Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Roubara-me o carro, e agora?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Roubara-me o carro, e agora?

    Boas,

    Venho aqui expor uma duvida para saber o que fazer, então é o seguinte...

    Hoje de manha acordei, e fui a janela e não vi o carro, fiquei logo pior que estragado, entretanto tive um vizinho a bater me a porta a informar que o carro estava no fundo da rua encostado a outro carro... ( este carro sofreu uma pequena amolgadela )

    Na altura chamei a policia, mas não cheguei apresentar queixei, com os nervos, os mesmo que disseram que apanha multa de
    500 € de estar sem seguro e 250 € de estar sem inspecção e ainda paga o estrago no outro carro. acabei por desistir, e disse que ajeitava. Entretanto tive colegas meus que me disseram que não tinha nada a pagar ( faz lógica, basicamente não tive culpa ). Não cheguei apresentar a queixei, mas o policia ficou com os meus dados ( B.i ), actualmente não sou o proprietário do carro ( O meu pai faleceu, e o carro encontrava-se parado, ia legaliza lo ontem, mas devido a um problema mecânico acabou por ficar para hoje ).

    Aqui o que quero saber, é até que ponto sou obrigado a pagar os danos do outro carro. E as minhas alternativas.
    Gostava também de saber se ainda consigo apresentar queixa depois do sucedido.

    PS: A ideia aqui, não é prejudicar o proprietário do outro veiculo, a ideia é caso apresente um orçamento elevado, e que eu dei alternativa, consiga forçar aceitar alternativa para não perder pau e bola ( Caso tenha razão )

    #2
    Que caso complicado e lamentável.

    Se não estou enganado, pode-se apresentar queixa de qualquer "ocorrência" durante um período de tempo bastante alargado (6 meses acho).

    Existe um "fundo de garantia automóvel" para os casos em que há acidentes em que os culpados não têm seguro ou fogem ou não conseguem ser responsabilizados de alguma forma. O ideal seria informares-te se de alguma maneira consegues enquadrar o teu caso nesse fundo (o caso é invulgar atenção).

    Deixo aqui dois links que podem ajudar:

    https://www.pgdporto.pt/proc-web/faq...&show=&offset=

    ISP - Atribuições do FGA


    Boa sorte na resolução do caso.

    Comentário


      #3
      Aliás acho que o link melhor é este:

      ISP - FGA


      Faço aqui uma citação, de facto esse caso enquadra-se completamente:

      O Fundo de Garantia Automóvel (FGA) é um fundo público autónomo, gerido pelo Instituto de Seguros de Portugal.

      Este Fundo garante, entre outros casos, a reparação dos danos corporais e materiais resultantes de acidentes de viação ocorridos em Portugal, quando o responsável pelo mesmo seja desconhecido ou sendo conhecido, não tenha cumprido a obrigação de celebrar o seguro de responsabilidade civil automóvel.


      Comentário


        #4
        Boas se o carro estava estacionado na via publica pode ser complicado pois nao tinha seguro nem inspeçao...
        Mas caso possas provar que onde estava um sitio privado isso deixa de ser problema pois podes alegar que o carro estava temporariamente parado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
          Aliás acho que o link melhor é este:

          ISP - FGA


          Faço aqui uma citação, de facto esse caso enquadra-se completamente:

          O Fundo de Garantia Automóvel (FGA) é um fundo público autónomo, gerido pelo Instituto de Seguros de Portugal.

          Este Fundo garante, entre outros casos, a reparação dos danos corporais e materiais resultantes de acidentes de viação ocorridos em Portugal, quando o responsável pelo mesmo seja desconhecido ou sendo conhecido, não tenha cumprido a obrigação de celebrar o seguro de responsabilidade civil automóvel.


          Isso funciona se for o lesado a pedir. Ou seja, o dono do carro que estava parado na rua e ficou danificado pode pedir apoio ao FGA.
          Depois o FGA irá contactar o responsável pela viatura que provocou o estrago a pedir a restituição do dinheiro.

          No caso descrito, o responsável direto pelo carro será o familiar falecido, no entanto não sei como funciona a situação a nível de herança.

          Comentário


            #6
            Se o titular do carro faleceu penso que é mais do que justificavel o processo de transição de seguros. No entanto não garanto que o FGA se aplique, é investigar.

            Já no que toca a possíveis multas aplicadas pelas forças policiais, penso que é uma questão de explicar o sucedido, é um caso compreensível, e os agentes da autoridade são pessoas. A lei existe mas é o bom senso deles que a aplica. O carro estava ilegal sim, mas não por incúria, foi por falecimento.

            Comentário


              #7
              O carro estava na via pública. Logo tem de ter seguro e inspecção. O dono será responsável. Muita sorte tem de não pagar multas. Terá de pagar o arranjo do outro.

              Comentário


                #8
                E caso o carro estivesse em terreno privado? Já não sou obrigado a ter seguro nem inspecção, e o arranjo do outro ja não é obrigado a pagar.

                E pelo que me informei, mesmo que o carro tivesse seguro, não iria agravar o seguro derivado algum canalh* ter-se lembrado de me roubar o carro...

                Peço que me corrijam se estiver errado, multas só se o carro se encontra-se na via publica correcto? O arranjo do outro neste caso, não serei obrigado, simplesmente terei de apresentar queixa. O que o outro carro poderá fazer, é recorrer a FGA, e a FGA ira responsabilizar a pessoa que roubou caso seja caça.

                Comentário


                  #9
                  Estas a baralhar assuntos. Uma coisa é o seguro e inspecção. Se estava na via publica é obrigado a te-los. Outra coisa são os danos provocados na outra viatura, e disso não ha duvida de quem é a responsabilidade, que é o dono do carro que bateu.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por miguelrocha Ver Post
                    Boas,

                    Venho aqui expor uma duvida para saber o que fazer, então é o seguinte...

                    Hoje de manha acordei, e fui a janela e não vi o carro, fiquei logo pior que estragado, entretanto tive um vizinho a bater me a porta a informar que o carro estava no fundo da rua encostado a outro carro... ( este carro sofreu uma pequena amolgadela )
                    Mas de certeza que isso foi roubo?

                    A mim parece-me falta de travão de mão...

                    Comentário


                      #11
                      pois tambem pensei nisso , para que um ladrão se vai dar o trabalho de roubar um carro, para o deixar abandonado uns metros, abaixo da rua ??

                      Comentário


                        #12
                        O autor do tópico disse que o carro tinha um problema mecânico.

                        Quem roubou o carro pode ter reparado nisso e ter desistido de consumar o furto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                          pois tambem pensei nisso , para que um ladrão se vai dar o trabalho de roubar um carro, para o deixar abandonado uns metros, abaixo da rua ??
                          Quem roubou o carro teve o azar do mesmo estar sem gasolina, enquanto tinha gasolina nos tubos, pegou, quando deu a volta para vir para cima, o carro devido a falta de gasolina foi abaixo. O gajo la pensou outra coisa, insistiu e acabou por embater na outra viatura ( A mesma estava mal estacionada ).

                          Agora é assim, o carro dentro de terreno privado, parado devido a legalização ( mudança de nome, e fazer novo seguro e inspecção ), segundo sei não sou obrigado a ter seguro. Roubaram me o carro, quem paga os danos do outro veiculo? Assim como eu nao tive culpa, a pessoa tambem nao a teve. A

                          O justo aqui seria cada um com o seu dano. Mas dependendo daquilo que me apresentarem, logo resolverei esta situaçao. A ideia nao é penalizar alguem, agora depende tambem da maneira que a pessoa tratar.

                          Comentário


                            #14
                            Como referido, o carro estando num terreno particular, não precisa de ter seguro e IPO em dia. (se na via pública, ler à contrario sensu).

                            Quanto à responsabilidade e mesmo que o FGA possa ser accionado por parte do lesado, tal não impede que o FGA venha subsidiariamente, pedir para ser ressarcido pelo valor despendido.

                            Portanto e com isto, apresenta queixa contra desconhecidos nas autoridades por furto.

                            No entanto e como referido relativamente aos danos, o FGA mesmo que pague, pode vir a pedir responsabilidade,ao proprietário da viatura.
                            Editado pela última vez por nto; 12 April 2014, 13:37.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por miguelrocha Ver Post
                              Quem roubou o carro teve o azar do mesmo estar sem gasolina, enquanto tinha gasolina nos tubos, pegou, quando deu a volta para vir para cima, o carro devido a falta de gasolina foi abaixo. O gajo la pensou outra coisa, insistiu e acabou por embater na outra viatura ( A mesma estava mal estacionada ).

                              Agora é assim, o carro dentro de terreno privado, parado devido a legalização ( mudança de nome, e fazer novo seguro e inspecção ), segundo sei não sou obrigado a ter seguro. Roubaram me o carro, quem paga os danos do outro veiculo? Assim como eu nao tive culpa, a pessoa tambem nao a teve. A

                              O justo aqui seria cada um com o seu dano. Mas dependendo daquilo que me apresentarem, logo resolverei esta situaçao. A ideia nao é penalizar alguem, agora depende tambem da maneira que a pessoa tratar.
                              Se estava em terreno privado não necessitava de seguro ou inspecção. O que tens de fazer é apresentar queixa na policia por roubo. Quanto aos danos no outro carro, ou assumes a reparação, ou o outro que accione o FGA.

                              Comentário


                                #16
                                Se o carro estava em terreno privado, para além de não necessitar de seguro ou inspecção, o caso não pode de modo algum ser imputado ao dono. O responsável será sempre o ladrão, da mesma forma como se tivesse sido um caso de vandalismo... aliás mesmo com seguro, não acredito que o seguro pagasse um caso desses...

                                Comentário


                                  #17
                                  O problema maior será provar que o carro foi roubado e encontrar o ladrão.

                                  O user não apresentou queixa com medo das multas, e acho que o maior erro reside aqui... com o auto da polícia poder-se-ia justificar que houve de facto roubo perante o FGA.

                                  Por outro lado, o responsável do carro faleceu e se à data ainda não houver habilitação de herdeiros, o queixoso poderá pedir indemnização sobre a herança.

                                  Quero com isto dizer que de uma maneira ou de outra, o proprietário do veiculo lesado tem direito a ver o seu carro reparado. Cada um ficar com o seu estrago à luz da lei não faz sentido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
                                    O problema maior será provar que o carro foi roubado e encontrar o ladrão.

                                    O user não apresentou queixa com medo das multas, e acho que o maior erro reside aqui... com o auto da polícia poder-se-ia justificar que houve de facto roubo perante o FGA.

                                    Por outro lado, o responsável do carro faleceu e se à data ainda não houver habilitação de herdeiros, o queixoso poderá pedir indemnização sobre a herança.

                                    Quero com isto dizer que de uma maneira ou de outra, o proprietário do veiculo lesado tem direito a ver o seu carro reparado. Cada um ficar com o seu estrago à luz da lei não faz sentido.



                                    Por isso tudo, é que referi acima que o user deveria apresentar queixa por furto da viatura.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só uma correcção:

                                      Chama-se Seguro Automóvel Obrigatório, estar apenas parado na rua da Pitosga de terça a quinta não é razão para estar isento do seguro.

                                      Estando apenas isentos do mesmo o Estado Português ou os Estados estrangeiros e tem de ter que requerer a isenção.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho que, como estás aborrecido com a situação, não estás a escrever coisa com coisa.
                                        Se há que haver um culpado, esse certamente não pode ser o dono do carro em que foram bater e se o teu carro se encontrava na via pública, então boa sorte.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por miguelrocha Ver Post
                                          Quem roubou o carro teve o azar do mesmo estar sem gasolina, enquanto tinha gasolina nos tubos, pegou, quando deu a volta para vir para cima, o carro devido a falta de gasolina foi abaixo. O gajo la pensou outra coisa, insistiu e acabou por embater na outra viatura ( A mesma estava mal estacionada ).

                                          Agora é assim, o carro dentro de terreno privado, parado devido a legalização ( mudança de nome, e fazer novo seguro e inspecção ), segundo sei não sou obrigado a ter seguro. Roubaram me o carro, quem paga os danos do outro veiculo? Assim como eu nao tive culpa, a pessoa tambem nao a teve. A

                                          O justo aqui seria cada um com o seu dano. Mas dependendo daquilo que me apresentarem, logo resolverei esta situaçao. A ideia nao é penalizar alguem, agora depende tambem da maneira que a pessoa tratar.
                                          Achas que sim? Algo de que és proprietário, ou virás a ser, causou um dano a outrem e tu achas que o outro deve ficar prejudicado.
                                          Põe-te na posição do outro e vê lá se pensas da mesma maneira.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por miguelrocha Ver Post
                                            Quem roubou o carro teve o azar do mesmo estar sem gasolina, enquanto tinha gasolina nos tubos, pegou, quando deu a volta para vir para cima, o carro devido a falta de gasolina foi abaixo. O gajo la pensou outra coisa, insistiu e acabou por embater na outra viatura ( A mesma estava mal estacionada ).
                                            Então e não roubou mais nada, que estivesse dentro do carro? (Aut-rádio, documentos, etc.)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                              Achas que sim? Algo de que és proprietário, ou virás a ser, causou um dano a outrem e tu achas que o outro deve ficar prejudicado.
                                              Põe-te na posição do outro e vê lá se pensas da mesma maneira.
                                              Então agora põe-te na minha posição, e eu punho me na do lesado, roubavam-te o carro da garagem, imaginamos em em vez de uma amolgadela ( como é o caso ), desfaziam me a frente, tinhas culpa de um marmanjo qualquer decidir tirar te o carro da garagem, e dar cabo da frente do meu? Ias pagar pelo acto dos outros?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
                                                O problema maior será provar que o carro foi roubado e encontrar o ladrão.

                                                O user não apresentou queixa com medo das multas, e acho que o maior erro reside aqui... com o auto da polícia poder-se-ia justificar que houve de facto roubo perante o FGA.

                                                Por outro lado, o responsável do carro faleceu e se à data ainda não houver habilitação de herdeiros, o queixoso poderá pedir indemnização sobre a herança.

                                                Quero com isto dizer que de uma maneira ou de outra, o proprietário do veiculo lesado tem direito a ver o seu carro reparado. Cada um ficar com o seu estrago à luz da lei não faz sentido.
                                                A chamada que fiz para o 112 deve ter ficado registada, e tenho vizinhos que em principio são testemunhas como me roubaram o carro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Auto-rádio, é de placa, e na altura a mesma não se encontrava no sitio, documentos andam sempre comigo. E pelo que me disseram, fizeram muito barulho, não tiveram tempo para nada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso não foi roubo nenhum.

                                                    O carro deve ter ficado sem travões (isto se tinha o travão de mão puxado e engatado) e foi pela rua abaixo.

                                                    Há que pagar.


                                                    Se foi roubo que te adianta? Apresentas queixa contra desconhecidos e isso vai para o teto!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                                                      Só uma correcção:

                                                      Chama-se Seguro Automóvel Obrigatório, estar apenas parado na rua da Pitosga de terça a quinta não é razão para estar isento do seguro.

                                                      Estando apenas isentos do mesmo o Estado Português ou os Estados estrangeiros e tem de ter que requerer a isenção.
                                                      Já estou a ver a malta dos restauros a pagar seguro 2 e 3 anos com eles ainda todos desmontados

                                                      Se o carro está parado no terreno pessoal porque razão ia ter seguro?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                        Isso não foi roubo nenhum.

                                                        O carro deve ter ficado sem travões (isto se tinha o travão de mão puxado e engatado) e foi pela rua abaixo.

                                                        Há que pagar.


                                                        Se foi roubo que te adianta? Apresentas queixa contra desconhecidos e isso vai para o teto!
                                                        É, ficou sem travões, desceu a rua, desfez a curva sozinho, e ainda teve agilidade de ficar virado para cima, sei que já há protótipos de carros que andam sozinhos, mas este esta muito longe dessa tecnologia.

                                                        Eu sei, já é a segunda vez que me roubam este carro, na primeira queimaram me o motor ( Estava com a bomba de agua queimada ), na altura roubaram me o radio. A queixei foi apresentada ( O carro so apareceu 3/4 dias depois ), e so me disseram assim " Não encontramos nada que nos possa levar a quem fez isto "...

                                                        Mas ao menos, os prejuízos a terceiros não sou eu que levo com eles, vai para o FGA, e eles depois que vão em cima dos gatunos se quiserem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                                          Já estou a ver a malta dos restauros a pagar seguro 2 e 3 anos com eles ainda todos desmontados

                                                          Se o carro está parado no terreno pessoal porque razão ia ter seguro?
                                                          Mas mesmo que tivesse seguro, e o carro estivesse na via publica, ia agravar o seguro sem culpa? Aqui o meu erro, foi a má informação que me deram na altura, e dos nervos. Mas hoje vou tratar de apresentar a queixa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Na realidade nem sei se um seguro pagaria um caso desses de vandalismo. Tenho dúvidas. Se alguém souber que acrescente aí.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X