Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opinião sobre Motor Renault 1.9dci

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opinião sobre Motor Renault 1.9dci

    Boas,

    O meu irmão está a pensar comprar uma Scenic 1.9dci de março de 2004 ( fez agora 10 anos ) com motor de 120cv e 185.000 kms. Andei a pesquisar aqui no forum, mas fiquei confuso, pois há quem diga muito mal deste motor 1.9dci de 120cv, mas tambem há quem diga que só modelos até 2002 tiveram problemas. O meu irmão poderou a hipotese da scenic 1.5dci, mas falaram-lhe do problema dos bronzes.

    Sabem-me dizer se realmente há problemas com o motor 1.9dci de 120cv?

    Obrigado
    Editado pela última vez por ZeBitaite; 21 March 2014, 18:36.

    #2
    A minha Grand Scenic 1.9 dCi de 02/2005 tem neste momento 153000kms e não tenho tido problemas de motor.

    Comprei-a há quase 7 anos, com 42000kms (comprovados), e na altura achei que o turbo fazia um silvo algo exagerado, pelo que exigi a substituição em garantia.

    Comentário


      #3
      Ouvi aqui do pior, mas penso que foi das primeiras versões.

      Um amigo meu tem uma Megane 1.9 DCI de 2004 e não tem nada a apontar.

      Comentário


        #4
        Sim pelo que parece o problema no 1.9 dci é mesmo darem problemas no turbo, de resto é um carro normal. Tenho um renault 1.5 dci e acredita que dá muito mais problemas lol. No tempo das vacas gordas tive muitos carros, inclusive um leguna 1.9 dci que também me deu problema no turbo( fazia muita auto-estrada a grande velocidade). Há outra coisa a manutenção na renault e muito cara, um roubo!

        Comentário


          #5
          O problema crónico eram os turbos a partir, o qual foi resolvido a partir de 2001. A partir daí dão os mesmos problemas que qualquer turbodiesel, ou seja, alguns.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
            O problema crónico eram os turbos a partir, o qual foi resolvido a partir de 2001. A partir daí dão os mesmos problemas que qualquer turbodiesel, ou seja, alguns.
            2001 duvido que tenha sido, na oficina onde trabalho há uma Laguna de estimação de 2002 que em 230.000km já levou todos injectores novos, 3 turbos, 2 EGR.

            Já sei que posso possivelmente ser crucificado, vendo os problemas e mesmo o motor em si, mais facilmente comprava um 1.9 TDI PD130 que acho um motor superior.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              2001 duvido que tenha sido, na oficina onde trabalho há uma Laguna de estimação de 2002 que em 230.000km já levou todos injectores novos, 3 turbos, 2 EGR.

              Já sei que posso possivelmente ser crucificado, vendo os problemas e mesmo o motor em si, mais facilmente comprava um 1.9 TDI PD130 que acho um motor superior.
              Concordo, para mim a passat 1.9 tdi de 136 cv é mesmo muito bom. Eu de 4 em 4 anos trocava de carro, mas gostei tanto da carrinha que não à vendi e ainda a tenho.

              Comentário


                #8
                Greetings!

                Já pensei também em adquirir um carro com 1.9 DCI.
                Liguei para um amigo que tinha um e levou um turbo aos 100.000km e estava a voltar a dar problemas aos 190.000km.

                Se comprarem o Scenic têm de mudar o óleo/filtro em intervalos de 10.000km.
                O óleo tem de obrigatoriamente ter a norma RN710 ou MB229.5
                É o que os ingleses e alemães andam a fazer para não terem problemas.

                Na Texóleo têm o Total Quartz 9000 por 25€ 5lt.
                TOTAL QUARTZ 9000 ENERGY 5W40 5LT - TEXOLEO.com

                Muita gente diz que trocar o turbo e não limpar a egr é a causa deste começar a dar problemas novamente.

                Um turbo novo consegue-se por 600€.
                Mas aconselhava comprar reparados na ebay por 250€.
                Turbo Charger Laguna 1.9 120 hp ; 708639 ; Espace Scenic Primera Carisma S40 V40 | eBay

                Penso que por cá consegue-se por 300-350€ (entrega-se o velho no acto da compra).

                Na ebay vendem a chapa para bloquear a EGR por 10€. É só meter no sitio correcto no motor. Parece que é simples e não é preciso fazer nada na ECU.
                1.9 dci egr blank | eBay

                Se fizeres isso muita gente diz que o 1.9 DCI passa a ser muito fiável e gasta 'pouco'.

                Os problemas com estes motores e muitos outros foi devido a que no inicio dos anos 2000, virou moda dizer que era só preciso trocar o óleo em intervalos de 30.000km, para venderem carros às frotas com custos de manutenção mais baixos.
                Muitas marcas queimaram-se nisso. (Renault, Opel, etc)
                E depois ainda por cima usavam óleos 10w40 semi-sintécticos nas oficinas das marcas (Elf Competition STI).
                Foi um grande erro para a reputação destas.

                No acto da compra o motor tem de estar um mimo.
                Se houver algo esquisito passa à frente.
                Leva o carro a passear à autoestrada e dá 140km/h rapidamente.
                Se o turbo estiver esquisito desce 600€ no preço.
                Por vezes quando o turbo pifa dá cabo do motor porque peças partem e vão para dentro do motor.

                Cumprimentos
                Editado pela última vez por pgainf; 31 March 2014, 17:14.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                  Sim pelo que parece o problema no 1.9 dci é mesmo darem problemas no turbo, de resto é um carro normal. Tenho um renault 1.5 dci e acredita que dá muito mais problemas lol. No tempo das vacas gordas tive muitos carros, inclusive um leguna 1.9 dci que também me deu problema no turbo( fazia muita auto-estrada a grande velocidade). Há outra coisa a manutenção na renault e muito cara, um roubo!
                  Não concordo nada.
                  Eu vou à Renault e em comparação às oficinas da esquina a diferença é mínima.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pikota Ver Post
                    Não concordo nada.
                    Eu vou à Renault e em comparação às oficinas da esquina a diferença é mínima.
                    Já foi barata sim senhora, agora é um roubo ...
                    Antes ia a renault boavista ou no Março de canaveses e da ultima vez apresentaram-me uma factura de 1400€ ....
                    Agora vou a um representante, e acredita que é mais barato ....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                      Greetings!

                      ...
                      No acto da compra o motor tem de estar um mimo.
                      Se houver algo esquisito passa à frente.
                      Leva o carro a passear à autoestrada e dá 140km/h rapidamente.
                      Se o turbo estiver esquisito desce 600€ no preço.
                      Por vezes quando o turbo pifa dá cabo do motor porque peças partem e vão para dentro do motor.

                      Cumprimentos
                      E isso acontece com frequência?

                      Comentário


                        #12
                        Turbo failure on the Renault 1.9 dci engines

                        Segundo o artigo acima o problema esta no design da EGR. Desde que se meta uma chapa a bloquea-la o problema é curado.
                        É algo já muito conhecido.

                        Se comprarem um 1.9 DCI bloqueiem a EGR.
                        É algo simples de fazer e previne muita coisa.
                        10€ para a chapa na ebay e meia hora de mão de obra, numa oficina Manel GT (todos devem ter muita experiência com Renaults).

                        Trocar o óleo em intervalos de 10.000km (norma RN710 ou MB229.5) para dar saude ao Turbo.
                        Parece que neste motor é mais necessário que o usual.

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                          2001 duvido que tenha sido, na oficina onde trabalho há uma Laguna de estimação de 2002 que em 230.000km já levou todos injectores novos, 3 turbos, 2 EGR.

                          Já sei que posso possivelmente ser crucificado, vendo os problemas e mesmo o motor em si, mais facilmente comprava um 1.9 TDI PD130 que acho um motor superior.
                          Tens razão, enganei-me. Os problemas foram resolvidos a partir de 2003 e não de 2001 como referi.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                            Turbo failure on the Renault 1.9 dci engines

                            Segundo o artigo acima o problema esta no design da EGR. Desde que se meta uma chapa a bloquea-la o problema é curado.
                            É algo já muito conhecido.

                            Se comprarem um 1.9 DCI bloqueiem a EGR.
                            É algo simples de fazer e previne muita coisa.
                            10€ para a chapa na ebay e meia hora de mão de obra, numa oficina Manel GT (todos devem ter muita experiência com Renaults).

                            Trocar o óleo em intervalos de 10.000km (norma RN710 ou MB229.5) para dar saude ao Turbo.
                            Parece que neste motor é mais necessário que o usual.

                            Cumprimentos
                            Se comprar este Renault Mègane 1.9 DCI de 2002, tenho de bloquear a válvula EGR ?
                            http://www.standvirtual.com/carros/a...gane/P8434599/

                            Eu não percebo muito de mecânica, mas bloquear algo na parte mecânica que é suposto "funcionar" não me parece boa ideia.
                            Não estou a dizer que discordo contigo ou que estás errado, só estou a questionar.

                            Cumps.

                            Comentário


                              #15
                              Não é boa ideia comprar um 1.9dci 120cv. Google e verás

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                Não é boa ideia comprar um 1.9dci 120cv. Google e verás
                                Concordo. Conheço 1 caso e nao foi bonito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Resposta rápida em vídeo:

                                  https://youtu.be/4Uf_rTLqj0o

                                  Agora a sério, não te metas com esse motor porque foi das piores coisas que a Renault fez!

                                  As probabilidades de falhas grandes são imensas, incluindo as probabilidades de já lhe ter acontecido algo mau e ter sido reparado (atamancado) para vender.

                                  Já conheci alguns casos que provaram que a sua péssima reputação é merecida, até mesmo em carros comprados em 2ª mão que pareciam estar bem, mas depois vieram a mostrar consumos de óleo elevadíssimos e outros problemas caros de resolver porque já teriam sofrido certamente falhas grandes anteriormente, deixando ali as sequelas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                    Não é boa ideia comprar um 1.9dci 120cv. Google e verás
                                    O user postou o Megane I com o 1.9 dCi de 105cv. Bastante mais fiável que o de 120cv.

                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                    Resposta rápida em vídeo:

                                    https://youtu.be/4Uf_rTLqj0o

                                    Agora a sério, não te metas com esse motor porque foi das piores coisas que a Renault fez!

                                    As probabilidades de falhas grandes são imensas, incluindo as probabilidades de já lhe ter acontecido algo mau e ter sido reparado (atamancado) para vender.

                                    Já conheci alguns casos que provaram que a sua péssima reputação é merecida, até mesmo em carros comprados em 2ª mão que pareciam estar bem, mas depois vieram a mostrar consumos de óleo elevadíssimos e outros problemas caros de resolver porque já teriam sofrido certamente falhas grandes anteriormente, deixando ali as sequelas.
                                    A versão de 120cv foi problemática, mas a de 105cv é uma boa aposta. Este motor tal como muitos outros teve várias versões e andou em várias marcas. É preciso fazer a distinção entre as várias versões.

                                    O que foi verdadeiramente problemático foi o 1.9 dCi de 120cv.

                                    Este motor também teve versões de 105cv, 115cv, 117cv, e 130cv, e andou em carros da Volvo, Mitsubishi, Opel, etc..

                                    A versão de 105cv é fiável, que é aquela que neste caso está em equação. O Megane I dCi 105cv que foi postado parece estar em bom estado é uma boa opção.
                                    Editado pela última vez por Fabulous; 17 July 2015, 14:28.

                                    Comentário


                                      #19
                                      realmente sempre ouvi dizer que davam problemas os de 120cv... de 105 nunca ouvi nada de mal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se se tratar de um bom negócio e se o turbo estiver bom, basta bloquear a EGR e usar óleo full sintético de 15000 Kms em 15000 Kms para que o motor não dê problemas de maior.

                                        Mas o melhor é evitá-lo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                          A minha Grand Scenic 1.9 dCi de 02/2005 tem neste momento 153000kms e não tenho tido problemas de motor.

                                          Comprei-a há quase 7 anos, com 42000kms (comprovados), e na altura achei que o turbo fazia um silvo algo exagerado, pelo que exigi a substituição em garantia.
                                          Não me vou pronunciar quanto a opiniões, apenas dizer que o meu vai com 172.000kms.

                                          Ultimas reparações: amortecedores, retentor da cambota do lado da caixa, rolamento da embraiagem e respetivo mecanismo hidráulico e sensor de pressão do turbo. De referir que apenas o retentor levou á retirada da caixa e "já agora" mudou-se o rolamento e hidráulico que já acusavam fadiga, ao contrário da embraiagem e bimassa que se mantiveram.

                                          EGR ON, óleo ELF SXR 5W40 de 30000 em 30000, filtros e pastilhas......muito problemática, como se pode ver.

                                          Comentário


                                            #22
                                            o meu tdi com mais praticamente 100 em cima levou metade disso. uma caixa da direção e agora daqui a uns tempos o bimassa. de resto amortecedores à frente e 1 turbo na garantia aos 58 mil. esse turbo já vai com mais 200 mil, nunca se limpou a EGR nem mudou embraiagens nem nada. ah, levou um termostato aquando da segunda uda da correia aos 240 mil.

                                            não quero dizer que este é melhor que aquele, apenas mostrar que com menos 100 mil que o meu, embora sejam motores diferentes, já levou umas quantas coisas e num segmento superior. sorte a minha, que não gastei quase dinheiro nenhum. foram todos problemas que começaram quase aos 250 mil, excetuando o tal turbo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O segmento é o mesmo.

                                              É normal, os mais 100k em cima, e até os outros 150k não foram feitos certamente nas mesmas condições.

                                              Tens noção dos milhares de kms que a minha GScenic já fez em pára-arranca ao longo de 8 anos (na minha mão)?

                                              Isto em relação ao rolamento de encosto da embraiagem, pois o retentor e o sensor são peanuts.

                                              Comentário


                                                #24
                                                o laguna é do mesmo segmento do leon ou é o megane???

                                                tu é a grandscenic, a mim o leon anda em modo de pára arranca há vários anos também. estamos tramados! os carros qualquer dia desintegram-se! dantes era sempre pé na tábua, nos últimos 4 a 5 anos anda cada vez menos e em percursos muito curtos. ainda hoje vou ao porto e acabei por decidir ir de comboio. menos 150kms. todos os meses é um bocadinho menos...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                  o laguna é do mesmo segmento do leon ou é o megane???

                                                  tu é a grandscenic, a mim o leon anda em modo de pára arranca há vários anos também. estamos tramados! os carros qualquer dia desintegram-se! dantes era sempre pé na tábua, nos últimos 4 a 5 anos anda cada vez menos e em percursos muito curtos. ainda hoje vou ao porto e acabei por decidir ir de comboio. menos 150kms. todos os meses é um bocadinho menos...
                                                  Pensei que te referias a GScenic e Leon, esses são do mesmo segmento.

                                                  Ponho as minhas mãos no fogo em como o teu Leon não tem metade dos kms em pára-arranca que a minha GScenic tem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                    óleo ELF SXR 5W40 de 30000 em 30000,
                                                    Isto é que não é nada recomendável neste motor, pois ele contamina muito o óleo... eu recomendo que o mudes de 15 em 15 mil...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                      Isto é que não é nada recomendável neste motor, pois ele contamina muito o óleo... eu recomendo que o mudes de 15 em 15 mil...
                                                      Tem sido mais por uma questão de falta de tempo e de preguiça, pois o óleo é "barato" (nos sítios certos) e sou eu que o mudo.

                                                      Mas tenho que começar a pensar nisso, sim.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O famoso 1.9 dci teve diversas "encarnações". Os problemáticos terão sido, sem dúvida, os de 120 cv que saíram em 2001. Depois terão sido revistos algures... e aqui não há muito consenso. Há quem diga que em 2003, ou 04... mas acredito que em 2005 (coincide com o restyling do Laguna II) já estariam com boa parte das debilidades corrigidas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                          O famoso 1.9 dci teve diversas "encarnações". Os problemáticos terão sido, sem dúvida, os de 120 cv que saíram em 2001. Depois terão sido revistos algures... e aqui não há muito consenso.
                                                          Os 1.9 dCi de 120 cv tiveram problemas pelo menos até julho de 2003. Contudo, conheço pelo menos um caso de um de 2004 que ainda tinha problemas. De qualquer das formas, a data de matrícula pode ser enganadora, porque o motor pode ter sido fabricado há bastante mais tempo.

                                                          Mas não podemos falar só mal: a Renault teve uma postura rara no setor automóvel e reparou de forma gratuita os turbos partidos, mesmo fora da garantia. Pelo menos no meu caso, foram exemplares.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Os 1.9 dCi de 120 cv tiveram problemas pelo menos até julho de 2003. Contudo, conheço pelo menos um caso de um de 2004 que ainda tinha problemas. De qualquer das formas, a data de matrícula pode ser enganadora, porque o motor pode ter sido fabricado há bastante mais tempo.

                                                            Mas não podemos falar só mal: a Renault teve uma postura rara no setor automóvel e reparou de forma gratuita os turbos partidos, mesmo fora da garantia. Pelo menos no meu caso, foram exemplares.
                                                            No meu caso, a minha GSenic é de Fev/2005, pelo que o motor pode muito bem ainda ser de 2004.

                                                            Sim, até aos 5 anos e 150k eles estavam a assumir.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X