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Corsa 1.7 DTI Van - Perda de água normal?

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    Corsa 1.7 DTI Van - Perda de água normal?

    Boas!
    Desculpem a minha ignorância...mas é normal um carro consumir água? Pergunto isso pq tenho reparado q o meu Corsa 1.7 DTI de 2001 anda com o nível de água abaixo do limite, qd no respectivo manual do carro diz q raramente existem perdas de água pelo que não existe necessidade de reposição/acréscimo de água.
    Já há cerca de 3 meses reparei que o nível da água estava 1 pouco abaixo do mínimo (tendo efectuado 1 reposição), porém desta vez encontra-se mto mais abaixo do mínimo. O nível de temperatura encontra-se sempre nos níveis normais.

    Como é que eu posso fazer a reposição? Água da torneira com anti-congelante?

    Obrigado desde já.

    Cumps,
    SkElEtIkO

    #2
    nao é normal a agua desaparecer, ela tem de ir para algum lado, pode ser tao simples como um tubo que tenha um furo ou mais complicado como a cabeça do motor rachada ou a junta queimada!
    sim é melhor meter anti-congelante para nao correres riscos no inverno

    Comentário


      #3
      Não sei se água da torneira é o mais indicado, por causa do calcário...

      Comentário


        #4
        Pois é, o santos tem razão... Procura ver kd ligas o carro, (pk esta frio, materiais menos dilatados), se pinga em algum sitio.

        Já me aconteceu perder água (bastante), e era 1 tupo de chaufagem que estava estragado.

        Pelos vistos em 3 meses perder 1 bocado é pk a coisa não é mt grave, mas é sp melhor averiguar.

        Comentário


          #5
          Pois é, a agua da torneira contem calcario que danifica o circuito por onde passa, principalmente o radiador.

          Comentário


            #6
            Tive esse problema à 1 mês com a minha astra e posso dizer que os carros não consomem água. No meu caso tinha um furo no tubo metálico que está perto do colector de escape.
            Agora podes usar a agua da torneira, porque quando reparares o motor (e convem faze-lo depressa) põe anticongelante novo, e não te esquças de o trocar a cada dois anos para diminuir a possibilidade de corrosão(que foi o que aconteceu comigo).

            Comentário


              #7
              ja agora, se queres saber se é na cabeça ou na junta ve se o nivel do oleo do motor nao aumentou ou entao se tem um aspecto diferente do normal

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por miguel santos

                ja agora, se queres saber se é na cabeça ou na junta ve se o nivel do oleo do motor nao aumentou ou entao se tem um aspecto diferente do normal
                Tb...

                Ou então nos casos mais extremos vê-se mm a água a sair pelo escape...

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por vadio

                  citação:Originalmente colocada por miguel santos

                  ja agora, se queres saber se é na cabeça ou na junta ve se o nivel do oleo do motor nao aumentou ou entao se tem um aspecto diferente do normal
                  Tb...

                  Ou então nos casos mais extremos vê-se mm a água a sair pelo escape...
                  isso da agua a sair pelo escape é pura condensaçao de agua no tubo de escape por os carros fazerem viagens curtas sem que chegue a aquecer! nao tem nada a ver com as perdas de agua para o motor(senao tambem saia oleo...)

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por miguel santos

                    ja agora, se queres saber se é na cabeça ou na junta ve se o nivel do oleo do motor nao aumentou ou entao se tem um aspecto diferente do normal
                    Boas!
                    O nível do óleo parece-me ser o normal assim como o seu aspecto,
                    A cabeça/junta do motor parece-me (e espero!) q não constituam o problema, dado que o carro só tem 60 000 km's, sendo que 28 000 km's foram feitos por mim e sempre com os devidos cuidados.

                    Cumps

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por miguel santos

                      citação:Originalmente colocada por vadio

                      citação:Originalmente colocada por miguel santos

                      ja agora, se queres saber se é na cabeça ou na junta ve se o nivel do oleo do motor nao aumentou ou entao se tem um aspecto diferente do normal
                      Tb...

                      Ou então nos casos mais extremos vê-se mm a água a sair pelo escape...
                      isso da agua a sair pelo escape é pura condensaçao de agua no tubo de escape por os carros fazerem viagens curtas sem que chegue a aquecer! nao tem nada a ver com as perdas de agua para o motor(senao tambem saia oleo...)
                      Sim, fica ressuado.

                      Mas eu estava-me a referir a grandes quantidades, do genero ter o carro parado alguém acelerar e pores a mão junto ao escape e ela ficar td molhada e preta.

                      O oleo tb sai, kd se vê o fumo azulado...

                      Comentário


                        #12
                        nepias isso é mesmo condensaçao, a agua depois com a força tras a porcaria que esta dentro de escape! por isso é que fica preta
                        para sair agua do motor os cilindros tinham de a deixar passar e ai ja tinhamos 2 problemas(o ultimo ainda mais grave)

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por miguel santos

                          nepias isso é mesmo condensaçao, a agua depois com a força tras a porcaria que esta dentro de escape! por isso é que fica preta
                          para sair agua do motor os cilindros tinham de a deixar passar e ai ja tinhamos 2 problemas(o ultimo ainda mais grave)
                          Pois tinham e deixam...

                          Já vi isto a acontecer...

                          Comentário


                            #14
                            Não me parece nada de grave, é normal existir sempre alguma perda. Eu comprei 5l de anticongelante já com a mistura feita e vou acrescentando conforme a necessidade.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por vadio

                              citação:Originalmente colocada por miguel santos

                              nepias isso é mesmo condensaçao, a agua depois com a força tras a porcaria que esta dentro de escape! por isso é que fica preta
                              para sair agua do motor os cilindros tinham de a deixar passar e ai ja tinhamos 2 problemas(o ultimo ainda mais grave)
                              Pois tinham e deixam...

                              Já vi isto a acontecer...
                              so se o motor ja estava mesmo a dar as ultimas e ja tinha mais agua que oleo! muito estranho

                              Comentário


                                #16
                                Pois, lá está casos, mais extremos... ;)

                                O que não é o caso do Skeletiko com td a certeza, ou já tinha ficado apeado mts vezes.

                                Comentário


                                  #17
                                  épa, has de ver por baixo dos tapetes se nao esta humido!
                                  pode ser o radiador da chauffagem!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu acho que não é nada normal um carro consumir água.
                                    A minha astra (que tem um motor igual) andou 4 anos sem consumir agua.
                                    Verifica bem se existe uma fuga porque a agua deve sair por algum lado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu já disse noutro tópico mas ninguém me ligou nenhuma mas o polo 9n3 cá de casa com 10.000km perdeu a água quase toda, repusemos o nível e passado duas semanas já tinha perdido metade do que pusemos. Não pinga nem nada que se pareça.. Vai esta sexta à marca (pela 2ª vez porque na primeira disseram "não deve ser nada de especial" [xx(])e logo se verá

                                      Comentário


                                        #20
                                        Provavelmente terás uma fuga no circuito de refrigeração.

                                        Numa Combo lá da empresa por acaso e por sorte dei conta do mesmo decréscimo de líquido de refrigeração em contínuo e no final, depois de uma visita à oficina, o problema residia num qualquer vedante cujo custo era de uns astronómicos 0,70 €.

                                        Por isso quanto antes passa na oficina que o barato pode sair caro!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Também acho normal, em especial nos meses mais quentes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Procura debaixo do carro por manchas de água. Podes ter uma fuga algures.

                                            Caso contrário poderá ser indicios de junta queimada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por margalhau

                                              Procura debaixo do carro por manchas de água. Podes ter uma fuga algures.

                                              Caso contrário poderá ser indicios de junta queimada.
                                              Epa, agora fiquei preocupado.
                                              O meu carro "poderá" andar com a junta queimada à mais de 100kkm.

                                              Não faz mal, pode ser k faça mais outros 100kkm, lol

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Gugul

                                                citação:Originalmente colocada por margalhau

                                                Procura debaixo do carro por manchas de água. Podes ter uma fuga algures.

                                                Caso contrário poderá ser indicios de junta queimada.
                                                Epa, agora fiquei preocupado.
                                                O meu carro "poderá" andar com a junta queimada à mais de 100kkm.

                                                Não faz mal, pode ser k faça mais outros 100kkm, lol
                                                Até pode fazer milhares de km's, a cabeça do motor é que vai sofrer com isso... ;)

                                                Verifica bem se o carro tem alguma fuga. Ás vezes até pode ser a tampa do radiador a vedar mal.

                                                Uma outra forma de ver se a junta está queimada é observando a cor da agua no circuito de refrigeração. Normalmente começa a ficar com um tom acastanhado. Outra é com o motor a trabalhar, quando o carro está quente vêm-se pequenas bolhas a aparecer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas!
                                                  Tenho um Opel Corsa 1.5 TD e já teve por duas vezes fugas no circuito de refrigeração...Teve que ir para a oficina, mas ainda assim de mês tenho de pôr um pouco de líquido anti-congelante no reservatório, para estar sempre no nível ideal.

                                                  Por isso, oficina com ele que é o melhor.;)

                                                  Uma coisa que li e que eu nunca fiz...nível da água? Onde é que se vê isso? Nunca meti água no carro, a não ser no reservatório dos limpa pára-brisas...
                                                  Só meto um pouco de óleo de muito a muito tempo e líquido anti-congelante. Faz-se alguma mistura de água + anti-congelante é?
                                                  Desculpem lá a ignorância,
                                                  Cumps.;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Meter água é uma expressão antiga porque dantes... anti-congelante!? Qé isso?

                                                    Existe muito anti-congelante que é vendido concentrado, e convém juntar a proporção correcta de água, consoante as instruções. Aquele que já vem diluido, é só pôr no carrom não é preciso juntar água.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por justman

                                                      Meter água é uma expressão antiga porque dantes... anti-congelante!? Qé isso?

                                                      Existe muito anti-congelante que é vendido concentrado, e convém juntar a proporção correcta de água, consoante as instruções. Aquele que já vem diluido, é só pôr no carrom não é preciso juntar água.
                                                      Ah bom...obrigado.;)
                                                      Já estava a ficar um pouco preocupado...O que normalmente compro não costuma dizer nada nas instruções, pelo que deve ser só "pôr lá para dentro"...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E aquela vauvula que existe no topo da tampa do liquido de refrigeração, não serve tb para expelir água qdo há mta pressão?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pode tambem ser um problema dessa valvula, mas é mais comum que seja o termostato preso e depois o aumento da pressão faz com a agua seja expelida pela valvula da tampa do reservatorio de expanção.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Atenção ao tubo por detras do turno!!!! o oringue, costuma ceder! Bloco rachado.... e dificil de acrditar num isuzu...

                                                            Comentário

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