Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvidas várias sobre o mundo automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvidas várias sobre o mundo automóvel

    Boas,

    Tenho umas dúvidas assim bem gerais sobre o mundo automóvel e já ando há que tempos para vir aqui escrever mas nunca há tempo.. Aviso já que isto são questões provavelmente básicas para os peritos do mundo automóvel mas são mesmo dúvidas que realmente tenho.

    Ora bem, então cá vai:

    1. Por vezes no trânsito, quando estou perto da traseira de um carro, reparo que em muitos modelos que têm dupla saída de escape uma das saídas está limpinha e a outra suja/negra. É normal e estão ambas a serem usadas? Neste caso como são aquelas panelas? Ou os fabricantes fazem os escapes assim com dupla saída "só para o estilo", com uma saída tapada e outra funcional, ie, ligada à panela? (Reparo em muitos Audis A4 assim mas há outras marcas certamente..)

    2. Num carro com uns 18 anos em cima, a gasóleo motor Renault 1.9 TD, é normal o óleo estar sempre sujo, mesmo algumas semanas após ser mudado?

    3. Após uma viagem grandita, digamos umas 3-4 horas de nacionais, é melhor desligar imediatamente o carro após o fim da viagem, esperar um pouco (tipo 1 min.) com o motor ao ralenti, ou é igual ao litro?

    4. Como saber se um carro tem a embraiagem a pegar muito em cima ou se é feitio do carro? Ela é levezinha mas lá está são 18 anos em cima e acho que nunca foi mexida...

    Obrigado!

    #2
    vou tentar ajudar:

    1- se das duas panelas só uma deita fumo devem ter posto para dar estilo, vês alguns assim no tópico dos pseudo
    2-nos motores a gasõleo é normal que o óleo mesmo acabado de ser mudado adquira uma cor escura muito rapidamente
    3-quando estiveres no fim da viagem não andes em altas rotações, assim quando chegares ao destino deixas ao ralenti uns 20 ou 30 segundos e depois desligas, poupas o desgaste do material

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
      vou tentar ajudar:

      1- se das duas panelas só uma deita fumo devem ter posto para dar estilo, vês alguns assim no tópico dos pseudo
      2-nos motores a gasõleo é normal que o óleo mesmo acabado de ser mudado adquira uma cor escura muito rapidamente
      3-quando estiveres no fim da viagem não andes em altas rotações, assim quando chegares ao destino deixas ao ralenti uns 20 ou 30 segundos e depois desligas, poupas o desgaste do material
      Eu juro que percebo muito pouco de mecânica, mas, apenas vejo vantagem em carros que mantêm algum componente em movimento após desligarmos o carro, nomeadamente nos carro com turbo. Esses, sim, tem lógica não puxar pelo turbo uns km antes de o parar para diminuir a temperatura do mesmo, para não o pararmos a uma Tº demasiado elevada.

      No ponto 1 estava-se a falar de duas saídas da mesma panela e também já me questionei acerca do mesmo. È realmente estranho...

      Em relação ao ponto 4, quando ela começar mesmo a dar o berro vais notar ela a patinar quando puxares mais por ele, até lá, num carro com essa idade, deixa-te andar que, também, não estás propriamente a estragar nada, visto quando mudares ter de ser o kit completo com pratos e prensa, que com essa idade ninguém vai mudar só a prensa

      Comentário


        #4
        Há sistemas que apenas abrem uma das saídas a partir de determinada pressão (ou velocidade de rotação do motor), por questões ambientais (ruído ou até melhor controle de emissões). Claro que a 1ª coisa a fazer é logo anular isso!





        Quanto à embraiagem, se as mudanças não arranham e consegues ainda fazer normalmente os pontos de embraiagem, deixa-a lá andar mais uns anos. Quando ela estiver má vai dar algum sinal.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CL Ver Post
          Há sistemas que apenas abrem uma das saídas a partir de determinada pressão (ou velocidade de rotação do motor), por questões ambientais (ruído ou até melhor controle de emissões). Claro que a 1ª coisa a fazer é logo anular isso!

          ...

          Quanto à embraiagem, se as mudanças não arranham e consegues ainda fazer normalmente os pontos de embraiagem, deixa-a lá andar mais uns anos. Quando ela estiver má vai dar algum sinal.
          Não tinha pensado nessa, de abrirem só a certa rotação. Mas já repararam nisto, certo? Que há saídas bem limpinhas quando a do lado está completamente negra (como é habitual numa saída de escape..)

          Quanto à questão do óleo do carro a gasóleo já fico mais descansado.

          ---
          Em relação ao ponto 4, quando ela começar mesmo a dar o berro vais notar ela a patinar quando puxares mais por ele, até lá, num carro com essa idade, deixa-te andar que, também, não estás propriamente a estragar nada, visto quando mudares ter de ser o kit completo com pratos e prensa, que com essa idade ninguém vai mudar só a prensa
          ---

          Quanto à embraiagem: não, as mudanças não arranham e faço perfeitamente o ponto de embraiagem a arrancar numa subida. Mas será que precisa ser mudado alguma coisa? Quanto custará um "kit de embraiagem" ?

          Para descrever melhor a "zona" onde a embraiagem pega, imaginem o seguinte: no curso total do pedal, em que 0% é pedal a fundo, ela só pega nos últimos 90%-100%. Isto dificulta e de que maneira o arranque do carro, pois se não estiver atento lá vai um solavanco.. É só isso que aborrece: no arranque em 1ª. Porque depois na 2ª mudança e nas outras é tudo tranquilo.

          Bom, qualquer das maneiras se calhar tenho que visitar uma oficina. Mas assim já vou mais informado.



          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
            Eu juro que percebo muito pouco de mecânica, mas, apenas vejo vantagem em carros que mantêm algum componente em movimento após desligarmos o carro, nomeadamente nos carro com turbo. Esses, sim, tem lógica não puxar pelo turbo uns km antes de o parar para diminuir a temperatura do mesmo, para não o pararmos a uma Tº demasiado elevada...
            assim como o fazes para proteger o turbo, na minha opinião deves fazer mesmo que o motor não o tenha, evita mudanças bruscas de temperatura

            Originalmente Colocado por jcxa79 Ver Post
            Quanto à embraiagem: não, as mudanças não arranham e faço perfeitamente o ponto de embraiagem a arrancar numa subida. Mas será que precisa ser mudado alguma coisa? Quanto custará um "kit de embraiagem" ?

            Para descrever melhor a "zona" onde a embraiagem pega, imaginem o seguinte: no curso total do pedal, em que 0% é pedal a fundo, ela só pega nos últimos 90%-100%. Isto dificulta e de que maneira o arranque do carro, pois se não estiver atento lá vai um solavanco.. É só isso que aborrece: no arranque em 1ª. Porque depois na 2ª mudança e nas outras é tudo tranquilo.

            Bom, qualquer das maneiras se calhar tenho que visitar uma oficina. Mas assim já vou mais informado.



            acho estranho que digas que só pega em cima e mesmo assim não arranha mudanças, não é normal que pegue mais acima do que a meio do curso, acho eu...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
              assim como o fazes para proteger o turbo, na minha opinião deves fazer mesmo que o motor não o tenha, evita mudanças bruscas de temperatura
              O motor funciona sempre perto da Tª ideal, além disso quando desligas não ficam peças em movimento. Já o turbo não é bem assim...


              acho estranho que digas que só pega em cima e mesmo assim não arranha mudanças, não é normal que pegue mais acima do que a meio do curso, acho eu...
              Eu tive uma Audi A6 que pegou sempre nos últimos 10% do pedal, era assim de feitio e fiz mais de 160kkm com ela sem nunca ter levado embraiagem...

              Comentário


                #8
                na minha opinião desligar de repente um motor acabado de estar em grande esforço é asneira, procuro ter esse cuidado nos carros que conduzo, li a explicação para não o fazer num livro antigo, quando puder posto aqui um scan
                quanto á embraiagem então deve ser normal, nos carros que conduzi normalmente pega mais abaixo de meio do pedal

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                  O motor funciona sempre perto da Tª ideal, além disso quando desligas não ficam peças em movimento. Já o turbo não é bem assim...




                  Eu tive uma Audi A6 que pegou sempre nos últimos 10% do pedal, era assim de feitio e fiz mais de 160kkm com ela sem nunca ter levado embraiagem...
                  Essa é a questão central: será defeito ou feitio? É que é assim desde sempre,a embraiagem pega cá mesmo em cima, nos 10% vá. E as mudanças não arranham, como já disse antes, são muito suaves a entrar.
                  Se me for queixar na oficina os gajos esfregam logo as mãos para me venderem uma embraiagem nova ou há alguma maneira fiel de ver se precisa mesmo de uma peça ou se a que está no carro está boa?

                  ---

                  Outra dúvida do carro: o ar condicionado do Kia funciona às mil maravilhas. Basta a ventoinha no mínimo para se sentir logo o fresco a sair. É mesmo muito eficaz. No entanto, desde há coisa de semanas reparo que após (sublinho o após!) desligar o ar condicionado vem um cheiro esquisito. Será de ter o ar condicionado pouco tempo ligado (por vezes tenho-o ligado uns 5-10 minutos) ? Ou tenho um gato morto no compartimento do motor?

                  Obrigado a quem me puder ajudar mais nesta!

                  Comentário


                    #10
                    se a embraiagem sempre funcionou assim então decerto é feitio, se não sentes falta de força em subidas e assim, podes andar descansado, quanto ao cheiro, experimenta mudar o filtro do habitáculo se não o fizeste recentemente

                    Comentário


                      #11
                      Se a embraiagem for de cabo, é capaz de já ter esticado um bocado e precisar de um cabo novo. Fácil e barato.

                      Se for hidráulica... deixa andar até morrer! Ela há-de dar sinais um dia!

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X