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GNR vira Engenheiro Mecânico

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    GNR vira Engenheiro Mecânico

    Um total de 1.607 militares da GNR participa, entre segunda-feira e domingo, em operações de fiscalização intensiva às condições técnicas dos veículos e aos materiais transportados, anunciou hoje aquela força de segurança.Nas 881 ações previstas, direcionadas para as vias onde se verifica maior tráfego rodoviário, os militares da GNR VÃO estar atentos às infrações de natureza fiscal, aduaneira e ambiental, bem como a quaisquer indícios da prática de ilícitos de natureza criminal.
    Os 1.607 militares convocados para a operação pertencem aos comandos territoriais, à Unidade Nacional de Trânsito, ao Serviço da Proteção da Natureza e ao Ambiente e da Unidade de Ação Fiscal.



    Segundo a GNR, a operação foi desenvolvida no âmbito do plano definido pelo Euro Controle Route (ECR), grupo de serviços de comando nas estradas europeias que colabora para melhorar a segurança rodoviária e promover a concorrência leal neste setor.
    http://www.dn.pt/inicio/portugal/int...edium=facebook

    Parece que os GNR agora são engenheiros e vão andar a inspecionar as viaturas.
    Tenho ali uns barulhos na suspenção traseira, a ver se encontro alguma operação stop para ver se os homens me resolvem isto

    #2
    Não é preciso um engenheiro para identificar um ibiza do fumo e passar-lhe um presente por para alem de andar a poluir ser um azeiteiro bimbo, se for para isso então têm todo o meu apoio, passem nas zonas saloias do país onde esta praga por m2 é comum que os restantes condutores agradecem.

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      #3
      como eles pensam fazer isso?
      vão ver o papelinho da inspeção, ver os pneus, e essas coisas "simples" e depois? vão me tirar as rodas para ver os travões? levantar o carro para ver a suspensão e fugas?

      depois nesta parte:infrações de natureza fiscal, aduaneira e ambiental, quer dizer que vão multar os petroleiros?

      por um lado ate concordo com este tipo de coisas, as vezes vê se cada carro que nem sabemos como é possível aquilo ter passado na inspeção sem "truques"

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        #4
        Mas que autoridade tem a GNR para dizer se está nos conformes ou não ?

        A não ser que andem com um engenheiro atrás não expecialistas nenhuns para o dizer.

        E depois acabam por multar carros que estão completamente de origem por "alterações"

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
          Mas que autoridade tem a GNR para dizer se está nos conformes ou não ?

          A não ser que andem com um engenheiro atrás não expecialistas nenhuns para o dizer.

          E depois acabam por multar carros que estão completamente de origem por "alterações"
          Pois, até concordo que tenham autoridade para mandar os fumarolas de volta ao centro de inspeções e que metam os seus estimados donos a fazer serviço de voluntariado nos IPO para perceberem os maleficios da sua propria poluição.

          É que Portugal até é um pais de brandos costumes, em Inglaterra até a mudança de um simples chip obriga a comunicação ás seguradoras.

          Felizmente não é preciso ser se engenheiro mecanico, basta bom senso!

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            #6
            Tou lixado... o meu vidro não abre! Como é que posso dar os documentos?

            O que me vale é que o porta-bagagens também não abre... senão lá me apanhavam os 56 kg da maria juana que apanhei hoje no quintal...

            Comentário


              #7
              É preciso ser eng. mecânico para espreitar por debaixo do carro e ver se por exemplo têm catalisador? Deve ser mais por aqui julgo eu.

              Comentário


                #8
                Basicamente deve ser aquelas multas pneumaticos nao constarem no livrete, parachoques, alerons e embaladeiras chuning e afins.
                Tambem há muita malta com motores diferentes aos de origem isso qualquer dia pode vir a dar problemas.
                Muitas destas coisas em nada influencia a segurança tais como pneus mais largos ou suspençao rebaixada desde que estajam em condiçoes, mas o que conta é os € da multa.

                Comentário


                  #9
                  É que deve ser preciso ser Eng. Mecânico para ver as medidas das jantes, para ver a luz azul(azul mesmo daquela malta que anda com as luzes a apontar para os olhos dos outros) rebaixamentos, filtros e tubos estranhos no motor, linhas directas...
                  E mais, um Eng. Mecânico não sabe necessariamente de "mecânica", podem ter mestrados/especializações/ramos que não em mecânica.


                  Quem está assim tão preocupado...

                  Comentário


                    #10
                    Eu só não percebi muito bem onde leram em concreto o que vai ser fiscalizado, mas ok...

                    Comentário


                      #11
                      Estou a ver que deve ser preciso tirar algum curso para fiscalizar os carros dos "azeitolas" que por aqui andam...

                      Comentário


                        #12
                        Deve ser preciso ser-se douturado para ver medidas de pneus, números de chassis, número de guias / facturas, ler discos de tacógrafos, etc etc. Isto segundo alguns iluminados aqui do FAHO...

                        Comentário


                          #13
                          Por acaso não sei se muita gente aqui conhece os actuais (de há uns bons 10 anos para cá...) agentes da GNR e PSP. Já não são só aqueles gordos que tinham a 4ª classe...

                          Por acaso, embora eles às vezes me multem..., são geralmente pessoas cultas, de bom trato e inteligentes. No mínimo têm actualmente o 12º ano, como base!

                          Só me chateia algumas caças à multa e quando se põem atrás dos semáforos a ver quando eu passo os vermelhos, mesmo quando estão ainda entre o vermelho muito clarinho e o vermelho ainda mais ténue... mas pronto... é uma questão de interpretação das cores... é uma função que lhes foi distribuída e a gente tem de cumprir o livro ou pagar a multa e aguardar pela sanção acessória...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                            Por acaso não sei se muita gente aqui conhece os actuais (de há uns bons 10 anos para cá...) agentes da GNR e PSP. Já não são só aqueles gordos que tinham a 4ª classe...

                            Por acaso, embora eles às vezes me multem..., são geralmente pessoas cultas, de bom trato e inteligentes. No mínimo têm actualmente o 12º ano, como base!
                            Lido com eles desde há +-22 anos e concordo completamente contigo.

                            Não obstante, muitos (que são alguns no todo) deixam mesmo assim a desejar, principalmente quando sabemos que são pessoas com formação, e não barrigudos com a 4ª classe.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CL Ver Post

                              Já não são só aqueles gordos que tinham a 4ª classe...
                              Há para aí uns cinquenta anos o meu pai cortou um traço contínuo numa curva, e foi multado por um GNR que lhe apontou que "tinha passado a vertical ao eixo da estrada". Não sei se o GNR era gordo ou magro, mas ficou-lhe de memória .

                              (Parece-me é que quem tinha a quarta classe da época não escrevia "suspenção", "expecialistas", "douturado" ou mesmo "voçês". Isso da ortografia foi nitidamente uma moda passageira, cada vez menos necessária outra vez.)

                              Comentário


                                #16
                                Então... a vertical ao eixo da estrada? Toda a gente sabe que é a linha contigua que não se pode pisar! Ou contínua ou coisa do género...

                                Eram outros tempos... felizmente hoje são outro tipo de pessoas. Tal como todos nós somos outro tipo de pessoas, felizmente!

                                Mesmo nesses tempos, e com essas pessoas, uma vez "tive" que ultrapassar outro veículo (nos autos da GNR não há carros! São veículos!) no velho IC 19 e, mesmo eu não tendo passado para lá da linha mas acho que a pisei... fui mandado parar. Não houve multa, apenas perdi uma meia hora (se soubesse tinha ido a pisar ovos atrás do outro e chegava mais depressa a casa...), a mostrar documentos e a explicar que o outro ia tão devagar e tão encostado à dtª e, como não vinha mais nenhum veículo em sentido contrário, eu nem me apercebi que poderia ter causado algum perigo à circulação...

                                E lá me safei... sem multa e com o jantar atrasado em meia hora... Coisas da vida que nunca se esquecem. Aprendi que os traços verticais ao eixo da via são como tijolos para mim! Só os piso em caso de extrema necessidade (ou se tiver a absoluta certeza de que ninguém me está a ver...)
                                Editado pela última vez por CL; 11 May 2014, 22:47.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                  Toda a gente sabe que é a linha contigua que não se pode pisar! Ou contínua ou coisa do género...
                                  Linha longitudinal contínua. E não é pisar, é transpor. Dá para perceber a diferença ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                    Por acaso não sei se muita gente aqui conhece os actuais (de há uns bons 10 anos para cá...) agentes da GNR e PSP. Já não são só aqueles gordos que tinham a 4ª classe...

                                    Por acaso, embora eles às vezes me multem..., são geralmente pessoas cultas, de bom trato e inteligentes. No mínimo têm actualmente o 12º ano, como
                                    base!




                                    Só me chateia algumas caças à multa e quando se põem atrás dos semáforos a ver quando eu passo os vermelhos, mesmo quando estão ainda entre o vermelho muito clarinho e o vermelho ainda mais ténue... mas pronto... é uma questão de interpretação das cores... é uma função que lhes foi distribuída e a gente tem de cumprir o livro ou pagar a multa e aguardar pela sanção acessória...

                                    Falso. Conheço alguns com o 9º ano mal tirado e são agentes da GNR há 4 ou 5 anos. Quanto ao facto de se ter o 12ºano não significa nada com o facilitismo que existe no ensino qualquer um consegue concluir o 12 º ano e depois lá vem o factor Cunha esse sim é que conta. Já agora conheço cada ordinarão e cada burro que andou a estudar comigo...e são GNRs! Também conheço o contrário!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não me admirava que fossem mecânicos agora, alguns já tem super poderes como uma extraordinária visão para verem aquilo que não existe.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Linha longitudinal contínua. E não é pisar, é transpor. Dá para perceber a diferença ?
                                        Não a consegues pisar sem a transpor, que certamente a carroceria/espelhos fica mais saidos que os pneus.

                                        Como podem dizer que está alterado ? Têm competencia para isso ? Também posso pegar num estetóscópio e oscultar alguém, não quer dizer que saiba diagnosticar.

                                        Isto principalmente para alterações de suspensão, Barras AA etc que gostam muito de caçar...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                          Não a consegues pisar sem a transpor, que certamente a carroceria/espelhos fica mais saidos que os pneus.

                                          Como podem dizer que está alterado ? Têm competencia para isso ? Também posso pegar num estetóscópio e oscultar alguém, não quer dizer que saiba diagnosticar.

                                          Isto principalmente para alterações de suspensão, Barras AA etc que gostam muito de caçar...
                                          Não vi escrito em lado nenhum que era isso que iam verificar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            "GNR vira Engenheiro Automóvel"

                                            Correcção para o título!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                              Mas que autoridade tem a GNR para dizer se está nos conformes ou não ?

                                              A não ser que andem com um engenheiro atrás não expecialistas nenhuns para o dizer.

                                              E depois acabam por multar carros que estão completamente de origem por "alterações"
                                              Que autoridade tem? Deixa ver...toda?

                                              Afinal, a GNR é a autoridade.

                                              E não vejo porque não há a GNR de ter eSpecialistas no assunto. Seria até muito estranho que não tivesse...

                                              Também nunca ouvi de ninguém que fosse multado por alterações e que tivesse uma viatura de origem, mas na internet, à frente do teclado, é fácil escrever baboseiras.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                                Não a consegues pisar sem a transpor, que certamente a carroceria/espelhos fica mais saidos que os pneus.

                                                Como podem dizer que está alterado ? Têm competencia para isso ? Também posso pegar num estetóscópio e oscultar alguém, não quer dizer que saiba diagnosticar.

                                                Isto principalmente para alterações de suspensão, Barras AA etc que gostam muito de caçar...


                                                É realmente preciso um curso para adivinhar que este carro esta modificado, eu sou sincero, nao chegava la.

                                                Para alem disso, vao ficalizar as condiçoes tecnicas do veiculo, que tambem nao é preciso um curso para fazer tal trabalho.

                                                Mas nao sabia que havia assim tanto desconhecimento da formaçao da Policia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu acho que um dos muitos mal de alguns "tugas" é nem sequer conhecerem/reconhecerem a Autoridade.
                                                  Ninguém é alguém para os mandar fazer o que quer que seja, é mesmo naquela "se nem o meu pai me diz quando é que tenho de estar em casa, vem agora o senhor mandar fazer isto ou aquilo"
                                                  Depois ficam chateados com certas situações, e dizem que foram multados por "nada"
                                                  Acham que a GNR serve apenas para passar multas e meter radares, o resto é malta barriguda de bigode, que passeia de Patrol e bebe umas minis.
                                                  Claro que há "broncos" na GNR, como há na PSP, como há nos balcões das finanças, como há no governo/deputados e por aí fora...
                                                  Mas isso não quer dizer que eu possa fazer o que me apetecer, em qualquer lado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post


                                                    É realmente preciso um curso para adivinhar que este carro esta modificado, eu sou sincero, nao chegava la.

                                                    Para alem disso, vao ficalizar as condiçoes tecnicas do veiculo, que tambem nao é preciso um curso para fazer tal trabalho.

                                                    Mas nao sabia que havia assim tanto desconhecimento da formaçao da Policia.
                                                    Oh xôr guarda, não está alterado não xenhor, isto é por causa do gásoil do Intermarché...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      Linha longitudinal contínua. E não é pisar, é transpor. Dá para perceber a diferença ?
                                                      E depois temos no acesso sul à ponte 25 de Abril umas linhas no chão que muito boa gente não sabe para o que servem, e transpõe alegremente todos os dias.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                                        Mas que autoridade tem a GNR para dizer se está nos conformes ou não ?

                                                        A não ser que andem com um engenheiro atrás não expecialistas nenhuns para o dizer.

                                                        E depois acabam por multar carros que estão completamente de origem por "alterações"
                                                        Sendo orgãos de policia criminal, tem toda a autoridade para o fazer...
                                                        Ponto final, está previsto na lei, quem não gosta só tem de reclamar.
                                                        Agora essa de autuarem carros stock por alterações... Já deves ter visto milhares de casos desses não?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quer me parecer, que há quem não saiba, quais as competência estatutárias das autoridades policiais...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            De certeza que o que vão fazer é ao verificarem que um carro não parece estar nas condições de homologação, coisa que qualquer pessoa vê em muitos carros alterados, vão enviar para uma inspecção especial isenta, (onde o condutor não conhece o inspector...) e vão fazer uma inspecção a sério, depois o carro é apreendido e o condutor tem de resolver os problemas apontados.

                                                            Comentário

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