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existe algum diesel novo que não precise de cuidados especiais com filtro partículas

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    existe algum diesel novo que não precise de cuidados especiais com filtro partículas

    um dos actuais "dilemas" na compra do carro novo e para quem faz poucos kms anuais,
    e face à pouca oferta de carros a gasolina (no segmento C/D e suv/monovolumes) no mercado nacional,
    existem marcas que são mais sensíveis do que outras na regeneração das partículas ?
    ou todas obrigam " a passear o cão" 1x ou 2x por deposito ?

    alguma marcas dizem que o filtro é sem manutenção ! mas isso, não significa que não precise de ter as condições ideais de funcionamento ?
    os motores diesel híbridos trazem alguma diferença ao processo ?

    alguém tem um motor diesel que faça poucos kms e que nunca tenha tido esse problema ?
    por exemplo os mazda e os opel costumam(costumavam) ser muito sensíveis a isto !

    #2
    Bom tópico, é de facto uma questão muito pertinente.

    Ainda há poucos dias lia num forum espanhol, que os proprios vendedores empurram as pessoas para o Diesel, mesmo fazendo kilometragens anuais baixas.

    Porém, há sempre este problema do filtro de particulas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Stockinger Ver Post
      Bom tópico, é de facto uma questão muito pertinente.

      Ainda há poucos dias lia num forum espanhol, que os proprios vendedores empurram as pessoas para o Diesel, mesmo fazendo kilometragens anuais baixas.

      Porém, há sempre este problema do filtro de particulas.
      De certeza que são pessoas que não estão no FAH Espanhol(Ou parecido)

      Comentário


        #4
        por outro lado, se as vendas dos diesel na europa representam 60% ou 70% das vendas totais,
        não deviam as marcas procurar uma solução tecnicamente mais evoluída para este problema ?

        Sinceramente, não acredito que as marcas queiram que os clientes estejam constantemente a ir à oficina (apesar de faturarem esse serviço), reclamar por causa disto e ficarem descontentes com a marca/carro.
        não nos podemos esquecer que o carro "serve para ajudar" as pessoas, e não o contrário !

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
          por outro lado, se as vendas dos diesel na europa representam 60% ou 70% das vendas totais,
          não deviam as marcas procurar uma solução tecnicamente mais evoluída para este problema ?

          Sinceramente, não acredito que as marcas queiram que os clientes estejam constantemente a ir à oficina (apesar de faturarem esse serviço), reclamar por causa disto e ficarem descontentes com a marca/carro.
          não nos podemos esquecer que o carro "serve para ajudar" as pessoas, e não o contrário
          !
          Para a FAP?Os iluminados da UE ou seja lá quem inventou e que ficou preocupado lá com ambiente e que os diesel poluem muito é que deviam pensar antes de criarem leis e atrás de leis.

          Esse sistema da FAP é uma das coisas que nunca cheguei entender,os novos poluem,e aqueles de 19 e troca o paço,não poluem.

          A bold 2:O carro serve para ajudar é certo,mas se os clientes não fossem constantemente á oficina,irias ver muitas oficinas e mecanicos fechadas e no desemprego.

          A escolha de diesel ou otto vai tudo da "cabeça" de cada 1,os vendedores estão lá para vender e iludir as pessoas,depois vai tudo da consciência e das necessidades de cada 1.

          E os vendedores(relatos que já vi para aqui)muitos "fecham-se" e não informam o cliente sobre o filtro particulas(vi para aqui não sei aonde)

          Comentário


            #6
            Podes escolher uma marca em que seja possível eliminar o filtro.

            Comentário


              #7
              Na minha perceção todos os diesel atual ao possuírem filtros de partículas implicam cuidados especiais, nomeadamente de evitar interromper regenerações.

              Naturalmente que existem sistemas mais sensíveis que outros, que necessitam ou não de "líquido regenerador", que cumprem ou não a norma Euro 6, que regeneram ou não normalmente ao ralenti e por aí adiante, mas não conheço nenhum que seja completamente "indiferente" à necessidade de efetuar regenerações regulares para evitar a saturação do dito, nem mesmo os híbridos/diesel.

              Aparte a questão ambiental estamos praticamente todos de acordo numa coisa: os filtros de partículas são um importante retrocesso nas motorizações a diesel. Afinal de contas, vieram aumentar o peso, os custos de produção, os consumos, retirar alguma potência e por aí adiante...

              Comentário


                #8
                Se existe? Não!

                Solução? Comprar um carro a diesel se se fizer (largos) milhares de Kms anuais (leia-se sempre acima de 30 mil) e de preferência sem ser em trajectos curtos ou comprar um carro a gasolina se for para fazer uns míseros 10 -15 mil Kms anuais ou muitos percursos citadinos!

                Comentário


                  #9
                  Acho que deves apostar num carro a gasolina...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                    Se existe? Não!

                    Solução? Comprar um carro a diesel se se fizer (largos) milhares de Kms anuais (leia-se sempre acima de 30 mil) e de preferência sem ser em trajectos curtos ou comprar um carro a gasolina se for para fazer uns míseros 10 -15 mil Kms anuais ou muitos percursos citadinos!
                    então e quem faz 15-20.000kms, e quer um suv ou carrinha ? escolhe o quê ?
                    vai a um stand de qualquer marca, e eles dizem, não temos stock. só por encomenda. demora +/- 3 meses ou mais.
                    posso dar aqui n exemplos de carros que pura e simplesmente não existe versão a gasolina equivalente e competitiva !

                    parece-me um claro retrocesso na tecnologia, uma vez que os motores são cada vez mais eficientes, já existem caixas auto de 9 (e brevemente de 10) velocidades, os opel insígnia 2.0cdti 140cv (por exemplo) consomem 3L ou 4 L aos 100kms (),
                    mas depois obrigam o condutor a ir passear o cão 2x por deposito !!!!

                    eu falo por experiencia própria e até agora todos os meus carros tem sido sempre comprados a gasolina, mas "custa" não poder escolher o modelo A ou B, apenas por causa do filtro.
                    isto sem falar obviamente nos descontos que (não) se consegue , nem no valor de retoma !!

                    Comentário


                      #11
                      Entao qual e a diferenca entre uma FAP com manutencao e outra sem manutencao?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                        então e quem faz 15-20.000kms, e quer um suv ou carrinha ? escolhe o quê ?
                        vai a um stand de qualquer marca, e eles dizem, não temos stock. só por encomenda. demora +/- 3 meses ou mais.
                        posso dar aqui n exemplos de carros que pura e simplesmente não existe versão a gasolina equivalente e competitiva !

                        Isso a culpa é do mercado...Mas existem sempre alternativas, nem que seja, como disseste, por encomenda!

                        parece-me um claro retrocesso na tecnologia, uma vez que os motores são cada vez mais eficientes, já existem caixas auto de 9 (e brevemente de 10) velocidades, os opel insígnia 2.0cdti 140cv (por exemplo) consomem 3L ou 4 L aos 100kms (),
                        mas depois obrigam o condutor a ir passear o cão 2x por deposito !!!!

                        Concordo, é um retrocesso, mas serviu para abrir muitas mentalidades!Eu já aviso aqui à anos para o retorno para a gasolina...

                        eu falo por experiencia própria e até agora todos os meus carros tem sido sempre comprados a gasolina, mas "custa" não poder escolher o modelo A ou B, apenas por causa do filtro.
                        isto sem falar obviamente nos descontos que (não) se consegue , nem no valor de retoma !!

                        Esquece a retoma,isso é um mito descarado e se analisares bem, os carros a gasolina são , em média, mais em conta de comprar, manter e menos propensos a avarias onerosas. Se forem atmosféricos então? Duram uma vida com a manutenção correcta

                        Respostas a bold.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JMSPT Ver Post
                          Entao qual e a diferenca entre uma FAP com manutencao e outra sem manutencao?
                          Com manutenção levam liquido próprio para ajudar a regenerar, eolys ou Adbull e têm de ser trocados de x em x quilómetros.

                          Sem manutenção utilizam o gasóleo e deveriam aguentar mais tempo, não levam qualquer aditivo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                            Com manutenção levam liquido próprio para ajudar a regenerar, eolys ou Adbull e têm de ser trocados de x em x quilómetros.

                            Sem manutenção utilizam o gasóleo e deveriam aguentar mais tempo, não levam qualquer aditivo.
                            O Adblue não é apenas para se cumprir a nome Euro6?

                            Os seja, isso é uma mudança para o futuro, já que os actuais FAP para cumprirem a Euro5 não precisam disso...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                              Esquece a retoma,isso é um mito descarado e se analisares bem, os carros a gasolina são , em média, mais em conta de comprar, manter e menos propensos a avarias onerosas. Se forem atmosféricos então? Duram uma vida com a manutenção correcta

                              Esquece a retoma?

                              Vai vender um carro a gasolina e outro a diesel no standvirtual e depois vem falar onde obtiveste mais contactos.

                              E depois vens com generalizações absurdas que os carros a gasolina tem as revisões muito mais baratas, mais fiáveis ( ??).. Atmosféricos ainda melhor? Sim porque ainda estamos nos anos 90 se calhar, não deves estar a ver a tendência actual.

                              Essa tirada da retoma é idiota, porque qualquer pessoa sabe compreender lógica básica de mercado:

                              Se há (muito) mais procura por carros a diesel vai ser mais fácil vender o teu e vai ter maior valor comercial ( a diesel), o que convém ter em conta se não estás a pensar ficar com o carro para sempre.

                              Comentário


                                #16
                                Penso que o ideal é ganhar algum afecto ao carro, imaginá-lo como um membro da família e que volta e meia é preciso ir po-lo a fazer cócó.

                                Comentário


                                  #17
                                  O motor 2.2 diesel da mazda não tem filtro de particulas.
                                  Problema resolvido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                    O motor 2.2 diesel da mazda não tem filtro de particulas.
                                    Problema resolvido.
                                    Vai-te informar melhor! Além do mais, isso já foi falado no fórum!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                      O motor 2.2 diesel da mazda não tem filtro de particulas.
                                      Problema resolvido.
                                      Ainda por cima o anterior 2.0 da mazda foi dos que deu mais problemas !

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não concordo que as marcas não disponibilizem motores interessantes a gasolina.

                                        A maior parte das marcas disponibiliza motores a gasolina bem, bem interessantes (muito mais que qualquer diesel equivalente em potência).

                                        Demoram 3 meses a chegar? Bom, isso é o que esperas normalmente por um carro, seja a gasóleo ou a gasolina, portanto não entendo o problema...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          Não concordo que as marcas não disponibilizem motores interessantes a gasolina.

                                          A maior parte das marcas disponibiliza motores a gasolina bem, bem interessantes (muito mais que qualquer diesel equivalente em potência).

                                          Demoram 3 meses a chegar? Bom, isso é o que esperas normalmente por um carro, seja a gasóleo ou a gasolina, portanto não entendo o problema...
                                          Julgo que o que o utilizador quis dizer, foi que como as versões a gasolina não estão em stock, não é possível obter os bons descontos, as promoções, etc que se costumam fazer.
                                          Porque de resto, o tempo de espera é o mesmo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                            O motor 2.2 diesel da mazda não tem filtro de particulas.
                                            Problema resolvido.
                                            Aqui mora um Mazda 6 2.2D e TEM filtro de particulas mas SEM manutenção (ou seja sem liquidos). Ainda assim é bom ter alguns cuidados, como é claro

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              Não concordo que as marcas não disponibilizem motores interessantes a gasolina.

                                              A maior parte das marcas disponibiliza motores a gasolina bem, bem interessantes (muito mais que qualquer diesel equivalente em potência).

                                              Demoram 3 meses a chegar? Bom, isso é o que esperas normalmente por um carro, seja a gasóleo ou a gasolina, portanto não entendo o problema...
                                              Pois, mas por exemplo, infelizmente, a mazda aqui em Portugal so tem um motor diesel disponivel para o CX5 e para o mazda 6.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por supercar1 Ver Post
                                                Pois, mas por exemplo, infelizmente, a mazda aqui em Portugal so tem um motor diesel disponivel para o CX5 e para o mazda 6.
                                                Não sabia, mas é preciso ver que a Mazda tem uma cota de mercado baixa...

                                                no extremo oposto está o Smart for2 que já só se vende com motores a gasolina.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Por aqui na Alemanha só gostam de carros a gasolina, o ano passado fiz 30.000kms com um 1.2 a gasolina e este ano deverei fazer 42-45.000kms com um 1.6 a gasolina, alias por opção que trouxe um 1.6 16v 110cv e não um 1.5 DCI 106cv com o mesmo equipamento e ate cor, o preço era o mesmo, isto num Megane, as razoes foram:

                                                  -preço das reparações quando ha azar.
                                                  -os invernos serem muito rigorosos aqui (vivo pertinho dos Alpes)
                                                  -no inverno abaixo dos -19 só com gasóleo premium que custa o mesmo que gasolina 95
                                                  - no inverno gasta quase tanto como um a gasolina
                                                  -a suavidade de um motor a gasolina

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Stockinger Ver Post
                                                    Julgo que o que o utilizador quis dizer, foi que como as versões a gasolina não estão em stock, não é possível obter os bons descontos, as promoções, etc que se costumam fazer.
                                                    Porque de resto, o tempo de espera é o mesmo.
                                                    O que o utilizador disse é que existe pouca oferta...o que cada vez é menos verdade.

                                                    O tempo de espera é o mesmo. Claro que carros de stock são muito mas rápidos, mas cada vez menos as marcas têm em stock.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                                      Esquece a retoma?

                                                      Vai vender um carro a gasolina e outro a diesel no standvirtual e depois vem falar onde obtiveste mais contactos.

                                                      E depois vens com generalizações absurdas que os carros a gasolina tem as revisões muito mais baratas, mais fiáveis ( ??).. Atmosféricos ainda melhor? Sim porque ainda estamos nos anos 90 se calhar, não deves estar a ver a tendência actual.

                                                      Essa tirada da retoma é idiota, porque qualquer pessoa sabe compreender lógica básica de mercado:

                                                      Se há (muito) mais procura por carros a diesel vai ser mais fácil vender o teu e vai ter maior valor comercial ( a diesel), o que convém ter em conta se não estás a pensar ficar com o carro para sempre.
                                                      Estas ideias de "velho do restelo", como as que colocas é que fazem com que o mercado esteja diesel dependente!

                                                      Existem dezenas de excelentes opções, sejam elas atmosféricas ou sobrealimentadas a gasolina, desde que se queira passar o estigma da dieselização.

                                                      E para finalizar, quero ver onde a manutenção/assistência de um diesel fica mais em conta (especialmente a médio/longo prazo) que um gasolina (tanto mais atmosféricos)!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Não concordo que as marcas não disponibilizem motores interessantes a gasolina.

                                                        A maior parte das marcas disponibiliza motores a gasolina bem, bem interessantes (muito mais que qualquer diesel equivalente em potência).

                                                        Demoram 3 meses a chegar? Bom, isso é o que esperas normalmente por um carro, seja a gasóleo ou a gasolina, portanto não entendo o problema...
                                                        A C5 II Tourer ca de casa teve de mudar o volante do motor, foi à Citroen. E em conversa com o chefe de oficina, veio à baila motores a gasolina, ja que ele dizia que os actuais Diesel eram uma dor de cabeça em varios sentidos, o tal chefe confessa-me que nunca tinha visto, nem nunca tinha metido as maos, num C5 II a gasolina. Desde que ele saiu, naquele concessionario, nunca passou um C5 II a gasolina, nem como carro de test-drive.

                                                        Ou seja, vais ver certos modelos, principalmente o segmento D, em que motores a gasolina sao carro de espanto, test-drive? Uma dor de cabeça, primeiro que arranjem um carro com aquele motor a gasolina é um drama. Depois é um maior tempo de espera, se um Diesel demora 3 meses, um Otto demora 6 meses. Descontos nos modelos nao ha, chegando mesmo um Diesel a ficar mais barato que um Otto.

                                                        Ou seja, uma pessoa que ate prefira um Otto, quando se depara com um cenario onde nao existe carro para teste (e comprar um carro as cegas, nao é para todos, geralmente nao ha devoluçao por insatisfaçao quando se compra um carro ), com descontos a versao a Diesel fica tao ou mais barata que a Otto, demora menos a chegar e ainda vao na cantiga dos menos consumso... normal que a pessoa que ia ver um Otto, leve um Diesel.

                                                        A Mazda 6 por exemplo, ca em PT, pelos vistos, nem um Otto têm, alias, neste momento, so têm 1 motor disponivel. Se eu quiser um 6 a gasolina, tenho de importar o carro ou por conta propria, ou sobre encomenda especial na marca.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                          A C5 II Tourer ca de casa teve de mudar o volante do motor, foi à Citroen. E em conversa com o chefe de oficina, veio à baila motores a gasolina, ja que ele dizia que os actuais Diesel eram uma dor de cabeça em varios sentidos, o tal chefe confessa-me que nunca tinha visto, nem nunca tinha metido as maos, num C5 II a gasolina. Desde que ele saiu, naquele concessionario, nunca passou um C5 II a gasolina, nem como carro de test-drive.

                                                          Ou seja, vais ver certos modelos, principalmente o segmento D, em que motores a gasolina sao carro de espanto, test-drive? Uma dor de cabeça, primeiro que arranjem um carro com aquele motor a gasolina é um drama. Depois é um maior tempo de espera, se um Diesel demora 3 meses, um Otto demora 6 meses. Descontos nos modelos nao ha, chegando mesmo um Diesel a ficar mais barato que um Otto.

                                                          Ou seja, uma pessoa que ate prefira um Otto, quando se depara com um cenario onde nao existe carro para teste (e comprar um carro as cegas, nao é para todos, geralmente nao ha devoluçao por insatisfaçao quando se compra um carro ), com descontos a versao a Diesel fica tao ou mais barata que a Otto, demora menos a chegar e ainda vao na cantiga dos menos consumso... normal que a pessoa que ia ver um Otto, leve um Diesel.

                                                          A Mazda 6 por exemplo, ca em PT, pelos vistos, nem um Otto têm, alias, neste momento, so têm 1 motor disponivel. Se eu quiser um 6 a gasolina, tenho de importar o carro ou por conta propria, ou sobre encomenda especial na marca.
                                                          Eu não quereria saber! Esperava o tempo que for preciso, lutava o que fosse preciso

                                                          Ou então batia á porta da "concorrência" Alguém tinha de me vender o carro!

                                                          Além disso, fora modelos muito especiais, não vejo onde estão esses tempos de espera tão longos!

                                                          Eu pelos meus diesel tive sempre de esperar 3-4 meses, e foram todos encomendados...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                            Eu não quereria saber! Esperava o tempo que for preciso, lutava o que fosse preciso

                                                            Ou então batia á porta da "concorrência" Alguém tinha de me vender o carro!

                                                            Além disso, fora modelos muito especiais, não vejo onde estão esses tempos de espera tão longos!

                                                            Eu pelos meus diesel tive sempre de esperar 3-4 meses, e foram todos encomendados...
                                                            A demora pode nao ser muito significativa, depende da saida da versao, pode acontecer a fabrica so fabricar determinadas versoes, quando ha encomendas para tal. E isto ate pode acontecer com versoes de equipamento ou extras que se peçam.

                                                            Comentário

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