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    E depois dos premium?

    Nos últimos anos generalizou-se a ideia de que os premium são os 3 Alemães: Mercedes, Audi e BMW.

    Por diversos factores económicos e financeiros o acesso aos 3 Alemães facilitou-se e é vê-los a dominar as tabelas de vendas.

    A minha questão é:

    Para onde foram os restantes?

    A Opel não vai além do Insignia, a Peugeot do 508, a Renault do Laguna (e mal).

    Só a Volvo parece ter alguma capacidade para se imiscuir entre os 3 principais.

    Repare-se que o presidente Francês se desloca num Citroen DS5 (é verdade que por demagogia) e num Citroen C6. Um é familiar, o outro já não se fabrica, em Itália o presidente desloca-se de Audi.

    Um consumidor ao considerar a compra de um automóvel por pouco mais vai para um dos 3 Alemães, se for em renting até ficam mais baratos que outros, mas não pretendo por a ênfase no consumidor, mas sim nos construtores.

    Quase todos os restantes construtores Europeus cariam e agora será bastante mais difícil retomar uma posição de mercado que tinham há 10/20 anos.

    Quais serão as perspectivas?

    #2
    Originalmente Colocado por Jag Ver Post
    Nos últimos anos generalizou-se a ideia de que os premium são os 3 Alemães: Mercedes, Audi e BMW.

    Por diversos factores económicos e financeiros o acesso aos 3 Alemães facilitou-se e é vê-los a dominar as tabelas de vendas.

    A minha questão é:

    Para onde foram os restantes?

    A Opel não vai além do Insignia, a Peugeot do 508, a Renault do Laguna (e mal).

    Só a Volvo parece ter alguma capacidade para se imiscuir entre os 3 principais.

    Repare-se que o presidente Francês se desloca num Citroen DS5 (é verdade que por demagogia) e num Citroen C6. Um é familiar, o outro já não se fabrica, em Itália o presidente desloca-se de Audi.

    Um consumidor ao considerar a compra de um automóvel por pouco mais vai para um dos 3 Alemães, se for em renting até ficam mais baratos que outros, mas não pretendo por a ênfase no consumidor, mas sim nos construtores.

    Quase todos os restantes construtores Europeus cariam e agora será bastante mais difícil retomar uma posição de mercado que tinham há 10/20 anos.

    Quais serão as perspectivas?
    As perspectivas são precisamente uma vida muito dificultada para os premium!

    Convém ter em mente que uma parte muito expressiva da venda de premium novos são para carros de serviço e renting.

    Com as novas introduções fiscais para carros de serviço, qualquer carro acima dos 35.000€ vai levar com o martelo máximo de penalização, que vai incidir sobre as empresas ou sobre quem os utiliza (neste caso sendo contabilizado como um rendimento adicional tributável em IRS).

    Espero estar enganado, mas julgo que facilmente estás medidas vão fazer com que muitos premium de serviço venham a dar lugar a carros mais baratos, e provavelmente de marcas mais generalistas.

    O cerco fiscal feito ao automóvel (IUC e agora está questão), em conjunto com uma economia pouco brilhante dificilmente farão outra coisa que não seja forçar a descida média de valor e escalão de carros novos vistos na estrada.

    Espero estar enganado...

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      #3
      A bem da diversificação espero que estejas correcto, desde que não seja para mais Méganes, mas o que poderão/estarão os construtores fazer para contrapor a hegemonia Alemã?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Jag Ver Post
        A bem da diversificação espero que estejas correcto, desde que não seja para mais Méganes, mas o que poderão/estarão os construtores fazer para contrapor a hegemonia Alemã?
        Não sei se poderá ir muito acima do Megane (como segmento).

        O problema dos generalistas nos segmentos mais altos passa sempre por um menor valor em usado, que cria uma distorção no valor de rentings face a soluções premium.

        Atendendo a que os impostos se baseiam no valor do veículo novo (para carros de serviço), talvez os segmento D com motores de entrada (tipo 1.6d) tenham mais alguma hipótese, mas creio que o downgrade dificilmente será evitável.

        Não vejo grandes hipóteses de entrarem Lagunas 2.0 (e afins) onde estavam 320d.

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          #5
          A Lexus e AR tambem andam perto do trio alemão.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
            A Lexus e AR tambem andam perto do trio alemão.
            AR com a gama actual desde quando se batem com os segmentos do Class C/A4 /S3 e acima?

            Ainda na equação há a Jaguar, Volvo e Lexus.

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              #7
              Eu vejo uma data de marcas que de alguma forma se destacam, mesmo nos segmentos e formatos tradicionais, nomeadamente D, E e F.

              Coisas como Jaguar, Maserati, Lexus, Porsche, Volvo, etc.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Eu vejo uma data de marcas que de alguma forma se destacam, mesmo nos segmentos e formatos tradicionais, nomeadamente D, E e F.

                Coisas como Jaguar, Maserati, Lexus, Porsche, Volvo, etc.
                Maserati e Porsche jogam na liga acima.
                Se bem que a Porsche com o Macan e Cayenne começam já mais em baixo

                Comentário


                  #9
                  Atualmente,com os modelos que tem não consegue competir com o trio prèmium mas a qualidade está lá.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                    Atualmente,com os modelos que tem não consegue competir com o trio prèmium mas a qualidade está lá.
                    A Alfa Romeo ? são os maiores nabos de que há memória.

                    Com o Maserati Ghibli, bastava-lhes fazer um rebadget e cortar um bocadinho na qualidade e tinham o melhor Alfa segmento E de sempre.

                    Deviam também voltar ao segmento D claro !!

                    Comentário


                      #11
                      O trio Alemão qualquer dia desce a oferta até ao segmento dos carros sem carta. Nos últimos anos houve, e continua a haver uma inversão dos papéis, os premium são generalistas e os generalistas são não sei bem o quê.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jag Ver Post
                        O trio Alemão qualquer dia desce a oferta até ao segmento dos carros sem carta. Nos últimos anos houve, e continua a haver uma inversão dos papéis, os premium são generalistas e os generalistas são não sei bem o quê.
                        É bem verdade

                        Comentário


                          #13
                          Tens o Mazda 6 por exemplo que caga na cabeça dos correntes premium. Atualmente o premium é apenas pelo simbolo, o que se paga a mais é pelo simbolo, é tipo a apple.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                            Tens o Mazda 6 por exemplo que caga na cabeça dos correntes premium. Atualmente o premium é apenas pelo simbolo, o que se paga a mais é pelo simbolo, é tipo a apple.
                            Pois é ! é tudo burro menos tu

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                              Tens o Mazda 6 por exemplo que caga na cabeça dos correntes premium. Atualmente o premium é apenas pelo simbolo, o que se paga a mais é pelo simbolo, é tipo a apple.

                              Que conversa de velho do restelo lol

                              Comentário


                                #16
                                Actualmente a Lexus e a Jaguar parecem-me claramente premium. Pelo menos imagem de marca têm o que neste segmento é importante. A Volvo também anda lá perto nos segmentos C e D mas acho que lhe falta um bom segmento E.
                                Nos SUV não vejo a Land Rover, Evoque por ex, abaixo de um Q5 ou X3. O XC60 também entra neste campeonato e ainda há o XC70 que não tem rival nos alemães (as Allroads, talvez??).
                                Obviamente que não incluo Maseratis, Panameras ou Macans neste comparativo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Saindo deste mercado pequenino a Jaguar, Lexus, Volvo e até outras pouco faladas como Acura e Infinity são alternativas ao trio alemão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                    Saindo deste mercado pequenino a Jaguar, Lexus, Volvo e até outras pouco faladas como Acura e Infinity são alternativas ao trio alemão.
                                    Infiniti.

                                    E por falar em Infiniti, ainda não têm concessionário cá em Portugal pois não?

                                    Podem também juntar a Cadillac a esse grupo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                      A Lexus e AR tambem andam perto do trio alemão.
                                      A AR tende em se debater mais com a Saab

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Eu vejo uma data de marcas que de alguma forma se destacam, mesmo nos segmentos e formatos tradicionais, nomeadamente D, E e F.

                                        Coisas como Jaguar, Maserati, Lexus, Porsche, Volvo, etc.
                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                        Maserati e Porsche jogam na liga acima.
                                        Se bem que a Porsche com o Macan e Cayenne começam já mais em baixo
                                        Exactamente. Estamo-nos a esquecer aqui de certas marcas que já têm segmentos E premium há algum tempo e mesmo as marcas de carros de luxo já estão também a "descer" de gama e a propor carros mais "populares". Quem diria há uma dúzia de anos que iria haver um Maserati Diesel??

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ora bem , alemao é que é bom , logo só se compra disso e mais nada , para que as outras marcas produzirem segmentos mais altos se só se ve o trio alemao !??!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                            Ora bem , alemao é que é bom , logo só se compra disso e mais nada , para que as outras marcas produzirem segmentos mais altos se só se ve o trio alemao !??!

                                            Já paraste para pensar?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              Ora bem , alemao é que é bom , logo só se compra disso e mais nada , para que as outras marcas produzirem segmentos mais altos se só se ve o trio alemao !??!
                                              Há lugar para os "alternativos", embora para isso tenha de ser também de marcas com pedigree, e lá voltamos aos Jaguar, Maserati, Porsche...

                                              O que não dá mesmo são construtores "generalistas" a querer entrar no segmento E... houve poucas excepções a ter sucesso (ex.º Peugeot 607), mas actualmente os compradores deste tipo de carros já se "recusam" a comprar estas marcas. Querem e exigem o "status" associado a uma marca de "renome".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                Ora bem , alemao é que é bom , logo só se compra disso e mais nada , para que as outras marcas produzirem segmentos mais altos se só se ve o trio alemao !??!
                                                Nem vale a pena. Se pegassem num Classe E e lhe mudassem os logos para Peugeot, não prestava. Não tinha imagem de marca...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JoaoCL Ver Post
                                                  Nem vale a pena. Se pegassem num Classe E e lhe mudassem os logos para Peugeot, não prestava. Não tinha imagem de marca...
                                                  Mas engraçado era ter em casa ou experimentar durante uns valentes kms premiums e não premiums em vez de imaginar troca símbolos enquanto tentam adormecer convencidos que as diferenças são apenas no capítulo da imagem social...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    O que não dá mesmo são construtores "generalistas" a querer entrar no segmento E... houve poucas excepções a ter sucesso (ex.º Peugeot 607),
                                                    Ah !!! O PEugeot 607, esse exemplo do sucesso de uma marca Francesa, dita generalista, no segmento E...

                                                    "Casos de sucesso" no segmento E dos Franceses:

                                                    Citroën CX - 1 169 695
                                                    Renault 25 - 779 687
                                                    Citroën XM - 333 405
                                                    Renault Safrane - 310 000
                                                    Peugeot 605 - 252 185
                                                    Peugeot 607 - <200 000
                                                    Peugeot 604 - 153 266
                                                    Renault VelSatis - ± 60 000
                                                    Citroën C6 - 23 384

                                                    Mas sim, face a um VelSatis ou a um C6, foi de facto, um sucesso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Primeiro gostava que explanassem o que é ser premium...
                                                      Acho que isso é mais conversa que tanto que se falou que se tornou verdade
                                                      Por exemplo, um Audi A3 é mais refinado e tem mais qualidade que um Volvo C30? Custam quase o mesmo, um destaca-se numas coisas o outro noutras, mas o A3 é indubitavelmente premium e o C30 não. Como este, existem N exemplos assim...
                                                      Acho que principalmente está no posicionamento da marca em todos segmentos do mercado, hoje em dia a Audi/BMW/Mercedes tem uma oferta em todos os segmentos com que as outras competidoras apenas podem sonhar pois faltam € para isso.
                                                      Se repararem até cerca de 2000 este trio tinha 5 ou 6 modelos(assim como quase todas as marcas tinham/tem) mas dai para a frente foi o BOOM! Hoje, bem contados, devem ter aí 20 modelos cada uma... Chegamos ao ponto de um modelo parir 4 carros!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                        Ah !!! O PEugeot 607, esse exemplo do sucesso de uma marca Francesa, dita generalista, no segmento E...

                                                        "Casos de sucesso" no segmento E dos Franceses:

                                                        Citroën CX - 1 169 695
                                                        Renault 25 - 779 687
                                                        Citroën XM - 333 405
                                                        Renault Safrane - 310 000
                                                        Peugeot 605 - 252 185
                                                        Peugeot 607 - <200 000
                                                        Peugeot 604 - 153 266
                                                        Renault VelSatis - ± 60 000
                                                        Citroën C6 - 23 384

                                                        Mas sim, face a um VelSatis ou a um C6, foi de facto, um sucesso.
                                                        Em Portugal parece-me que se vendeu bem... para um generalista!

                                                        Mas faz lá agora os trabalhos de casa para o mercado português, vá... estou curioso!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                          Primeiro gostava que explanassem o que é ser premium...
                                                          Há aspectos tangiveis e intangiveis.

                                                          A Qualidade que referes é um aspecto tangivel, materiais montagem, etc. que nalguns casos é evidente e noutros nem tanto, ou não de todo. O caso que referes é curioso porque em ambiente interior/qualidade o A3 é provavelmente o melhor do seu segmento.

                                                          Depois há os aspectos intangiveis, há marcas que conseguem atingir um patamar de ser muito desejadas e isso traduz-se em valor.

                                                          No fundo se tiveres 2 t-shirts com a mesma gramagem e feitio, uma branca e outra com o logo ferrari, facilmente a 2ª vale o dobro da 1ª.

                                                          Vale porquê ? porque há quem esteja disposto a pagar ! porquê, porque de alguma forma aquele logotipo tem um conjunto de valores e associações que fará o potencial comprador da t-shirt sentir-se bem como seu proprietário.

                                                          Creio que é esta parte da intangibilidade que tu não estás a compreender.
                                                          Editado pela última vez por v7; 12 April 2014, 17:19.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                            Primeiro gostava que explanassem o que é ser premium...
                                                            Acho que isso é mais conversa que tanto que se falou que se tornou verdade
                                                            Por exemplo, um Audi A3 é mais refinado e tem mais qualidade que um Volvo C30? Custam quase o mesmo, um destaca-se numas coisas o outro noutras, mas o A3 é indubitavelmente premium e o C30 não. Como este, existem N exemplos assim...
                                                            Acho que principalmente está no posicionamento da marca em todos segmentos do mercado, hoje em dia a Audi/BMW/Mercedes tem uma oferta em todos os segmentos com que as outras competidoras apenas podem sonhar pois faltam € para isso.
                                                            Se repararem até cerca de 2000 este trio tinha 5 ou 6 modelos(assim como quase todas as marcas tinham/tem) mas dai para a frente foi o BOOM! Hoje, bem contados, devem ter aí 20 modelos cada uma... Chegamos ao ponto de um modelo parir 4 carros!
                                                            Ou concordo com o "JEDI". Aí está a resposta para a questão feita pelo rca33:

                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            As perspectivas são precisamente uma vida muito dificultada para os premium!

                                                            Convém ter em mente que uma parte muito expressiva da venda de premium novos são para carros de serviço e renting.

                                                            Com as novas introduções fiscais para carros de serviço, qualquer carro acima dos 35.000€ vai levar com o martelo máximo de penalização, que vai incidir sobre as empresas ou sobre quem os utiliza (neste caso sendo contabilizado como um rendimento adicional tributável em IRS).

                                                            Espero estar enganado, mas julgo que facilmente estás medidas vão fazer com que muitos premium de serviço venham a dar lugar a carros mais baratos, e provavelmente de marcas mais generalistas.

                                                            O cerco fiscal feito ao automóvel (IUC e agora está questão), em conjunto com uma economia pouco brilhante dificilmente farão outra coisa que não seja forçar a descida média de valor e escalão de carros novos vistos na estrada.

                                                            Espero estar enganado...
                                                            Os ditos premium, estão cada vez mais a vulgarisarem-se. Ou seja, a Audi, após lançar o Audi A3 (o "Golf Premium"), introduziu no mercado o A1, e já se fala poder lançar um modelo com base no UP. Outro exemplo é a BMW.

                                                            E assim, acredito eu, vai acontecer com as marcas até aqui faladas. A Jaguar está já a desenvolver um modelo concurrente para os A4, Series 3 ou Classe C. Uma imagem de referencia aliado a uma boa qualidade.

                                                            Por aquilo que os três alemães chegaram a representar no passado, vão ser sempre marcas premium. Marcas, que são uma referencia para outras marcas, generalistas ou não. Quem vai comprar decide, se prefere não "chamar a atenção" com o Lexus (por exemplo), ou se prefere apresentar-se com um dos alemães, acabando por ser noticia na vizinhança.

                                                            Esta questão de falar em marcas premium já está na cabeça das pessoas. Se são melhores? Na sua maioria sim, até porque o público primário, os alemães, são "bastante criticos". Agora, a tendencia que eu acho que se vai registando é que as marcas vão tornando os seus modelos cada vez mais premium, pelo qual não sentem a necessidade criar um modelo premium, para competir com segmentos acima.

                                                            Comentário

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