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    Ford escort maluca



    Boas , tenho uma ford escort que está a dar comigo em doido, é tudo material ainda de fabrica de origem de 97 , menos coisas basicas de manutençao como oleo, travoes , pneus etc.

    Ora o meu problema é.... SEMPRE que vai a uma oficina o carro NUNCA faz. So faz a frio. Velas foram mudadas.
    Esqueçam opinioes como apoio do motor partido. Valvula da temperatura estragada pq isso já foi tudo excluido.

    Uns diziam que eram as velas ( foram mudadas e continua ) Outros é os cabos que isolam as velas . nada

    O carro so faz a frio e quando metia a gravar nunca fazia até que um dia milagre. consegui gravar. Alguem me ajude pq o carro em 16 anos nunca fez isto. sei que pode parecer parvo , os problemas aparecem do nada. Mas isto nao é normal.

    Como acontece? Estou a largar a embraiagem suavemente de maneira a que o carro ande. nao carrego no acelarador ( acontece muito de marcha atras pq estaciono sempre assim)

    A rotação começa a descer até aos 0 , começa tudo a tremer , abana tudo capo vidros acentos do banco . parece um v8 . depois "grita" até as 3mil rotações, estabiliza e começa um ciclo vicioso sempre assim sem nunca carregar no acelarador e por vezes se deixar nesse ciclo , vai se abaixo sozinho..... wtf , carrego no acelarador entao e nao responde, engasga-se e n faz nada a nao ser que fique la com o pe a fundo uns segundos . Mas a quente funciona 100% bem e tem uma velocidade de arranque mesmo boa para a idade.

    Ford Escort SW 1.6 Gasolina 90 CV
    Editado pela última vez por Kuri619; 05 May 2014, 20:49.

    #2
    Até meti phones,mas é impressão minha ou parece que se está afogar-se tipo glugluglu.

    Ou tinhas alguma coisa a fazer interferência que não se ficou bem audivel

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      #3
      A qualidade nao é extrema ne , mas sim parece que se afoga , treme imenso , a rotaçao desce como se estivesse a morrer lentamente e do nada revive. e é um ciclo , mas normalmente quando meto rapido em ponto morto , estabiliza , estou mais certo para que seja a embraiagem. é tudo original. mas tambem ja fez ao relantim... é muito estranho mesmo. Nao tinha nada a fazer interferencia , tudo o que se houve , é mesmo do motor.

      Comentário


        #4
        MAF e sensor do relentim, já trocaste / limpaste?

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          #5
          Boas,

          no dia a dia costumas ter o relentim certinho? Ou oscila?

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            #6
            Maf e sensor de relantim nao faço ideia. fui a uma revisao em que me puseram velas maiores do que indicadas e o carro trabalhava a 2 cilindros. depois n trabalhava e so no dia seguinte e que estava boa disseram que tinham colado o motor de arranque n sei aonde. cambada de atrasados. o relantim oscila muito e treme . mas no minimo ronda sempre os 900 e pode estar entre os 1200/300 ou certas vezes pede me uma 3 sozinha e vou a conduzir sem carregar no acelarador. ela so pede mudança e segue sozinha.

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              #7
              Tenho um mondeo de 99 com um motor "primo" desse a gasolina. A electronica é quase igual também. Uma coisa te garanto, esses motores têm de levar as velas indicadas se não baralham-se todos. Acredita que falo por experiência própria. TEnho um historial com velas.

              Visto isso das velas podes ter uma fuga de vacuo, um dos tubitos pode ter partido com a idade.

              E em terceiro lugar e mais provavel é teres a valvula que comanda o relenti entupida, aquilo é tirar e limpar com um spray proprio. É uma peça metálica que fica na admissão não muito longe da borboleta. Meto aqui um link com várias imagens da peça, ela costuma entupir naqueles dois orificios.

              FORD ESCORT CLASSIC (AAL, ABL) 1.6 16V 90 PS de 10.1998 Regulador do ponto morto/da temperatura Preparação da mistura online - Pecasauto24.pt


              Provavelmente existirão videos no tube com malta a limpar essa valvula. Acontece nos Focus, mondeos, escorts (a gasolina)

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                #8
                Primeiro ha que ter noçao que um carro a gasolina a levantar a embraiagem, vai ou logo abaixo ou começa a morrer, um carro a gasolina nao se faz como um Diesel, tem mesmo de haver acelerador para ele nao morrer. Ha carros a gasolina que conseguem andar (muito pouco) so com embraiagem, mas basta levantar 1mm mais o pé para o carro ir abaixo.

                Portanto, ele quer ir abaixo e tremer muito e engasgar-se so levantando a embraiagem, é completamente normal. Quando se faz isso, ele ficar irregular ja pode ser outros sintomas. Tenta uma coisa, cada vez que quiseres que o carro ande, da um bocado de aceleraçao, se ele fizer o mesmo, tentava o sensor de posiçao da borboleta de admissao ou o sensor de ralenti se tiver.

                Se o carro, a andar normalmente, notar irregularidades tenta o mudar o termostato ou o sensor de temperatura ja que as velas ja foram mudadas (que presumo que sejam velas apropriadas para o carro certo? Ha mecanicos que metem qualquer coisa a nivel de velas, e ha motores que nao gostam de levar qualquer tipo de vela, tem de ser as recomendadas pela marca).

                Comentário


                  #9
                  o mecanico meteu me as velas indicadas pois fui a outro , mudou me um tubo de vacuo que disse que estava roto. Sensores ou borboleta nao sei do que falam peço desculpa nao entendo. QUando ligas o carro sobe a rotaçao até as 1500 e estabiliza. O meu consegue andar um pouco com a embraiagem e nao passa daquela velocidade, sempre foi assim . so que agora é que começa a tremer. é vdd que tbm tem quase 17 anos com tudo original. Mas como e que hei de explicar... ele engasga-se eu acelero e ele nao responde. fica ali a tremer com a rotaçao em baixo e quando acelera de repente faz 30 solavancos e quase nao anda nada , como se tivesse a patinar no gelo. mas a quente é uma bomba e peras , ainda dá os 200Km como antes . so acontece a frio..ou entao com o travao de mao posto e mudança engatada com a embraiagem em cima. mas raramente faço isso. é so mesmo para mostrar aos mecanicos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                    MAF e sensor do relentim, já trocaste / limpaste?
                    Esqueci-me também de referir os cabos de vela e bobine.

                    A frio, se acelarares e manteres o pé no acelerador às 2000 rpm, ou às 3000 rpm, ele oscila a rotação?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                      o mecanico meteu me as velas indicadas pois fui a outro , mudou me um tubo de vacuo que disse que estava roto. Sensores ou borboleta nao sei do que falam peço desculpa nao entendo. QUando ligas o carro sobe a rotaçao até as 1500 e estabiliza. O meu consegue andar um pouco com a embraiagem e nao passa daquela velocidade, sempre foi assim . so que agora é que começa a tremer. é vdd que tbm tem quase 17 anos com tudo original. Mas como e que hei de explicar... ele engasga-se eu acelero e ele nao responde. fica ali a tremer com a rotaçao em baixo e quando acelera de repente faz 30 solavancos e quase nao anda nada , como se tivesse a patinar no gelo. mas a quente é uma bomba e peras , ainda dá os 200Km como antes . so acontece a frio..ou entao com o travao de mao posto e mudança engatada com a embraiagem em cima. mas raramente faço isso. é so mesmo para mostrar aos mecanicos.
                      Quer-me parecer que isso tem algo haver com a temperatura, provavelmente o sensor de temperatura que esta marado.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                        Quer-me parecer que isso tem algo haver com a temperatura, provavelmente o sensor de temperatura que esta marado.
                        Deves ter razão. Ou esse sensor ou o ICV, idle control valve do link acima. O sensor da borboleta não faz isso porque já desliguei o meu uma vez...

                        Comentário


                          #13
                          Velas ? Motorcraft super se arranjares ou as originais da ford que se chamam FoMoCo

                          Verificar a valvula que controla o relanti a frio , limpar corpo de admissao incluido a borboleta e como referiram ver o sensor de temperatura!

                          Verificar a pressao da bomba de combustivel e o regulador da pressao da gasolina

                          Depois disto tudo fazer reset á centralina e ajustar o relanti dele a quente de acordo com o manual e tá feito

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                            #14
                            E quanto achas que isso é em $$$$$? é que o carro nao vale já 1000€ quase... foi o que eu gastei em pinturas e arranjos de chapa.12 efeito 1.jpg

                            A pintura do tejadilho estava toda comida. o interior tambem devido ao tabaco do meu pai. tinha alguns podres de chapa. mas agora tá uma carrinha completamente nova. nao me tenciono desfazer dela , mas gastar demasiado dinheiro tambem nao convinha pois so estou a adiar o inevitavel..

                            E indo a maquina na auto alentejana? será que conseguem algo? O meu pai diz que ela já levou uma valvula da temperatura ou duas que ja tinha estragado. se faço reset a centralina fazia repro x)

                            Como ela estava : Fotografia0117.jpg Como está agora Quadro.jpg
                            Editado pela última vez por Kuri619; 06 May 2014, 07:23.

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                              #15
                              Pareces estar dentro do assunto , tem esses problemas todos? deve ser uma pipa de massa...

                              Comentário

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