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Mercedes C220 CDI - soluçar a engrenar 2ª

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    Mercedes C220 CDI - soluçar a engrenar 2ª

    Viva,

    Comprei um usado Mercedes C220 CDI de 2011, com cerca de 60.000 km e estou com um problema: quando largo a embraiagem em 2ª o motor "soluça" e muitas vezes vai abaixo.
    Isto não acontece quando arranco rápido, puxo a 1ª e passo para 2ª, acontece a baixa rotação, por exemplo ao chegar a um cruzamento em 2ª e ao entrar no cruzamento abrandar e embraiar e verificando que posso avançar, largo a embraiagem e acelero... como o motor está quase ao ralenti e o carro muito devagar, ele não aguenta a 2ª, soluça e desliga...

    Isto é muito estranho porque já tive muitos carros a gasolina e em nenhum tive este problema e com este diesel, potente e cheio de binário a baixa rotação vejo-me obrigado a fazer um "ponto de embraiagem" longo e a acelerar o motor mais do que seria normal ou o motor soluça e vai abaixo, deixando-me parado a meio dos cruzamentos, com o risco que todos podemos imaginar.

    Por certo não será normal ter que meter 1ª com o carro ainda em movimento (lento) pelo que acho estranho este problema em 2ª. Será um problema do turbo? Sei que este motor é bi-turbo, um para baixas rotações e outro para altas, terá algum problema no de "baixas" ?

    Noto também que a embraiagem parece "pegar" muito em cima e o pedal é bastante duro, poderá ser afinada para "pegar" mais em baixo e eventualmente haver uma forma de a tornar menos dura?

    Se eu notei isto por várias vezes, muitas mais dificuldade tem a minha mulher que no trânsito citadino está sempre a deixar o carro ir abaixo e parece uma recém encartada

    Alguma experiência idêntica?
    Alguma solução?

    Obrigado e boas curvas

    #2
    Originalmente Colocado por mc4 Ver Post
    Viva,

    Comprei um usado Mercedes C220 CDI de 2011, com cerca de 60.000 km e estou com um problema: quando largo a embraiagem em 2ª o motor "soluça" e muitas vezes vai abaixo.
    Isto não acontece quando arranco rápido, puxo a 1ª e passo para 2ª, acontece a baixa rotação, por exemplo ao chegar a um cruzamento em 2ª e ao entrar no cruzamento abrandar e embraiar e verificando que posso avançar, largo a embraiagem e acelero... como o motor está quase ao ralenti e o carro muito devagar, ele não aguenta a 2ª, soluça e desliga...

    Isto é muito estranho porque já tive muitos carros a gasolina e em nenhum tive este problema e com este diesel, potente e cheio de binário a baixa rotação vejo-me obrigado a fazer um "ponto de embraiagem" longo e a acelerar o motor mais do que seria normal ou o motor soluça e vai abaixo, deixando-me parado a meio dos cruzamentos, com o risco que todos podemos imaginar.

    Por certo não será normal ter que meter 1ª com o carro ainda em movimento (lento) pelo que acho estranho este problema em 2ª. Será um problema do turbo? Sei que este motor é bi-turbo, um para baixas rotações e outro para altas, terá algum problema no de "baixas" ?

    Noto também que a embraiagem parece "pegar" muito em cima e o pedal é bastante duro, poderá ser afinada para "pegar" mais em baixo e eventualmente haver uma forma de a tornar menos dura?

    Se eu notei isto por várias vezes, muitas mais dificuldade tem a minha mulher que no trânsito citadino está sempre a deixar o carro ir abaixo e parece uma recém encartada

    Alguma experiência idêntica?
    Alguma solução?

    Obrigado e boas curvas
    Tudo indica que seja embraiagem e bi-massa(+/-1500€). Não está na garantia?

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      #3
      Vou ser sincero, isso parece mais habituação ao carro que propriamente algum problema mecânico.

      Tendo os Diesel actuais e esse não é diferente, uma caixa longa, é normal que em segunda a 10km/h ou até menos, teres de fazer um ponto um bocado mais longo que o normal. Se largares a embraiagem do nada, ele vai-te dar um esticão e vai abaixo.

      Se o carro quando fazes o ponto não treme imenso, se a rotação depois sobe bem sem soluços...

      Mas se o compraste recentemente, tem garantia, por isso fala com a garantia ou a marca se foi lá que o compraste e expõem o caso.

      Comentário


        #4
        Obrigado pelos 2 comentários acima, de facto não noto o motor a tremer nem qualquer tipo de vibração quando levanto o pedal da embraiagem muito lentamente. Consigo até arrancar em 1ª e em 2ª, em plano, sem tocar no acelerador e sem qualquer vibração, o problema acontece só e apenas ao passar de caixa de 1ª para 2ª e a baixa rotação, quando de facto levanto a embraiagem sem tentar fazer o "ponto de embraiagem"...
        O pedal é bastante duro e o curso bastante grande e para azar pega bastante acima, pelo que há uma tendência para largar na parte final e é aí que muitas vezes vai abaixo.
        O estranho é que tenho 2 outros carros (a gasolina) e em nenhum tive este tipo de problema, assim como a minha mulher... será mesmo uma questão de "habituar" ou poderá haver algo mais? Eu reclamei logo que comprei o carro, usado mas com garantia, mas responderam-me que era assim, que por ser de transmissão traseira e ter um veio de transmissão comprido, tinha aquela "folga" na transmissão que provocava aquele "soluçar"
        Editado pela última vez por mc4; 10 April 2014, 22:18.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por mc4 Ver Post
          Obrigado pelos 2 comentários acima, de facto não noto o motor a tremer nem qualquer tipo de vibração quando levanto o pedal da embraiagem muito lentamente. Consigo até arrancar em 1ª e em 2ª, em plano, sem tocar no acelerador e sem qualquer vibração, o problema acontece só e apenas ao passar de caixa de 1ª para 2ª e a baixa rotação, quando de facto levanto a embraiagem sem tentar fazer o "ponto de embraiagem"...
          O pedal é bastante duro e o curso bastante grande e para azar pega bastante acima, pelo que há uma tendência para largar na parte final e é aí que muitas vezes vai abaixo.
          O estranho é que tenho 2 outros carros (a gasolina) e em nenhum tive este tipo de problema, assim como a minha mulher... será mesmo uma questão de "habituar" ou poderá haver algo mais? Eu reclamei logo que comprei o carro, usado mas com garantia, mas responderam-me que era assim, que por ser de transmissão traseira e ter um veio de transmissão comprido, tinha aquela "folga" na transmissão que provocava aquele "soluçar"
          Para te dar uma resposta mais concreta só vendo! Mas se o pedar da embraiagem está duro e pega em cima:
          - Pode ser a embraiagem á dar sinal de desgaste;
          - Como pode ser o cabo de embraiagem que estejá seco (falta de lubrificação); e por estar seco o pegal da embraiagem demora mais tempo a recolher para cima
          - ou então o pedal do aceleradar esta com folga, ou seja, pensas que estas acelerar um bocadinho, mas na verdade não estas, porque aquele bocadinho é a folga do pedal (parado tens que engostar o pé ao pedal e acelerar um bocadinho para ver se o pedal está com folga)

          Já me passaram alguns carros pelas nãos assin, e na altura puxava mais a 1º para a 2º para não salucar ....
          Editado pela última vez por MFN; 11 April 2014, 17:33.

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