Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros em Espanha in DN 2006/08/22

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carros em Espanha in DN 2006/08/22

    Há em Freixo de Espada à Cinta - e certamente noutros locais fronteiriços - o costume de alugar um código postal em Espanha, que os locais garantem bastar ser um apartado, para depois comprar um carro no país hermano e assim não pagar o imposto automóvel português. Os sinais de que esta população dorme e trabalha deste lado mas vive quase sempre do outro são assustadores. Do gás à gasolina, passando pela roupa e alimentação, tudo é comprado em Espanha, porque os preços compensam e as distâncias também.
    "A raia é espanhola" por Maria José Margarido in Diário de Notícias 2006/08/22

    cheira-me que esta jornalista não sabe o que diz. ou saberá?
    alguém raiano que confirme a prática?
    alguém que anda com os olhos mais abertos que o resto da rapaziada?
    é que isto para mim era já!

    #2
    nao é assim tao linear..

    carro espanhol obriga a residencia espanhola e carta espanhola.. e a residencia tem tramites..

    em tempos muitos falavam sobre isso mas creio q agora o cerco esta apertado.. eu que ate tenho hipoteses de... nao o faço...

    Comentário


      #3
      è bem possível!!!
      Se eu vivesse lá perto, de certeza que o fazia!!!

      Comentário


        #4
        estes jornalistas deviam informar-se antes de enviar noticias que baralham as cabeças dos portugueses...
        para circular "LEGALMENTE" com viatura de matrícula espanhola em portugal é necessário que em linguagem popular pagar o IRS em espanha ..... a morada é um detalhe.... qualquer um arranja morada...até pode ser no concessionário que vende o carro!

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por josefs

          estes jornalistas deviam informar-se antes de enviar noticias que baralham as cabeças dos portugueses...
          para circular "LEGALMENTE" com viatura de matrícula espanhola em portugal é necessário que em linguagem popular pagar o IRS em espanha ..... a morada é um detalhe.... qualquer um arranja morada...até pode ser no concessionário que vende o carro!
          Pois... Mas apresentando documentos do vhc com a morada em Espanha em teu nome, diz-me lá qual é o policia que vai ver se fazes o IRS em Espanha???

          Comentário


            #6
            Pois parece surreal mas não é

            Basta teres conta num banco em solo espanhol, fazeres um Leasing em teu nome e podes circular ca sem problemas com um carro de matricula espanhola.

            A lei é referente à propriedade do carro e essa no Leasing é do Banco/Locadora e não tua.
            Tu apenas tens un contrato de aluguer de longa duração com a locadora como acontece ca.

            Sei o que digo pois foi me confirmado este Verão num Almoço por um Sr. da BT que tem imagine-se um Audi A4 de matricula espanhola.

            Boas compras em Espanha

            Comentário


              #7
              citação:Suíço Posted - 22/08/2006 : 12:59:25
              --------------------------------------------------------------------------------

              Pois... Mas apresentando documentos do vhc com a morada em Espanha em teu nome, diz-me lá qual é o policia que vai ver se fazes o IRS em Espanha???
              a questão do IRS que o josefs introduziu para simplificar acho que não ajudou muito.

              a verdadeira questão é se ter residência em espanha é ter lá um apartado, ou como criativamente ele mesmo sugeriu, ter o carro registado na morada do concessionário, ou se ter residência em espanha é tê-la no BI e na carta de condução. aí já fia mais fino.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por cmr

                citação:Suíço Posted - 22/08/2006 : 12:59:25
                --------------------------------------------------------------------------------

                Pois... Mas apresentando documentos do vhc com a morada em Espanha em teu nome, diz-me lá qual é o policia que vai ver se fazes o IRS em Espanha???
                a questão do IRS que o josefs introduziu para simplificar acho que não ajudou muito.

                a verdadeira questão é se ter residência em espanha é ter lá um apartado, ou como criativamente ele mesmo sugeriu, ter o carro registado na morada do concessionário, ou se ter residência em espanha é tê-la no BI e na carta de condução. aí já fia mais fino.

                A carta tem que ser espanhola e tens que ter o que eles la chamam o DNI.. ou o NIE

                Comentário


                  #9
                  Mas para quê falar de ter residência se se pode ter uma empresa nas mesmas condições?
                  Cria-se uma empresa cuja morada é uma caixa postal (nada complicado), e compra-se, aluga-se, faz-se o que se quiser para ter um carro espanhol propriedade de uma empresa espanhola cujo accionista é tuga.

                  Comentário


                    #10
                    Ter a casa no BI é um pouco surreal...eu posso ter várias casas,entre elas uma em Espanha ( e não tê-la no BI ) e posso assim ter um carro espanhol.
                    Da mesma forma que a carta portuguesa é válida em todo o território europeu,dai que seja irrelevante para a compra de carro espanhol...coitados dos emigrantes tugas que tivessem de tirar a carta nos paises em que viviam.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Force Posted - 22/08/2006 : 13:41:06
                      --------------------------------------------------------------------------------
                      eu posso ter várias casas,entre elas uma em Espanha e posso assim ter um carro espanhol.
                      e onde foste buscar essa convicção? ou é só um palpite?

                      Comentário


                        #12
                        citação:atgman Posted - 22/08/2006 : 13:40:00
                        --------------------------------------------------------------------------------
                        Mas para quê falar de ter residência se se pode ter uma empresa nas mesmas condições?
                        Cria-se uma empresa cuja morada é uma caixa postal (nada complicado), e compra-se, aluga-se, faz-se o que se quiser para ter um carro espanhol propriedade de uma empresa espanhola cujo accionista é tuga.
                        ó sr empresário. é tudo fácil, muito fácil.
                        pensas que criar empresas é assim uma coisa inconsequente. não acarreta responsabilidades, custos e mais custos.
                        valia bem a pena, sim...andar a criar empresas para comprar um automóvel. [:I]

                        Comentário


                          #13
                          É mais facil criar uma empresa (em espanha o conceito de empresa na hora já existe há muito tempo) e cumprir as obrigações legais (iva e documentação trimestral) do que mudar a vida toda (BI, carta, IRS).
                          E digo isto porque vivo em Madrid.

                          Comentário


                            #14
                            Então se é assim tão facil porque não criar um apartado na Alemanha e fazer um leasing lá? [8)]

                            Comentário


                              #15
                              citação:foo Posted - 22/08/2006 : 13:54:52
                              --------------------------------------------------------------------------------
                              Então se é assim tão facil porque não criar um apartado na Alemanha e fazer um leasing lá?
                              então eu explico.
                              eu não digo que é fácil em espanha.
                              agora, é com certeza mais fácil que na alemanha. é mais perto, a barreira linguistica é muito menor. pelo menos.
                              além do mais, quem sabe alguma coisa da fiscalidade alemã, sabe que só interessam negócios hit & run.
                              quero dizer, comprar e manter um carro alemão não é mais barato que em pt, uma vez que, apesar de não existir ia, o imposto de circulação escalda e bem. ou seja, ao fim de 4-5 anos já pagaste o equivalente ao ia portugues. ao passo que em espanha há uma espécie de ia (imposto de matricula) que faz com que os carros novos sejam mais caros que na alemanha, mas mais baratos que em portugal, mas o imposto de circulação tem valores razoáveis, tanto quanto sei.
                              estamos claros?

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Force

                                Ter a casa no BI é um pouco surreal...eu posso ter várias casas,entre elas uma em Espanha ( e não tê-la no BI ) e posso assim ter um carro espanhol.
                                Da mesma forma que a carta portuguesa é válida em todo o território europeu,dai que seja irrelevante para a compra de carro espanhol...coitados dos emigrantes tugas que tivessem de tirar a carta nos paises em que viviam.
                                Errado

                                Para poder ter um carro de matricula estrangeira, tens obrigatoriamente de ter a tua morada oficial no pais da matricula.
                                Caso contrario pode dar apreensão do veiculo.


                                "O regime de admissão de circulação em Portugal de veículos matriculados em país estrangeiro, encontra-se regulado pelo DL nº 264/93, de 30 de Julho.
                                Por força do referido diploma legal, poderão ser considerados em regime de admissão temporária os veículos automóveis ligeiros para uso privado, matriculados num outro Estado que se destinem a permanecer temporariamente em território nacional, quando preencham, cumulativamente, as seguintes condições:

                                a) Estarem matriculados em nome de uma pessoa não estabelecida nem residente no território nacional;

                                b) Serem introduzidos no país pelos seus proprietários ou legítimos detentores;

                                c) Serem utilizados para fins particulares;

                                d) Serem conduzidos pelos seus proprietários ou legítimos detentores, desde que os mesmos não estejam estabelecidos nem residam habitualmente no País, nele não exercendo qualquer actividade profissional;

                                e) Serem acompanhados do título de registo de propriedade, do livrete ou de documentos equivalentes.

                                Para esse efeito, consideram-se residentes as pessoas singulares que, cumulativamente, preencham os seguintes requisitos:
                                a) Permaneçam no território nacional por períodos iguais ou superiores a 185 dias, consecutivos ou interpolados, por ano civil;

                                b) Exerçam no território nacional actividade profissional remunerada ou possuam autorização ou título de residência em Portugal.

                                Por sua vez, consideram-se estabelecidas no território nacional as pessoas colectivas que nele possuam a sede ou direcção efectiva, uma filial, sucursal ou estabelecimento de representação.

                                Os veículos admitidos temporariamente apenas podem permanecer no território nacional durante um prazo contínuo de 180 dias no período de um ano civil e desde que o beneficiário do regime se encontre igualmente no País. "

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por atgman

                                  É mais facil criar uma empresa (em espanha o conceito de empresa na hora já existe há muito tempo) e cumprir as obrigações legais (iva e documentação trimestral) do que mudar a vida toda (BI, carta, IRS).
                                  E digo isto porque vivo em Madrid.
                                  Mas para pagar todas essas obrigações tributárias tb não compensa lá ir comprar carro...!![8][8]

                                  Comentário


                                    #18
                                    ponham-se a inventar e depois queixem-se.

                                    Para comprar um carro e circular legal têm de ter o NIE, para ter o NIE têm de estar em determinadas condiçoes como por exemplo viver a maior parte do ano em Espanha e por tanto ter estatuto de residente e pagar impostos e tal e coiso....

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por cmr

                                      Há em Freixo de Espada à Cinta - e certamente noutros locais fronteiriços - o costume de alugar um código postal em Espanha, que os locais garantem bastar ser um apartado, para depois comprar um carro no país hermano e assim não pagar o imposto automóvel português. Os sinais de que esta população dorme e trabalha deste lado mas vive quase sempre do outro são assustadores. Do gás à gasolina, passando pela roupa e alimentação, tudo é comprado em Espanha, porque os preços compensam e as distâncias também.
                                      "A raia é espanhola" por Maria José Margarido in Diário de Notícias 2006/08/22

                                      cheira-me que esta jornalista não sabe o que diz. ou saberá?
                                      alguém raiano que confirme a prática?
                                      alguém que anda com os olhos mais abertos que o resto da rapaziada?
                                      é que isto para mim era já!
                                      essa jornalista devia ir tirar o curso outra vez.... agora "os locais garantem ser..." já serve como facto jornalistico. O "diz que disse" ao seu melhor nível

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por atgman

                                        É mais facil criar uma empresa (em espanha o conceito de empresa na hora já existe há muito tempo) e cumprir as obrigações legais (iva e documentação trimestral) do que mudar a vida toda (BI, carta, IRS).
                                        E digo isto porque vivo em Madrid.
                                        ai vives? Entao diz aí onde é que vais ver o jogo do Benfica que nao me parece que estes gajos ponham o jogo nos bares normais.... ;)

                                        [8][8]

                                        Comentário


                                          #21
                                          O user CMR deu-me um toque por causa do meu tópico:

                                          http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=86378

                                          Eu estou decidido a ir a Espanha comprar um carro de serviço...segundo me informei na DGV, é considerado carro usado aquele que tiver mais de 6 meses e mais de 7000km.
                                          Basta fazer as contas para ver que se consegue meter uns dinheiros ao bolso...um carro com mais de 6 meses e até um ano tem 10% desconto de IA, não paga IVA cá (e lá pagou APENAS 16%) e em Espanha a desvalorização é maior...aliás, já vi carros matriculados em dezembro, daqueles pra cumprir os objectivos, q estavam a venda em janeiro com um desconto brutal de 2500€...0 km!

                                          Já agora, não espreitem este link, senão aumenta a procura...(este é um forte candidato):

                                          http://www.toyota.es/certified/index.asp

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ainda á pouco tempo foi noticia a BT querer apreender o Bentley do Simão por andar com matricula estrangeira.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Alpiger Posted - 22/08/2006 : 14:10:20
                                              --------------------------------------------------------------------------------

                                              a) Estarem matriculados em nome de uma pessoa não estabelecida nem residente no território nacional;

                                              b) Serem introduzidos no país pelos seus proprietários ou legítimos detentores;

                                              c) Serem utilizados para fins particulares;

                                              d) Serem conduzidos pelos seus proprietários ou legítimos detentores, desde que os mesmos não estejam estabelecidos nem residam habitualmente no País, nele não exercendo qualquer actividade profissional;

                                              e) Serem acompanhados do título de registo de propriedade, do livrete ou de documentos equivalentes.
                                              Essa de serem introduzidos/conduzidos pelos "proprietários ou legitimos detentores" é uma bela argolada. Gostava de saber como é que, na prática, lidam com isto.
                                              Eu vou até Sevilha e alugo lá um carro no aeroporto; venho almoçar a Tavira e no caminho sou interceptado pela BT. Gostava de os ver apreenderem-me o carro.
                                              E assim sendo, qual a diferença entre esse aluguer por um dia, e o aluguer operacional (renting) por 4 anos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Alpiger Posted - 22/08/2006 : 14:56:50
                                                --------------------------------------------------------------------------------
                                                Ainda á pouco tempo foi noticia a BT querer apreender o Bentley do Simão por andar com matricula estrangeira.
                                                se o simão andava com um bentley de matrícula espanhola, estava à espera de quê?
                                                ele é uma figura pública, dá muito nas vistas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  De facto gostava de ver esclarecida a tal hipótese que já referiram de fazer um leasing/ALD/renting ou lá o que for em Espanha e andar com ele em Portugal.
                                                  Para todos os efeitos o carro é de uma locadora espanhola que paga lá os seus impostos, ao fim e ao cabo é como alugar carro em Espanha e andar com ele em Portugal, ou há aqui algum pormenor que impeça isto?
                                                  Ainda outro dia no Telejornal davam a noticia que um Mercedes Classe E custava mais de 50 mil euros em Portugal e cerca de 40 mil em Espanha, o preço que cá não chega para comprar um Classe C...

                                                  Cumprimentos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por cmr

                                                    Essa de serem introduzidos/conduzidos pelos "proprietários ou legitimos detentores" é uma bela argolada. Gostava de saber como é que, na prática, lidam com isto.
                                                    Eu vou até Sevilha e alugo lá um carro no aeroporto; venho almoçar a Tavira e no caminho sou interceptado pela BT. Gostava de os ver apreenderem-me o carro.
                                                    E assim sendo, qual a diferença entre esse aluguer por um dia, e o aluguer operacional (renting) por 4 anos.
                                                    "Os veículos só poderão beneficiar do regime de admissão temporária quando preencham, cumulativamente, as seguintes condições:

                                                    1. Estejam matriculados em nome de uma pessoa não estabelecida nem residente no território nacional.

                                                    No entanto é permitida a admissão temporária do automóvel ligeiro quando o seu proprietário possua vínculo profissional em Portugal mas mantenha noutro Estado membro a sua residência, desde que nesse Estado possua os seus vínculos pessoais e aí se desloque regularmente.

                                                    2. Sejam introduzidos no país pelos seus proprietários ou legítimos detentores;

                                                    3. Sejam utilizados para fins particulares.

                                                    Para o efeito, consideram-se residentes em território nacional as pessoas singulares que, cumulativamente, preencham os seguintes requisitos:

                                                    a) Permaneçam no território nacional por períodos iguais ou superiores a 185 dias por ano civil, consecutivos ou interpolados;

                                                    b) Exerçam no território nacional actividade profissional remunerada ou possuam autorização ou título de residência em Portugal.

                                                    Para o mesmo efeito, consideram-se estabelecidas no território nacional as pessoas colectivas que nele possuam a sede ou direcção efectiva, uma filial ou sucursal."

                                                    Poderá caso o contracto seja superior a 185 dias, ser considerado veiculo de uso pessoal, e então poderá ser contemplado por esta normativa. Não tenho a certeza mas pode ser.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Alpiger Posted - 22/08/2006 : 15:47:51
                                                      --------------------------------------------------------------------------------
                                                      a) Permaneçam no território nacional por períodos iguais ou superiores a 185 dias por ano civil, consecutivos ou interpolados;
                                                      não percebo onde queres chegar.
                                                      pois eu sou residente em território nacional.
                                                      (embora não seja possível provar que estou no território nacional mais ou menos que 185 dias, porque já não há controlo de fronteiras dentro da UE.)
                                                      mas como é que isso responde à minha última questão sobre alugar o carro em sevilha e vir almoçar a tavira? e sobre a extrapolação disso para um renting?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Alpiger

                                                        [Poderá caso o contracto seja superior a 185 dias, ser considerado veiculo de uso pessoal, e então poderá ser contemplado por esta normativa. Não tenho a certeza mas pode ser.
                                                        Mas teoricamente podes ter o contrato superior aos tais 185 dias e usá-lo sempre em Espanha, e naquele dia em que foste mandado parar pela BT ter calhado de vir de férias a Portugal...
                                                        Alem de que duvido que a policia consiga com certezas controlar o numero de dias que uma viatura está ou deixa de estar em Portugal...
                                                        Claro que moralmente não deixa de ser ilegal mas penso que neste caso dos rentings a policia pouco poderá fazer para impedir isto.
                                                        E a verdade é que tenho um vizinho na rua de cima cujo carro é um Vectra de matricula espanhola, o carro está durante o dia estacionado na rua à vista de toda a gente e vejo o carro durante o ano todo... Deve haver alguma maneira de contornar tudo isto...
                                                        E a diferença de preços absurda dos carros de Portugal para outros países da Europa é mesmo a pedir um pouco de chico-espertice, se começassem a aparecer centenas ou milhares de carros espanhóis em Portugal os governos mudavam a tributação num instante para não perder receitas.

                                                        Cumprimentos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Alpiger Posted - 22/08/2006 : 15:47:51
                                                          --------------------------------------------------------------------------------
                                                          Poderá caso o contracto seja superior a 185 dias, ser considerado veiculo de uso pessoal, e então poderá ser contemplado por esta normativa. Não tenho a certeza mas pode ser.
                                                          [8D]oops
                                                          não li esta parte, só dei atenção ao que estava escrito a encarnado. pensei que o resto era copiado.

                                                          pois não sei como fica. no mínimo acho que é um terreno meio sinuoso, pelo que dificilmente partem para um apreensão. a maior parte das questões tem que ver com prazos de permanência em portugal, o que deixou de ser possível de controlar desde que aboliram as fronteiras.
                                                          por exemplo, pode circular-se com um automóvel matriculado no estrangeiro, que esteja em nome de um estrangeiro (por hipótese, o dono anterior) durante 4 dias. ou seja, não sendo o simão sabrosa, como é que a bt vai saber há quantos dias tens o carro em pt? pode sempre alegar-se que se acabou de chegar de espanha. [8D]

                                                          acho que podemos ficar para aqui o resto do dia a argumentar e não vamos ter certezas nenhumas porque, como disse, isto não é matéria clara. por isso, fica ao critério de cada um.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Para não pagar IVA, um carro usado importado tem
                                                            que ter mais de 6 meses e mais de 6.000 kms, ou uma
                                                            coisa pareceida.
                                                            Ou seja, se tiver 0 kms, paga IVA nem que tenha 10 anos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X