Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O hidrogénio não é a alternativa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O hidrogénio não é a alternativa

    http://turboonline.clix.pt/default.a...ntentId=327145

    #2
    gostei mto deste artigo. Até porque mencionou um belo exemplo

    Comentário


      #3
      Artigo bem escrito: simples e objectivo. Gostei!

      Comentário


        #4
        Estes artigos às vezes dão vontade de rir, a sério que dão! Ok, os carros passam a ser electricos, tudo porreiro. E depois onde é que os carregamos? Vão montar pimenteiros nos locais de estacionamento? E se eu não tiver lugar? Ou será que tenho que deixar o carro todas as noites numa estação para o recarregar para usar no dia seguinte? :D

        Esse gráfico do hidrogénio está um bocado mal explicado, mas ok. O engenheiro é que percebe, a Aral e a BMW, Mercedes e Mazda não estão dentro do assunto :D

        Comentário


          #5
          Os carregamentos cada vez são mais rápidos.
          Aquele desportivo electrico k saiu à pouco tempo(n me lembro de nome), leva cerca de 3,5h a carregar apartir do zero.
          Qto a mim não é coisa k seja mto preocupante, tendo em conta todas as outras vantagens, entre elas o rendimento perto dos 100%.

          Até poderá haver bombas em que se simplesmente se troque as baterias e se siga viagem. Tipo garrafa de gás!

          Comentário


            #6
            3,5h contra 5 minutos do hidrogénio que depois é transformado em electricidade... E como é que trocas as baterias se elas têm que ser especificas para cada carro?

            Este pessoal vive numa sociedade utópica, ou então sou eu que vivo num mundo diferente do vosso :D

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por eduardomaio

              Estes artigos às vezes dão vontade de rir, a sério que dão! Ok, os carros passam a ser electricos, tudo porreiro. E depois onde é que os carregamos? Vão montar pimenteiros nos locais de estacionamento? E se eu não tiver lugar? Ou será que tenho que deixar o carro todas as noites numa estação para o recarregar para usar no dia seguinte? :D
              Fiquei um pouco intrigado. Achas mesmo que não será encontrada uma solução fiável para isso? [8)]

              Comentário


                #8
                TDias a maioria dos carros dorme na rua, muitos mal estacionados. Se eu estaciono o carro num descampado não o posso carregar. Em França existem carros assim que têm lugares reservados em Paris com os tais pimenteiros para ligar o carro e o carregar. Se todos usarmos esses carros todos estamos no direito de ter um lugar para estacionar e o carregar.

                O carregamento de baterias é um processo moroso, todos sabemos disso. 3,5h com o carro parado para uma autonomia de 400km é inviavél.

                No caso da Honda, com o FCX, já andam a desenvolver postos para efectuar a electrolise com recurso à energia solar, em postos que podem ser usados em casa. Esse já é um processo mais viável, porque o hidrogénio fica a ser produzido localmente, no final do dia é só chegar e encher o depósito. Isto claro, tirando as normais bombas, uma delas da Aral que já se encontra em funcionamento ao público desde 1999, além de outra que foi aberta em Berlim em 2004.

                Até no Brasil andam a fazer estudos para "reformar" o etanol com o uso de "catalisadores que permitam a obtenção e a purificação do hidrogênio a partir do etanol, para ser usado na célula a combustível".

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                  TDias a maioria dos carros dorme na rua, muitos mal estacionados. Se eu estaciono o carro num descampado não o posso carregar. Em França existem carros assim que têm lugares reservados em Paris com os tais pimenteiros para ligar o carro e o carregar. Se todos usarmos esses carros todos estamos no direito de ter um lugar para estacionar e o carregar.

                  O carregamento de baterias é um processo moroso, todos sabemos disso. 3,5h com o carro parado para uma autonomia de 400km é inviavél.

                  No caso da Honda, com o FCX, já andam a desenvolver postos para efectuar a electrolise com recurso à energia solar, em postos que podem ser usados em casa. Esse já é um processo mais viável, porque o hidrogénio fica a ser produzido localmente, no final do dia é só chegar e encher o depósito. Isto claro, tirando as normais bombas, uma delas da Aral que já se encontra em funcionamento ao público desde 1999, além de outra que foi aberta em Berlim em 2004.

                  Até no Brasil andam a fazer estudos para "reformar" o etanol com o uso de "catalisadores que permitam a obtenção e a purificação do hidrogênio a partir do etanol, para ser usado na célula a combustível".
                  A forma como descreves o problema parece vamos estagnar a nível evolutivo[:0].
                  Não sou nenhum conhecedor das novas tecnologias que estão a ser desenvolvidas pelos fabricantes para substituir os combustíveis actuais, mas é lógico pensar, e analisando qualquer outra tecnologia, do mundo automóvel ou não, que há sempre a tendência para a evolução, não só inventar novas tecnologias como melhorá-las. Quase todas as tecnologias que usas no teu dia-a-dia eram impensáveis há uns anos. Rir-se-iam na tua cara as pessoas a quem dissesses que o computador iria ser inventado, o telemóvel, a televisão.
                  Até nos próprios telemóveis tens um exemplo evolutivo que vem a propósito. Lembras-te das primeiras baterias de telemóveis? Do tempo que demoravam a carregar? Da autonomia que tinham?
                  Acho perfeitamente natural que se concluírem que a solução mais viável (pelos outros factores) é o lítio então apostarão no estudo de soluções para o recarregamento de baterias.
                  E digo mais, se esta tecnologia for implementada, há-de ser descoberta posteriormente novas soluções, mais fiáveis e rentáveis, tal como está agora a acontecer.[^]

                  Comentário


                    #10
                    A teoria de que as baterias são melhores do que o hidrogénio parece muito boa... até pensarmos como é que se produz a energia para carregar as baterias. A energia tem que ser produzida em algum lado e com a teoria deste senhor temos um lençol muito curto: para co brir a cabeça, destapam-se os pés. Ou seja, os carros não produzem emissões poluentes, certo, mas elas são emitidas pelas centrais que produzem a energia que vai carregar as baterias. A poluição só muda de sítio. Tudo muito a favor dos carros eléctricos, mas o problema está na produção das grandes quantidades de energia.

                    Um abraço.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por antoniop

                      o problema está na produção das grandes quantidades de energia.
                      Correctíssimo.

                      E a única solução de momento é... centrais nucleares.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por antoniop

                        A teoria de que as baterias são melhores do que o hidrogénio parece muito boa... até pensarmos como é que se produz a energia para carregar as baterias. A energia tem que ser produzida em algum lado e com a teoria deste senhor temos um lençol muito curto: para co brir a cabeça, destapam-se os pés. Ou seja, os carros não produzem emissões poluentes, certo, mas elas são emitidas pelas centrais que produzem a energia que vai carregar as baterias. A poluição só muda de sítio. Tudo muito a favor dos carros eléctricos, mas o problema está na produção das grandes quantidades de energia.

                        Um abraço.
                        ora ai está.

                        Comentário


                          #13
                          Não se esqueçam que até a energia nuclear está em mudança...

                          Não sei se já ouviram falar da construção de uma central nuclear em que esta energia será produzida já de outra maneira e não polui ou pelo menos já não tem nada a haver com as primeiras centrais

                          Comentário


                            #14
                            Entre as principais características do Lancer MIEV destacamos os seus 275 CV (cerca de 68 CV de cada motor) e um binário máximo constante de 518 Nm. Com uma autonomia de 250 quilómetros o consumo eléctrico é de 12,8 Kw/h/100 Km (ou seja o equivalente a 1,2 litros de gasolina por cada 100 quilómetros)

                            espectaculo...

                            o problema é mesmo o tempo das baterias a serem carregadas. mas vao encontrar uma solução decerteza.

                            Aquela ideia de trocar de baterias logo ali, pode ser viavel se houvesse no maximo 5 tipos de baterias. Mas nao me fiava muito nisso.
                            "quero 3 bateras C"


                            Por enquanto e durante uns bons anos ficamos com os hibridos. se em todos os engarrafamentos no mundo todos os carros funcionassem so a eletricidade oralila.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por antoniop

                              A teoria de que as baterias são melhores do que o hidrogénio parece muito boa... até pensarmos como é que se produz a energia para carregar as baterias. A energia tem que ser produzida em algum lado e com a teoria deste senhor temos um lençol muito curto: para co brir a cabeça, destapam-se os pés. Ou seja, os carros não produzem emissões poluentes, certo, mas elas são emitidas pelas centrais que produzem a energia que vai carregar as baterias. A poluição só muda de sítio. Tudo muito a favor dos carros eléctricos, mas o problema está na produção das grandes quantidades de energia.
                              A energia nuclear tende a ser fonte energética mais viável das que existem actualmente. Não é finita, não utiliza combustíveis fósseis para produção, nem emite gases poluentes para a atmosfera. O grande senão são os resíduos tóxicos, os quais actualmente são enterrados em grandes condições de segurança (pelo que dizem).
                              No entanto estão a ser desenvolvidos meios de aproveitamento desses resíduos para nova produção energética, utilizando outro elemento químico denominado tório.
                              Está em fase de estudos outra fonte energética, denominada energia de fusão.
                              A procura de novas fontes energéticas não é aposta apenas dos construtores automóveis. A batalha contra a dependência de combustíveis fósseis é uma realidade cada vez mais globalizada.[:X]

                              Comentário


                                #16
                                Era isso que eu tentava dizer mas como li o artigo há bastante tempo não me lembrava muito bem como funcionava.

                                Acho que querem construir uma central para os lados de França. Se bem me lembro do que li, uma central consegue abastecer grande parte da Europa

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por kokas

                                  Não se esqueçam que até a energia nuclear está em mudança...

                                  Não sei se já ouviram falar da construção de uma central nuclear em que esta energia será produzida já de outra maneira e não polui ou pelo menos já não tem nada a haver com as primeiras centrais
                                  Estamos na 4ª geração de reactores nucleares. E ainda virá uma 5ª, que é quando se resolver o problema de pôr os reactores de regeneração a funcionar tão bem como o podem em teoria.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Andreh

                                    Entre as principais características do Lancer MIEV destacamos os seus 275 CV (cerca de 68 CV de cada motor) e um binário máximo constante de 518 Nm. Com uma autonomia de 250 quilómetros o consumo eléctrico é de 12,8 Kw/h/100 Km (ou seja o equivalente a 1,2 litros de gasolina por cada 100 quilómetros)

                                    espectaculo...
                                    Espetáculo mas os 1,2 litros aos 100 são em modo 100% eléctrico. Quando metes o motor de combustão ao barulho, perdes logo 60 ou 70% de rendimento. (Isto porque rendimento motor eléctrico: 85-90%, rendimento motor combustão gasolina: 15-25%.)

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por whereagles

                                      citação:Originalmente colocada por Andreh

                                      Entre as principais características do Lancer MIEV destacamos os seus 275 CV (cerca de 68 CV de cada motor) e um binário máximo constante de 518 Nm. Com uma autonomia de 250 quilómetros o consumo eléctrico é de 12,8 Kw/h/100 Km (ou seja o equivalente a 1,2 litros de gasolina por cada 100 quilómetros)

                                      espectaculo...
                                      Espetáculo mas os 1,2 litros aos 100 são em modo 100% eléctrico. Quando metes o motor de combustão ao barulho, perdes logo 60 ou 70% de rendimento. (Isto porque rendimento motor eléctrico: 85-90%, rendimento motor combustão gasolina: 15-25%.)
                                      :Dnos anos 30 talvez...

                                      eu sinceramente nunca acreditei na economia do Hidrogénio, se para o produzir na forma H2 é preciso electricidade porque não se utiliza..electricidade?não se gasta nos processos de transporte e na electrolise...se bem que nenhuma fonte consegue substituir o petroleo barato em termos de facilidade de transporte por exemplo..para além disso já pensaram o que vai ser dos plasticos, fertilizantes, etc..sem o petróleo?[|)]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Assim como o mundo se adaptou para "utilizar" em toda a sua plenitude os carros movidos a energia fóssil, não tenho a menor duvida que no futuro, e espero que não seja muito longínquo, adaptar-nos-emos muito mais rapidamente à utilização de veículos 100% eléctricos ou movidos a H2.
                                        A adaptabilidade do ser humano, fruto da sua inteligência, é o maior dos trunfos que dispomos e que nos permite sobreviver num mundo cada mais inóspito, principalmente no que diz respeito aos recursos tão escassos quanto essenciais para a nossa sobrevivência.

                                        Para terminar, não sejam tão mesquinhos e relutantes! Os obstáculos que alguns aqui referem, são apenas e só meras mesquinhices perante a grandeza da evolução que isto representará quando se tornar realidade! Estas evoluções terão impactos não só económico-financeiros (< custos de utilização por km, < custos de produção de veículos), como também socio-políticos (< problemas bélicos relacionadas com o petróleo, < subjugação politica ao poderoso lobby do OIL) principalmente ambientais! Do plano ambiental fazem também parte a saúde humana, animal e vegetal de todo o planeta! Isto meus amigos é DEMASIADAMENTE IMPORTANTE!

                                        Agora “olhem” para os vossos argumentos, maioritariamente relacionados com a “praxis quotidianis”, à luz do anteriormente exposto e reflictam!


                                        Cptos

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por pedrot16

                                          citação:Originalmente colocada por whereagles

                                          Isto porque rendimento motor eléctrico: 85-90%, rendimento motor combustão gasolina: 15-25%.
                                          1. :Dnos anos 30 talvez...

                                          2. já pensaram o que vai ser dos plasticos, fertilizantes, etc..sem o petróleo?[|)]
                                          1. Para não te estares a armar em carapau-de-corrida... http://www.isuzu.co.jp/world/technol...asoline02.html

                                          2. Isso pode ser tudo sintetizado. É mais fácil com petróleo, mas pode-se fazer por via de outros processos fisico-quimicos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Existe outro perumenor que ainda não se falou e que passa a ser um perumaior:D

                                            O conceito que agora temos de automovel poderá mudar radicalmente

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por kokas

                                              Era isso que eu tentava dizer mas como li o artigo há bastante tempo não me lembrava muito bem como funcionava.

                                              Acho que querem construir uma central para os lados de França. Se bem me lembro do que li, uma central consegue abastecer grande parte da Europa
                                              Estás a falar do ITER, que está a ser construído no sul de França. Note-se que o ITER é um reactor de fusão _experimental_, isto é, usado para estudo, pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento, e não irá produzir electricidade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por whereagles

                                                citação:Originalmente colocada por pedrot16

                                                citação:Originalmente colocada por whereagles

                                                Isto porque rendimento motor eléctrico: 85-90%, rendimento motor combustão gasolina: 15-25%.
                                                1. :Dnos anos 30 talvez...

                                                2. já pensaram o que vai ser dos plasticos, fertilizantes, etc..sem o petróleo?[|)]
                                                1. Para não te estares a armar em carapau-de-corrida... http://www.isuzu.co.jp/world/technol...asoline02.html

                                                2. Isso pode ser tudo sintetizado. É mais fácil com petróleo, mas pode-se fazer por via de outros processos fisico-quimicos.
                                                "25-30%"
                                                isso é muito diferente de 15-25%... com 15-25% em vez de 7 faz 10l/100km...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:s baterias do futuro irão carregar em alguns segundos

                                                  Você gostaria que seus notebooks, MP3 players e câmeras digitais pudessem ser carregados em alguns segundos ao invés de horas? Pesquisadores do MIT revelaram que estão trabalhando em uma tecnologia que pode fazer novas baterias que recarregam muito mais rápido e duram muito mais. E para alcançar este objetivo, eles estão aperfeiçoando uma invenção do passado, o capacitor, inventado há mais de 300 anos atrás. O problema dos capacitores era o tamanho, pois sua capacidade de armazenamento de energia era relativa a superfície dos eletrodos, o que faz os capacitores tenham 25 vezes menos capacidade do que baterias.
                                                  Os pesquisadores do MIT resolveram o problema usando a nanotecnologia. Cobrindo os eletrodos com nanotubos que são 30.000 vezes mais finos que um cabelo humano, o capacitor pode guardar muito mais energia, e pode ser recarregado muito rápido, em apenas alguns segundos. Isto também é uma boa notícia para os ecologistas, pois o número de baterias jogadas fora irá diminuir consideravelmente.


                                                  Quanto ao hidrogenio... Isso é uma bela de uma treta... Quem quiser ver alguns artigos sobre o porque de o hidrogenio ser uma treta:
                                                  http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=85432

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Carlos Maldonado

                                                    Assim como o mundo se adaptou para "utilizar" em toda a sua plenitude os carros movidos a energia fóssil, não tenho a menor duvida que no futuro, e espero que não seja muito longínquo, adaptar-nos-emos muito mais rapidamente à utilização de veículos 100% eléctricos ou movidos a H2.
                                                    A adaptabilidade do ser humano, fruto da sua inteligência, é o maior dos trunfos que dispomos e que nos permite sobreviver num mundo cada mais inóspito, principalmente no que diz respeito aos recursos tão escassos quanto essenciais para a nossa sobrevivência.

                                                    Para terminar, não sejam tão mesquinhos e relutantes! Os obstáculos que alguns aqui referem, são apenas e só meras mesquinhices perante a grandeza da evolução que isto representará quando se tornar realidade! Estas evoluções terão impactos não só económico-financeiros (< custos de utilização por km, < custos de produção de veículos), como também socio-políticos (< problemas bélicos relacionadas com o petróleo, < subjugação politica ao poderoso lobby do OIL) principalmente ambientais! Do plano ambiental fazem também parte a saúde humana, animal e vegetal de todo o planeta! Isto meus amigos é DEMASIADAMENTE IMPORTANTE!

                                                    Agora “olhem” para os vossos argumentos, maioritariamente relacionados com a “praxis quotidianis”, à luz do anteriormente exposto e reflictam!


                                                    Cptos
                                                    E já pensaste que actualmente o hidrogenio não passa de um grande lobby dos mesmos do lobby oil?


                                                    Sabes que os cientistas dizem que com as tecnologias actuais, mesmo que desenvolvidas até ao seu limite, NUNCA será possivel comercializar em larga escala carros a hidrogenio, que só com grandes descobertas cientificas que permitam contornar alguns dos imensos problemas existentes? Sabes que actualmente é mais poluente um carro a hidrogenio do que um carro a gasolina? Sabes que seria varias vezes mais util para os problemas da humanindade modernizar as centrais termo-electricas de queima de carvão do que mudar os carros de gasolina para hidrogenio?

                                                    E mesmo assim, na California já se vai fazer uma estrada com postos de abastecimento de hidrogenio de 10 em 10 kms.. O governo federal americano aumentou em varias vezes os subsidios para as empresas que participam nesse hype que é o hidrogenio.. E os grandes "investidores" e interessados dessa tecnologia são precisamente as grandes petroliferas internacionais...


                                                    Eu acho que o hidrogenio é apenas uma bela maneira de andar a perder tempo com uma tecnologia à partida falhada e adiar a resolução de problemas gravissimos como é o do aumento do efeito de estufa..


                                                    A historia dos combustiveis automoveis é uma historia feita de tecnologias falhadas... De centenas, ou milhares de alternativas, apenas duas realmente se impuseram, a gasolina e o gasoleo, e o hidrogenio mais tarde ou mais cedo será mais um capitulo dos falhanços..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por mundano



                                                      1. E já pensaste que actualmente o hidrogenio não passa de um grande lobby dos mesmos do lobby oil?

                                                      2. Sabes que os cientistas dizem que com as tecnologias actuais, mesmo que desenvolvidas até ao seu limite, NUNCA será possivel comercializar em larga escala carros a hidrogenio, que só com grandes descobertas cientificas que permitam contornar alguns dos imensos problemas existentes? Sabes que actualmente é mais poluente um carro a hidrogenio do que um carro a gasolina? Sabes que seria varias vezes mais util para os problemas da humanindade modernizar as centrais termo-electricas de queima de carvão do que mudar os carros de gasolina para hidrogenio?

                                                      3. A historia dos combustiveis automoveis é uma historia feita de tecnologias falhadas... De centenas, ou milhares de alternativas, apenas duas realmente se impuseram, a gasolina e o gasoleo, e o hidrogenio mais tarde ou mais cedo será mais um capitulo dos falhanços..
                                                      Estás absolutamente certo no parágrafo 2 Já quanto ao 1 e 3, acho que é fácil de ver que o hidrogénio vai falhar não por causa de "lobbies" mas por causa da física.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por antoniop

                                                        A teoria de que as baterias são melhores do que o hidrogénio parece muito boa... até pensarmos como é que se produz a energia para carregar as baterias. A energia tem que ser produzida em algum lado e com a teoria deste senhor temos um lençol muito curto: para co brir a cabeça, destapam-se os pés. Ou seja, os carros não produzem emissões poluentes, certo, mas elas são emitidas pelas centrais que produzem a energia que vai carregar as baterias. A poluição só muda de sítio. Tudo muito a favor dos carros eléctricos, mas o problema está na produção das grandes quantidades de energia.

                                                        Um abraço.

                                                        E de onde achas que vem o hidrogenio? Ele não existe em poços como o petroleo, é preciso produzi-lo, à custa de grandes quantidades de energia...

                                                        Se as dificuldades com as baterias, nomeadamente o tempo de carregamento e a capacidade forem resolvidos não duvides que as baterias são uma forma muitissimo mais eficiente de levar energia eletrica de uma central até um automovel do que o hidrogenio..

                                                        O hidrogenio tem perdas em todas as fazes de produção, no final não retiras mais do que 40 a 50% da energia que gastaste para produzi-lo, comprimi-lo, etc, etc.. Além de que o hidrogenio é um produto muitissimo perigoso para ser colocado a circular em todos os automoveis...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por whereagles


                                                          Estás absolutamente certo no parágrafo 2 Já quanto ao 1 e 3, acho que é fácil de ver que o hidrogénio vai falhar não por causa de "lobbies" mas por causa da física.
                                                          Sim... eu não disse o contrario.. Só acho que todo este "hype" em volta do hidrogenio é coisa de lobbies..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Embora ache um bom artigo, não concordo quando o mesmo afirma que "O hidrogénio não é a alternativa".
                                                            O hidrogenio é tão alternativa como as baterias e a fusão nuclear.
                                                            Neste momento ainda não dispomos de tecnologia suficientemente avançada que nos garanta que esta ou aquela solução são as melhores.
                                                            As baterias parecem, neste momento, a solução mais viavel e eficaz mas será que que a autonomia(apenas 250km) e tempo de recarregamento não são tão impeditivas como o facto de ainda não haver tecnologia que permita extrair eficientemente energia do hidrogenio e mesmo da fusão nuclear.
                                                            Acredito que a tecnologia de baterias sejam um projecto mais aliciante de desenvolver/aperfeiçoar devido aos custos, que deverão ser mais baixos, que esta tecnologia acarreta.

                                                            Pessoalmente acho que o petroleo será substituido , 1º, pela electricidade(baterias), embora me pareça que esta terá sempre limitações no que diz respeito ao desempenho do veiculo, entretanto surgirá o hidrogenio e mais tarde a fusão nuclear(embora pense que esta será demasiadamente poderosa e dispendiosa para ser utilizada em meros meios de transporte).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X