Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lençol de água: Possível controlar o carro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lençol de água: Possível controlar o carro?

    Ontem tive um acidente, mais ou menos sério.

    Numas das estradas nacionais do interior apanhei um lençol de água mais vasto e profundo do que esperava, que apanhou as 4 rodas do carro, que por sua vez fugiu de traseira, galgou passeio (onde apanhou relva) e levou um poste (de sinalização) à frente.

    Entre o momento em que senti o carro fugir no lençol de água e o momento de embate contra o poste, passaram-se alguns segundos em que fiquei com a sensação de que era possível fazer mais qualquer coisa para controlar o carro, que ia a deslizar a alta velocidade..

    O que acham que pode ser feito numa situação destas? Puxar o travão de mão? (pode levar a capotamento certo?) Reduzir a mudança drasticamente enquanto se acelera para tentar reaver o controlo?

    Enfim, não sei ao certo o quê mas fiquei com a sensação de que deveria ter feito algo mais, ainda que foi tudo tão rápido que seriam necessários reflexos exímios para tal..

    #2
    A não sei que tenhas apêndices aerodinâmicos no carro (flaps, ailerons, leme de cauda) não há realmente muito que possas fazer.

    Se vais em aquaplanning, já perdeste o atrito com o chão (e não há atrito mais nenhum, a não ser o ar). Ora, para alterares direcção, velocidade, aceleração, qualquer uma dessas coisas, precisas de atrito. Podes sempre rezar, mas a minha opinião é que isso também não ajuda.

    Comentário


      #3
      O importante é que foi só chapa e tu estás bem Oliveira.

      Como já escreveu o Kijk, uma vez em hidroplanagem perdes qualquer contacto com o solo, portanto não há muito a fazer.

      Para tentar prevenir a hidroplanagem, para além de tentar evitar lençóis de água, uma pessoa deve ter os pneus em bom estado e não utilizar pneus demasiado largos, pois esse tipo de pneu potencia a hidroplanagem.

      Comentário


        #4
        Entrar em aquaplanning nao quer dizer que se perca os 100% de controlo ... por vezes perde-se o controlo momentâneo que é o suficiente para desviar o carro ... mas logo a seguir temos algum controlo ... já me aconteceu isso e consegui evitar um acidente ... Mas é tudo uma questão de sorte.


        Travar e mudanças bruscas de direcção não são aconselháveis.

        Comentário


          #5
          Depois de entrar em aquaplanning não há muito a fazer.

          Para evitar... para além dos pneus (uns são mais resistentes a isso que outros) há também um factor importantissimo: a velocidade com que se entra no lençol.
          Se a velocidade for menor haverá mais tempo para escoar a camada de água: no fundo são menos metros percorridos por cada segundo, e cada metro percorrido tem uma quantidade de água maior para escoar.

          Ainda bem que estás aí para contar a história, isso é o mais importante. Posso saber em que estrada foi, por curiosidade?

          Eu apanhei um cagaço enorme há dias no IC8 entre a A23 e Proença-a-Nova mas foi com uma tempestade de granizo que tornou a estrada branca: foram 9 acidentes em 10 minutos por ali.

          Força aí, não te deixes abater, acontece a quem anda na estrada.

          Comentário


            #6
            Enquanto estiver em hidroplanagem não há nada a fazer a não ser preparares-te para o choque.

            Comentário


              #7
              O melhor é evitar mesmo e isso só com pneus em condições.

              Comentário


                #8
                Depois de entrar em aquaplanning não há muito a fazer.

                Para evitar... para além dos pneus (uns são mais resistentes a isso que outros) há também um factor importantissimo: a velocidade com que se entra no lençol.
                Se a velocidade for menor haverá mais tempo para escoar a camada de água: no fundo são menos metros percorridos por cada segundo, e cada metro percorrido tem uma quantidade de água maior para escoar.

                Ainda bem que estás aí para contar a história, isso é o mais importante. Posso saber em que estrada foi, por curiosidade?

                Eu apanhei um cagaço enorme há dias no IC8 entre a A23 e Proença-a-Nova mas foi com uma tempestade de granizo que tornou a estrada branca: foram 9 acidentes em poucos minutos por ali.

                Força aí, não te deixes abater, acontece a quem anda na estrada.

                Comentário


                  #9
                  Cada caso é um caso. Mas o que eu faço quando me deparo com uma situação parecida, é desacelerar devagar e segurar o voltante a direito. Não travar, não guinar, e esperar que tudo corra bem. Ate hoje correu.

                  O importante é estares inteiro e ninguém ter ficado mal.

                  Comentário


                    #10
                    Não me lembro de alguma vez ter passado por isso, mas julgo que não há muito a fazer. Se for em recta e o lençol de água não for extenso, provavelmente conseguirás não perder controlo, mas se for em curva...

                    Logo por azar tinha que estar nesse local um poste...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                      Cada caso é um caso. Mas o que eu faço quando me deparo com uma situação parecida, é desacelerar devagar e segurar o voltante a direito. Não travar, não guinar, e esperar que tudo corra bem. Ate hoje correu.

                      O importante é estares inteiro e ninguém ter ficado mal.
                      Normalmente o que faço também.

                      Comentário


                        #12
                        Segurar o volante a direito e tirar os pés dos pedais.

                        Depois do lençol, depende muito do cenário.

                        Comentário


                          #13
                          Geralmente evito tocar nos pedais, evito mexer muito na direcção e 4-piscas se necessário.

                          Comentário


                            #14
                            Sim, é isso que dizem se pesquisares por aquaplanning e como fazer quando estamos nessa situação.

                            Basicamente é o que já foi dito, não travar, não guinar, segurar o volante a direito com força e não acelerar, apenas não mexer nos pedais.

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado pelas respostas.

                              O acidente em questão ocorreu na estrada nacional EN18, sentido Fundão-Covilhã, e de facto foi numa zona de curvagem, o que me fez perder o controlo do carro.. Por azar, tinha na berma não só uma zona de relva, como um poste de sinalização..

                              Estranho ou não, acabei de montar dois pneus novos no eixo traseiro (Michelin Energy Saver +), sendo que os da frente são uns Uniroyal Rainexpert ainda com algum piso..

                              Não sei se o facto dos pneus de trás serem novos (500km) influenciou nesta perda de controlo, mas não faz muito sentido, deveria ser mais ao contrário..
                              Editado pela última vez por 0liveira; 02 April 2014, 15:48.

                              Comentário


                                #16
                                Se estavas numa zona de curva , esquece la isso dos pneus que já nao havia hipotese , ainda para mais em curva claro que ele fogiu logo de traseira !

                                Eu já apanhei semi aquaplaning , foi uma grande poça de agua que me apanhou a roda dianteira da frente e ia a boa velocidade , mal passo naquilo o carro guinou logo para a esquerda automaticamente .

                                Nestes casos evitar travao !

                                Comentário


                                  #17
                                  Por acaso os pneus da frente não foram trocados por entender que ainda tinham algum piso, mas de facto já não é tanto (piso) quanto isso..

                                  Espero mesmo que não tenha influenciado senão é mau demais.. Podia ter trocado logo os 4..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                    Cada caso é um caso. Mas o que eu faço quando me deparo com uma situação parecida, é desacelerar devagar e segurar o voltante a direito. Não travar, não guinar, e esperar que tudo corra bem. Ate hoje correu.

                                    O importante é estares inteiro e ninguém ter ficado mal.
                                    Isso que descreves, aplicar-se-à mais numa situação em que prevejas que possas entrar em aquaplanning ou num aquaplanning muito, muito curto (soft) e ligeiro.

                                    Porque no aquaplanning que nos é dado a preceber pela descrição do user, a perda do veículo é (quase) imediata.

                                    Bastanão estares à espera que tal possa acontecer e já não tens capacidade reacção ou, pelo menos, a reacção já não vai a tempo de surtir efeito.

                                    É tudo tão rápido que quando dás por ti, já estás imobilizado (com ou sem colisão).

                                    A melhor forma de controlar o aquaplanning é mesmo evita-lo.
                                    Editado pela última vez por Empregado; 02 April 2014, 16:17.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Companheiro

                                      Esta é também a minha experiência e opinião:

                                      Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                      Mas o que eu faço quando me deparo com uma situação parecida, é desacelerar devagar e segurar o voltante a direito. Não travar, não guinar, e esperar que tudo corra bem. Ate hoje correu.
                                      Existe um "truque" para tentar minorar potenciais aquaplaning's; tentar que os nossos pneus pisem exactamente no mesmo local que os do carro que nos precedeu.

                                      Desta forma, passamos numa zona em que foi "quebrada" a eventual tensão existente na superfície da água.

                                      Temos também de nos lembrar, que quando o piso está molhado, devemos utilizar a zona suja da estrada (fora da trajectória ideal e mais utilizada a seco = zona limpa da estrada).

                                      Quando o carro entra em aquaplaning não há nada que se possa fazer, a não ser, não fazer nada.

                                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                      Entrar em aquaplanning nao quer dizer que se perca os 100% de controlo ... por vezes perde-se o controlo momentâneo que é o suficiente para desviar o carro ... mas logo a seguir temos algum controlo ... Mas é tudo uma questão de sorte...
                                      É como o SPV diz.

                                      EDIT: toda esta conversa deixa de ter sentido caso os pneus estejam em mau estado e/ou com pressão incorrecta (muito habitual).

                                      Um abraço

                                      ny12xx
                                      Editado pela última vez por ny12xx; 02 April 2014, 16:49. Razão: EDIT

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                        Companheiro

                                        Esta é também a minha experiência e opinião:



                                        Existe um "truque" para tentar minorar potenciais aquaplaning's; tentar que os nossos pneus pisem exactamente no mesmo local que os do carro que nos precedeu.

                                        Desta forma, passamos numa zona em que foi "quebrada" a eventual tensão existente na superfície da água.


                                        Temos também de nos lembrar, que quando o piso está molhado, devemos utilizar a zona suja da estrada (fora da trajectória ideal e mais utilizada a seco = zona limpa da estrada).

                                        Quando o carro entra em aquaplaning não há nada que se possa fazer, a não ser, não fazer nada.



                                        É como o SPV diz.

                                        EDIT: toda esta conversa deixa de ter sentido caso os pneus estejam em mau estado e/ou com pressão incorrecta (muito habitual).

                                        Um abraço

                                        ny12xx

                                        Boa dica.

                                        Claro que quando somos apanhados de surpresa, não há muito a fazer. Se o lençol de agua for profundo e longo, as leis da física vão ditar as regras.

                                        Os kms que os pneus têm em cima são a principal variável bem como a sua qualidade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                          Companheiro

                                          Esta é também a minha experiência e opinião:



                                          Existe um "truque" para tentar minorar potenciais aquaplaning's; tentar que os nossos pneus pisem exactamente no mesmo local que os do carro que nos precedeu.

                                          Desta forma, passamos numa zona em que foi "quebrada" a eventual tensão existente na superfície da água.
                                          .
                                          .
                                          .

                                          O que fazemos é passar numa zona de onde parte da água foi afastada momentaneamente. Não tem nada ver com a tensão superficial. Se estiver a chover a tensão superficial está quebrada em todo o lado e o risco de hidroplanagem é o mesmo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post

                                            Os kms que os pneus têm em cima são a principal variável bem como a sua qualidade.
                                            E a velocidade a que se entra na poça!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              E a velocidade a que se entra na poça!
                                              E a altura da lâmina de água.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Para treinar basta ir para a IC-19 em dias de chuva..tens em curva, em recta, nas saidas...tudo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Será que podes colocar uma foto do local ?

                                                  Comentário


                                                    #26



                                                    Através do google maps.. A vermelho a zona onde apanhei a poça de água, bem como o passeio com relva que fez derrapar ainda mais o carro. Na altura desta foto parece que ainda não existia o poste em questão..

                                                    Como podem ver a curva é muito ligeira, mas foi o suficiente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Na realidade o aquaplaning é bastante influenciado por 3 factores:

                                                      velocidade (menos tempo para escoar a água)

                                                      altura do rasto do pneu (e pressão claro)

                                                      Largura do pneu. Para o mesmo veiculo, quanto mais largo o pneu, pior.

                                                      Conheço a estrada, já por aí passei muitas vezes...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Uma fotografia desses pneus da frente era interessante... Do rasto!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                          Na realidade o aquaplaning é bastante influenciado por 3 factores:

                                                          velocidade (menos tempo para escoar a água)

                                                          altura do rasto do pneu (e pressão claro)

                                                          Largura do pneu. Para o mesmo veiculo, quanto mais largo o pneu, pior.

                                                          Conheço a estrada, já por aí passei muitas vezes...
                                                          Quanto mais largo o pneu melhor, tens mais área (trilho) por onde escoar a água.
                                                          Em relação ao tópico não há nada a fazer sem ser andar devagar e não pisar essas poças de água.

                                                          Ainda ontem, com o temporal que se fazia sentir aqui no Porto, chuvas e ventos intensos haviam condutores que não só não abrandavam a passar por poças de água em plena AE, como se estavam a ***** para os carros que circulavam na faixa da direita.

                                                          A esses, desde que não me acertem, podem fazer o que quiserem, o problema é quando nos englobam nas porcarias que fazem.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                            ...que me apanhou a roda dianteira da frente e ia a boa velocidade...
                                                            Epá! Isso é um perigo!

                                                            Penso que apenas uma vez entrei em aquaplanning. Foi na A5, numa subida com muita chuva e a menos de 120.
                                                            Ia a acelerar tranquilamente (apenas a manter a velocidade) e de repente o carro começou a patinar. Aliviei o acelerador e poucos metros à frente voltou tudo ao normal.
                                                            Não puxou para lado nenhum.

                                                            A culpa foi claramente dos pneus que estavam mesmo nas últimas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X