Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BMW 330d Vs CTR

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    BMW 330d Vs CTR

    Meus amigos,
    Tive a sorte de me cruzar com um BMW 330 d (231cv) à entrada da auto-estrada e de, evidentemente, fazer, com a colabração implicita do condutor do BMW, um pequeno tête-a-tête.
    Bem, aquele carro é fenomenal...
    Passando as portagens, quem vai de Braga para Guimarães, o ctr em 4 e 5, entre as 6.000 e as 8.000 parece-me um pouco mais despachado... isto é, em pelno v-tec, as cavlaos são cupsidos pelo ctr com mais rapodez e pareceu-me ter algum ascdennte. Mas... e há sempre um mas... esgotada a 5ª, já a 200/210, precisamente na altura em que a AE começa a subir (e quem conhece sabe que sobe bem) engreno a 6ª e o CTR, a 210 deixa de desenvolver para aguentar essa velocidade... quando de repente passa o BMW qual canhão, imparavel por ali a cima... bem, foi de ficar com os olhos em bico e ver os 500 nm de binário fazer a diferença...
    Se já tinha um respeito do caraças por esse carro, agora até lhe faço uma vénia.

    Aquilo simplesmente anda...tem uma força indescritivel... bem sei que sempre são mais 31 cv, 1.000 cc e quase o triplo do binário... mas a forma como me abanou na subida da AE...

    Abraço

    #2
    Melhor mesmo só o 330 xd .

    Comentário


      #3
      E ta a xegar a bomba 335cd Isso é que deve andar [8D]

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

        Melhor mesmo só o 330 xd .
        porque?

        tracçao a mais 2 rodas, com o aumento respectivo das perdas na transmissao?

        Comentário


          #5
          Muita gente que faz vénia ao CTR vai ficar preocupada! heheheh
          Esse 330d é canhão à sério!

          Comentário


            #6
            Perdas de rendimento ? mas melhoria no comportamento.

            Comentário


              #7
              porque é que fica preocupada?

              tem menos 31cv, uma diferença estupida de binario....e ainda assim a direito andou mais:D
              acho que é uma boa liçao para quem ainda nao percebeu que o ser diesel nao basta, nem sequer é razao para um carro andar o que anda.

              a situaçao da subida...é perfeitamente normal, nem é preciso um 330d para fazer frente ao CTR ai.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por JDEM

                Muita gente que faz vénia ao CTR vai ficar preocupada! heheheh
                Esse 330d é canhão à sério!
                É um CTR, não um F16:D:D

                O 330D é uma bela máquina[B)]

                Comentário


                  #9
                  nao pensei que se nota-se assim tanto a diferença como dizes no teu ralato. realmente o binario em subida nao dá hipotesse

                  Comentário


                    #10
                    Por acaso no outro dia ia na AE a cerca de 190km/h e passa um 330d (versão anterior),que devia ir nos seus 230km/h tal a velocidade que ele passou por mim.
                    [Offtopic on] Luis és de Braga ? [offtopic off]

                    Abraços

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                      porque é que fica preocupada?

                      tem menos 31cv, uma diferença estupida de binario....e ainda assim a direito andou mais:D
                      acho que é uma boa liçao para quem ainda nao percebeu que o ser diesel nao basta, nem sequer é razao para um carro andar o que anda.

                      a situaçao da subida...é perfeitamente normal, nem é preciso um 330d para fazer frente ao CTR ai.

                      Nem mais...
                      O CTR ate foi "mt competente"...

                      Comentário


                        #12
                        Epá, era só um Bimmer. :D

                        Comentário


                          #13
                          FYSK,
                          Sim, sou de Braga...

                          Eliselotus,
                          Sem dúvida que o ctr se portou muito bem... a prova disso é que não fiquei com nenhum amargo de boca...nem um bocadinho sequer.
                          Sei as capacidades do meu carro e sei ver quando o meu adversário é melhor.
                          Aquilo a subir parecia imparavel... só me restou ver o espectaculo e agradecer ao meu companheiro de picanço de ocasião.

                          Enquanto não se iniciou a subida o ctr pareceia um pouco mais expedito e debitar cavalos e po-los a render velocidade, mas depois... tambem já tinha esgotado a 5ª. Talvez se a subida se tivesse iniciado com a 4ª eu tivesse uma palavra a dizer, porque acho que o ctr a subir, desde esteja com o v-tec bem aberto, não se porta nada mal.

                          Quanto à tracção traseira ou integral, naquela situação em que não se levantavam questoes de aderencia e/ou tracção, penso que a vantagem estava do lado da tracção traseira. Dai que o 330 xd ali me fosse, penso, favorável.

                          Repito: grande carro... e, ainda que a abanar-me, se calhar ia a gastar menos do que eu!
                          Abraço





                          Comentário


                            #14
                            o 330d custa mais do dobro.

                            Comentário


                              #15
                              Gostei do relato e é claro que o 330 é muito bom.

                              Mas de qualquer das formas estamos a comparar diferentes cilindradas e é de notar que mesmo com a diferença de cilindrada mas sem turbo a situação mudava e muito!

                              Por acaso essa rixa é mais interessante com S2000 já assisti um pouco mas desta vez em recta e o 530 não conseguiu passa-lo

                              De qualquer das maneira volto a escrever que não estou de maneira nenhuma a retirar qualquer valor ao 330 ou a qualquer carro a diesel

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por gianni

                                o 330d custa mais do dobro.
                                Essêncialmente por causa da cilindrada elevada e respectivo IA...

                                Depois comparar um E90 330d c um CTR como automóvel é óbviamente um absurdo...um é um compacto (CTR) e outro um familiar premium (BMW).
                                O concorrente directo do BMW 330d é um Accord 2.2 i-CTDI...à falta de melhor motorização diesel...

                                Quanto ao resto, o 330d tem 231cv/500Nm e pesa ~1600kg, ou seja, um pouco(...) mais q os 1.250kg do CTR.
                                Pegando nas respectivas rel.peso/potência temos:

                                CTR - 1250kg/200cv = 6.25kg/cv
                                330d - 1600kg/231cv = 6.9kg/cv

                                Em teoria o CTR tem obrigação de em aceleração pura bater o bimmer.
                                Claro q a partir de certas velocidades, entram outros factores em causa, como a potência pura e a aerodinâmica (referêncial nos bimmer).

                                Por último em subidas (íngremes) e apesar do mito do binário, é precisamente onde os diesel são mais penalizados em relação a carros a gasolina, pois os diesel são quase sempre mais pesados e c rel.peso/potência mais modestas.
                                Para dar um exemplo prático, o meu xaruto (Golf TDI150) tem sérias dificuldades de fugir de um Saxo Cup/ 106 GTI em subidas, embora a direito/descer o faça com maior facilidade.

                                O binário dos diesel ajuda é nas recuperações/reprises, sendo q no poder de aceleração puro tem pouca influência.


                                Comentário


                                  #17
                                  Remando contra a maré... :D

                                  Grande CTR

                                  Bom relato.... quase senti o ctr de novo nas mãos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                    porque é que fica preocupada?

                                    tem menos 31cv, uma diferença estupida de binario....e ainda assim a direito andou mais:D
                                    acho que é uma boa liçao para quem ainda nao percebeu que o ser diesel nao basta, nem sequer é razao para um carro andar o que anda.

                                    a situaçao da subida...é perfeitamente normal, nem é preciso um 330d para fazer frente ao CTR ai.
                                    Até ando farto dos diesel, e é evidente que foi a gozar, mas de facto desde que saíu o "deus" do asfalto chamado CTR que tenho lido relatos impressionantes, em que só falta escrever que o CTR papa Enzo's ao pequeno almoço!
                                    Para mim o relato está realista e com a diferença de binário e os 31cv extra fazem clara diferença... na subida! Por acaso nem sei a diferença de peso... mas algum user simpático pode colocar, bem como a relação peso potência!
                                    Em aceleração pura até acho que o CTR deve ser mais forte, como aliás ficou relatado, qdo aos hondistas, não tenham frissons era apenas a brincar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:gianni Posted - 21/08/2006 : 13:56:44
                                      --------------------------------------------------------------------------------
                                      o 330d custa mais do dobro.
                                      ora aí está o problema diribado da questão
                                      estão a comparar alhos com bugalhos
                                      não estou a querer tirar valor ao bm, mas o ctr não é insuperável.
                                      há dezenas de carros mais competentes que o ctr...mas a que preço?
                                      ai que saudades

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                        porque é que fica preocupada?

                                        tem menos 31cv, uma diferença estupida de binario....e ainda assim a direito andou mais:D
                                        acho que é uma boa liçao para quem ainda nao percebeu que o ser diesel nao basta, nem sequer é razao para um carro andar o que anda.

                                        a situaçao da subida...é perfeitamente normal, nem é preciso um 330d para fazer frente ao CTR ai.
                                        e "só" custa o dobro...:D

                                        a situação da subida não faz ng admirar penso eu...

                                        não esquecer que o civic apresenta um binario de 196 NM

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Trqster

                                          citação:Originalmente colocada por gianni

                                          o 330d custa mais do dobro.
                                          Essêncialmente por causa da cilindrada elevada e respectivo IA...

                                          Depois comparar um E90 330d c um CTR como automóvel é óbviamente um absurdo...um é um compacto (CTR) e outro um familiar premium (BMW).
                                          O concorrente directo do BMW 330d é um Accord 2.2 i-CTDI...à falta de melhor motorização diesel...

                                          Quanto ao resto, o 330d tem 231cv/500Nm e pesa ~1600kg, ou seja, um pouco(...) mais q os 1.250kg do CTR.
                                          Pegando nas respectivas rel.peso/potência temos:

                                          CTR - 1250kg/200cv = 6.25kg/cv
                                          330d - 1600kg/231cv = 6.9kg/cv

                                          Em teoria o CTR tem obrigação de em aceleração pura bater o bimmer.
                                          Claro q a partir de certas velocidades, entram outros factores em causa, como a potência pura e a aerodinâmica (referêncial nos bimmer).

                                          Por último em subidas (íngremes) e apesar do mito do binário, é precisamente onde os diesel são mais penalizados em relação a carros a gasolina, pois os diesel são quase sempre mais pesados e c rel.peso/potência mais modestas.Para dar um exemplo prático, o meu xaruto (Golf TDI150) tem sérias dificuldades de fugir de um Saxo Cup/ 106 GTI em subidas, embora a direito/descer o faça com maior facilidade.

                                          O binário dos diesel ajuda é nas recuperações/reprises, sendo q no poder de aceleração puro tem pouca influência.


                                          Experimenta acelerar a meio de uma subida em 6ª num Turbo diesel e num Na a gasolina

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Miguel

                                            Remando contra a maré... :D

                                            Grande CTR

                                            Bom relato.... quase senti o ctr de novo nas mãos.
                                            Já não tens [:0]
                                            Tens uma A4 não é? Mas pensei que tivesses mantido o CTR ;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Luís,

                                              o CTR não se comportou nada mal, de facto!

                                              Mas eu espero ansiosamente o dia em que as pessoas comparem alhos com alhos e bugalhos com bugalhos i.e. motores atmosféricos com atmosféricos e turbos com turbos! Se falas de um diesel de ultima geração, mais 50% de cilindrada, com turbo TGV, CR de ultima geração, contra um otto atmosférico, ainda que bem desenvolvido, é claro que o CTR fez um brilharete!

                                              Se colocasses um 3.0 otto, com TGV (já que agora já é possível), mas nem que fosse TGF, com injecção directa, ou também podia ser injecção indirecta, e facilmente deixarias o 3.0d pregado no asfalto, mesmo a subir!
                                              A própria BMW já tem o 335i, que está "apenas" medianamente desenvolvido e mesmo assim suplanta ao 335d.

                                              Se quiseres um 2.0 T com 300 C.V. limitados e 560 Nm, tb existem!

                                              Comparem coisas comparáveis!


                                              Comentário


                                                #24
                                                Sinceramente acho que a subida nao foi o determinante mas sim o facto de teres esgotado a 5a.
                                                Segundo os videos que vi de CTR ele perde um bom bocado de capacidade de aceleracao quando se mete 6a... com a subida provavelmente nao acelerou foi mais

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Meus amigos,
                                                  deixam lá a teoria e a tecnica adquada de comparativos porque nem tudo na vida é rigor matemático.
                                                  Alem do mais, a mim soube-me muito bem meter-me com um Sr. chamado 330d.
                                                  Depois, a acrescer, não pedi nem esse carro nem outro qalquer para fazer um comparativo. Apareceu naquela hora e ainda bem.

                                                  Tudo dentro da maior cordialidade.
                                                  Só falta dizerem que porque era um diesl turbo com cilindrada incomparevel eu não deveia ter visto o que valia o querido e amado CTR!

                                                  Foi pelo puro prazer de vamos lá ver a quem a tem maior... sem querer saber do resultado, ou sem querer levar a taça para casa.


                                                  Penso que se está a olividar um facto que ajuda a explicar porque é que o BM me abanou de forma tão pura e dura. É que eu seguia a 210, já proximo do limite máximo do motor enquanto o BM anda tinha mais velocidade para espemer dos seus cavalos.
                                                  Parecia que apanhei um fiat punto a 160 que já não tinha muito mais para evoluir e passei-o, de CTR, a 200!


                                                  Mas que a subir ele me despachou como se lá dentro tivesse um coração de um touro selçvagem lá isso despachou. E fiquei encantado por ver como a 210 um carro consegue subir ( e quem conhece sabe que sobe a sério) daquela maneira.

                                                  Lado a lado e em plena recta o CTR mostrou bem porque é que dá tanto gozo: aqueilo parece que se ouve e sente o motor a resfolegar e a desunhar-se para andar. E chega muito rapidamente aos limites...
                                                  Abraço

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Im4real

                                                    E ta a xegar a bomba 335cd Isso é que deve andar [8D]
                                                    E eu mortinho para lhe por o pé em cima;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Miguel

                                                      Experimenta acelerar a meio de uma subida em 6ª num Turbo diesel e num Na a gasolina
                                                      estamos a falar de puxar ao maximo... reprises nao contam

                                                      E se contassem, experimenta fazer essa reprise em 6a, mas a 70km/h.
                                                      Quase que aposto que no inicio o NA se ia embora[8D]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Luís

                                                        Meus amigos,
                                                        deixam lá a teoria e a tecnica adquada de comparativos porque nem tudo na vida é rigor matemático.
                                                        Alem do mais, a mim soube-me muito bem meter-me com um Sr. chamado 330d.
                                                        Depois, a acrescer, não pedi nem esse carro nem outro qalquer para fazer um comparativo. Apareceu naquela hora e ainda bem.

                                                        Tudo dentro da maior cordialidade.
                                                        Só falta dizerem que porque era um diesl turbo com cilindrada incomparevel eu não deveia ter visto o que valia o querido e amado CTR!

                                                        Foi pelo puro prazer de vamos lá ver a quem a tem maior... sem querer saber do resultado, ou sem querer levar a taça para casa.


                                                        Penso que se está a olividar um facto que ajuda a explicar porque é que o BM me abanou de forma tão pura e dura. É que eu seguia a 210, já proximo do limite máximo do motor enquanto o BM anda tinha mais velocidade para espemer dos seus cavalos.
                                                        Parecia que apanhei um fiat punto a 160 que já não tinha muito mais para evoluir e passei-o, de CTR, a 200!


                                                        Mas que a subir ele me despachou como se lá dentro tivesse um coração de um touro selçvagem lá isso despachou. E fiquei encantado por ver como a 210 um carro consegue subir ( e quem conhece sabe que sobe a sério) daquela maneira.

                                                        Lado a lado e em plena recta o CTR mostrou bem porque é que dá tanto gozo: aqueilo parece que se ouve e sente o motor a resfolegar e a desunhar-se para andar. E chega muito rapidamente aos limites...
                                                        Abraço

                                                        Luis... quando e' que trazes o CTR aos encontros do pessoal aqui no norte?;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Luís, muito fixe esse relato.

                                                          Quanto a mim, e baseado nas tuas próprias palavras, um dos pontos principais nesse quebra foi mesmo o engrenar 6ª.

                                                          Só quem já conduziu a abrir um CTR é que vê que ao meter de 5ª para 6ª ele perde muito. Aliás é, quanto a mim, o único "sitio" onde ele quebra.

                                                          Ou seja desde o arranque até aos 210-220km/h aquilo vai sempre a puxar que nem um desalmado sem dar mostras de abrandar. Depois acaba a 5ª...mete-se a 6ª e morre um bocado (a 6ª é longissima o que faz com que nunca esgote em situações normais).

                                                          A subida não me parece a questão. Até porque, quanto a mim, o CTR sobe muito, muito bem. É mais leve e com um motor mais ágil/leve na subida de rpms pelo que não é por aí.

                                                          Pelo que já experimentei em subidas (antes da 6ª) ele recupera sempre velocidade (subidas tipo IC16 vindo da Cril, subidas da Crel direcção Cascais, etc. Mas em 6ª normalmente só a mantem.

                                                          Até acho que o CTR fez um brilharete segundo as tuas palavras

                                                          Claro que não há milagres e perto da velocidade máxima os cvs. e maior cilindrada do BMW falaram mais alto e outra coisa não seria de esperar.

                                                          PS: Onde é que tiraram a ideia que o pessoal dos CTRs acha que aquilo papa Enzos e que é a 8ª maravilha do mundo?!?!?! Não entendo esses vossos preconceitos...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR
                                                            PS: Onde é que tiraram a ideia que o pessoal dos CTRs acha que aquilo papa Enzos e que é a 8ª maravilha do mundo?!?!?! Não entendo esses vossos preconceitos...
                                                            Ha que admitir que essa e' um bocado a cultura do pessoal dos CTRs modificados que vao para a ponte e fazem 3216518681km/h de ponta[xx(].

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X