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Carros que desaparecem para 2014

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    [Mercado] Carros que desaparecem para 2014

    Por diversas razões, mas na maioria dos casos devido ao facto de terem sido "flops" comerciais, vários carros deixaram recentemente de ser produzidos sem sucessor directo. Seria interessante abordar aqui as diversas razões para isso, consoante os modelos. Por isso aqui um breve resumo:

    - Aston Martin Cygnet
    - Citroën C-Crosser
    - Honda CR-Z
    - Honda Insight
    - Hyundai Genesis Coupé
    - Hyundai ix55
    - Lexus LF-A
    - Mazda CX-7
    - Mercedes Classe G Cabriolet
    - Mercedes Classe R
    - Nissan Pixo
    - Renault Fluence
    - Renault Wind
    - Seat Exeo
    - Volvo C70 Cabriolet

    Fica então a questão no ar: por que desapareceram?

    #2
    Para mim muitos deles nem chegaram a "nascer".

    Comentário


      #3
      Bem, começo eu e logo pelo primeiro da lista, o Aston, quem é que no seu perfeito juizo pagaria aquele balurdio por um Toyota IQ? Por mais luxuoso que o mesmo fosse...

      Comentário


        #4
        A excepçao do IX-55 e do Aston, nao se compreende assim muito bem o porque de acabarem.

        Alguns ate ja andam por ca aos anos e ainda venderam umas unidades engraçadas.

        Ja o LF-A, como nao é um carro de produçao em massa, ja era de esperar que isso viesse a acontecer.

        Comentário


          #5
          Essa questão é relativa ao mercado nacional ou em termos gerais?

          Parece-me que, por exemplo, o Honda CRZ ainda esteja à venda em vários mercados.

          Comentário


            #6
            O mais fácil de responder talvez seja o Aston Martin Cygnet aka Toyota IQ, que era uma versão estupidamente cara para o carro que era.

            Quanto aos outros, talvez pelos "gostos" por cá, alguns deles nem sabia que se vendiam aqui, alguma falta de publicidade talvez, ou esquecimento dessas alternativas ( em alguns casos )

            Comentário


              #7
              Podes juntar ai o Jaguar XK.

              Se o Fluence vai ser descontinuado?

              Não vi isso em lado nenhum.

              Comentário


                #8
                Teria mais logica a Mazda acabar com o CX-9 do que propriamente com o CX-7

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CM Ver Post
                  Essa questão é relativa ao mercado nacional ou em termos gerais?

                  Parece-me que, por exemplo, o Honda CRZ ainda esteja à venda em vários mercados.
                  Mas não vai ter sucessor. É uma "linhagem sem sucessão".


                  Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                  Podes juntar ai o Jaguar XK.

                  Se o Fluence vai ser descontinuado?

                  Não vi isso em lado nenhum.
                  Julgo que se pode considerar o F-Type um substituto (embora parcial) do XK. O artigo de onde tirei a informação fala, realmente, no XK e na sua edição final "66", mas não o considerei por causa do que referi acima.

                  Comentário


                    #10
                    O F-Type não é sucessor do XK. O XK terá sucessor directo, pelo menos, é o que se vai lendo "por aí".

                    O Fluence descontinuado é apenas o Z.E..

                    A produção do LF-A acabou em 2012. Se não me engano, 500 unidades todas vendidas. Não sei se mereça constar nessa lista.

                    Comentário


                      #11
                      Desaparecem porque não há mercado, ou melhor clientes para eles.

                      O Juke não está em risco de desaparecer, nem o Panamera..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Por diversas razões, mas na maioria dos casos devido ao facto de terem sido "flops" comerciais, vários carros deixaram recentemente de ser produzidos sem sucessor directo. Seria interessante abordar aqui as diversas razões para isso, consoante os modelos. Por isso aqui um breve resumo:

                        - Aston Martin Cygnet
                        - Citroën C-Crosser
                        - Honda CR-Z
                        - Honda Insight
                        - Hyundai Genesis Coupé
                        - Hyundai ix55
                        - Lexus LF-A
                        - Mazda CX-7
                        - Mercedes Classe G Cabriolet
                        - Mercedes Classe R
                        - Nissan Pixo
                        - Renault Fluence
                        - Renault Wind
                        - Seat Exeo
                        - Volvo C70 Cabriolet

                        Fica então a questão no ar: por que desapareceram?



                        A essa lista, pode ser acrescentado o Mitsubishi EVO X... a marca já indicou que não irá ter sucessor...

                        Mas como indicado o LEXUS não se enquadrará na lista, atendendo que objectivo era uma produção limitada (500 unidades).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Julgo que se pode considerar o F-Type um substituto (embora parcial) do XK. O artigo de onde tirei a informação fala, realmente, no XK e na sua edição final "66", mas não o considerei por causa do que referi acima.
                          Originalmente Colocado por xeLa Ver Post
                          O F-Type não é sucessor do XK. O XK terá sucessor directo, pelo menos, é o que se vai lendo "por aí".

                          O Fluence descontinuado é apenas o Z.E..
                          A minha ideia é de F-Type ser o ''sucessor'' do mítico E-Type, e não do XK.

                          A ser o Fluence ZE, já é mais plausível, até porque, cá não tem grande volume de vendas, mas nos chamados mercados emergentes, vende-se bem.

                          Comentário


                            #14
                            Compreende-se a descontinuação de alguns modelos acima transcritos. Alguns pelo preço elevado, outros por nem sequer fazerem sentido no mercado europeu/português, ou simplesmente porque existem melhores ofertas no mercado ou porque da mesma marca, e pelo preço +- similar obtêm-se um produto superior.
                            O Aston Martin Cygnet nunca passou de um Toyota IQ para pessoas avantajadas, a Seat Exeo uma A4 B7 com badge da Seat, e depois os Mercedes Classe R e G Cabriolet com preços absurdos.

                            Comentário


                              #15
                              O Honda Insight vai ser produzido até ao Verão.

                              Comentário


                                #16
                                O Lancia Delta também penso que vai acabar a produção este ano.

                                Comentário


                                  #17
                                  Em relação ao Mercedes Classe R, o que um concessionário me contou é que o mesmo não deixou de ser produzido, a produção está é toda a ir para o mercado asiático. Mercado europeu só de encomenda.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sim, a produção vai continuar na China.

                                    Comentário


                                      #19

                                      • Aston Martin Cygnet
                                        Foi um erro comercial da marca. Eles acharam que haveria mercado para um carro pequeno, feito com base num Toyota, e que as pessoas estariam dispostas a pagar quatro vezes mais só porque tinha pele, alumínio, alcantara e um símbolo Aston. As pessoas estão dispostas a pagar muito por automóveis, mas eles têm de parecer realmente ostensivos, o que não acontece com o Cygnet.
                                      • Citroën C-Crosser
                                        Parte de um automóvel que não é propriamente brilhante e a Citroën não tem imagem nesse segmento, por isso nunca teria hipóteses para competir com estes.
                                      • Honda CR-Z
                                        Um automóvel muito interessante no conceito, mas com um preço completamente desajustado ao seu real valor. Para ser competitivo teria de ser para aí 5000 mais baratos, mas isso não o tornaria rentável. Uma versão nova teria de ter um sistema híbrido aprimorado a Honda não deve estar disposta a isso.
                                      • Honda Insight
                                        É um carro mau, por isso ainda bem que não vai ter sucessor. Mais uma vez, para ter sucesso, a Honda teria de investir no seu desenvolvimento. O problema é que o conceito de utilitário espaçoso só resulta em modelos low-cost e o híbrido nunca poderá ser muito barato.
                                      • Hyundai Genesis Coupé e Hyundai ix55
                                        A marca não tem imagem para estar presente nesses segmentos, por isso não adianta insistir. No caso, ainda lhe falta o know-how, pois falamos de dois produtos fracos.
                                      • Lexus LF-A
                                        Não se enquadra nesta lista. Nunca se pensou num sucessor, pois só foi criado para promover a imagem da marca.

                                        Mazda CX-7
                                        O mesmo problema da Hyundai.

                                        Mercedes Classe G Cabriolet
                                        Mantê-lo com as mínimas condições de segurança custaria muito dinheiro e não seria rentável. Falo da rigidez, por exemplo.
                                      • Mercedes Classe R
                                        O GL também tem sete lugar e é mais versátil. O R deixou de fazer sentido, para além de se vender pouco.
                                      • Nissan Pixo
                                        O Micra deixou de ser um utilitário, para passar a estar entre os dois segmentos, com um posicionamento low-cost. Portanto, não há espaço para o Pixo, ainda que o seu primo, Suzuki Alto, já tenha sucessor, o Celerio.
                                      • Renault Wind
                                        Acho que foi só um devaneio.
                                      • Seat Exeo
                                        Os europeus só aceitam carros "recondicionados" quando são muito mais baratos, como é o caso da Dacia. A SEAT achava que ia fazer um A4 antigo ao preço de um automóvel moderno. Lixou-se, até porque este segmento dá muita importância à imagem.
                                      • Volvo C70 Cabriolet
                                        Cheira-me a dificuldades de rentabilização.

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                                        #20
                                        Infelizmente como foi dito mais acima a saga Lancer Evolution chegou ao fim... o X foi o último e nem sequer vai haver um sucessor. Não percebo esta Mitsubishi... Está a acabar com os modelos que lhe deu vida, que futuro terá? Enfim...

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                                          #21
                                          Lembrei-me de mais alguns:

                                          - Toyota FJ Cruiser
                                          - Suzuki Kizashi (?)
                                          - Chrysler 200 Convertible (Lancia Flavia na Europa)

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                                            #22
                                            Cheguei a ver um cygnet perto da Gafanha, em Aveiro.

                                            Acho que na altura a sua criação não esteve relacionada com o facto de quererem 'produzir' um carro pequeno luxuoso mas sim pelo facto deste trazer vantagens para a marca, fazendo parte da gama de veículos e 'equilibrando' um pouco o nível de poluição desta.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                              Cheguei a ver um cygnet perto da Gafanha, em Aveiro.

                                              Acho que na altura a sua criação não esteve relacionada com o facto de quererem 'produzir' um carro pequeno luxuoso mas sim pelo facto deste trazer vantagens para a marca, fazendo parte da gama de veículos e 'equilibrando' um pouco o nível de poluição desta.
                                              Sim, também me lembro de ler isso. Mas ao colocarem-no por aquele preço era mesmo condená-lo ao insucesso...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Desses todos tenho pena do C70 porque sempre foi um carro que me facinou e depois o Genesis coupe que ao vivo nunca vi nenhum mas esteve uns tempos à venda no SV

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sobre o Insight, a Honda tem o Jazz Híbrido que é mais acessível e apelativo que o Insight, e faz o mesmo serviço.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O Cygnet? Sinceramente não percebo. Esforço-me mas não percebo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                      O Cygnet? Sinceramente não percebo. Esforço-me mas não percebo.
                                                      o Cygnet apareceu no mercado para a Austin Martin pagar menos impostos, "the company's CO2 average was 294g/km"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O genisis nao acabou nos estados unidos que é o mercado principal onde se tem saido bastante bem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por dpericao Ver Post
                                                          Infelizmente como foi dito mais acima a saga Lancer Evolution chegou ao fim... o X foi o último e nem sequer vai haver um sucessor. Não percebo esta Mitsubishi... Está a acabar com os modelos que lhe deu vida, que futuro terá? Enfim...


                                                          No caso do Evolution, nem no mercado interno (Japão), está a ter vendas decentes. Por exemplo e em 2013, por aquelas bandas, "só" venderam 613 unidades (sendo que é o melhor mercado da viatura).

                                                          Coisa que o seu rival directo por exemplo (Subaru Impreza), não sofreu.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por fastorq Ver Post
                                                            o Cygnet apareceu no mercado para a Austin Martin pagar menos impostos, "the company's CO2 average was 294g/km"
                                                            Era o que ia informar pensava que o pessoal "dos carros" sabia.
                                                            A Aston tinha como obrigação descer a media de dióxido de carbono que a sua gama de veiculos produzia, qual a maneira mais fácil? Vender um carro com baixa emissão. Ou pensavam que a Aston queria mesmo fazer um Toyota IQ?

                                                            Comentário

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