Boas, gostava de saber o que posso fazer no meu carro para o melhorar um bocadinho, em termos, de seguranca, consumos e desempenho. O carro foi comprado como novo com 119mil km num stand, com garantia, com a revisao feita e pneus novos, que me lembre levou uma lampada de medios nova, e uma bateria. Ja foi feita a revisao e passou na inspeccao. Agora bem os pneus sei que os tenho que mudar para o proximo ano ou nao, ja me falaram em rebaixar o carro e meter umas molas novas a frente, vale a pena ou vou partir o carro todo nas lombas? Tambem ja me falaram em mudar o filtro, o que sera melhor k&n de caixa ou conico? Como funciona a puxada de ar? Bem linhas diretas e para e para esquecer, ja pensei tambem em meter uma panela e ir trocando por causa da inspeccao, que marcas aconselham para depois tambem trocar para outro carro? Vale a pena trocar os colectores de admissao? Ou as velas e os cabos? Quanto gasto nisto tudo e quais sao os meus ganhos? Tambem me disseram que podia mudar a cabeca para o 1.6gti mas nao estou interessado o meu motor e novo. Ideias, sugestoes
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Melhorar o meu Peugeot 206 1.4 XS 8v (75cv) 2001
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
O motor 1.4 TU3 do grupo PSA tinha geralmente e nos modelos por cá vendidos 75CV. Tive um 106XS de 1997 com o mesmo motor.
PSA TU engine - Wikipedia, the free encyclopedia
Comentário
-
Para melhorar o motor ou compras um GTI 1.6 ou 2.0 ou deixa-te estar como estás, os milhares de € que vais investir aí para tirar meia dúzia de cv não compensam. Demasiado dinheiro para pouco retorno.
E os TU3 nos 206 tinham 75cv ou 88cv a partir de 2004 com os ET3 com abertura de válvulas variável.
Comentário
-
Estás errado ManyMilesR, o 1.4 PSA teve no minimo sempre 75 cavalos.
(isto porque tive esse motor em vários carros). O 1.1 é que tinha 60 cavalos.
Quanto à pergunta, gostei dum comentário "...como novo com 119mil km"
diria que isso é longe de ser novo, mas Ok.
Quanto ao resto...tá quieto! Não vais melhor significativamente nada, por mais alterações que faças. E vais gastar dinheiro num carro que já pouco vale.
Poupa para os gastos de manutenção e quando puderes, compra algo melhor.
Comentário
-
Tem 75cv, nao me vale a pena trocar o motor que o meu esta como novo, quando chegar aos 180mil vou considerar, sim o carro estava como novo 119mil km e razoavelmente pouco. Eu queria melhorar o carro, rebaixar para ter mais seguranca e queria meter um filtro de caixa da k&n ou conico, o que aconselham, quais sao os pros e contras? E como funciona a puxada?
Comentário
-
Originalmente Colocado por Legendary Ver PostTem 75cv, nao me vale a pena trocar o motor que o meu esta como novo, quando chegar aos 180mil vou considerar, sim o carro estava como novo 119mil km e razoavelmente pouco. Eu queria melhorar o carro, rebaixar para ter mais seguranca e queria meter um filtro de caixa da k&n ou conico, o que aconselham, quais sao os pros e contras? E como funciona a puxada?
Escapes, vais gastar bom dinheiro para sacar 10-15cv
Comentário
-
Originalmente Colocado por Drifter Ver PostFiltros basicamente não vais sentir nada ou se sentires é algo muito pouco significativo.
Escapes, vais gastar bom dinheiro para sacar 10-15cv
Filtros, admissão puxada, escape é capaz de dar qualquer coisita mas vá-la que 30% do que der é real, o restante é tudo psicológico.
Em alguns carros vale a pena porque o registo sonoro fica bastante mais interessante, agora um 206 1.4 8v a fazer uma barulheira não é nada "cool".
O que fazias melhor era trocar por um 206 GTI, isso sim.
Comentário
-
Trocar o motor ou a cabeca nao vale a pena, o que acham melhor filtro de caixa ou conico? Como funciona a chamada puxada? Se eu comprar uma panela depois posso utilizar a mesma num audi a3? Em relacao aos colectores vale a pena? Encontro por 95euros, e a limpeza e afinacao das valvulas? O carro fica a responder melhor certo? So estou mesmo a pensar nisto e comprar molas para a frente novas para melhorar a seguranca. O que acham? Podem ajudar?
Comentário
-
Originalmente Colocado por Legendary Ver PostTrocar o motor ou a cabeca nao vale a pena, o que acham melhor filtro de caixa ou conico? Como funciona a chamada puxada? Se eu comprar uma panela depois posso utilizar a mesma num audi a3? Em relacao aos colectores vale a pena? Encontro por 95euros, e a limpeza e afinacao das valvulas? O carro fica a responder melhor certo? So estou mesmo a pensar nisto e comprar molas para a frente novas para melhorar a seguranca. O que acham? Podem ajudar?
Nem sei se é possivel sequer, são motores diferentes, com diametros diferentes, andar a abrir o bloco (se for possivel), alterar curso, esquece. Para fazer essa troca mais vale trocar de motor. Vais ter tantos problemas com a lei caso faças swap para o motor TU5 como se trocares apenas a cabeça. Se queres modificar esse porque está em bom estado, esquece isso.
Se tiveres uma caixa especial para colocar o filtro sem apanhar calor do motor como existe para o irmão menor (106) é uma solução válida e podes colocar o filtro cónico dentro para ter ganhos pequeninos mas possiveis. Mas tem em conta que uma solução destas abre sempre possibilidade de problemas com a autoridade pelo que optar pelo KN de caixa é mais racional, ainda assim os ganhos entre um filtro de papel em bom estado e um de alto rendimento são quase nulos.
Podes comprar uma panela universal que com algumas modificações dê para aproveitar para outro carro mas não compensa, fica horrivel, só faz mais barulho, também podem-te chatear na IPO por causa disso e se a aplicação não for plug n play (que é o mais certo) tens de pagar alguém para adaptar isso, fica caro, não compensa.
Já te disseram e digo novamente.
Com essas modificações o mais certo é mandares dinheiro fora!
Ficas com o carro ilegal e não vai ficar a andar nada na mesma. Com o dinheiro que vais gastar nisso junta mais algum e compra um carro mais potente, essas modificações nunca vão compensar.Editado pela última vez por FernandoAc; 25 March 2014, 14:19.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Legendary Ver PostTrocar o motor ou a cabeca nao vale a pena, o que acham melhor filtro de caixa ou conico? Como funciona a chamada puxada? Se eu comprar uma panela depois posso utilizar a mesma num audi a3? Em relacao aos colectores vale a pena? Encontro por 95euros, e a limpeza e afinacao das valvulas? O carro fica a responder melhor certo? So estou mesmo a pensar nisto e comprar molas para a frente novas para melhorar a seguranca. O que acham? Podem ajudar?
Não precisas de molas, com esses quilómetros feitos é provável que precises de amortecedores.
Comentário
-
Originalmente Colocado por ManymilesR Ver PostNão te quero desiludir mas acho que o carro só tem 60 burros e não 75!!
Originalmente Colocado por Legendary Ver PostVai ser meu carro durante 2 ou 3 anos. Depois passo para um audi a3, depois posso reutilizar o filtro e a panela?
Comentário
-
Eu nao quero mecher no motor, so entender as coisas que falam, tenho 130 mil km, a panela e opcional, tinha a ideia de para o proximo ano trocar as molas e rebaixar um pouco para o tornar mais seguro mas nao quero andar a raspar. Pelo que vi as molas sao 125euros. Digam me uma coisa em relacao aos colectores de admissao, vale a pena? Se nao me engano eram 95 por o do 1.6gti, sao compativeis? Quais eram os meus ganhos? Se colocar um conico nao vou perder em altas ou entalar me no ipo ou por fazer mais barulho, vai gastar mais? E em relacao ao de caixa nao vale a pena trocar? Nao responde melhor e faz um som melhor? E sempre e reutilizavel... Falem me da puxada, o que significa isto? E em relacao a electronica e chips? Por agora vou tratar da valvulina, e de limpar e afinar as valvulas, sempre me fica a responder melhor.
Comentário
-
Como é típico nestes carros, qualquer modificação que ele faça ao motor que traga ganhos significativos de potência, vai facilmente custar o valor comercial do carro e mais do que simplesmente trocar o motor por um maior, excepto se ele tiver conhecimentos e recursos para isso e meter mãos à obra para fazer tudo por sua conta.
Com escapes, colectores, filtros K&N e afins por si só, vais ganhar aproximadamente nada. Puxada de ar não é mais do que uma entrada de ar virada para a frente do carro para ter o efeito ram-air. Só faz diferença a altas velocidades e mesmo aí é preciso mexer na electrónica para se notar alguma coisa.
Molas não te põe o carro mais seguro. Vais alterar o comportamento dinâmico do carro e sem mexer na suspensão como um todo para o conjunto funcionar, podes até ficar com um carro mais perigoso. As molas com 100k estão certamente boas, os amortecedores provavelmente já apresentam desgaste com impacto negativo na aderência nas transições em curva e em travagem. Se queres o carro seguro esquece as molas e mete amortecedores novos. E pneus, bons pneus.
Parece-me é que falas em segurança mas estás é mais preocupado em ter um carro barulhento e rebaixado. Lamento informar mas isso só serve para o showoff.Editado pela última vez por SRLA; 25 March 2014, 19:17.
Comentário
-
Para conseguires tirar alguns cavalos desse motor tinhas de gastar algum dinheiro
Se gostas do 206 e queres mais andamento, acho que o melhor a fazeres é venderes o teu e comprares um destes, dizes que o teu tem 130 mil km este tem pouco mais, ias ter muito mais andamento e não tinhas de gastar tanto dinheiro
http://www.standvirtual.com/carros/a.../206/P7781729/
Preço ainda negociável conseguias baixar ainda um pouco o preço, e ganhavas um carro muito mais exclusivoEditado pela última vez por Wannabe; 25 March 2014, 22:26.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário