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Aumentar a cavalagem em Ibiza 1.4 16V

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    Aumentar a cavalagem em Ibiza 1.4 16V

    Boas!

    Ando aqui com uma pequena dúvida o meu Ibiza de 2005 1.4 a Gasolina tem 100Cv gostava de lhe poder dar no minimo mais uns 10 já andei a ver os filtros K&N mas muito se diz sobre os mesmos nomeadamente a possibilidade de entrar mais sujidade no motor, apesar de andar com ele só basicamente na estrada.
    Outra opção seria uma BMC CDA talvez mais fiável não?

    Que aconselham mais?

    #2
    Juntar tudo e ... trocar para um carro com mais potência se esse não chega para ti.

    Comentário


      #3
      Tanto que podes fazer.

      Podes tirar peso ao carro.
      Podes tirar peso não suspenso ao carro (jantes e pneus mais leves).
      Podes meter velas melhores.
      Podes trabalhar a cabeça.
      Podes meter novas árvores de cames.
      Podes meter um novo filtro de ar.
      Podes melhorar a entrada de ar para o filtro.
      Podes mudar a panela de escape e linha completa.
      Podes reprogramar a centralina.
      Podes mudar de caixa de velocidades, para mais curta, melhores arranques, mais longa, maior velocidade maxima.

      Ou podes simplesmente comprar um carro mais desportivo e com um chassis mais dinamico de origem!

      Comentário


        #4
        Mais power num motor pequeno a zagolina?
        Metes turbo, IC, reprogramas a centralina, nova admissão e nova exaustão e deves conseguir um bom resultado. Clçaro mque depois tens que reforçar a embraiagem, mudar caixa de velocidades entre outras optimizações obrigatórias.

        Com 10.000 euritos fazes a festa.


        Alternativa razoavel, comprar um carro mais potente.

        Comentário


          #5
          Ele começou por um K&N e não chegou....... daqui a pouco vai conhecer um amigo de um amigo que faz repro's......no fim enterra 5000€ no carro e podia buscar um mais potente de origem.

          Comentário


            #6
            Bem ainda à 3 semanas o comprei, comprar outro já não faz parte dos meus planos, mas talvez algumas ideias Gib possam ser aceites pelo mais básico, velas melhores (que recomendam?) Meter um filtro K&N (não cónico) + uma BMC CDA e repro já deve dar para o que quero.

            Comentário


              #7
              Reprogramar um carro atmosférico a gasolina não costuma ser boa ideia. Gastas imenso dinheiro e os ganhos são praticamente nulos!

              Comentário


                #8
                Talvez um quinto cilindro ou outro motor na mala.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GyGu Ver Post
                  Bem ainda à 3 semanas o comprei, comprar outro já não faz parte dos meus planos, mas talvez algumas ideias Gib possam ser aceites pelo mais básico, velas melhores (que recomendam?) Meter um filtro K&N (não cónico) + uma BMC CDA e repro já deve dar para o que quero.
                  Para teres mais umas ideias, vê este exelente site:

                  AutoSpeed - Technology, Efficiency, Performance

                  Comentário


                    #10
                    Nao vale a pena investires nisso ... a menos que encontres um kit de turbo para esse modelo a bom preço .

                    Conheço um BMW 316CI que levou com turbo ficou com um andamento engraçado comparado a arrastadeira que era ... desconheço a fiabilidade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                      Talvez um quinto cilindro ou outro motor na mala.

                      Comentário


                        #12
                        Passos para aumentar a cavalagem de um ibiza 1.4:

                        1-Pegar no carro
                        2-Ir a um stand
                        3-Vender o Ibiza
                        4-Com o dinheiro que sobra, e adicionando o dinheiro que vais gastar em tretas do género filtrox kónicux e reprox, vês quanto tens no global
                        5-Compras um carro que ande mais
                        6-Profit

                        Comentário


                          #13
                          Tá certo Movyk. Obrigado

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AdrianoCarreira Ver Post
                            Reprogramar um carro atmosférico a gasolina não costuma ser boa ideia. Gastas imenso dinheiro e os ganhos são praticamente nulos!
                            Nao é bem assim, os ganhos podem ser poucos a nível de potência pura e dura, mas nem tudo é potência, e uma repro mesmo num carro a gasolina a pode o tornar mais agradável de conduzir e mais forte. Assim como as outras modificações já aqui faladas, tipo filtros, velas, linha de escape etc.

                            Há ideia que um atmosférico só com turbo é que vai lá, isto é verdade para quem gosta de números que muitas vezes não coadunam com a realidade. Quem quer melhor a performance do carro, meter o carro mais agradável e com uma resposta melhor, a potencia é um número que pouca interessa, nesse caso é mexer:

                            - Velas e cabos de velas melhores
                            - Débito
                            - Filtro de ar
                            - Linha menos restritiva

                            Com isto, o carro se calhar vai ganhar uns meros 10cv, mas o desempenho vai ficar melhor, mais agradável e com uma resposta melhor. 500€ está a festa feita.

                            Comentário


                              #15
                              eu vinha aqui, depois de ler o título, recomendar um motor do gti (100cv), mas afinal vejo que este carro já é de 2005. sendo assim e para ganhares 10cv extra mais vale estares quieto, que não os consegues ganhar. anda 1 ou 2 anos com o carro, juntas algum e depois trocas ou então arranjas algo ligeiramente mais potente e pelo mesmo preço, trocando já.

                              estes tipos são engraçados... querem 10cv a mais... o que diria eu do meu 1.4 de 75cv! também queria que tivesse 90 ou 100, mas não os tem. é a vida!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GyGu Ver Post
                                Boas!

                                Ando aqui com uma pequena dúvida o meu Ibiza de 2005 1.4 a Gasolina tem 100Cv gostava de lhe poder dar no minimo mais uns 10 já andei a ver os filtros K&N mas muito se diz sobre os mesmos nomeadamente a possibilidade de entrar mais sujidade no motor, apesar de andar com ele só basicamente na estrada.
                                Outra opção seria uma BMC CDA talvez mais fiável não?

                                Que aconselham mais?




                                Já agora e aproveitando o que foi colocado pelo eblase num outro tópico:



                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Isto responde?




                                in: http://forum.autohoje.com/boxes/1269...esportivo.html

                                Comentário


                                  #17
                                  Para teres ganhos consideráveis, vais ter que gastar imenso dinheiro.

                                  O melhor é comprar um carro mais desportivo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Obrigado FMVC parece que sim. Mas vou experimentar uma BMC CDA lá mais para a frente então.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu diria para ires a uma casa em condições para reprogramar e tirava uns quilos ao carro, por exemplo trocar roda suplente por kit anti furo.

                                      Podes também tirar o catalizador.

                                      No entanto eu não faria.….

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para retirar "apenas" mais 10 Cv desse motor, terás de gastar aproximadamente 1/4 do valor comercial do carro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
                                          Para retirar "apenas" mais 10 Cv desse motor, terás de gastar aproximadamente 1/4 do valor comercial do carro.
                                          Não obrigatoriamente!

                                          Linha de escape completa sem catalizador
                                          Repro
                                          Admissão

                                          Já vai andar perto dos 10cv se não passar ate.

                                          Lembrome do 106 xsi e as GTI que com ou sem catalizador (linha da mesma dimensão) já eram 5cv, admissão pode dar coleta pouca ou nenhuma em termos de potencia real mas vamos falar de uma admissão com puxada a fazer 1cv extra...ficam 4 a sobrar para a repro, no meu 1.2 16v da Renault uma repro bem feita (não de potencia máxima mas sim uma coisa para dar resultados) são 8 cv. Num motor pequeno notasse bem.

                                          Custos:
                                          Escape 150-200€
                                          Admissão directa 40€ + tubo (10€?!)
                                          Repro 300€

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aumentar a cavalaria? Porque não?

                                            Se aqui, com poucos recursos, fazemos isso, ai é o céu, com fartura.


                                            Se não quer turbinar(colocar o caracol do mal, vulgo turbina), faça um "aspro leve", que consiste em:


                                            Comando de válvulas mais bravo,
                                            Volante aliviado do motor,
                                            Retrabalho nos dutos do cabeçote e sedes de válvulas
                                            Escapamento dimensionado 4x1
                                            Aumentar taxa de compressão

                                            E olha que seu motor, EA-111, aqui não é tão simples de mexer.

                                            O pistão do seu tem 76,50 mm. Pode transformar em 1.6, e consequentemente, aumentar potência e torque(binário), mudando o curso do pistão. Há aqui no Brasil a versão 1.6 desse seu motor, mas com cabeçote de oito válvulas. O bloco é igual do seu(a finada Kombi tinha o mesmo motor do seu, 1.4, mas de 8v)

                                            O curso do pistão do seu carro é de 75,6 mm. O mesmo motor, mas com 1600 cc, tem curso de 86,5 mm. A biela do seu tem 138 mm. Pode-se colocar a de 152mm, pra aumentar o curso.

                                            Na internet tem muitas receitas, principalmente essa, a de "aspro leve"


                                            Basta ter dinheiro, peças e um preparador bom. Aqui nem ligamos o quanto vai ficar, é o de menos. Só se vai ficar bom e ponto final.
                                            Editado pela última vez por adenilson707; 19 April 2014, 21:03.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado Twingo32v pela resposta talvez dentro das possibilidades seja a mais barata e fiável pelas propostas já apresentadas. Há que estudar a melhor até porque não conheço bem aquele motor do grupo VAG.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por GyGu Ver Post
                                                Obrigado Twingo32v pela resposta talvez dentro das possibilidades seja a mais barata e fiável pelas propostas já apresentadas. Há que estudar a melhor até porque não conheço bem aquele motor do grupo VAG.
                                                Desse motor, eu conheço, pois em casa tem dois VAG com motores similares. Um é 1.0 8v, modelo CCN e outro 1.6 BAH, 8v também, ambos EA-111. O motor do Seat Ibiza 1.4 16V é o EA-111 1.4.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                                  Aumentar a cavalaria? Porque não?

                                                  Se aqui, com poucos recursos, fazemos isso, ai é o céu, com fartura.


                                                  Se não quer turbinar(colocar o caracol do mal, vulgo turbina), faça um "aspro leve", que consiste em:


                                                  Comando de válvulas mais bravo,
                                                  Volante aliviado do motor,
                                                  Retrabalho nos dutos do cabeçote e sedes de válvulas
                                                  Escapamento dimensionado 4x1
                                                  Aumentar taxa de compressão

                                                  E olha que seu motor, EA-111, aqui não é tão simples de mexer.

                                                  O pistão do seu tem 76,50 mm. Pode transformar em 1.6, e consequentemente, aumentar potência e torque(binário), mudando o curso do pistão. Há aqui no Brasil a versão 1.6 desse seu motor, mas com cabeçote de oito válvulas. O bloco é igual do seu(a finada Kombi tinha o mesmo motor do seu, 1.4, mas de 8v)

                                                  O curso do pistão do seu carro é de 75,6 mm. O mesmo motor, mas com 1600 cc, tem curso de 86,5 mm. A biela do seu tem 138 mm. Pode-se colocar a de 152mm, pra aumentar o curso.

                                                  Na internet tem muitas receitas, principalmente essa, a de "aspro leve"


                                                  Basta ter dinheiro, peças e um preparador bom. Aqui nem ligamos o quanto vai ficar, é o de menos. Só se vai ficar bom e ponto final.
                                                  O problema é que do lado de cá do atlantico, por diversas razões as preparações quase não compensam. Isto era diferente nos anos 60/70/80 quando se tinha um carro para a vida e as preparações eram feitas em casas de especialidade - vide Mini by Speedwell, etc.

                                                  Hoje em dia, é mais barato comprar uma mecanica completa ou trocar de carro do que preparar (não estamos a entrar no campo dos Tunings e companhias).

                                                  Depois e caso se queira preparar, temos que ter uma base que justifique o investimento, tanto em retorno de prazer, como em retorno monetário caso queiramos/precisamos vender.

                                                  Depois temos o caso da "ej@culação precoce" pois podemos muito bem tar a preparar um carro que depois se torna demasiado bruto e desconfortavel de usar no dia a dia - vide Ibizas Tdi 1.9 com 260 cvs. A potencia até está lá, e até pode abater um Porsche Cayman, mas não se compara em prazer e reações!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Gib Ver Post
                                                    O problema é que do lado de cá do atlantico, por diversas razões as preparações quase não compensam. Isto era diferente nos anos 60/70/80 quando se tinha um carro para a vida e as preparações eram feitas em casas de especialidade - vide Mini by Speedwell, etc.

                                                    Hoje em dia, é mais barato comprar uma mecanica completa ou trocar de carro do que preparar (não estamos a entrar no campo dos Tunings e companhias).

                                                    Depois e caso se queira preparar, temos que ter uma base que justifique o investimento, tanto em retorno de prazer, como em retorno monetário caso queiramos/precisamos vender.

                                                    Depois temos o caso da "ej@culação precoce" pois podemos muito bem tar a preparar um carro que depois se torna demasiado bruto e desconfortavel de usar no dia a dia - vide Ibizas Tdi 1.9 com 260 cvs. A potencia até está lá, e até pode abater um Porsche Cayman, mas não se compara em prazer e reações!
                                                    Só se for ai. O colega quer mais 10 cv, com a receita que dei, chega-se fácil e ainda é reversível tudo isso, basta colocar as peças de volta. Pelo o que ele almeja, quer mais forças em estradas, e não quer se desfazer do carro ou trocando por outro, pois não é tão simples(vender, procurar um mais forte e ainda ter a sorte que o carro esteja bom) e ele deve ter os motivos(apegou-se ao carro)

                                                    Mudar mecânica é complicado, tirar um motor, colocar outro, refazer documentação, reacertar injeção e contar com sorte.

                                                    Oficinas de preparação aqui, principalmente em São Paulo, são populares e mexem com todos os tipos de carro, carburados e injetados.

                                                    Confiram aqui

                                                    Empresa (Informações Gerais) - Nascarchips Preparação de Motores

                                                    Prado Powerchips | Empresa especializada em reprogramao eletrnica - Cascavel e Curitiba/PR


                                                    O pessoal ai está perdendo um nicho de mercado que já é dominado aqui há anos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                      Nao é bem assim, os ganhos podem ser poucos a nível de potência pura e dura, mas nem tudo é potência, e uma repro mesmo num carro a gasolina a pode o tornar mais agradável de conduzir e mais forte. Assim como as outras modificações já aqui faladas, tipo filtros, velas, linha de escape etc.

                                                      Há ideia que um atmosférico só com turbo é que vai lá, isto é verdade para quem gosta de números que muitas vezes não coadunam com a realidade. Quem quer melhor a performance do carro, meter o carro mais agradável e com uma resposta melhor, a potencia é um número que pouca interessa, nesse caso é mexer:

                                                      - Velas e cabos de velas melhores
                                                      - Débito
                                                      - Filtro de ar
                                                      - Linha menos restritiva

                                                      Com isto, o carro se calhar vai ganhar uns meros 10cv, mas o desempenho vai ficar melhor, mais agradável e com uma resposta melhor. 500€ está a festa feita.
                                                      Nunca há grandes diferenças, podes meter-lhe tudo o que quiseres porque, para teres resultados palpáveis, tens que gastar.

                                                      O único elemento que citaste e que realmente pode fazer a diferença é a linha de escape e mesmo essa tem que ser boa. Não é por ser menos restritiva que consegues melhor proveito.
                                                      As únicas linhas de aumento de potência dignas de nome são caras e pensadas ao pormenor para os motores para que são delineadas.

                                                      Filtros, velas, cabes etc etc são tudo elementos que fazem a diferença, mas no final não falamos de nada substancial.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                                        Aumentar a cavalaria? Porque não?

                                                        Se aqui, com poucos recursos, fazemos isso, ai é o céu, com fartura.


                                                        Se não quer turbinar(colocar o caracol do mal, vulgo turbina), faça um "aspro leve", que consiste em:


                                                        Comando de válvulas mais bravo,
                                                        Volante aliviado do motor,
                                                        Retrabalho nos dutos do cabeçote e sedes de válvulas
                                                        Escapamento dimensionado 4x1
                                                        Aumentar taxa de compressão

                                                        E olha que seu motor, EA-111, aqui não é tão simples de mexer.

                                                        O pistão do seu tem 76,50 mm. Pode transformar em 1.6, e consequentemente, aumentar potência e torque(binário), mudando o curso do pistão. Há aqui no Brasil a versão 1.6 desse seu motor, mas com cabeçote de oito válvulas. O bloco é igual do seu(a finada Kombi tinha o mesmo motor do seu, 1.4, mas de 8v)

                                                        O curso do pistão do seu carro é de 75,6 mm. O mesmo motor, mas com 1600 cc, tem curso de 86,5 mm. A biela do seu tem 138 mm. Pode-se colocar a de 152mm, pra aumentar o curso.

                                                        Na internet tem muitas receitas, principalmente essa, a de "aspro leve"


                                                        Basta ter dinheiro, peças e um preparador bom. Aqui nem ligamos o quanto vai ficar, é o de menos. Só se vai ficar bom e ponto final.
                                                        Já viste o dinheiro gasto nessas alterações?
                                                        Com essa s alterações desde que bem feitas, até mais de 10cv conseguia, mas o dinheiro torrado num Ibiza 1.4 de 100cv era um completo desperdicio.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Porquê 10 cv e não 20, por exemplo?

                                                          Como surgiu essa ideia?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                            Já viste o dinheiro gasto nessas alterações?
                                                            Com essa s alterações desde que bem feitas, até mais de 10cv conseguia, mas o dinheiro torrado num Ibiza 1.4 de 100cv era um completo desperdicio.
                                                            E dai? Não é custo-benefício e sim, custo-diversão. Porque desperdício num Ibiza? Aqui fazemos com carros muito mais baratos, como o Carocha clássico(Fusca no Brasil) e o custo daria pra comprar três iguais. O importante é o satisfação do dono.

                                                            Pode ser o carro que for, se tem dinheiro e disposição em arrumar do seu jeito. Isso é o de MENOS

                                                            Aqui exemplos

                                                            Fuscão Preto Turbo e nas Rodas Porsche | CarangoWeb: Rebaixado e Tuning

                                                            FUSCA TURBO LEGALIZADO - Carros - Jundiaí


                                                            Um carro com motor similar ao dele, mas 1.6 8v, turbinado

                                                            Volkswagen Polo sedã turbo, tuning e rodas pretas aro 17 | CarangoWeb: Rebaixado e Tuning


                                                            Aqui gastamos sem DÓ em preparações assim. Acho que mal chega a 3000 reais, que em euros, mal chegam a 1000 euros, dependendo da receita que se faça.

                                                            Comentário

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