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Os cavalos também se abatem ?

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    Os cavalos também se abatem ?

    É com alguma tristeza que constato que o actual Maserati Quattroporte passa a estar disponível também numa versão diesel.

    Depois de vermos Jaguares a diesel, Porsches a diesel, agora outro ícon automóvel, a Maserati com um dos seus mais carismáticos modelos, o Quattroporte se rende a estes motores menos nobres e raçudos.

    Para quem não sabe a "marca" Quattroporte, existe desde 63, como a marca "911" da Porsche e são na minha opinião dois ícons incontornáveis do panorama automóvel. O 911 com mais notoriedade e mais conhecido, mas o Quattroporte é talvez o grande embaixador das berlinas luxuosas com um motor e comportamento desportivo.

    Que o actual Ghibli já estivesse disponível a diesel, era de alguma forma chocante, mas no fundo é um modelo para gerar volume, agora o ícon Quattroporte é comprometer parte da sua genética e ADN.

    No fundo aquela ideia da berlina com motor muito performante ou até ferrrari, fica manchada por uma "negra" mancha de "gasóleo"

    Será que inda veremos um Porsche 911 a diesel ? um ferrari a diesel ? um Aston Martin, um Bentley a diesel ?

    #2
    É uma ideia que não consigo perceber. Dotar carros luxuosos com motores enormes a consumir Diesel. Dar uma (falsa) ideia de economia ao conduzir estes carros? Com que objectivo?
    A tecnologia empregue nestes motores é tão elevada, que os custos de manutenção são tão elevados, anulando por completo a economia obtida nos consumos. Sendo assim, qual a vantagem? São menos nobres, tanto no funcionamento, como ruído. Por isso é um contra-senso tendo em conta o carro que é.

    Equipamentos híbridos, embora não tão eficazes, fazem mais, muito mais pela imagem de elitismo e luxo, conjugada pela de economia e preocupação ambiental.

    Comentário


      #3
      A tendência é haver sempre uma versão diesel em tudo e a realidade é que passa normalmente a ser versão mais vendida.

      O Importante é que as versões a gasolina continuam a existir! E com a evolução dos sistemas híbridos tenho toda a confiança que os V6, V8 e afins têm o futuro garantido.

      O futuro dos desportivos não passa pelo diesel, passa pela tecnologia híbrida usada no Porsche 918 ou no Mclaren P1, acredito que com o tempo essa tecnologia ira passar para os carros do dia-a-dia.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Papas1973 Ver Post
        A tendência é haver sempre uma versão diesel em tudo e a realidade é que passa normalmente a ser versão mais vendida.
        Felizmente ainda não é em tudo.

        Comentário


          #5
          As marcas não existem para serem apreciadas por aqueles que não têm dinheiros para comprar os seus automóveis, mas sim para dar lucro. Se a malta que tem dinheiro para comprar um Quattroporte quer ter um Diesel, a marca tem de oferecer essa possibilidade.

          Actualmente, há uma enorme pressão psicológica sobre os custos de utilização dos automóveis. Mesmo as pessoas endinheiradas não se sentem bem a ver coisas deste género:





          Parece criminoso, por isso temos de aceitar que as coisas estão a mudar e assim continuarão. Não sei se haverá um 911 Diesel, mas que o combustível mal cheiroso chegará a automóveis é certo.
          Ficheiros anexados

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            #6
            Não gosta, não compra, não aceita, mas isso não vai mudar o mercado e como este é soberano... as marcas dão o que o mercado pede.

            Também custou a muita gente a aceitar por exemplo os diesel nos Porsche, mas afinal parece que a marca tinha razão e vendem bem e não me refiro apenas ao Cayenne.

            Já agora, por curiosidade, o grupo Fiat não tem nenhum motor maior que o de 3 litros a diesel, correto? Ao menos que ponderem colocar-lhe mais um turbo e chegar à barreira psicológica dos 300 cv.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
              Não gosta, não compra, não aceita, mas isso não vai mudar o mercado e como este é soberano... as marcas dão o que o mercado pede.

              Também custou a muita gente a aceitar por exemplo os diesel nos Porsche, mas afinal parece que a marca tinha razão e vendem bem e não me refiro apenas ao Cayenne.

              Já agora, por curiosidade, o grupo Fiat não tem nenhum motor maior que o de 3 litros a diesel, correto? Ao menos que ponderem colocar-lhe mais um turbo e chegar à barreira psicológica dos 300 cv.
              Nos planos que a marca mostrou à uns dias atrás estava presente um motor diesel de 340cv para o Quattroporte e para o Levante (SUV).

              Comentário


                #8
                Compreendo o tópico.

                Mas não se terá dito o mesmo do fim dos carburadores, colocação da direcção assistida, cruise control, ABS, caixas automáticas, etc.?
                Tecnologias e sistemas que retiram a pureza ao carro e que "podiam vir a dar cabo de uma marca"?

                Lembro que o primeiro Porsche era eléctrico, e se não tivesse havido mudança de "combustível", hoje ninguém andava de 911 6 cilindros....
                Editado pela última vez por RodrigoFernandes; 14 May 2014, 17:16.

                Comentário


                  #9
                  Ao menos faziam como o Panamera Hybrid, consome menos do que um carro a gasoleo e não deixa de ser a gasolina e ter 400cv creio, isto é que é o futuro dos carros desportivos não meter motores a gasoleo em carros com uma longa tradição em motores a gasolina!

                  Ainda por cima neste caso o motor a gasoleo nem é grande pistola comparando com o 550D, por exemplo!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RodrigoFernandes Ver Post
                    Compreendo o tópico.

                    Mas não se terá dito o mesmo do fim dos carburadores, colocação da direcção assistida, cruise control, ABS, caixas automáticas, etc.?
                    Tecnologias e sistemas que retiram a pureza ao carro e que "podiam vir a dar cabo de uma marca"?

                    Lembro que o primeiro Porsche era eléctrico, e se não tivesse havido mudança de "combustível", hoje ninguém andava de 911 V6....

                    Ninguém anda em 911 V6.

                    Uma coisa é evolução outra coisa é não se usar o melhor que está disponível em detrimento de uma poupança reduzida em carros que têm custos de manutenção muito elevados.

                    Comentário


                      #11
                      Como já disse noutro tópico...as marcas dão às pessoas aquilo que elas querem comprar. Se é diesel que seja diesel. Penso que os puristas não terão que se chatear até porque as versões mais apimentadas estarão sempre disponíveis. Em mercados que não sejam o da europa central e sul este tipo de anúncios nem aquece nem arrefece.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                        As marcas não existem para serem apreciadas por aqueles que não têm dinheiros para comprar os seus automóveis, mas sim para dar lucro. Se a malta que tem dinheiro para comprar um Quattroporte quer ter um Diesel, a marca tem de oferecer essa possibilidade.

                        Actualmente, há uma enorme pressão psicológica sobre os custos de utilização dos automóveis. Mesmo as pessoas endinheiradas não se sentem bem a ver coisas deste género:


                        Parece criminoso, por isso temos de aceitar que as coisas estão a mudar e assim continuarão. Não sei se haverá um 911 Diesel, mas que o combustível mal cheiroso chegará a automóveis é certo.
                        Quem gasta mais de 100mil € depois preocupa-se com a quantidade de combustível que o carro consome?!

                        Eh pá... não consigo perceber.
                        Editado pela última vez por Braz; 14 May 2014, 17:10.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                          Quem gasta mais de 100mil € depois preocupa-se com a quantidade de combustível que o carro consome?!

                          Eh pá... não consigo perceber.
                          é muito fácil de perceber. Se consegues com o mesmo carro gastar 15€ aos 100 porque hás-de gastar 30€ aos 100? para quem anda muito faz mossa. Não estamos a falar própriamente de carros diesel arrastadeiras....

                          Comentário


                            #14
                            Compreendo, mas isso é só porque se considera o consumo. E o resto?

                            Vai de encontro ao que disse no post mais acima...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                              Quem gasta mais de 100mil € depois preocupa-se com a quantidade de combustível que o carro consome?!

                              Eh pá... não consigo perceber.
                              Grande parte dessas carros estão ligados a empresas a nível fiscal, pelo menos em Portugal; como tal o gasóleo é possível deduzir uma parte em despesas já a gasolina...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                é muito fácil de perceber. Se consegues com o mesmo carro gastar 15€ aos 100 porque hás-de gastar 30€ aos 100? para quem anda muito faz mossa. Não estamos a falar própriamente de carros diesel arrastadeiras....
                                Não tem nada a ver com isso, o pessoal não quer é andar a parar na bomba de 200 em 200kms no carro que usa no dia a dia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                  Ao menos faziam como o Panamera Hybrid, consome menos do que um carro a gasoleo e não deixa de ser a gasolina e ter 400cv creio, isto é que é o futuro dos carros desportivos não meter motores a gasoleo em carros com uma longa tradição em motores a gasolina!

                                  Ainda por cima neste caso o motor a gasoleo nem é grande pistola comparando com o 550D, por exemplo!
                                  Num recente teste ao Ghibli com o 3 litros de 275 cv referem que não só não chega ao 535d como é taco a taco com os 530d e A7 3.0 tdi monoturbos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um dia quando eu conduzir carros de alta cilindrada e alta gama a diesel e a gasolina , talvez perceba se faz ou não sentido ter modelos desses a diesel.

                                    Até lá confesso que fico na ignorância

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ha 1 mes o Tiff (fifth gear) fez uma reportagem sobre o ghibli diesel.. Basicamente aquilo ficou aquém de um Serie5



                                      Editado pela última vez por maxpayne; 14 May 2014, 18:12.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Também me entristece um pouco isto.

                                        No entanto temos de ver que nem toda a gente é amante de automóveis. Para a maioria das pessoas interessa mais o design e a exclusividade. Um pouco como uma peça de roupa... Para essas pessoas faz sentido um motor a diesel ainda que seja mais barulhento e menos performante. Afinal de contas um automóvel a diesel mesmo com um motor bem grande faz facilmente consumos muito mais baixos que o mesmo automóvel com a motorização a gasolina. Lá por as pessoas serem ricas não quer dizer que gostem de esbanjar desnecessariamente. Para além disso está na moda ser ecológico

                                        Para um amante de automóveis interessa a história, o design e acima de tudo a mecânica. Para esses faz sentido um motor a gasolina.

                                        Acho que não veremos facilmente um 911 diesel ou um futuro hipercarro Ferrari a diesel. Isso seria destruir demasiado a identidade das marcas/modelos.
                                        Mas não tenho dúvidas que poderá haver mais abertura para modelos novos modelos com opções diesel dentro destas marcas de topo. Por exemplo a Porsche já o fez.
                                        Agora a Rolls Royce vem aí com um SUV que poderá partilhar plataforma BMW. Nâo me admira que lá espetem um motor diesel. O mesmo suponho que possa vir a acontecer com a Aston Martin, Bentley, talvez até a Ferrari.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Enquanto não existir forma de contornar as complicações de um sistema híbrido e as limitações de um sistema totalmente eléctrico, a opção mais natural no que toca a economia passa pelo Diesel.

                                          Sobretudo para aqueles que fazem muitos quilómetros e querem acima de tudo um carro de uso diário.


                                          Já agora, porque é que no segmento D por cá, não se vê mais motorizações a gasolina ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acho bem, há escolha para todos.
                                            Acho patetico é quem compra carros caros a gasolina e faz meia duzia de km com eles por tudo, pelo desperdicio e pela ma gestao porque não é por isso que o carro deixara de desvalorizar imenso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                              Grande parte dessas carros estão ligados a empresas a nível fiscal, pelo menos em Portugal; como tal o gasóleo é possível deduzir uma parte em despesas já a gasolina...
                                              Isto.

                                              Eu vejo com bons olhos esta noticia da Maserati! Agrada-me e posso vir a ser um cliente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                Grande parte dessas carros estão ligados a empresas a nível fiscal, pelo menos em Portugal; como tal o gasóleo é possível deduzir uma parte em despesas já a gasolina...
                                                Isso é que é estupido, so devia ser possivel com carros honestos que realmente fossem precisos ao exercicio de funçoes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                  é muito fácil de perceber. Se consegues com o mesmo carro gastar 15€ aos 100 porque hás-de gastar 30€ aos 100? para quem anda muito faz mossa. Não estamos a falar própriamente de carros diesel arrastadeiras....
                                                  É uma lógica enorme o que acabaste de dizer. Faz mesmo todo o sentido.

                                                  Por esse pensamento, ninguém compra carros de luxo. Também podem comprar carros de 70.000,00€ em vez de 120.000,00€

                                                  Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                                  Não tem nada a ver com isso, o pessoal não quer é andar a parar na bomba de 200 em 200kms no carro que usa no dia a dia.
                                                  Este argumento já é bem mais válido...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                    É uma lógica enorme o que acabaste de dizer. Faz mesmo todo o sentido.

                                                    Por esse pensamento, ninguém compra carros de luxo. Também podem comprar carros de 70.000,00€ em vez de 120.000,00€
                                                    Para mim tem logica e o teu post tambem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                      É uma lógica enorme o que acabaste de dizer. Faz mesmo todo o sentido.

                                                      Por esse pensamento, ninguém compra carros de luxo. Também podem comprar carros de 70.000,00€ em vez de 120.000,00€

                                                      Este argumento já é bem mais válido...
                                                      Pensando da mesma maneira, ninguém comprava carros então. Para que gastar 20 mil € num utilitário a gasolina se posso andar de autocarro?

                                                      As compras de carros nunca são racionais, se dão 100 mil € por um porque é o modelo que gostam, porque raio não podem poupar depois no combustivel?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Meio termo meio termo...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                          Pensando da mesma maneira, ninguém comprava carros então. Para que gastar 20 mil € num utilitário a gasolina se posso andar de autocarro?

                                                          As compras de carros nunca são racionais, se dão 100 mil € por um porque é o modelo que gostam, porque raio não podem poupar depois no combustivel?
                                                          Então, mas isso foi o que eu transmiti. Por não serem racionais é que não se vai andar a ligar a gastar menos 0,5 litros aos 100.

                                                          Eu pelo menos vejo assim as coisas. E não nado em dinheiro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Faz sentido a partir do momento que um Diesel (3.0 monoturbo com os seus 240-260cv) num segmento F consegue fazer velocidades actualmente de 250 e ate mais em modo cruise a consumir por vezes menos de metade que um Otto com os mesmos niveis potencia, para alem de serem motores que conseguem boas recuperaçoes e boas aceleraçoes e com um refinamento excelente mal mal se notando o ''tracto'' que temos à nossa frente. Exemplo facil:



                                                            730d com 258cv, media de 185km/h (boa parte da viagem da para ver que vai a colar nos 250) e media final de 14,7L. Meteram ai um foto, presumo de um Otto de segmento alto possivelmente com os mesmos niveis de potencia, com medias de 27L e uma velocidade media mais baixa. Facilmente um Otto com velocidade media de 185km/h faz consumos poderados na casa dos 30L. Falamos de metade num Diesel, ganhando-se assim autonomia e no final do dia, os 2 levam ao mesmo lado, mas um com gastos mais baixos.

                                                            Claro que num Serie 7, preferia um 750i a um 740d por exemplo, mas se fizer medias anuais a roçar os 100.000km como muitos destes carros fazem, o Diesel ganha sempre na area da economia.

                                                            Desde que haja opçoes de escolhas e nao se exclua motores Otto...
                                                            Editado pela última vez por Drifter; 14 May 2014, 19:42.

                                                            Comentário

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