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Parque automóvel em Portugal (anos 80)

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    Parque automóvel em Portugal (anos 80)

    A propósito dos 30 anos do Opel Kadett E (1984-1991) que na época era muito avançado pelas suas linhas aerodinâmicas (a maior parte dos carros ainda eram bastante rectilíneos) seria interessante recordar o parque automóvel em Portugal e tudo o que se relaciona com o mesmo nos anos 80 e, obviamente, aqueles carros que nos trazem boas memórias ou que marcaram essa década em Portugal.


    Carro do ano em 1985. Quando vi o primeiro Kadett E, comprado novo por o pai de um companheiro de escola, o meu Fiat 128, passou imediatamente a carro velho...


    Apesar de ter passado essa década com um Fiat 128 Sport 1300 de 1973 na garagem - o meu pai era muito agarrado à tecnologia dos anos 70 ) recordo-me do "choque" que foi o já mencionado Opel Kadett E mas também o impacto do Renault 5 (Supercinco), Fiat Uno, Citroen BX (os primeiros BX tinham os famosos conta-quilómetros e conta-rotações de tambor ou de lupa) e tantos outros bastante avançados como o Renault 25 com o sintetizador de voz ou os primeiros painéis digitais que se montaram nos Kadett GSI, Uno Turbo i.e MKI, R11 Electronic e mais tarde no Fiat Tipo DGT (em 1988).




    Painel digital do Uno MKI com os populares (na época) comando-satélite e instrumentos tipo a série americana de 1982 "O Justiceiro" ou Knight Rider.


    O Triumph Acclaim e mais tarde o Rover 213SE foram dos primeiros carros a popularizarem os quatro vidros eléctricos e o fecho central num parque automóvel onde dominava a manivela e a abertura das portas uma a uma...



    Coimbra nos anos 80, Avenida D. Afonso Henriques. Renault 5 (provavelmente um Laureat), Fiat Regata e o popular 9 e 11.


    #2
    Bom tópico... mas convém pedires para mudá-lo de secção.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Bom tópico... mas convém pedires para mudá-lo de secção.
      Tão habituado a "postar" no off-topic que nem me lembrei do "Geral"...

      Algum moderador voluntário para mudar isto?

      Comentário


        #4
        Senhores moderadores. Podem mudar o tópico para o geral ou terei de preencher impressos e dirigir-me a uma Loja do Cidadão?

        Oopss... estou na Polónia. Terei de ir ao consulado em Varsóvia...

        Já agora outro "mítico" dos anos 80 em Portugal...




        A versão GT foi também bastante popular mas obviamente que os 1.0 e 1.1 eram os mais comprados no nosso país.



        Os Diesel foram igualmente um enorme sucesso tal como os XAD.

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          #5
          os meus pais tiveram um tipo DGT... aquilo parecia uma nave espacial!...

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            #6
            atenção: estou a escrever de memória, sem usar googles e wikipedias... poderá ter incorrecções o que vou escrever! mas é de memória, e de uma altura em que eu, sendo puto, absorvia tudo o que saia no mercado...

            o 205 tinha uma versão GT, com o mesmo motor do AX, 1.4 com 85cv
            o gti havia em 1.6 e 2.0 (ou seroa 1.9?), com 115 e 160.
            o 2.0 só se viam por cá em agosto, com matrículas não pt...

            ps. bom tópico! fez-me ir buscar coisas ao sótão da memória!

            Comentário


              #7
              o uno foi um marco de design de interiores.
              e o velhinho 903cc (do 127 e ainda usado no início dos uno's) trocado pelo levezinho 1.0 fire (pesava 45kg!) bem económico, bem como o maior poder de compra dos portugueses fez com que fosse o primeiro carro de muita gente.

              a nível de motor, nada se comparava (p.e. o super5 campus tinha um motor que era uma anedota) nessa capacidade de 1 litro.

              Comentário


                #8
                Grande parte dos anos 80 foi com um Corolla 1200 de 1974, o carro cá de casa.
                Em 1988 veio um AX 11 TRE. Caixa de 5 velocidades, vidros eléctricos, fecho centralizado e muitos ruídos parasitas ao fim de alguns kms.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                  atenção: estou a escrever de memória, sem usar googles e wikipedias... poderá ter incorrecções o que vou escrever! mas é de memória, e de uma altura em que eu, sendo puto, absorvia tudo o que saia no mercado...

                  o 205 tinha uma versão GT, com o mesmo motor do AX, 1.4 com 85cv
                  o gti havia em 1.6 e 2.0 (ou seroa 1.9?), com 115 e 160.
                  o 2.0 só se viam por cá em agosto, com matrículas não pt...

                  ps. bom tópico! fez-me ir buscar coisas ao sótão da memória!
                  Estás quase lá:

                  O 1.4 tinha penso que 70 ou 75cvs.

                  O GTI 1.9 tinha 130cvs.

                  Não havia 2.0

                  E não fui ver a wikipedia.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                    atenção: estou a escrever de memória, sem usar googles e wikipedias... poderá ter incorrecções o que vou escrever! mas é de memória, e de uma altura em que eu, sendo puto, absorvia tudo o que saia no mercado...

                    o 205 tinha uma versão GT, com o mesmo motor do AX, 1.4 com 85cv
                    o gti havia em 1.6 e 2.0 (ou seroa 1.9?), com 115 e 160.
                    o 2.0 só se viam por cá em agosto, com matrículas não pt...

                    ps. bom tópico! fez-me ir buscar coisas ao sótão da memória!
                    205 GTi era 1.9 e não 2.0

                    Comentário


                      #11
                      o AX era um "caixão com rodas"... comparado com o 205 com que partilhava motor o caixa, era mais rápido no arranque.
                      era mesmo leve... o ax10 acho que não pesava muito mais que 700kg.
                      a porta do porta-bagagens era metade vidro, que por sua vez segurava uma parte de fibra.

                      Comentário


                        #12
                        Na década de 80 passaram cá pela familia:
                        - Corsa A 1.2 (1989);
                        - Corsa A GT (1988);
                        - Dyane;
                        - Uno MK1 45;
                        - Isuzu KB;
                        - Citroen GS;
                        - Corolla KE20 carrinha
                        ...

                        Comentário


                          #13
                          1.4 GT de 85cvs então só equipava os AX gt?

                          sim, 1.9 e não 2.0; 130 e não 160.

                          estava a misturar o civic 1.6 vtec...

                          já lá vão uns anos...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                            atenção: estou a escrever de memória, sem usar googles e wikipedias... poderá ter incorrecções o que vou escrever! mas é de memória, e de uma altura em que eu, sendo puto, absorvia tudo o que saia no mercado...

                            o 205 tinha uma versão GT, com o mesmo motor do AX, 1.4 com 85cv
                            o gti havia em 1.6 e 2.0 (ou seroa 1.9?), com 115 e 160.
                            o 2.0 só se viam por cá em agosto, com matrículas não pt...

                            ps. bom tópico! fez-me ir buscar coisas ao sótão da memória!
                            O GP inicialmente tinha o 1.4 de 80 cv. O AX é que estreou o bloco TU de 85cv. O 205 usava o bloco mais antigo XU.

                            O GTI tinha o 1.6 de 105 e mais tarde 115 cv.
                            O 1.9 GTI tinha 130 cv. 160 era a versão 16v que saiu no 405 MI 16 e BX GTI 16v.

                            Comentário


                              #15
                              Tenho ideia que o 205 GTI 1.9 podia comprar-se em Portugal mas, como sempre, devido aos impostos ficava a um preço proibitivo logo equiparável a um BMW série 3, por exemplo.

                              Comentário


                                #16
                                falta essa preciosidade chamada 205 roland garros...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                  Tenho ideia que o 205 GTI 1.9 podia comprar-se em Portugal mas, como sempre, devido aos impostos ficava a um preço proibitivo logo equiparável a um BMW série 3, por exemplo.
                                  o IA, a partir dos 1750, colocava o preço estratosférico.

                                  lembro do fiat tipo 16v ter 1752cc (mais uma vez, de memória! não sei se estará correcto...) e ficar fora de mapa

                                  edit: o R19 16s (16 soupapes) tinha um 1756cc...
                                  Editado pela última vez por ElGamal; 15 May 2014, 12:12.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                    Grande parte dos anos 80 foi com um Corolla 1200 de 1974, o carro cá de casa.
                                    Em 1988 veio um AX 11 TRE. Caixa de 5 velocidades, vidros eléctricos, fecho centralizado e muitos ruídos parasitas ao fim de alguns kms.
                                    Cheguei a ter um Corolla 1200 (já nos anos 90) para rally pirata e foi, sem duvidas, o carro mais fiável que tive até hoje e também o mais fácil de reparar.

                                    Nos anos 80, junto com o Datsun 1200 e 120/140Y, eram muito populares e desejados pela sua lendária fiabilidade e duração.
                                    Editado pela última vez por JorgeCorreia; 15 May 2014, 12:15.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nos 80´s, este era o carro ao serviço da familia:



                                      Um vouxhall viva!


                                      Cump.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                                        o uno foi um marco de design de interiores.
                                        e o velhinho 903cc (do 127 e ainda usado no início dos uno's) trocado pelo levezinho 1.0 fire (pesava 45kg!) bem económico, bem como o maior poder de compra dos portugueses fez com que fosse o primeiro carro de muita gente.

                                        a nível de motor, nada se comparava (p.e. o super5 campus tinha um motor que era uma anedota) nessa capacidade de 1 litro.
                                        A Renault nessa altura vendeu o "Supercinco" como pães quentes.

                                        O problema era terem inúmeras versões e séries especiais (séries do autocolante) que, salvo erro, começavam no barato mas triste "Campus" com motor de R4 - que até o tablier tinha diferente - indo para o L e iam para o GTL, GT, GTR, GTD, Baccara acabando no mítico GT Turbo que era bastante caro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                          Tenho ideia que o 205 GTI 1.9 podia comprar-se em Portugal mas, como sempre, devido aos impostos ficava a um preço proibitivo logo equiparável a um BMW série 3, por exemplo.
                                          Em 1988 o AX 11 TRE 5 portas e com pintura metalizada custou 1327 contos. O meu pai queria o 205 1.1 mas já eram 1500 contos e sem vidros eléctricos, fecho centralizado e ainda 4 velocidades.
                                          O 205 1.9 GTI custava cerca de 4500 contos. Uma barbaridade. O 1.6 salvo erro era na casa dos 2700.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Na minha rua mora um Regata impec.!

                                            De resto lembro-me tão bem do 5, do 19, Uno TD da minha irmã com teto de abrir, corsa A, escort. Acho que foram estes os carros da minha infancia.

                                            De resto lembro-me de entrar no Corolla e ter comando à distancia, fiquei fascinado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                              Nos 80´s, este era o carro ao serviço da familia:



                                              Um vouxhall viva!


                                              Cump.
                                              Cheguei a "traçar" um Vauxhall (no Minho diziam "vóchal" ) mas de modelo anterior a esse. Nos anos 80 os Vauxhall deram lugar aos Austin Montego e Maestro.



                                              E falando a carros de "régua e esquadro" não nos podemos esquecer do fim da SEAT enquanto Fiat espanhola e inicio do Ibiza que teve uma versão tristonha chamada "Malaga" (baseado no Regata e que culminou num processo entre a SEAT e a Fiat) e que não deixa saudades...

                                              Comentário


                                                #24

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                                  A Renault nessa altura vendeu o "Supercinco" como pães quentes.

                                                  O problema era terem inúmeras versões e séries especiais (séries do autocolante) que, salvo erro, começavam no barato mas triste "Campus" com motor de R4 - que até o tablier tinha diferente - indo para o L e iam para o GTL, GT, GTR, GTD, Baccara acabando no mítico GT Turbo que era bastante caro.
                                                  Havia também o RS e o GTX com 90cv que tinham o mesmo bloco do GT Turbo mas sem o turbo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                                    Havia também o RS e o GTX com 90cv que tinham o mesmo bloco do GT Turbo mas sem o turbo

                                                    RS não me recordo mas esqueci esse modelo GTX que salvo erro tinha o volante igual ao do GT Turbo e vendeu bem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                                                      o AX era um "caixão com rodas"... comparado com o 205 com que partilhava motor o caixa, era mais rápido no arranque.
                                                      era mesmo leve... o ax10 acho que não pesava muito mais que 700kg.
                                                      a porta do porta-bagagens era metade vidro, que por sua vez segurava uma parte de fibra.
                                                      As partes mais fortes do AX eram mesmo os vidros...

                                                      Dizem que, tirando os vidros, a estrutura do AX torcia-se toda...

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                        As partes mais fortes do AX eram mesmo os vidros...

                                                        Dizem que, tirando os vidros, a estrutura do AX torcia-se toda...
                                                        A Citroen demorou a reagir ao 205 e andou com o Visa a competir. O AX chega em 1986 e de facto eram frágeis, então com o interior da primeira geração e aquele tablier em plástico de alguidar que com um auto-radio parecia ficar a pontos de rachar, guinchava e ao fim de alguns anos se desmontava, literalmente...

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                                          RS não me recordo mas esqueci esse modelo GTX que salvo erro tinha o volante igual ao do GT Turbo e vendeu bem.
                                                          Tens razão, era o TS e tal como o GTX tb tinha o volante do Turbo, o quadrante com conta-rotações e só não tinha os vidros eléctricos e as saias.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                                            Tens razão, era o TS e tal como o GTX tb tinha o volante do Turbo, o quadrante com conta-rotações e só não tinha os vidros eléctricos e as saias.
                                                            Tenho ideia que esse "TS" foi uma invenção para Portugal mas posso estar errado. Tinham também o punho da alavanca de velocidades igual ao GT Turbo mas ficavam por ai as semelhanças...

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