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Ford Focus mk1 2.0 16v 131cv ano 1999 ""Já foi comprado""

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    Ford Focus mk1 2.0 16v 131cv ano 1999 ""Já foi comprado""

    Neste forum encontrei muita informação sobre este modelo mas sempre com outras motorizações, não encontrei nada sobre este modelo 2.0i a gasolina

    É um motor fiavél ?? Quais os principais problemas deste carro ?? Quais são os mais cuidados a ter com esta versão ???

    Gostava que me dessem a vossa ajuda, era uma boa compra um carro destes ??

    No geral é um bom carro ???

    O carro é de 1999 versão Trend e tem cerca de 149 mil km e só teve 1 dono...


    Aguardo pela vossa ajuda
    Editado pela última vez por Wannabe; 25 April 2014, 23:41.

    #2
    É um bom carro e um motor fiavel !

    Porem esse 2.0i devia conseguir mais de 131 cvs , mas mesmo assim é porreiro

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
      É um bom carro e um motor fiavel !

      Porem esse 2.0i devia conseguir mais de 131 cvs , mas mesmo assim é porreiro


      Este 2.0 foi pensado na agradabilidade de condução, daí ter essa potência.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Wannabe Ver Post
        Neste forum encontrei muita informação sobre este modelo mas sempre com outras motorizações, não encontrei nada sobre este modelo 2.0i a gasolina

        É um motor fiavél ?? Quais os principais problemas deste carro ?? Quais são os mais cuidados a ter com esta versão ???

        Gostava que me dessem a vossa ajuda, era uma boa compra um carro destes ??

        No geral é um bom carro ???

        O carro é de 1999 versão Trend e tem cerca de 149 mil km e só teve 1 dono...


        Aguardo pela vossa ajuda



        Quanto a fiabilidade, o carro é um Focus como os outros.

        Relativamente ao motor, tenta procurar testes que não sejam portugueses, porque como é claro, haverá pouca informação para essa motorização.

        Mas do que me recorde o motor dava bem conta de si.

        Tenho uma revista de época, em que havia o teste com o Mondeo com esse motor contra rivais (Honda Accord 2.0i e mais dois modelos que não me recordo) e motor foi elogiado.

        Comentário


          #5
          Fui ver o carro hoje ao vivo, o carro tem as revisões todas na marca, com os respectivos carimbos, é carro de garagem

          Pontos negativos, tem os faróis baços, a manete das mudanças está estalada, e os para choques têm umas raspadelas, e o retrovisor do condutor também está raspado

          Pontos positivos, a pintura ainda está brilhante, tem o livro de revisões, e é carro de garagem, o motor estava limpo não tinha manchas de óleo, a correia da distribuição foi mudada aos 120 mil km


          Alguém sabe dizer me quanto custa pintar os para-choques e o retrovisor ???
          E os faróis é melhor comprar novos ou polir ???

          Deixo aqui também o link para vocês verem e puderem dizer mais alguma coisa para ter em atenção
          http://cascais-cascais.olx.pt/vendo-...-iid-451738875


          Aguardo a vossa ajuda
          Editado pela última vez por Wannabe; 26 April 2014, 11:50.

          Comentário


            #6
            Boas, acho que posso ajudar.

            Dinamicamente o carro é como se sabe, bom, como todos os Focus.

            Sobre o motor, no que toca a gasolina os focus tiveram 4 motores: 1.4; 1,6; 1.8 e 2.0.

            Os 1.4 e 1.6 são da familia ZETEC-SE e os 1.8 e 2.0 são ZETEC-E. Não têm nada em comum essas familias de motores.

            Os 1.8 e 2.0 são identicos na construção (mesmo bloco) e ao (contrário dos Zetec-SE) têm os coletores de admissão para trás e de escape para a frente. Foram montados nos ultimos mondeos de primeira geração (de 98 a 2000). Tenho um 1.8 desses há bastantes anos num mondeo de 99.

            Venderam aos pontapes no reino unido, alguma duvida maior é ver os forum por lá ("2.0 blacktop zetec")

            São motores para durar 400 mil se forem bem tratados. Usam valvulas de afinação por pastilhas (não hidraulicas como anteriormente) o que faz com que subam de rotação com facilidade e são muito agradaveis a alta rotação. Convém usar o oleo recomendado: 5w30

            Ponto fraco: bobine e cabos, convém andar de olho. Um conjunto novo custa 100 euros, dura uns anitos. São picuinhas com as velas e a folga das mesmas... embrulham-se todos se não meteres as velas correctas.

            Muda correia aos 150 mil ou 10 anos.

            Em estrada é económico e anda muito bem. Em baixas porta-se bem mas a partir das 3500 é que ele começa (onde os diesel acabam). Dá muito gosto.

            Em cidade esquece, gasta muito como todos os motores grandes.

            Em relação a terem mais cavalos. Num atmosférico a gasolina se meterem mais cavalos perde-se em baixas. Os 130 cv são a rotações onde ninguem anda. Portanto podiam ser 180... mas o importante é a forma como o motor se entrega até lá chegar. Por isso é que se pode pegar num motor de 200 cv e não parecer...

            Não são ideais para o gpl, as valvulas são macias e necessitam de lubrificação adicional, o dito flashlube tal como os motores japoneses. (o meu ta a gpl há 100 mil sem problemas)

            Alguma duvida dispõe.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
              Boas, acho que posso ajudar.

              Dinamicamente o carro é como se sabe, bom, como todos os Focus.

              Sobre o motor, no que toca a gasolina os focus tiveram 4 motores: 1.4; 1,6; 1.8 e 2.0.

              Os 1.4 e 1.6 são da familia ZETEC-SE e os 1.8 e 2.0 são ZETEC-E. Não têm nada em comum essas familias de motores.

              Os 1.8 e 2.0 são identicos na construção (mesmo bloco) e ao (contrário dos Zetec-SE) têm os coletores de admissão para trás e de escape para a frente. Foram montados nos ultimos mondeos de primeira geração (de 98 a 2000). Tenho um 1.8 desses há bastantes anos num mondeo de 99.

              Venderam aos pontapes no reino unido, alguma duvida maior é ver os forum por lá ("2.0 blacktop zetec")

              São motores para durar 400 mil se forem bem tratados. Usam valvulas de afinação por pastilhas (não hidraulicas como anteriormente) o que faz com que subam de rotação com facilidade e são muito agradaveis a alta rotação. Convém usar o oleo recomendado: 5w30

              Ponto fraco: bobine e cabos, convém andar de olho. Um conjunto novo custa 100 euros, dura uns anitos. São picuinhas com as velas e a folga das mesmas... embrulham-se todos se não meteres as velas correctas.

              Muda correia aos 150 mil ou 10 anos.

              Em estrada é económico e anda muito bem. Em baixas porta-se bem mas a partir das 3500 é que ele começa (onde os diesel acabam). Dá muito gosto.

              Em cidade esquece, gasta muito como todos os motores grandes.

              Em relação a terem mais cavalos. Num atmosférico a gasolina se meterem mais cavalos perde-se em baixas. Os 130 cv são a rotações onde ninguem anda. Portanto podiam ser 180... mas o importante é a forma como o motor se entrega até lá chegar. Por isso é que se pode pegar num motor de 200 cv e não parecer...

              Não são ideais para o gpl, as valvulas são macias e necessitam de lubrificação adicional, o dito flashlube tal como os motores japoneses. (o meu ta a gpl há 100 mil sem problemas)

              Alguma duvida dispõe.

              Resumindo então é um bom motor ?? O carro é para manter a gasolina pois não vão ser feitos muitos km por ano

              Em relação ao link que deixei, e o relato que fiz do que vi o carro hoje o que acham ????

              Era uma boa compra ???

              Comentário


                #8
                O motor é muito bom.

                Se o comprares ficas com algo mais que um simples meio de transporte... um carro para quem gosta de conduzir.

                Parece-me bem essa compra, com toda a documentação.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                  O motor é muito bom.

                  Se o comprares ficas com algo mais que um simples meio de transporte... um carro para quem gosta de conduzir.

                  Parece-me bem essa compra, com toda a documentação.

                  O carro estava impecável, o único problema era a pintura dos para choques que ja estava a estalar mas ainda não tinha saltado tinta nenhuma, alguém sabe dizer quanto custa mais ou menos pintar os dois para choques ??

                  O resto da pintura ainda brilhava

                  Comentário


                    #10
                    Fica a seguir o seguinte tópico, onde tens um teste de longa duração a esse motor no FOCUS SW.

                    Aqui fica:

                    - Ford Focus SW MK1, 2.0i 16V (100.000km): Tópico testes longa duração - 50.000km; 100.000km e 200.000km





                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Ford Focus SW MK1 2.0i 16V










                    Comentário


                      #11
                      Em relaçao ás opticas , nessa primeira geraçao tiveram esse problema de ficarem baças !

                      Pegas vais a uma sucata e tentas arranjar as opticas e os para choques do focus mk1.5



                      OT: esse motor 2.0 zetec era muito procurado no reino unido para fazer versoes hibridas do escort RS turbo 1.6 CVH . Ficando no finalcom o bloco do 2.0 com stroke para 2.1 e com a cabeça do CVH original 8v chamando se no final um 2.1 ZVH turbo

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                        Em relaçao ás opticas , nessa primeira geraçao tiveram esse problema de ficarem baças !

                        Pegas vais a uma sucata e tentas arranjar as opticas e os para choques do focus mk1.5



                        OT: esse motor 2.0 zetec era muito procurado no reino unido para fazer versoes hibridas do escort RS turbo 1.6 CVH . Ficando no finalcom o bloco do 2.0 com stroke para 2.1 e com a cabeça do CVH original 8v chamando se no final um 2.1 ZVH turbo

                        Em questões de mecânica o carro era para manter original

                        Em relação aos faróis não sei se era melhor mandar polir ou comprar uns novos, os faróis ao serem polidos não corro o risco a voltarem a ficarem iguais ??

                        Ao comprar outros não sei se comprar uns originais(mas não faço a mínima quanto custam) ou então estes http://vilanovadegaia.olx.pt/farois-...-iid-447355769 estes faróis são legais ?? Passam na inspecção ??

                        Comentário


                          #13
                          Em relaçao aos farois compra os originais do mk1.5 que sao melhores ou se quiseres como o olho de boi os farois originais do focus mk1.5 ST170

                          E com isto o pisca passava do choques para ser integrado nos proprios farois .

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                            Em relaçao aos farois compra os originais do mk1.5 que sao melhores ou se quiseres como o olho de boi os farois originais do focus mk1.5 ST170

                            E com isto o pisca passava do choques para ser integrado nos proprios farois .

                            Não estou a ver quais são os faróis que estas a falar podias mandar uma imagem com eles ?? ou algum anuncio ??

                            Mas depois ficava com os piscas nos faróis e no para choques ??

                            São estes farois ???

                            http://pacosdeferreira.olx.pt/optica...-iid-437276034


                            http://laranjeiro.olx.pt/farois-ange...-iid-434993139


                            É que queria ver quanto custa os faróis e pintar os para choques para ter uma ideia de quanto teria que gastar
                            Editado pela última vez por Wannabe; 26 April 2014, 15:54.

                            Comentário


                              #15
                              Os farois do mk1.5 sao estes :

                              http://lisboacity.olx.pt/farol-focus...-iid-446513939

                              O pisca já é integrado no proprio farol !

                              Os farois do focus mk1.5 ST170 sao estes :

                              http://i641.photobucket.com/albums/u...629_195029.jpg


                              E metias os para choques tambem do focus mk1.5 ficando o resultado final assim :

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                Os farois do mk1.5 sao estes :

                                http://lisboacity.olx.pt/farol-focus...-iid-446513939

                                O pisca já é integrado no proprio farol !

                                Os farois do focus mk1.5 ST170 sao estes :

                                http://i641.photobucket.com/albums/u...629_195029.jpg


                                E metias os para choques tambem do focus mk1.5 ficando o resultado final assim :




                                Realmente os farois do ST são muito fixes mas não nunca vi nenhuns há venda

                                Os farois do mk1.5 como é que se fazia a instalação do pisca para o farol se o mk1 não têm ????

                                O final ficava bastante bonito, era preciso era arranjar também o para choques do mk1.5

                                Comentário


                                  #17
                                  Era só fazer as ligaçoes para o proprio farol e tava feito .

                                  Eu tenho cá em casa um mk1.5 e os farois estao como novos já desde 2003 , o restyling veio resolver alguns problemas que o mk1 tinha .

                                  Era ires a uma sucata e ver se conseguias arranjar esse material ou até mesmo em foruns dedicados á ford

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                    Era só fazer as ligaçoes para o proprio farol e tava feito .

                                    Eu tenho cá em casa um mk1.5 e os farois estao como novos já desde 2003 , o restyling veio resolver alguns problemas que o mk1 tinha .

                                    Era ires a uma sucata e ver se conseguias arranjar esse material ou até mesmo em foruns dedicados á ford


                                    Mas em questões de motor algum problema apontar nesta versão ???

                                    Existem outros problemas ?? Eléctricos ??

                                    Toda a informação que me possam dar, já era uma grande ajuda

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para já conta com quase 200 mil kms no pequeno 1.4 , queimou uma bobine , avariou o elevador do vidro traseiro ( nunca se usava e quando se foi a usar puff, recomendaçao : usar bastante vezes ) ponteiras de direçao , radio 6000cd que foi substituido e é só .

                                      De resto apenas manutençao normal baseada sempre pelo manual e oleo 5w30 .

                                      Por isso nesse 2.0 tambem nao terás problemas se manteres uma boa manutençao

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                        Para já conta com quase 200 mil kms no pequeno 1.4 , queimou uma bobine , avariou o elevador do vidro traseiro ( nunca se usava e quando se foi a usar puff, recomendaçao : usar bastante vezes ) ponteiras de direçao , radio 6000cd que foi substituido e é só .

                                        De resto apenas manutençao normal baseada sempre pelo manual e oleo 5w30 .

                                        Por isso nesse 2.0 tambem nao terás problemas se manteres uma boa manutençao


                                        A manete das velocidades também está estalada, sabes se para a mudar basta mudar a manete ou tem de se mudar tudo ???

                                        Onde é que é possível arranjar uma manete original, igual há de origem, quanto é que custa ??
                                        Editado pela última vez por Wannabe; 27 April 2014, 20:57.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A questão dos faróis baços é muito simples de resolver, não é necessário substituir faróis e muito menos os pára-choques.

                                          Um bom profissional por cerca de 40€ ou menos pode aplicar um tratamento a esses faróis que devolve o brilho original por mais uns anos, dependendo do sol que apanhar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Wannabe Ver Post
                                            A manete das velocidades também está estalada, sabes se para a mudar basta mudar a manete ou tem de se mudar tudo ???

                                            Onde é que é possível arranjar uma manete original, igual há de origem, quanto é que custa ??

                                            Agarras a manete e rodas (desapertas ) e ela sai ! ( é tipo parafuso )

                                            E podes meter o que quiseres , existe muita coisa Ford e nao Ford


                                            CM : Sim pode fazer isso , só que lá está vai voltar ao mesmo , é feitio desse tipo de farois dai que a ford no restyling do focus mk1 tenha substituido por uns de muito melhor qualidade .

                                            Exemplo pratico acontece nos renault clio 2 fase 2

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              CM : Sim pode fazer isso , só que lá está vai voltar ao mesmo , é feitio desse tipo de farois dai que a ford no restyling do focus mk1 tenha substituido por uns de muito melhor qualidade .

                                              Exemplo pratico acontece nos renault clio 2 fase 2
                                              Esse fenómeno acontece devido aos carros ficarem muito tempo ao sol e como se sabe, grande parte do ano em Portugal há muito sol e as temperaturas são bastante altas. Noutros países esse fenómeno é menos frequente.

                                              No caso do Focus, seja mk1 ou mk1,5 poderá acontecer na mesma, como disse, está dependente de factores externos.

                                              Bom exemplo que deste eu tenho um Clio 2 fase 3 (dorme na rua) e sofre do mesmo fenómeno tal como se fosse um fase 2 ou fase 4.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Farois...

                                                Vais ao Leroy Merlin tem lá em kit por 25€ da 3M.
                                                Fazes tu a brincadeira em meia-hora.
                                                Tenho um punto de 2003, foi uma série que supostamente as ópticas saíram com um plástico pouco resistente aos raios uv. Já lhei dei 2 polidelas com espaço de 2 anos.
                                                Ficam impecaveis.

                                                jbarbosa

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                  Para já conta com quase 200 mil kms no pequeno 1.4 , queimou uma bobine , avariou o elevador do vidro traseiro ( nunca se usava e quando se foi a usar puff, recomendaçao : usar bastante vezes ) ponteiras de direçao , radio 6000cd que foi substituido e é só .

                                                  De resto apenas manutençao normal baseada sempre pelo manual e oleo 5w30 .

                                                  Por isso nesse 2.0 tambem nao terás problemas se manteres uma boa manutençao

                                                  O 1.4 é da familia de motores "Sigma" ao passo que os 1.8 e 2.0 são da familia "Zeta". A arquitetura é totalmente diferente. Mas uma coisa é certa: é meter óleo com a especificação correcta que eles duram uma vida. Podes meter o "Formula Ford", acaba por ser mais barato e mais especifico que qualquer outro. Passo a pub mas na texoleo encontras a bom preço... e esse carrito leva bastante óleo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Em relação aos faróis era mesmo só para saber se era melhor comprar novos ou polir, mas também não tava para andar a polir os faróis todos os anos, é que o carro vai dormir na rua e passar o dia na rua...

                                                    Em relação há manete era para ter a certeza que dava para trocar facilmente, ou era daquelas que tinha de se mudar o modulo todo da caixa para ter de mudar uma simples manete

                                                    VOCSA quando dizes que o carro leva muito óleo, referes te a que ??? É um carro que gasta muito óleo, ou tem um deposito de óleo muito grande ???

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Wannabe Ver Post
                                                      Em relação aos faróis era mesmo só para saber se era melhor comprar novos ou polir, mas também não tava para andar a polir os faróis todos os anos, é que o carro vai dormir na rua e passar o dia na rua...

                                                      Em relação há manete era para ter a certeza que dava para trocar facilmente, ou era daquelas que tinha de se mudar o modulo todo da caixa para ter de mudar uma simples manete

                                                      VOCSA quando dizes que o carro leva muito óleo, referes te a que ??? É um carro que gasta muito óleo, ou tem um deposito de óleo muito grande ???

                                                      Não gasta óleo nenhum. Leva mais de 4 litros, o mais economico acaba por ser comprar o Formula Ford... e ficas com as especificações de oleo necessárias para esse motor. Convém usar um óleo especifico nestes motores.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Obrigado a todos pela vossa ajuda, já comprei o carro

                                                        Gostava que me tirassem uma duvida eu quando dou há chave e no painel liga as luzes todas não acende nenhuma luz do ABS alguém me sabe dizer se este carro ainda não trazia ABS ??

                                                        E em relação há manete esta estalada, mas não precisa de ser mudada para já, mas esta manete também sai tipo parafuso ?? É que para por a marcha atrás é preciso levantar a patilha, por isso queria saber se qualquer manete é compatível ??

                                                        Ainda não tive a oportunidade de o ir experimentar pois o carro ainda não tem seguro, e também o carro não é meu, é de um familiar por isso é ele que vai andar com o carro, por essa razão é que não abro um diário de bordo, mas sempre que andar no carro venho aqui dar notícias

                                                        Aguardo que me esclareçam a duvida do ABS e da manete das velocidades
                                                        Editado pela última vez por Wannabe; 12 May 2014, 19:28.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Wannabe Ver Post
                                                          Obrigado a todos pela vossa ajuda, já comprei o carro

                                                          Gostava que me tirassem uma duvida eu quando dou há chave e no painel liga as luzes todas não acende nenhuma luz do ABS alguém me sabe dizer se este carro ainda não trazia ABS ??

                                                          E em relação há manete esta estalada, mas não precisa de ser mudada para já, mas esta manete também sai tipo parafuso ?? É que para por a marcha atrás é preciso levantar a patilha, por isso queria saber se qualquer manete é compatível ??

                                                          Ainda não tive a oportunidade de o ir experimentar pois o carro ainda não tem seguro, e também o carro não é meu, é de um familiar por isso é ele que vai andar com o carro, por essa razão é que não abro um diário de bordo, mas sempre que andar no carro venho aqui dar notícias

                                                          Aguardo que me esclareçam a duvida do ABS e da manete das velocidades


                                                          Se a luz de ABS não acende, quando a chave está na posição II e depois, apaga... é porque não terá ABS.

                                                          Houve mercados em que o ABS era extra.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Se a luz de ABS não acende, quando a chave está na posição II e depois, apaga... é porque não terá ABS.

                                                            Houve mercados em que o ABS era extra.

                                                            Era essa a minha duvida, se o ABS era um extra ou não, como este carro já era uma versão mais elevada e já com alguma potencia pensava que já trazia de origem

                                                            Em relação há luz como não acende pensei em duas coisas, ou o carro não tem mesmo ABS ou então a luz podia estar avariada ou fundida

                                                            Comentário

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