Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cavalos vs Velocidade vs Binário

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cavalos vs Velocidade vs Binário

    Venho aqui iniciar uma discussão saudável e sem guerras de marcas.

    O que se pretende discutir é:

    - carros iguais com os mesmos cavalos e binários diferentes dão a mesma velocidade?

    - carros iguais um com menos bináio e mais cavalos e outro com menos cavalos e mais binário dão a mesma velocidade?

    - se por exemplo um carro com 50 cv dá 100km/hora quantos cv precisaria para chegar aos 200km/hora? (imagino que o esforço de chegar aos 200 é mais do que proporcional do que chegar ao 100, a questão é descobrir essa relação)

    Bons posts.;)

    #2
    os entendidos que se pronunciem... sempre vou aprendendo mais umas coisas

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por mcabral
      [/br]Venho aqui iniciar uma discussão saudável e sem guerras de marcas.
      Deves ter cá uma sorte.

      Comentário


        #4
        é um assunto interessante, não é que tenha conhecimento suficiente para ter voto na matéria mas penso que não tão linear como está a ser exposto. Há outras envolventes que têm uma palavre a dizer para a diferença dos desempenhos

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por TDias

          é um assunto interessante, não é que tenha conhecimento suficiente para ter voto na matéria mas penso que não tão linear como está a ser exposto. Há outras envolventes que têm uma palavre a dizer para a diferença dos desempenhos
          mas ele está a dizer supondo que sejam dois carros literalmente iguais... na teoria se as unicas diferenças fossem cv e binario qual seria o resultado em termos de velcidade

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por mcabral

            Venho aqui iniciar uma discussão saudável e sem guerras de marcas.

            O que se pretende discutir é:

            - carros iguais com os mesmos cavalos e binários diferentes dão a mesma velocidade?

            - carros iguais um com menos bináio e mais cavalos e outro com menos cavalos e mais binário dão a mesma velocidade?

            - se por exemplo um carro com 50 cv dá 100km/hora quantos cv precisaria para chegar aos 200km/hora? (imagino que o esforço de chegar aos 200 é mais do que proporcional do que chegar ao 100, a questão é descobrir essa relação)

            Bons posts.;)
            na 1º opção,o que conta para velocidade maxima são sempre os cvs,o binairo é sempre para recuperações!
            na 2º opção mantem-se os cavalos superam sempre em velocidades de ponta

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por mcabral

              - carros iguais com os mesmos cavalos e binários diferentes dão a mesma velocidade?
              Sim. Se tens a mesma potencia e binario diferente, entao o que varia é a velocidade do motor, o que quer dizer que podes fazer com que o binario final seja igual atraves de relacoes de transmissao.
              Isto é, se fizeres com que as rodas dos dois carros(que são iguais) girem á mesma velocidade, então o binário passa a ser igual, visto a potencia ser a mesma(desprezando rendimentos de transmissão).

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por justman

                citação:Originalmente colocada por mcabral
                [/br]Venho aqui iniciar uma discussão saudável e sem guerras de marcas.
                Deves ter cá uma sorte.
                Epá, não comeces já a picar...:D

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Bruno Neto

                  citação:Originalmente colocada por TDias

                  é um assunto interessante, não é que tenha conhecimento suficiente para ter voto na matéria mas penso que não tão linear como está a ser exposto. Há outras envolventes que têm uma palavre a dizer para a diferença dos desempenhos
                  mas ele está a dizer supondo que sejam dois carros literalmente iguais... na teoria se as unicas diferenças fossem cv e binario qual seria o resultado em termos de velcidade
                  A ideia aqui é mesmo essa, carros iguais.;)

                  Comentário


                    #10
                    Potencia e leveza são os ingredientes perfeitos para o prato mais saboroso...tá a vir a hora do almoço e já tenho fome...dai o "palavriado"

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por mcabral



                      - carros iguais um com menos bináio e mais cavalos e outro com menos cavalos e mais binário dão a mesma velocidade?
                      Sendo os carros iguais, aquele que tem mais potencia atinge mais velocidade.(A potencia é função directa do binário e velocidade do motor).

                      Comentário


                        #12
                        E quanto à 3ª questão ninguém diz nada?

                        Parece-me a mais interessante neste tópico.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por mcabral


                          - se por exemplo um carro com 50 cv dá 100km/hora quantos cv precisaria para chegar aos 200km/hora? (imagino que o esforço de chegar aos 200 é mais do que proporcional do que chegar ao 100, a questão é descobrir essa relação)
                          Isto é um problema de fisica puro, mas não é tão linear assim porque quando duplicas a velocidade as forças de atrito aumentam, pelo menos, na razão do quadrado, ou sejam na teoria precisas de pelo menos 4x mais potencia para duplicar a velocidade(ou entao reduzes o Cx do carro).

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por mcabral

                            citação:Originalmente colocada por justman

                            citação:Originalmente colocada por mcabral
                            [/br]Venho aqui iniciar uma discussão saudável e sem guerras de marcas.
                            Deves ter cá uma sorte.
                            Epá, não comeces já a picar...:D
                            Desculpa lá...
                            eu ando nisto há pouco tempo e ainda não vi nehum topico sério que não descambasse para a palhaçada;)

                            Comentário


                              #15
                              a potencia e o binario estao relacionados um com o outro, venham de lá os engenheiros com as fórmulas que eu a estas horas já nao penso muito bem.

                              conclusao assim por alto: Se os carros sao exactamente iguais e com a mesma cx de velocidades vai atingir maior velocidade de ponta o que apresenta mais cvs, o outro ter mais binário nao lhe serve de muito para velocidade máxima.

                              ex, um tractor tem muito binário ou seja força a baixa rotaçao e nem por isso atinge grandes velocidades... claro que se tivessemos uma caixa desmultiplicada até ao infinito... talvez

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por mcabral

                                E quanto à 3ª questão ninguém diz nada?

                                Parece-me a mais interessante neste tópico.
                                essa já tá mais que discutida e a resposta é: 51 cvs


                                [}][}][}][}]

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por mcabral


                                  1. carros iguais com os mesmos cavalos e binários diferentes dão a mesma velocidade?

                                  2. carros iguais um com menos bináio e mais cavalos e outro com menos cavalos e mais binário dão a mesma velocidade?

                                  3. se por exemplo um carro com 50 cv dá 100km/hora quantos cv precisaria para chegar aos 200km/hora? (imagino que o esforço de chegar aos 200 é mais do que proporcional do que chegar ao 100, a questão é descobrir essa relação)
                                  À velocidade máxima, a força motriz é igual à força de resistência do ar. Com isto em mente com a informação em

                                  http://en.wikipedia.org/wiki/Terminal_velocity ,

                                  a relação a que cheguei é:

                                  Vel_max = (k * pot * A * Cd)^(1/3)

                                  k = densidade do ar/2
                                  pot = potência motriz máxima
                                  A = área frontal
                                  Cd = coeficiente aerodinâmico

                                  Ou seja: velocidade máxima é proporcional à raiz cúbica da potência. Portanto, para passar de 50 para 100 teria que debitar 8 vezes mais cavalos. (E não 4 como sugerido acima..)

                                  Nota: isto assume que a resistência do ar é proporcional à velocidade ao quadrado. Além disso fiz as contas em 5 minutos. Posso ter visto mal alguma coisa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    na minha humilde opinião carros com os mesmos cavalos, peso e cx dão a mesma velocidade.

                                    o binário só influencia a rapidez para atingir essa velocidade.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Estão a esquecer-se da trasnmição do carro:

                                      Para o movimento do carro, o motor é somente a fonte de energia POTENCIAL, que só faz com que o carro ande ( energia cinetica )se estiver acoplado ás rodas via transmição:

                                      Assim para carros com o mesmo motor, mesma carroçaria, e mesmo peso, as relações de caixa poderão fazer do carro um foguete de arranque, e o outro igual uma lesma de arranque mas um foguete de velocidade máxima.

                                      Não esquecer que a potencia e o binario estão intimamente relacionados, visto que potencia= binário x rotações, ou seja para obtermos uma mesma potencia ou temos muito binario mas pouco rotação ( exemplo os diesel) ou temos pouco binario mas muita rotação ( gasolina)...


                                      Uma pequena observação faço ao que ouvi na rua e por ai fora....
                                      Tal como não há o metro chines, americano ou alemão ( 1m são 100 cm aqui ou na china ) visto ser uma unidade internacional de medida ( tal como o litro, kilometro ), não há diferença nenhuma entre cv alemão e cv chinês, pelo que é errada a afirmação:
                                      "este carro tem 45cv mas são cavalos alemães"

                                      Comentário


                                        #20
                                        As relações de caixa também são iguais?
                                        No caso afirmativo, há que ter em conta as rpm!
                                        No regime de potencia maxima (presumendo que seja igual nos 2), se os 2 veiculos têm a mesma potencia então nessa rotação têm o mesmo binario! Se o binario maximo (que normalmente é a rpm mais baixa) não é igual nos 2, nesse regime o que tem mais binario tem mais cavalos.
                                        Neste caso temos que os 2 andam o mesmo de velocidade maxima, mas um deles chega la primeiro.
                                        No segundo caso, o que tem mais cavalos em principio andará mais se for a direito(tem mais cavalos), pois em subida, poderá não conseguir chegar ao regime de potencia maxiama (em rpm inferiores o que tem mais binario tem mais cavalos nessa rotação).
                                        Em resumo, mais binario significa mais cavalos e mais cavalos significa mais binario! Mas a rpms diferentes

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por justman

                                          citação:Originalmente colocada por mcabral
                                          [/br]Venho aqui iniciar uma discussão saudável e sem guerras de marcas.
                                          Deves ter cá uma sorte.
                                          [}][}][}]

                                          Estes tópicos lembram-me sempre o jogo do Mortal Kombat em que soava um gongo e alguém dizia "Fight!"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que a caixa de velocidades é determinante para a velocidade máxima que o carro tem.


                                            Qt a 3º, não é proporcional!
                                            Quanto mais velocidade queres dar, a potencia que precisas sobe de uma forma talvez exponencial.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ninguem ainda falou em potência especifica (cv/kgf) e qd digo Kgf e mesmo kilograma força, pq em andamento há a resistência do ar, o atrito do piso, etc.

                                              Ex: Carros com o mesmo peso, mesmo motor, podem ter recuperações diferentes devido a resistência do ar.

                                              Isto dá pano para mangas...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Falando a sério é dificil de dar grandes exemplos sem discussão, isto porque "não se vê/sente" directamente a potência e o binário -> pelo meio há coisas que deturpam como as relações de caixa e transmissão, pesos, e todas as resistências como o atrito interno, o do ar, etc. -> e isto muda muito de carro para carro.

                                                A potência (seja a máxima, mas não só, não se esqueçam que o máximo é normalmente um pico apenas) é = Binário x Rpms -> falta aqui um valor constante que não me lembro qual

                                                Quanto à 3ª questão precisamente pelo aumento "exponencial" dessas resistências é que não existe proporcionalidade entre os 50cvs -> 100km/h e x -> 200km/h

                                                Ainda por cima porque metem-se coisas como as relações de caixa mais adequadas à vel. ponta ou não. E ainda há que ver se é a descer, a subir, a direito

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para simplificar a discussão vamos tomar todas as variáveis como idênticas e apenas a potência a variar.

                                                  Claro que se andarmos aqui a dizer que há mais isto e aquilo que influencia não chegamos a lado nenhum.

                                                  A ideia á analisar a potência em relação à velocidade e todas as outras variáveis serão idênticas para efeitos comparativos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

                                                    Quanto à 3ª questão precisamente pelo aumento "exponencial" dessas resistências é que não existe proporcionalidade entre os 50cvs -> 100km/h e x -> 200km/h
                                                    Se a força de resistência do ar fosse: (k = constante de proporcionalidade, vel = velocidade

                                                    F_res = k * vel
                                                    F_res = k * vel^2 (caso das minhas contas)

                                                    então teriamos, respectivamente,

                                                    Vel_max = k (pot)^1/2
                                                    Vel_max = k (pot)^1/3

                                                    Em geral, F_res = k * vel^n implica Vel_max = k (pot)^1/(n+1). Na prática

                                                    F_res = k1 * vel + k2 * vel^2 + k3 * vel^3 + etc...

                                                    em que geralmente k1 >> k2 >> k3, etc...

                                                    Ou seja, para velocidades baixas, F_res = k * vel. À medida que a velocidade aumenta, F_res = k * vel^2 começa a contribuir mais, e assim por diante.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O tópico do BMW 330d vs. CTR dá (ainda que longe do perfeito) um exemplo do que se fala aqui.

                                                      Como o CTR é um carro sui generis (no meio da pasmaceira do mercado tuga diesel lolol) em que temos potência "mais à custa" de rpms do que de binário...vamos porque é que a falta deste na altura em que tocou a subir já com velocidade alta ele deixou de acelerar.

                                                      Claro que isto com uma relação de caixa diferente, etc. quem sabe...

                                                      Com exemplos muito claros e muito pessoais -> subjectivos portanto:
                                                      O que noto é que "na falta" de binário sente-se mais o aumento de peso no carro. Ou seja noto muito mais se levo 4 pessoas e/ou a bagageira vai cheia do que num outro carro.

                                                      Já na Avensis D4D (e mantendo em mente que apenas tem 116cvs) noto muito menos...ou aliás nem noto NADA, se levo mais gente ou se levo carga

                                                      Ou seja tendo força para dar e vender o aumento de peso não afecta performances. Mas a potência no limite é que as vai ditar!!!

                                                      Isto muito toscamente explicado

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Então segundo o que se disse até agora e eu compreendi é o seguinte

                                                        Dois carros com 1400cc de 100cvs com 150 de binário teoricamente andam o mesmo com as mesma prestações

                                                        Dois carros com 1400cc de 100cv mas um com 150 e outro com 200 de binário. O que tem mais binario chega mais rápido à velocidade máxima

                                                        Dois carros com 1400 cc com 200 Binário mas um com 100 e outro com 120. O que tem mais cavalos terá uma velocidade de ponta superior

                                                        Está tudo correcto ou entendi algo mal?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Penso que CV = Binario x RPM a dividir por qualquer coisa portanto um Diesel para ter os mesmos Cavalos que um Otto tem sempre de ter muito mais binário pois por construção é um motor menos rotativo, tem mais "força" e potencia disponível, mas no fim acho que o importante são os cavalos, pois se a potencia é a mesma e o binário inferior é porque o motor é mais rotativo, o que na pratica estando ambos no regime de potencia máxima o resultado vai ser igual.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            sim, está correcto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X