A propósito dos 30 anos do Opel Kadett E (1984-1991) que na época era muito avançado pelas suas linhas aerodinâmicas (a maior parte dos carros ainda eram bastante rectilíneos) seria interessante recordar o parque automóvel em Portugal e tudo o que se relaciona com o mesmo nos anos 80 e, obviamente, aqueles carros que nos trazem boas memórias ou que marcaram essa década em Portugal.
Carro do ano em 1985. Quando vi o primeiro Kadett E, comprado novo por o pai de um companheiro de escola, o meu Fiat 128, passou imediatamente a carro velho...
Apesar de ter passado essa década com um Fiat 128 Sport 1300 de 1973 na garagem - o meu pai era muito agarrado à tecnologia dos anos 70 ) recordo-me do "choque" que foi o já mencionado Opel Kadett E mas também o impacto do Renault 5 (Supercinco), Fiat Uno, Citroen BX (os primeiros BX tinham os famosos conta-quilómetros e conta-rotações de tambor ou de lupa) e tantos outros bastante avançados como o Renault 25 com o sintetizador de voz ou os primeiros painéis digitais que se montaram nos Kadett GSI, Uno Turbo i.e MKI, R11 Electronic e mais tarde no Fiat Tipo DGT (em 1988).
Painel digital do Uno MKI com os populares (na época) comando-satélite e instrumentos tipo a série americana de 1982 "O Justiceiro" ou Knight Rider.
O Triumph Acclaim e mais tarde o Rover 213SE foram dos primeiros carros a popularizarem os quatro vidros eléctricos e o fecho central num parque automóvel onde dominava a manivela e a abertura das portas uma a uma...
Coimbra nos anos 80, Avenida D. Afonso Henriques. Renault 5 (provavelmente um Laureat), Fiat Regata e o popular 9 e 11.
Carro do ano em 1985. Quando vi o primeiro Kadett E, comprado novo por o pai de um companheiro de escola, o meu Fiat 128, passou imediatamente a carro velho...
Apesar de ter passado essa década com um Fiat 128 Sport 1300 de 1973 na garagem - o meu pai era muito agarrado à tecnologia dos anos 70 ) recordo-me do "choque" que foi o já mencionado Opel Kadett E mas também o impacto do Renault 5 (Supercinco), Fiat Uno, Citroen BX (os primeiros BX tinham os famosos conta-quilómetros e conta-rotações de tambor ou de lupa) e tantos outros bastante avançados como o Renault 25 com o sintetizador de voz ou os primeiros painéis digitais que se montaram nos Kadett GSI, Uno Turbo i.e MKI, R11 Electronic e mais tarde no Fiat Tipo DGT (em 1988).
Painel digital do Uno MKI com os populares (na época) comando-satélite e instrumentos tipo a série americana de 1982 "O Justiceiro" ou Knight Rider.
O Triumph Acclaim e mais tarde o Rover 213SE foram dos primeiros carros a popularizarem os quatro vidros eléctricos e o fecho central num parque automóvel onde dominava a manivela e a abertura das portas uma a uma...
Coimbra nos anos 80, Avenida D. Afonso Henriques. Renault 5 (provavelmente um Laureat), Fiat Regata e o popular 9 e 11.
Comentário