Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Devolução de sinal (omissão de viatura sinistrada)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Devolução de sinal (omissão de viatura sinistrada)

    Boas,

    venho, por este meio, pedir a vossa opinião e ajuda para o seguinte:

    No passado dia 11 Março dirigi-me a um stand (mediação de automóveis) para adquirir uma viatura usada. Decidi-me pela compra de um carro e deixei um cheque com 500€ como sinal, uma vez que iria levantar a viatura em data posterior, devido a uns procedimentos que ainda faltava fazer.
    No dia a seguir, recebo uma chamada do seguro a alertar-me para o facto de que aquela viatura tinha tido dois sinistros, facto que me foi omitido pelo stand. Entrei de imediato em contacto com o stand e decidi desistir da compra em menos de 24h. Os responsáveis ofereceram-se para me devolver o cheque pelo correio e eu aceitei.
    No entanto e após alguns contactos, ainda não recebi o cheque que me disseram que tinha sido enviado no passado dia 19 Março. Ora, estou na mesma, sem cheque e sem saber se devo acreditar na palavra deles ou duvidar e sobretudo sem saber o que fazer agora.
    No banco não me deixam cancelar o cheque sem ser com participação policial (coacção ou roubo), o que não se aplica neste caso, uma vez que passei legitimamente o cheque e o stand tem direito ao mesmo.

    Qual a vossa experiência neste tipo de situações? O que devo ou posso fazer? Tenho sequer direito a reaver o meu cheque?

    Obrigada desde já pela vossa ajuda.

    #2
    Normalmente não terias, é mesmo para isso que serve o sinal, no entanto se eles aceitaram....podes optar por participar a perda do cheque e consequentemente cancelar o mesmo no banco.

    Comentário


      #3
      Se o cheque ainda não foi debitado na tua conta bancária, podes ir ao Banco revogá-lo, considerando que já decorreu o prazo de apresentação a pagamento (8 dias após a emissão).

      SE, quando foste ao Banco tratar do "cancelamento" do cheque, já tinha decorrido esse prazo, o pedido de revogação deveria ter sido aceite.

      Agora invocar o extravio do mesmo não me parece boa ideia, pois estarás a incorrer em falsas declarações.

      Boa sorte na resolução do assunto.

      Comentário


        #4
        É isso mesmo que vou fazer. Já me estive a informar e de facto posso revogar o cheque, uma vez que já passou o prazo de 8 dias para apresentação do mesmo.
        Incrível que no banco não me tenham explicado isto logo na altura, em vez de estarem constantemente a dizer que não havia nada a fazer.
        Vou já tratar disto amanhã, já estou mais aliviada.
        Muito obrigada a todos!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por mclt Ver Post
          Se o cheque ainda não foi debitado na tua conta bancária, podes ir ao Banco revogá-lo, considerando que já decorreu o prazo de apresentação a pagamento (8 dias após a emissão).

          SE, quando foste ao Banco tratar do "cancelamento" do cheque, já tinha decorrido esse prazo, o pedido de revogação deveria ter sido aceite.

          Agora invocar o extravio do mesmo não me parece boa ideia, pois estarás a incorrer em falsas declarações.

          Boa sorte na resolução do assunto.
          Porque é que invocar o extravio é uma falsa declaração?
          Ele passou o cheque, do outro lado informam que lho enviaram de volta, mas no entanto ele não o recebeu. Na verdade o cheque está extraviado, mesmo que já tivesse sido preenchido/emitido, não?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
            Porque é que invocar o extravio é uma falsa declaração?
            Ele passou o cheque, do outro lado informam que lho enviaram de volta, mas no entanto ele não o recebeu. Na verdade o cheque está extraviado, mesmo que já tivesse sido preenchido/emitido, não?
            É uma questão complicada, porque pode não haver extravio (no caso de não terem enviado, de facto, ou de poder aparecer ainda via CTT). Ou seja, certezas não há. Como tal, poderia estar a incorrer em falsas declarações. Revogar o cheque após os 5 dias úteis da data, é o melhor, neste caso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
              Porque é que invocar o extravio é uma falsa declaração?
              Ele passou o cheque, do outro lado informam que lho enviaram de volta, mas no entanto ele não o recebeu. Na verdade o cheque está extraviado, mesmo que já tivesse sido preenchido/emitido, não?
              Completamente de acordo!

              Comentário


                #8
                Na minha humilde opinião isso nem sequer é motivo para pedir a devolução do sinal, uma vez que o stand pode nem ter conhecimento de tais factos!

                Qual o problema de coprar um carro usado que tenha tido dois acidentes? Acidentes de que tiipo? Perda total?

                Podem ter sido toques que nem sequer danificaram mais que o para choques!!

                Comentário


                  #9
                  Correcto ... podes perfeitamente invocar o extravio do cheque ... se te foi dito que enviaram por correio ... nao chegou , cancela sem problemas.

                  Comentário


                    #10
                    Mais importante que o número de sinistros ou o simples facto de ter participado nalgum, é apurar o seu real estado e reparações.

                    Eu acho de uma desfaçatez enorme avançar-se para uma compra e só depois verificar os dados e factos do veículo.

                    Pior, a viatura foi vista e não foi detectada nenhuma anomalia ou indício de que participou em sinistros, o que atesta a qualidade do serviço ou a nabice de quem compra.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                      Porque é que invocar o extravio é uma falsa declaração?
                      Ele passou o cheque, do outro lado informam que lho enviaram de volta, mas no entanto ele não o recebeu. Na verdade o cheque está extraviado, mesmo que já tivesse sido preenchido/emitido, não?
                      Ele emitiu um cheque que entregou no stand. Isto é ponto assente e facilmente comprovável.

                      O resto foi tratado suponho que mediante contacto telefónico, tendo-lhe sido prometido a devolução do cheque. Isto é mais complicado de provar, já que é a palavra de um contra a palavra de outro (suponho que a conversa não foi gravada com prévia autorização do interlocutor).

                      Se o user tivesse assinado um documento no Banco, declarando o extravio do cheque, e o vendedor tivesse negado aquela conversa, poderia eventualmente estar metido em sarilhos, se aquele o viesse a acusar de ter prestado falsas declarações.
                      Não quero dizer que o tenho feito, evidentemente.

                      De qualquer modo, não é necessário enveredar por esta via, pois, como o user já sabe, pode revogar livremente o cheque, em virtude de já ter decorrido o prazo de apresentação a pagamento.

                      Comentário


                        #12
                        Toques pequenos ou grandes, perdas parciais ou totais a verdade é só uma: a maioria das pessoas não gosta de comprar carros que já tenham tido sinistros!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MJET Ver Post
                          Toques pequenos ou grandes, perdas parciais ou totais a verdade é só uma: a maioria das pessoas não gosta de comprar carros que já tenham tido sinistros!
                          Então mais vale comprarem novos...para além do mais o facto de não haver sinistros declarados não é garante de que não esteve aos pedaços!!

                          Mesmo novos já os tenho visto tombados nos camiões...por isso!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MJET Ver Post
                            Toques pequenos ou grandes, perdas parciais ou totais a verdade é só uma: a maioria das pessoas não gosta de comprar carros que já tenham tido sinistros!
                            Um sinistro no seguro pode ter sido um vidro partido por exemplo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Um sinistro no seguro pode ter sido um vidro partido por exemplo.

                              Pior que um sinistro declarado só mesmo um que não o foi!!

                              Agora, anular um negócio s supor que está a ser enganado é que enfim!!

                              O meu carro, comprado usado também nunca tinha tido um sinistro, segundo o dono, mas bastou um olhar mais atento nos faróis da frente e percebi que tinha peças fabricadas em 2010, quando o carro foi fabricado em 2007, logo teve sinistro e tive todos os cuidados...
                              Contudo sei exactamente que peças foram mudadas e percebe-se que não foi grave!!

                              Comentário


                                #16
                                Ele para receber um alerta por parte da seguradora(mediador) de que o carro já tinha tido dois sinistros não deve ter sido quase de certeza por toques da treta.
                                Quanto ao cheque, realmente ele está extraviado e deves deslocar-te a um posto policial a fim de fazer um auto de extravio e pedido de respetiva certidão, sendo que de seguida te deves dirigir ao banco a fim de anular esse cheque.

                                Comentário


                                  #17
                                  Outra coisa,

                                  se o dono do cheque o queria de volta, só tinha mais era que dar a cara e exigi-lo de volta. Mas preferiu a segurança do telefone e acreditar na palavra do outro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se o stand não aceitar devolver o sinal, está no seu direito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por STBarbara Ver Post
                                      Boas,

                                      venho, por este meio, pedir a vossa opinião e ajuda para o seguinte:

                                      No passado dia 11 Março dirigi-me a um stand (mediação de automóveis) para adquirir uma viatura usada. Decidi-me pela compra de um carro e deixei um cheque com 500€ como sinal, uma vez que iria levantar a viatura em data posterior, devido a uns procedimentos que ainda faltava fazer.
                                      No dia a seguir, recebo uma chamada do seguro a alertar-me para o facto de que aquela viatura tinha tido dois sinistros, facto que me foi omitido pelo stand. Entrei de imediato em contacto com o stand e decidi desistir da compra em menos de 24h. Os responsáveis ofereceram-se para me devolver o cheque pelo correio e eu aceitei.
                                      No entanto e após alguns contactos, ainda não recebi o cheque que me disseram que tinha sido enviado no passado dia 19 Março. Ora, estou na mesma, sem cheque e sem saber se devo acreditar na palavra deles ou duvidar e sobretudo sem saber o que fazer agora.
                                      No banco não me deixam cancelar o cheque sem ser com participação policial (coacção ou roubo), o que não se aplica neste caso, uma vez que passei legitimamente o cheque e o stand tem direito ao mesmo.

                                      Qual a vossa experiência neste tipo de situações? O que devo ou posso fazer? Tenho sequer direito a reaver o meu cheque?

                                      Obrigada desde já pela vossa ajuda.
                                      Começando pelo fim, não acho que tivesse direito a rever o sinal, pois não me parece que o motivo fosse suficiente para anular o negócio!
                                      Mas, como eles aceitaram, tudo bem!

                                      O que eu acho mesmo muito estranho, é o facto de, naturalmente (e como desistiu do negócio) querer rever o cheque, mas, nem sequer se ter dado ao trabalho de lá voltar para o levantar!!!
                                      Então desiste do negócio (sem "grande" razão!), eles concordam, e, ainda tem que lhe enviar o cheque pelo correio?!
                                      Tudo bem que eles se tenham oferecido mas, acho que o mínimo exigível seria ira lá pessoalmente falar com eles e levantar o cheque (além de até ser uma questão princípio/educação, e, se o tivesse feito, não estaria agora nesta situação)!!
                                      Eu nunca faria isso sem ir lá pessoalmente (nem me sentiram bem se não o fizesse dessa forma)!!

                                      Agora, a melhor opção, será mesmo cancelar o cheque junto do banco, alegando que estará perdido, pois já deveria ter chegado e não chegou!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                        Ele para receber um alerta por parte da seguradora(mediador) de que o carro já tinha tido dois sinistros não deve ter sido quase de certeza por toques da treta.
                                        Quanto ao cheque, realmente ele está extraviado e deves deslocar-te a um posto policial a fim de fazer um auto de extravio e pedido de respetiva certidão, sendo que de seguida te deves dirigir ao banco a fim de anular esse cheque.
                                        E ler os outros post's, não?!
                                        Bastava ler os anteriores, para perceber que o registo das seguradoras não especifica o tipo de sinistro, logo, tanto poderá ter sido uma reparação de 100€, como uma de 5000€!!!


                                        PS: Acho que não é um "ele", mas sim uma "ela"!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu nisto tudo o que não vejo é razão porque o comprador não pode reaver o sinal, se o negócio era danoso para ele...
                                          O stand mete um veiculo á venda e omite que o carro já se estampou diversas vezes, isso não é tentativa de lesar o cliente?!

                                          Pelos vistos os stands têm um meio fácil de fazer dinheiro enganando os clientes e a lei parece apoiar essa prática.
                                          Quanto aos bancos, chulos de m_rda, se fosse algo a ver com eles trituravam logo o cheque, cambada de parasitas...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                            Eu nisto tudo o que não vejo é razão porque o comprador não pode reaver o sinal, se o negócio era danoso para ele...
                                            O stand mete um veiculo á venda e omite que o carro já se estampou diversas vezes, isso não é tentativa de lesar o cliente?!

                                            Pelos vistos os stands têm um meio fácil de fazer dinheiro enganando os clientes e a lei parece apoiar essa prática.
                                            Quanto aos bancos, chulos de m_rda, se fosse algo a ver com eles trituravam logo o cheque, cambada de parasitas...
                                            Deves estar a brincar!


                                            Como podes provar que o stand está a lesar o cliente?

                                            Como poderia o stand saber se o carro teve dois acidentes?

                                            Como explicado acima, podem ter sido acidentes pequenos ou grandes...mas as seguradoras não sabem isso e a não ser que seja a própria seguradora onde o carro esteve segurado, não tem forma de saber, logo...é no mínimo estupido assumir que o carro teve acidentes graves!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              Um sinistro no seguro pode ter sido um vidro partido por exemplo.
                                              Claro, tudo depende dos sinistros em causa e do comprador em questão.

                                              Quando era vendedor da VW, tive uma experiência interessante: depois de almoço ia para o stand no meu FOX comercial, carro de serviço novissimo, tinha cerca de 100 kms, preto metalizado, era engraçadito o carro. No caminho, um pastor alemão resolveu querer entrar para o carro sem pedir licença com a porta fechada. Mandei-lhe uma valente bordoada e fiquei com a porta do pendura toda dentro, nem abria.

                                              Como conhecia o dono, nem sequer chamei a GNR, nada ficou registado e o dono do cão pagou do seu bolso alguns 700 €. Nesse mesmo dia, de tarde, apareceu um cliente que gostou imenso do FOX, pior foi quando ele viu o lado da porta batida...

                                              expliquei-lhe o sucedido e ele lá deve ter ido confirmar pela matricula se teve sinistros. Na quarta-feira seguinte confirmou o negócio e como precisava do carro veio levantá-lo com a porta partida, metida dentro! o arranjo por parte do stand claro ficou agendado para depois e assim foi.

                                              Agora eu pergunto: eram muitos de vocês que mesmo sabendo que o carro nada tinha no registo de sinistros que levantavam um carro naquelas condições? O cliente acreditou em mim mas podia perfeitamente estar a mentir. Fez bem, comprou um carro com excelente preço que depois ficou como novo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                As pessoas não gostam de viaturas com sinistros por desconfiança, no caso de poderem ver qual o sinistro já podem avaliar e algumas até aceitam.

                                                Quanto aos users que são perentoriamente contra viaturas com sinistros, caso circulem todos os dias numa cidade gostava de saber se os vossos veículos nunca tiveram o mínimo toque.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                  E ler os outros post's, não?!
                                                  Bastava ler os anteriores, para perceber que o registo das seguradoras não especifica o tipo de sinistro, logo, tanto poderá ter sido uma reparação de 100€, como uma de 5000€!!!


                                                  PS: Acho que não é um "ele", mas sim uma "ela"!
                                                  Se for a mesma companhia de seguros de um ou outro interveniente a mesma tem acesso ao relatório completo da peritagem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                    Deves estar a brincar!


                                                    Como podes provar que o stand está a lesar o cliente?

                                                    Como poderia o stand saber se o carro teve dois acidentes?

                                                    Como explicado acima, podem ter sido acidentes pequenos ou grandes...mas as seguradoras não sabem isso e a não ser que seja a própria seguradora onde o carro esteve segurado, não tem forma de saber, logo...é no mínimo estupido assumir que o carro teve acidentes graves!!
                                                    Se a potencial cliente perguntou se a viatura teve sinistros e o vendedor disse que não, está a incorrer em falsas declarações que é situação punível por lei.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      1º - Se afirmaram ter devolvido o cheque, muito provavelmente fizeram-no, ou achas que um Stand com porta aberta se vai chatear por causa de 500€?

                                                      2º - Qual o problema de já ter tido sinistros? Foi alguma perda total? É que por sinistro, entende-se qualquer tipo de dano, nem que tenha sido um risco!

                                                      3º - Trabalho no ramo automóvel... Sabes quantos carros circulam sem registo nas seguradores de sinistros mas que já os tiveram? Nem eu!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Se a potencial cliente perguntou se a viatura teve sinistros e o vendedor disse que não, está a incorrer em falsas declarações que é situação punível por lei.
                                                        Claro que é...contudo, vais conseguir provar que a pessoa disse isso? Ou que sabia que tinham havido sinistros?

                                                        É que não me parece que haja lei alguma que obrigue os comerciantes ou particulares a saber se o carro teve sinistros anteriormente!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                          Se for a mesma companhia de seguros de um ou outro interveniente a mesma tem acesso ao relatório completo da peritagem.
                                                          Não me perece ter sido o caso, senão teria sido referido!


                                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                          Se a potencial cliente perguntou se a viatura teve sinistros e o vendedor disse que não, está a incorrer em falsas declarações que é situação punível por lei.
                                                          Ela disse que "omitiram", não que os vendedores disseram que "não"!!

                                                          Acho que não vale a pena estar divagar com teorias que nada tem a ver com este caso em concreto...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por STBarbara Ver Post
                                                            Boas,

                                                            venho, por este meio, pedir a vossa opinião e ajuda para o seguinte:

                                                            No passado dia 11 Março dirigi-me a um stand (mediação de automóveis) para adquirir uma viatura usada. Decidi-me pela compra de um carro e deixei um cheque com 500€ como sinal, uma vez que iria levantar a viatura em data posterior, devido a uns procedimentos que ainda faltava fazer.
                                                            No dia a seguir, recebo uma chamada do seguro a alertar-me para o facto de que aquela viatura tinha tido dois sinistros, facto que me foi omitido pelo stand. Entrei de imediato em contacto com o stand e decidi desistir da compra em menos de 24h. Os responsáveis ofereceram-se para me devolver o cheque pelo correio e eu aceitei.
                                                            No entanto e após alguns contactos, ainda não recebi o cheque que me disseram que tinha sido enviado no passado dia 19 Março. Ora, estou na mesma, sem cheque e sem saber se devo acreditar na palavra deles ou duvidar e sobretudo sem saber o que fazer agora.
                                                            No banco não me deixam cancelar o cheque sem ser com participação policial (coacção ou roubo), o que não se aplica neste caso, uma vez que passei legitimamente o cheque e o stand tem direito ao mesmo.

                                                            Qual a vossa experiência neste tipo de situações? O que devo ou posso fazer? Tenho sequer direito a reaver o meu cheque?

                                                            Obrigada desde já pela vossa ajuda.
                                                            Já conseguiste cancelar o cheque? Espero que tenha ficado tudo resolvido.

                                                            Sobre a questão, a situação pode não ser tão fácil de gerir quanto à partida podia parecer e no sentido de esclarecer algumas pessoas:

                                                            1-genericamente e na maioria das situações, quando é o cliente a desistir da compra de um carro para o qual já deu sinal, o sinal é perdido a favor do stand (aparentemente era esta o caso);

                                                            2-quando é o vendedor a cancelar a venda de um carro para o qual o interessado pagou o sinal, o vendedor não só TEM DE DEVOLVER o valor como o tem de o fazer EM DOBRO do montante pago pelo interessado (decididamente não é este o caso);

                                                            Eu disse no ponto 1 "aparentemente era esta o caso" porque a situação pode ter nuances. teoricamente a lógica é, quando interessado avança com a intenção para desistir do negócio, o sinal é perdido para o stand, porém, mantendo a decisão de compra, se a informação tivesse sido negada pelo stand "carro não teve sinistros" (aqui não interessa se está a mentir ou se está a dizer o que vendedor julga ser a verdade), a situação configura burla pois alguém afirma categoricamente (independentemente estar certo ou errado) uma coisa sobre a viatura e depois se descobre que não é verdade, o comprador sente-se e tem razão de se sentir burlado e solicitar a anulação do negócio, a que também tem direito. Se se comprovar que vendedor sabia da existência de sinistros e o negou para favorecer a venda, para além da anulação do negócio (se comprador assim o pedir) há responsabilidade criminal do vendedor pelo crime de burla.

                                                            O que sucedeu, ao omitir a situação, pode simplesmente ter sido por ninguém lhe ter directamente perguntado ou, como foi também referido, os registos de sinistros do seguro, podem ser de coisas mínimas, como toque de pára-choques em cidade e baixa velocidade, ou quebra isolada de vidros. não sabemos.

                                                            Elogie-se a boa vontade do stand e disponibilidade em prontamente devolver o sinal (apesar do método de correio ser claramente má opção, para ambas as partes). Porém, também há a especulação que os registos de sisnistros podem ser sinistros mais graves e stand saber disso, e sendo confrontado com interessado, rapidamente aceitou a devolução do sinal sob pena de saber que podia estar a incorrer em responsabilidade criminal por eventual crime de burla e ser obrigado a anular negócio e eventualmente ter de indemnizar o comrpador. mas isto é só especulação.

                                                            vou acreditar que stand é honesto e agiu de boa fé. mas fica sempre o reparo, cada vez mais, todos os cuidados são poucos na compra de viaturas usadas e em todos os passos da compra e venda.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X