias fazer um comentário desses. O oleo é fundamental para a durabilidade de um motor pelo que a escolha de um bom oleo é importante. ;)

                                              Em relação ao GPL, para terem uma ideia as velas duram normalmente mais do dobro do que durariam com o motor a funcionar a gasolina. O oleo do motor também dura muito mais, e o desgaste interno dos componentes também é reduzido uma vez que se trata de um combustivel muito mais limpo que a gasolina.


                                              Pois, ainda à dias vi um carro a GPL a mudar o óleo e ele ainda vinha castanho! [:0] Eu pensava que vinha preto como é costume mas não! [^]

                                              Comentário


                                                #24
                                                As propriedades de queima do GPL tornam o motor do carro muito mais duradouro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                                  As propriedades de queima do GPL tornam o motor do carro muito mais duradouro.
                                                  É axactamente isso que tenho vindo a ouvir!

                                                  Agora gostava era de saber o que é esse quanto, 300MKm 400Mkm?

                                                  Aproximadamente claro, não podemos dizer com certeza...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    GPL sem hesitações! Nem vale a pena estar a aqui a explicar!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Carlos Maldonado

                                                      GPL sem hesitações! Nem vale a pena estar a aqui a explicar!
                                                      Explica lá isso;)

                                                      Vá lá, por favor por favor

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                                        citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                                        As propriedades de queima do GPL tornam o motor do carro muito mais duradouro.
                                                        É axactamente isso que tenho vindo a ouvir!

                                                        Agora gostava era de saber o que é esse quanto, 300MKm 400Mkm?

                                                        Aproximadamente claro, não podemos dizer com certeza...
                                                        Vai aqui

                                                        http://www.primagaz.fr/majic/pageSer...fr/F.A.Q..html
                                                        http://www.primagaz.fr/majic/pageSer...e-adaptee.html

                                                        Em particular estes
                                                        http://www.cfbp.fr/?p_idref=1081http...=1081#SIGNET_3
                                                        http://www-ose.cma.fr/evenements/200...logies_gpl.htm

                                                        Estão em francês mas dão para ver claramente os porquês das vantagens de longevidade no motor.



                                                        ALiás existe esta afirmação

                                                        citação:Le GPL a-t-il une incidence sur la longévité du moteur
                                                        L’huile moteur conserve ses propriétés plus longtemps grâce à la combustion propre du GPL. L'indice d’octane supérieur du GPL permet un fonctionnement plus doux évitant les vibrations. Ces deux facteurs permettent d’accroître sensiblement la vie du moteur fonctionnant au GPL, en obtenant une longévité équivalente aux moteurs diesels.

                                                        Esta longevidade acho que era em comparção com a geração anterior diesel, os tais puros e duros, porque os actuais duram tanto como um gasolina.
                                                        ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          1- Menores pressões de serviço (Tx. de compressão, ~50% menos ~ 8/9/10:1; pressão efectiva de funcionamento no interior da câmara ~ 50% menos ~ 8@10 bar se for atmosférico e 12@17 se for turbo), isto conduz necessariamente a 2
                                                          2- Menor stress mecânico, menos propensão para quebras sobre forte tensão para peças móveis.
                                                          - Não disponho de dados para saber o stress térmico do diesel é &gt; que o gerado pelo GPL, que por sua vez é efectivamente &gt; que o gerado pela gasolina!
                                                          3- Menor contaminação do fluído mais importante do motor, o óleo! Aqui reside, quanto a mim, um dos grandes trunfos do GPL sendo imbatível no chamado “anti-wearing” i.e. desgaste das peças do motor por fricção não devidamente compensada pela quantidade/qualidade da lubrificação no motor. Hoje em dia temos lubs muitíssimo bons, pelo que se estes proporcionam excelentes resultados no anti-wearing de motores otto e diesel mesmo sujeitos à contaminação normal, embora cada vez menor, do combustíveis que o motor usa, no GPL esses excelentes resultados são exponenciados pela quase ausência de contaminação.
                                                          4- Combustão mais limpa sem formação de depósitos que se agregam nas câmaras de combustão e respectivas válvulas, factores estes que contribuem para desequilibrar a qualidade da combustão e aumentar os consumos, potenciando ainda mais a contaminação do óleo.
                                                          - Tudo isto concorre para a maior durabilidade do motor a GPL, com a vantagem adicional das manutenções serem mais espaçadas e mais baratas! More with less!

                                                          E claro que isto daria páginas de explicações se fosse esclarecido a fundo, e no fundo é isso que me fascina na mecânica é saber os pequenos porquês dos grandes factos!
                                                          Mas como não tenho tempo para mais fico-me por aqui.

                                                          Abraço.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os motores são dimensionados para o combustível que usam. O motor Diesel tem taxas de compressão maiores logo o motor é dimensionado tendo isso em conta. Cada construtor depois tem de jogar com o factor potência/fiabilidade/custo e achar a melhor relação em cada um. Para que interessa uma marca ter motores a durar 1.000.000km se a grande maioria das pessoas apenas faz 1/5 desse valor?

                                                            Comentário

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