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Motores diesel dos anos 90 a evitar

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    [Mercado] Motores diesel dos anos 90 a evitar

    Boas.

    Tenho ideia de que motores como 1.5D PSA , Isuzu, 1.5 TD isuzu dos corsas, 1.9 TDI VAG, 1.9 TD PSA , entre outros, são motores em que se pode confiar desde que tenham sido bem tratados.

    No entanto, motores fiat 1.3D , 1.4 TD e 1.7 D/TD são bons motores ? 1.8 TD Ford tambem ?

    É preciso um chasso diesel e sim tem que ser diesel para um familiar e quero somente saber quais acham que são motores a evitar.

    Agradecido.

    #2
    os Hdi's 2.0 também são bastante fiaveis.

    jbarbosa

    Comentário


      #3
      Os motores têm de ser bem tratados e muito importante bem utilizados. Os motores que equiparam Land Cruisers e Range Rovers do ínicio dos 90 o famoso VM é preciso ter cuidado. Mais recentemente tipo 98/99, o VM aplicado no Grand e Cherokee idem... O motor dos land Cruiser KZj70 e 90 também requerem cuidados e quando apertados em AE já eram... O RD28T aplicado no Patrol e Patrol GR também têm tendência ao aquecimento. Contudo em todos eles é possível reparar fica-se com um bom motor para mais uns anos. O motor BMW 2.5TD que equipou o Range P38 também era bastante esforçado e muitos sofrem de aquecimento prematuro mesmo após reparados. Não é puxar a brasa á minha sardinha mas o motor dos Terranos/Mavericks é dos motores mais fiáveis dos anos 90e arredores. Nome: TD27

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        #4
        Os 1.7TD são confiáveis, já os 1.7D não são grande coisa, falando em Opel.

        Falam bem também dos 1.8TD da Ford.

        Basicamente tudo o que é dessa década costuma ser bom, bem melhor do que motores de 2005 para cima que avariam por tudo quanto é sitio.

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          #5
          terranoII, mas ele não quer um jipe a embrulhar o motor, penso eu...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            terranoII, mas ele não quer um jipe a embrulhar o motor, penso eu...
            Confesso que li o post na diagonal .... pensei que se falasse dos motores em geral...
            Dos que referi muitos deles papam esses diesel atrás mencionados em acelerações e recuperações já consumos é outra história

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              #7
              Obrigado a todos desde já.

              No entanto esqueci-me de referir que em principio não vou optar por cilindradas superiores a 1.8 , não por causa dos consumos ou do IUC mas sim pelo facto dos de menor cilindrada serem por norma em carros mais pequenos, que dá jeito, além de eventualmente terem custos de manutenção de motor / carro em si, menores.

              O carro será para fazer uns 10 KM se tanto por dia. Portanto a questão do sobreaquecimento não é muito relevante penso eu, já que será carro secundário e para viagens de 10 minutos.
              Tem que ser diesel somente porque é mais fácil de conduzir aqui nas subidas e com trânsito ( mulheres ) Nem com travão de mão em arranque nas subidas ficam convencidas com os gasolina

              No entanto os resistentes de guerra 1.9 JTD , 2.0 HDI e 1.9 TDI tambem não são assim tão mais caros em manutenção que os de baixa cilindrada, né ?
              Editado pela última vez por EscapeLivre; 29 April 2014, 11:29.

              Comentário


                #8
                Os diesel da fiat são fiáveis. mais o 1.4 que o 1.7, curiosamente. Relativamente ao fiesta 1.8Td, ouvi falar de muita bronca com este motor. disseram-me, vale o que vale, que o turbo era adaptado cá em Pt, não sei se era verdade ou não. Já os escort nunca ouvi falar de problemas de maior.

                Comentário


                  #9
                  1.9D PSA é sem duvida uma das melhores apostas a nivel de fiabilidade.

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                    #10
                    Saxo ou 106 1.5D, gasta pouco e não dá grandes chatises.

                    Comentário


                      #11
                      Apostaria em algo tipo Saxo/106 1.5D, mas desde já aviso que aquilo não arranca como as "senhoras" querem que é só ir largando a embraiagem com pouco acelerador, é tão fraquinho
                      Ou um Corolla 2.0D ou 1.9D, nunca andei mas julgo que já seja outra coisa.
                      Em termos de fiabilidade, "ambos os dois" ou três, são de guerra.

                      Comentário


                        #12
                        Reduzir a fiabilidade de um carro ao motor é redutor

                        Da minha experiência:
                        Focus 1.8 TDdi é bastante fiável. Na minha carrinha só tive um problema que foi o radiador de óleo furar (fica um nojo aquilo pois o óleo mistura com a água e até limpar tudo é o cabo dos trabalhos). Há relatos de algumas bombas injectoras que entregam a alma ao criador. Carro com chassis fenomenal e com um comportamento na estrada 5*

                        Vectra 1.7TD é para esquecer. O bloco não é mau mas o que é essencial para o manter bom é mau demais: Refrigeração. É comum queimarem.

                        Os 1.5TD Isuzo dos Corsas B também davam raia ao nível de radiador mas qualquer zé da esquina já sabe o que é e assim que começam a ver queixas que eles começam a aquecer ou perder líquido de refrigeração partem logo para radiador novo e siga.

                        Comentário


                          #13
                          Motores Diesel a evitar de quê ?

                          Fiabilidade ? Agradabilidade de utilização ?

                          O quê ?

                          Comentário


                            #14
                            O piorzinho que me lembro é mesmo o 1.4D da PSA, o tal com bloco em aluminio derivado da versão gasolina.

                            Comentário


                              #15
                              Tendo em conta que estamos a falar de carros dos anos 90, e tendo em conta que não há motores perfeitos, "eu" comprava o que estivesse em melhor estado e cujo vendedor me inspirasse um pouco mais de confiança.

                              A idade não perdoa, vão sempre aparecer problemas que são caros em todos eles (reparação da bomba injectora por exemplo, ou turbo nos que teem)
                              Não é mal pensado verificar se o carro levou alguma reparação desse nivel nos ultimos tempos! é menos uma despesa "certa"

                              A evitar, só mesmo os velhos 1.6 da Renault e 1.7 da Opel

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                Motores Diesel a evitar de quê ?

                                Fiabilidade ? Agradabilidade de utilização ?

                                O quê ?
                                Acho que percebeste. É fiabilidade, mais concretamente problemas crónicos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                  O piorzinho que me lembro é mesmo o 1.4D da PSA, o tal com bloco em aluminio derivado da versão gasolina.
                                  A versão II que já tinha vaso de expansão não era má, mas não pode ser sujeito a esforço. Se for para percursos curtos, digo eu que não haverá problema.

                                  Agora, claro, que importa saber como foi tratado porque pode já vir " pré-queimado " na junta

                                  A verdade é que o mais importante nos carros com alguns anos é o tratamento que tiveram e portanto a escolha recai sobre o que estiver em melhor estado, só que ainda assim há motores que já têm problemas conhecidos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Obrigado a todos desde já.

                                    No entanto esqueci-me de referir que em principio não vou optar por cilindradas superiores a 1.8 , não por causa dos consumos ou do IUC mas sim pelo facto dos de menor cilindrada serem por norma em carros mais pequenos, que dá jeito, além de eventualmente terem custos de manutenção de motor / carro em si, menores.

                                    O carro será para fazer uns 10 KM se tanto por dia. Portanto a questão do sobreaquecimento não é muito relevante penso eu, já que será carro secundário e para viagens de 10 minutos.
                                    Tem que ser diesel somente porque é mais fácil de conduzir aqui nas subidas e com trânsito ( mulheres ) Nem com travão de mão em arranque nas subidas ficam convencidas com os gasolina

                                    No entanto os resistentes de guerra 1.9 JTD , 2.0 HDI e 1.9 TDI tambem não são assim tão mais caros em manutenção que os de baixa cilindrada, né ?
                                    Não faz sentido um gasolina automático??

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                      Tendo em conta que estamos a falar de carros dos anos 90, e tendo em conta que não há motores perfeitos, "eu" comprava o que estivesse em melhor estado e cujo vendedor me inspirasse um pouco mais de confiança.

                                      A idade não perdoa, vão sempre aparecer problemas que são caros em todos eles (reparação da bomba injectora por exemplo, ou turbo nos que teem)
                                      Não é mal pensado verificar se o carro levou alguma reparação desse nivel nos ultimos tempos! é menos uma despesa "certa"

                                      A evitar, só mesmo os velhos 1.6 da Renault e 1.7 da Opel
                                      O 1.7 se for o origem Opel não conheço mas a robustez do 1.6D Renault comparativamente ao 1.4D PSA é a noite ao pé do dia. O 1.6D podia ter problemas de refrigeração mas estando tudo em condições é um motor bastante robusto.

                                      O melhor diesel dos anos 90 é provavelmente o 1.9 TDI 90 e 110 dos finais de dos anos 90.
                                      São robustos, económicos e agradáveis de conduzir. Face a um diesel atmosférico do seu tempo então é um mundo de diferença. O único ponto negativo é o ruido em demasia, se bem que vêm montados em carros com boa insonorização para o seu tempo.

                                      Têm os seus defeitos como todos mas se encontrares este motor na plataforma VW A4 ( que engloba o Golf, Octavia, Beelte, Leon ...) tens um carro muito conhecido em que qualquer mecanico sabe trabalhar com ele e já com um nível aceitavel de segurança e conforto com custos de manutenção não muito altos. O preço das peças é bastante em conta tendo em conta que o Golf foi o carro mais vendido da Europa durante tantos anos e havendo tanto material da concorrência também as peças originais têm de baixar para poderem vender.
                                      O lado negativo é que são muito valorizados mas às vezes aparecem bons negócios.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                        O 1.7 se for o origem Opel não conheço mas a robustez do 1.6D Renault comparativamente ao 1.4D PSA é a noite ao pé do dia. O 1.6D podia ter problemas de refrigeração mas estando tudo em condições é um motor bastante robusto.

                                        O melhor diesel dos anos 90 é provavelmente o 1.9 TDI 90 e 110 dos finais de dos anos 90.
                                        São robustos, económicos e agradáveis de conduzir. Face a um diesel atmosférico do seu tempo então é um mundo de diferença. O único ponto negativo é o ruido em demasia, se bem que vêm montados em carros com boa insonorização para o seu tempo.

                                        Têm os seus defeitos como todos mas se encontrares este motor na plataforma VW A4 ( que engloba o Golf, Octavia, Beelte, Leon ...) tens um carro muito conhecido em que qualquer mecanico sabe trabalhar com ele e já com um nível aceitavel de segurança e conforto com custos de manutenção não muito altos. O preço das peças é bastante em conta tendo em conta que o Golf foi o carro mais vendido da Europa durante tantos anos e havendo tanto material da concorrência também as peças originais têm de baixar para poderem vender.
                                        O lado negativo é que são muito valorizados mas às vezes aparecem bons negócios.
                                        tenho o 1.9 TDI como o tipico diesel antigo que conseguia juntar performance economia e fiabilidade. No entanto tambem aí incluo o 2.0 HDI que tambem é de guerra assim como o JTD 1.9 da fiat

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          tenho o 1.9 TDI como o tipico diesel antigo que conseguia juntar performance economia e fiabilidade. No entanto tambem aí incluo o 2.0 HDI que tambem é de guerra assim como o JTD 1.9 da fiat
                                          Sim também tenho essa opinião.
                                          No caso do 1.9 TDI 90 e 110 com bomba VP penso ser ainda mais simples e barato de manter pois não tem common rail nem os caros injectores deste tipo de motores (HDI e JTD).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            tenho o 1.9 TDI como o tipico diesel antigo que conseguia juntar performance economia e fiabilidade. No entanto tambem aí incluo o 2.0 HDI que tambem é de guerra assim como o JTD 1.9 da fiat
                                            Tenho esses 3 em boa conta, apesar de apenas possuir 1 deles (e tenho um amigo com o 1.9 JTD).

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Boas.

                                              Tenho ideia de que motores como 1.5D PSA , Isuzu, 1.5 TD isuzu dos corsas, 1.9 TDI VAG, 1.9 TD PSA , entre outros, são motores em que se pode confiar desde que tenham sido bem tratados.

                                              No entanto, motores fiat 1.3D , 1.4 TD e 1.7 D/TD são bons motores ? 1.8 TD Ford tambem ?

                                              É preciso um chasso diesel e sim tem que ser diesel para um familiar e quero somente saber quais acham que são motores a evitar.

                                              Agradecido.
                                              Tirava daí o 1.7 TD e mantinha o D e acrescentava o 1.6d RENAULT

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RodrigoFernandes Ver Post
                                                Não faz sentido um gasolina automático??
                                                Não é má ideia...tenho é algum receio da fiabilidade das caixas auto, bem como em caso de avaria o preço da reparação..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                  Sim também tenho essa opinião.
                                                  No caso do 1.9 TDI 90 e 110 com bomba VP penso ser ainda mais simples e barato de manter pois não tem common rail nem os caros injectores deste tipo de motores (HDI e JTD).
                                                  É.

                                                  Os HDI 90 e 110 têm turbo de geometria fixa que ja ouvi dizer serem mais fiáveis, será? de qualquer forma isso não é motor propriamente dito.

                                                  O HDI 90 nem intercooler tem, menos uma chatisse

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O 18TDS da BMW creio que também não é grande charuto, pelo menos em fiabilidade.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu evitava-os a todos, um carro a gasolina com metade da idade e um terço do uso já se compra por 1500€ e vai com certeza ser mais fiável e económico do que manter um diesel com 20 anos para fazer 10 km por dia.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                        Sim também tenho essa opinião.
                                                        No caso do 1.9 TDI 90 e 110 com bomba VP penso ser ainda mais simples e barato de manter pois não tem common rail nem os caros injectores deste tipo de motores (HDI e JTD).
                                                        A cabeça de um VP é muito mais cara que a de um HDI ou dCi e um injector-bomba também não é propriamente barato.

                                                        E depois são motores que adoram comer MAF de "x" em "X" tempo. E já nem falamos dos turbos que também os afectou.

                                                        Um autêntico "mar de rosas" os VP.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                          A cabeça de um VP é muito mais cara que a de um HDI ou dCi e um injector-bomba também não é propriamente barato.

                                                          E depois são motores que adoram comer MAF de "x" em "X" tempo. E já nem falamos dos turbos que também os afectou.

                                                          Um autêntico "mar de rosas" os VP.
                                                          Dizes tu é que assim tão mais caro porque eu nunca vi o preço de uma cabeça, além de que é costume comprar-se cabeças para um VP ou estas a pensar PSAs 1.4D? E um VP não tem injectores bomba.

                                                          Já viste o preço a que andam as MAF? Além de que supostamente as ultimas MAF são versões melhoradas e mais duráveis.
                                                          ALH MAF | eBay

                                                          Podes mesmo crer que face a um DCI os VP 90 ou 110 são um autêntico mar de rosas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            User DCI, vais ser fuzilado

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